Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ADFC » Sexta Out 07, 2005 2:52

Olá 2slow4u!

2slow4u Escreveu:Jah agora uma UPS de 1100VA consome mais energia (conta da EDP no fim do mês) do que uma UPS de 800VA ou a diferença é pouca?

Vou assumir que na tua questão te referes exclusivamente a UPS's de Linha InterActiva! OK??

Embora a resposta pareça mais do que óbvia, na verdade, não o é!!
Muitas pessoas diriam (à primeira vista) que uma UPS de 1100VA consome mais 300VA (por hora), do que uma UPS de 800VA!
COMPLETAMENTE ERRADO!!

Para já, os 1100VA correspondem à potência que a UPS debita em modo "On Battery" e não à potência que a UPS consome em modo "On AC Current".
Convém avisar, pois às vezes as pessoas são distraídas!

Eu já disse num POST anterior que:
Numa UPS de Linha-InterActiva, existe um circuito Inversor/Carregador que redirecciona por norma 10% da potência da UPS para a bateria (assim a bateria está sempre carregada, e o circuito Carregador mantem-se à temperatura ambiente, sem aquecer muito).

Nota:
As UPS's têm 2 tipos de carga:
Modo de Carga Lento=Ocorre quando a UPS está ligada a uma tomada de 230V/50Hz, e o interruptor da UPS está em On.
Modo de Carga Rápido=Ocorre quando a UPS está ligada a uma tomada de 230V/50Hz, e o interruptor da UPS está em Off.

Ou seja, se a UPS estiver a carregar a bateria em "Modo Lento", a UPS irá consumir à EDP:
(10/100)*1100VA=110VA/hora

Vamos supor que o Factor de Potência é 1 (para facilitar as contas).

Então a UPS estaria a consumir:
110VA*1=110W/hora enquanto estivesse a carregar!

E aqui está o problema!
A UPS tem de determinar em função da bateria (e recorrendo a gestão electrónica) o seguinte:
a) quantas vezes o circuito Inversor/Carregador deve actuar (por dia).
b) quanto tempo o circuito Inversor/Carregador deve actuar em cada uma dessas vezes.
c) determinar com a maior exactidão possível a carga remanescente da bateria, por modo a evitar cargas desnecessárias.
d) etc, etc....

Como disse, existe ainda uma parte de gestão electrónica da UPS que também consome energia EM MODO PERMANENTE (hoje em dia essa gestão até é feita por MicroProcessadores ou MicroControladores rápidos, que consomem um pouco de energia!)
Mas vamos desprezar essa parte, pois embora seja um consumo permanente é relativamente baixo (podes presumir 10W a 20W), visto que são Processadores que funcionam na classe dos 20 ou 30MHz (muito rápido para uma UPS, mas ainda assim de baixo consumo eléctrico).

Assim, para a UPS consumir pouco, deverá ter um bom circuito Inversor/Carregador e uma bateria adequada!
O que é uma bateria adequada?
Cada bateria tem uma curva de carga e uma curva de descarga...
Ou seja, é uma representação gráfica em forma de curva que indica o modo como a bateria reage a uma carga ou descarga em função do tempo decorrido.

Se a bateria possuir uma curva de carga/descarga incorrecta face a um determinado circuito Inversor/Carregador, então este circuito mostrar-se-á pouco eficaz durante o processo de carga!
Daí que certas marcas de UPS's vendam as suas próprias baterias para utilização exclusiva com os seus modelos de UPS!

Um bom circuito Inversor/Carregador e uma bateria com curva de carga/descarga adequada a esse mesmo circuito, farão TODA a diferença no consumo eléctrico da UPS, pois quando a UPS carrega as suas baterias é que se dá o consumo máximo deste equipamento!

A temperatura ambiente também influencia (bastante) o comportamento da bateria, que por sua vez, influencia o da UPS!
Temperaturas baixas são normalmente melhores, pois fazem com que a bateria armazene a sua carga durante mais tempo, fazendo com que o circuito Inversor/Carregador actue menos vezes!

E está explicado... penso eu...

Peço-vos desculpa se não fui muito conciso, mas não posso sê-lo neste caso...

A única maneira de saberes quanto realmente consome uma UPS (consumo horário), será através da utilização de um Wattímetro.
Wattímetro=instrumento de medida da potência eléctrica.

Assim, é altamente provável (mas não obrigatório) que uma UPS de 1100VA consuma mais que uma de 800VA, mas a diferença não será muito significativa em termos de custo eléctrico!

Espero ter ajudado
Editado pela última vez por ADFC em Domingo Set 02, 2007 8:33, num total de 1 vez.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor ADFC » Sexta Out 07, 2005 5:05

Quak Escreveu:Boas,
aproveito o topico para tirar uma duvida
Tenho uma UPS Phasak de 400 VA ( é fraquinha mas é o q há) e desde q a tenho ja lixei uma fonte de alimentação e secalhar a segunda tb ja foi a vida. Pelo facto da ups ser fraca e o sistema pedir mais (fonte de 450 w) pode tar a lixar-me as fontes de alimentação??

Olá Quak:

Para já o facto de possuires uma PSU de 450W, NÃO significa que ela consuma 450W!
Todos os utilizadores de PC's sabem (ou deviam saber) que uma PSU de 450W pode fornecer a um PC (NO MÁXIMO) 450W, MAS também pode fornecer uns míseros 50W!
Depende da carga que a PSU estiver a alimentar!
No teu caso...

Amd Athlon Xp 3200+ (2200Mhz)| Zalman CNPS7000B- Cu
Asus A7N8X-E Deluxe
2x512 DDR Ram Pc 400
Club 3D Radeon 9800SE 128MB

O equipamento aqui descrito, mais o necessário para o PC (HDD, ODD, etc)...
Fazia jeito saber que monitor tens e o número/tipo de drives...

Hum...
Vou arriscar e dizer que o teu consumo deve rondar os 180W (excluindo monitor e impressora que também deves ter).

Se calhar, a maioria dos leitores deve estar a pensar que sou doido ao dizer 180W, mas experimentem medir a potência de um PC com um "Kill-a-Watt" e depois digam algo!

Como a UPS é de 400VA(fp=0.6 quase de certeza)
Então a tua UPS só suporta 240Watt.
De facto a UPS está a funcionar no seu limite, mas isso NUNCA será razão para que a PSU se danifique!
Mesmo que tivesses uma PSU de 3.000Watt com uma UPS de 10VA!...

NÃO EXISTE NENHUM FABRICANTE QUE INSINUE QUE UPS'S FRACAS (pouca potência) POSSAM DANIFICAR CARGAS EXIGENTES (muita potência)!
Se existir, então é dever do fabricante de UPS's corrigir essa situação!

Isso deve-se ao facto da existência das normas de segurança CE,VDE,FCC e UL!
Estas normas especificam que deverá existir (1 ou mais) circuitos de protecção contra sobrecargas/sobreintensidades neste tipo de equipamentos!

Só se a tua UPS não responder perante estas normas (altamente improvável), ou se ela estiver com defeito neste circuito de protecção (isso poderá eventualmente acontecer).

No entanto há uma possibilidade a considerar!!!
As PSU's para PC são de tipo comutado e funcionam bem (POR NORMA) com tensões eléctricas sinusoidais IMPURAS.

Como QUASE todas as UPS's de linha InterActiva têm onda de saída sinusoidal escalonada, através de uma aproximação matemática por PWM (e a tua é escalonada de acordo com o site da Phasak), pode perfeitamente dar-se o caso em que uma carga se danifique pelo facto de estar a receber uma onda escalonada em vez de uma onda sinusoidal pura! Isso deve-se ao facto das ondas escalonadas poderem fazer com que a carga funcione a temperaturas mais altas que o recomendável (já começamos a entrar num campo complexo da Electrónica/Matemática).

Mas como te disse isso não é muito habitual pois (e repito):
As PSU's para PC são de tipo comutado e funcionam bem (POR NORMA) com tensões eléctricas sinusoidais IMPURAS.
Entende-se por IMPURA uma onda sinusoidal escalonada por exemplo!

Conclusão:
A tua PSU pode ser muito sensível para UPS's de tipo Linha InterActiva, ou a tua UPS Phasak tem uma forma de onda à saída que é Péssima para a PSU em questão!
Tenta mudar de fabricante de PSU ou adquire uma UPS True On-Line(caríssimas, mas têm onda Sinusoidal 100% Pura).

Nota: Existem UPS's de Linha InterActiva com Onda de Saída Sinusoidal Pura, mas normalmente custam sempre para cima de 500Euros.

Espero ter Ajudado
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Quak » Sexta Out 07, 2005 17:19

Obrigado pela resposta.
Acrescento q ao desmontar a fonte de alimentação verifiquei q esta se tinha quimado na sua entrada, muito provavelmente devido a um pico de tensão, o q n deveria de acontecer tendo eu uma UPS (penso eu). Para ja ja troquei de fonte de alimentação e vou trocar de UPS.
Amd Athlon Xp 3200+ (2200Mhz)| Zalman CNPS7000B- Cu
Asus A7N8X-E Deluxe
2x512 DDR Ram Pc 400
Club 3D Radeon 9800SE 128MB
Powered by: Lc power super silent
Quak
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 18, 2005 17:47

Mensagempor ADFC » Sexta Out 07, 2005 19:35

Quak Escreveu:Obrigado pela resposta.
Acrescento q ao desmontar a fonte de alimentação verifiquei q esta se tinha quimado na sua entrada, muito provavelmente devido a um pico de tensão, o q n deveria de acontecer tendo eu uma UPS (penso eu). Para ja ja troquei de fonte de alimentação e vou trocar de UPS.

Olá Quak!!

Não deveria acontecer de todo!
Tens razão!

Olha, hoje em dia os maiores fabricantes de UPS (APC,MGE,PowerWare,TrippLite,etc...) têm uma política de Protecção de Equipamento na Europa!

Assim se algum equipamento se danificar, o fabricante de UPS é obrigado a restituir uma quantia de indemnização.
Pelo menos em teoria :)

E hoje em dia as UPS's já começam a ficar bem baratas, por isso, é só escolher!

Abraços
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor 2slow4u » Sexta Out 07, 2005 20:14

ADFC Escreveu:Olá 2slow4u!

2slow4u Escreveu:Jah agora uma UPS de 1100VA consome mais energia (conta da EDP no fim do mês) do que uma UPS de 800VA ou a diferença é pouca?

Vou assumir que na tua questão te referes exclusivamente a UPS's de Linha InterActiva! OK??

Embora a resposta pareça mais do que óbvia, na verdade, não o é!!
Muitas pessoas diriam (à primeira vista) que uma UPS de 1100VA consome mais 300VA (por hora), do que uma UPS de 800VA!
COMPLETAMENTE ERRADO!!

Para já, os 1100VA correspondem à potência que a UPS debita em modo "On Battery" e não à potência que a UPS consome em modo "On AC Current".
Convém avisar, pois às vezes as pessoas são distraídas!

Eu já disse num POST anterior que:
Numa UPS de Linha-InterActiva, existe um circuito Inversor/Carregador que redirecciona por norma 10% da potência da UPS para a bateria (assim a bateria está sempre carregada, e o circuito Carregador mantem-se à temperatura ambiente, sem aquecer muito).

Nota:
As UPS's têm 2 tipos de carga:
Modo de Carga Lento=Ocorre quando a UPS está ligada a uma tomada de 230V/50Hz, e o interruptor da UPS está em On.
Modo de Carga Rápido=Ocorre quando a UPS está ligada a uma tomada de 230V/50Hz, e o interruptor da UPS está em Off.

Ou seja, se a UPS estiver a carregar a bateria em "Modo Lento", a UPS irá consumir à EDP:
(10/100)*1100VA=110VA/hora

Vamos supor que o Factor de Potência é 1 (para facilitar as contas).

Então a UPS estaria a consumir:
110VA*1=110W/hora enquanto estivesse a carregar!

E aqui está o problema!
A UPS tem de determinar em função da bateria (e recorrendo a gestão electrónica) o seguinte:
a) quantas vezes o circuito Inversor/Carregador deve actuar (por dia).
b) quanto tempo o circuito Inversor/Carregador deve actuar em cada uma dessas vezes.
c) determinar com a maior exactidão possível a carga remanescente da bateria, por modo a evitar cargas desnecessárias.
d) etc, etc....

Como disse, existe ainda uma parte de gestão electrónica da UPS que também consome energia EM MODO PERMANENTE (hoje em dia essa gestão até é feita por MicroProcessadores ou MicroControladores rápidos, que consomem um pouco de energia!)
Mas vamos desprezar essa parte, pois embora seja um consumo permanente é relativamente baixo (podes presumir 10W a 15W), visto que são Processadores que funcionam na classe dos 20 ou 30MHz (muito rápido para uma UPS, mas ainda assim de baixo consumo eléctrico).

Assim, para a UPS consumir pouco, deverá ter um bom circuito Inversor/Carregador e uma bateria adequada!

O que é uma bateria adequada?
Cada bateria tem uma curva de carga e uma curva de descarga...
Ou seja, é uma representação gráfica em forma de curva que indica o modo como a bateria reage a uma carga ou descarga em função do tempo decorrido.

Se a bateria possuir uma curva de carga/descarga incorrecta face a um determinado circuito Inversor/Carregador, então este circuito mostrar-se-á pouco eficaz durante o processo de carga!
Daí que certas marcas de UPS's vendam as suas próprias baterias para utilização exclusiva com os seus modelos de UPS!

Um bom circuito Inversor/Carregador e uma bateria com curva de carga/descarga adequada a esse mesmo circuito, farão TODA a diferença no consumo eléctrico da UPS, pois quando a UPS carrega as suas baterias é que se dá o consumo máximo deste equipamento!

A temperatura ambiente também influencia (bastante) o comportamento da bateria, que por sua vez, influencia o da UPS!
Temperaturas baixas são normalmente melhores, pois fazem com que a bateria armazene a sua carga durante mais tempo, fazendo com que o circuito Inversor/Carregador actue menos vezes!

E está explicado... penso eu...

Peço-vos desculpa se não fui muito conciso, mas não posso sê-lo neste caso...

A única maneira de saberes quanto realmente consome uma UPS (consumo horário), será através da utilização de um Wattímetro.
Wattímetro=instrumento de medida da potência eléctrica.

Assim, é altamente provável (mas não obrigatório) que uma UPS de 1100VA consuma mais que uma de 800VA, mas a diferença não será muito significativa em termos de custo eléctrico!

Espero ter ajudado

Mais uma das tuas respostas de 500 Euros como de costume :D

Tiraste-me a dúvida, eu pensava que a diferença de consumo entre uma UPS de 1100VA e uma de 800VA fosse significativa mas plo que dizes não terá impacto significativo na conta da EDP. Obrigado pela resposta rápida 8)
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 07, 2005 17:53

Mensagempor mitsutiks » Sábado Out 08, 2005 13:31

boas!

ja li td mas mesmo assim estou indeciso no k comprar visto k acabei de comprar o pc e nao tenho mto dinheiro!

1º kero comprar um ups pois vou viver pa casa dos meus avos k ja é um cadito antiga!

2º o sistema é amd3000+ ,dfi ut ultra-d, 2*512 pc4000, uma Gainward 6600GT, um disco sataII 80gb 1 dvdrw, 1 dvdrom, um painel frontal, uma serie de fans, watercooling e neons!

Ate ler isto tava a pensar nesta: Mustek - Powermust 600 Usb (40€), pois para o dinheiro k tenho parecia porreira mas agora tou na duvida! :(

ps: a fonte é uma LC super silent 550w

EU NAO KERO K ELA SE ESTRAGUE Muahhhhh :( :cry: LOL
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor alr_tech » Domingo Out 09, 2005 16:55

Boas

em primeiro lugar muito boas as respostas 8O ....
um pouco técnicas.....

Mitsukis....
a UPS é um pouco fraca.... mas só se tu ligares algo mais que a tua máquina....
mesmo pensando que estás em Oc, instalaste umas 10 fans, gráfica em Oc, etc...

lembra-te daquilo que já foi escrito neste post...
a potencia de um pc oscila, em funcionamento, entre 20 a .... 400 w (ou mais dependendo aquilo que a fonte está a alimentar)

é que irás saturar a UPS... e mesmo que sature...
o circuito de protecção desligará os circuitos.... ficarás com uma ligação, quase, directa á rede eléctrica....

8)
um abraço
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

voltagem Powermust 600 Usb

Mensagempor enigma » Sexta Dez 09, 2005 13:32

tenho uma powermust 600 usb da mustek a qual tenho ligado um tft lg l1720b e uma tripla que tenho ligado o portatil nx8220 da hp uma placa de tv externa autonoma e um home cinema da pioneer.

com a simples analise ao programa commander que é incluido com a ups vejo que quando esta em modo normal ou bateria a voltagem de saida e de mais ou menos 220 V o que me parece normal. de vez em quando (umas quantas vezes ao dia) passa para o modo AVR e a voltagem de saida passa para valores a rondar os 200 V. sao normais estes valores? nao estarao os 200V a ser "pouco" para os aparelhos que tenho ligado que mencionam todos 220/240 V?

obrigado
enigma
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 09, 2005 19:01

Re: voltagem Powermust 600 Usb

Mensagempor ADFC » Sábado Dez 10, 2005 1:27

enigma Escreveu:tenho uma powermust 600 usb da mustek a qual tenho ligado um tft lg l1720b e uma tripla que tenho ligado o portatil nx8220 da hp uma placa de tv externa autonoma e um home cinema da pioneer.

com a simples analise ao programa commander que é incluido com a ups vejo que quando esta em modo normal ou bateria a voltagem de saida e de mais ou menos 220 V o que me parece normal. de vez em quando (umas quantas vezes ao dia) passa para o modo AVR e a voltagem de saida passa para valores a rondar os 200 V. sao normais estes valores? nao estarao os 200V a ser "pouco" para os aparelhos que tenho ligado que mencionam todos 220/240 V?

obrigado

Olá!

De facto é um pouco estranho...

Os 200V que mencionas, seriam normais à entrada e não à saída!
Os circuitos AVR costumam funcionar a ±10% ou ±15% da Tensão de Entrada, dependendo do fabricante.

Como não conheço muito bem a tua UPS, nem o software que a acompanha, devo perguntar:

1-Existe algum DIP Switch regulador da tensão de saída na UPS?

2-Existe alguma regulação (por hardware/software), de AVR Buck/AVR Boost?
Ou seja, um controlo que permita compensar ou reduzir a tensão de saída, a partir do momento que a UPS entra em modo "AVR"?

3-Já tentaste o seguinte?
Experimenta ligar uma lâmpada (de tipo incandescente - das normais) à saída da UPS e quando o circuito AVR entrar em funcionamento, verifica se a lâmpada revela alguma variação em termos de luminosidade.
Eu sei! É uma solução algo medieval, mas a verdade é que as lâmpadas incandescentes são óptimas reveladoras de variações de comportamento de tensão! E para além disso, têm um tempo de resposta rápido.
Como o olho humano é capaz de distinguir cerca de 13 imagens diferentes por segundo, e aperceber-se de forte existência de cintilação a 1/30 segundo (por vezes até menos), não terás problemas em detectar algo de errado.

Também não sei até que ponto confiar no sistema de medida do software...
Digo isto pelo facto de não conhecer exactamente a maneira como o software interpreta os valores de tensão.
Lembra-te que a tua UPS não é de tensão sinusoidal pura.
A tua onda de saída é escalonada (obtida por PWM), e como tal, não tem um valor RMS igual à de uma onda simusoidal pura!

V(rms) = Vp / (√2) ->para onda simusoidal pura
V(rms)=tensão de valor raiz quadrática média
Vp=tensão de pico sinusoidal

Por outras palavras, a tensão RMS (que corresponde à área da representação gráfica da tensão), é diferente em ambos os casos.
Esta área é calculada matematicamente por um processo de integração (oposto da derivação), tendo em conta o período (T) e o Vp (tensão de pico) da onda em questão.

Disse isto, pois não sei se o teu software tem a capacidade de reconhecer a diferença entre ondas escalonadas e sinusoidais puras.
E poderá estar aqui o teu problema!

Tenta contactar o suporte técnico da Mustek e expõe o teu problema (mas por mail, pois dá-lhes mais tempo para reflectir no caso).

PS: Os aparelhos (em quase toda a Europa, mas nem toda) são desenhados para funcionar com valores de tensão de 220V~240V.
É normal uma flutuação de 5% a 10% sem necessidade de recorrer a equipamentos de filtragem e protecção (como UPS's), mas só se essas flutuações não forem muito longas e/ou os equipamentos não forem muito sensiveis.
Onde moro, por exemplo, a tensão nominal é de 230Volt/50Hz (medida com um multimetro digital UniVolt DT6010).
Ah... e lembrem-se:
As subtensões também são perigosas para certos equipamentos! Não são só as sobretensões!

Espero ter ajudado enigma.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

pois nao esta boa nao!

Mensagempor enigma » Quinta Dez 15, 2005 7:59

sim, ajudou e muito, muito obrigado.
a ups nao tem qq switch e a unica coisa que permite controlar por soft é o modo teste.
testei com a lampada e no modo avr a luz diminui de intensidade e no modo bateria reduz de intensidade e treme.
testei a ups com um multimetro e ainda tirei conclusoes ainda mais assustadoras:
modo normal: voltagem de 230 +-constantes exactamente o dito pelo software
modo avr: +-198V tal como e dito no software
modo de falha de corrente (bateria): 178V e o software diz 230.

supostamente comprei esta ups para proteger o meu investimento!!!

suponho que devo trocar a ups, certo?

mais uma vez obrigado
enigma
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 09, 2005 19:01

Re: pois nao esta boa nao!

Mensagempor ADFC » Sábado Dez 17, 2005 3:58

enigma Escreveu:sim, ajudou e muito, muito obrigado.
a ups nao tem qq switch e a unica coisa que permite controlar por soft é o modo teste.
testei com a lampada e no modo avr a luz diminui de intensidade e no modo bateria reduz de intensidade e treme.
testei a ups com um multimetro e ainda tirei conclusoes ainda mais assustadoras:
modo normal: voltagem de 230 +-constantes exactamente o dito pelo software
modo avr: +-198V tal como e dito no software
modo de falha de corrente (bateria): 178V e o software diz 230.

supostamente comprei esta ups para proteger o meu investimento!!!

suponho que devo trocar a ups, certo?

mais uma vez obrigado

Olá enigma!
Podias ter dito que tinhas multimetro.

"testei com a lampada e no modo avr a luz diminui de intensidade....."

Teoricamente, em modo AVR a forma de onda na saída da UPS e o valor nominal da tensão deviam manter-se muito próximos dos considerados ideais (ou seja forma de onda sinusoidal, com tensão de 230V/50Hz).
Infelizmente, concluí-se que o modo como a regulação AVR funciona varia muito de fabricante para fabricante (não existem padrões definidos).
O ideal então, é possuirmos uma UPS com "Pontos de Transferência" em modo AVR configuráveis.
Assim, podemos indicar à UPS como reagir em modo AVR perante uma sub/sobretensão.
Algumas UPS's têm um comportamento fixo (de fábrica) em modo AVR (e não podem ser modificados).
A tua UPS parece ser dessas.
Mas nem todas são assim.
Os "Pontos de Transferência" em modo AVR devem ser configuráveis pelo utilizador, sempre que possível, para evitar destas situações.

".......e no modo bateria reduz de intensidade e treme."

Quando sugeri que ligasses uma lâmpada incandescente à saída da UPS, foi com o propósito de testar o funcionamento em modo AVR!
Não foi com o propósito de testar o funcionamento em modo "On-Battery".
Em modo "On-Battery", o que presenciaste, é normal!
Existem infinitas formas de onda de tensão.
Para o nosso caso (UPS's e tensão doméstica), apenas 3 formas interessam:

Onda Sinusoidal 100% Pura (na figura inferior):
Imagem

Onda Quadrática (na figura inferior):
Imagem

Onda PWM (na figura inferior):
Nota: Há quem chame a estas ondas, onda escalonada, há quem chame quasi-sinusoidal, há quem chame step-sinusoidal, etc...
O nome mais correcto é onda PWM, ou seja, onda Pulse Width Modulation (modulação de largura impulsional).
Imagem

Explicação das Ondas:
A onda sinusoidal pura é ideal para qq equipamento domestico que funcione com tensões AC (Hi-Fi's, TV's, Lâmpadas, Computadores, enfim...)

A onda quadrática é péssima (a médio/longo prazo) para os nossos equipamentos domésticos.
No entanto, quando certo equipamento precisar de uma tensão deste tipo, internamente ele será capaz de transformar a sinusoidal em quadrática.
Como se pode ver a tensão cresce/decresce de maneira completamente abrupta (o que pode criar ruído de funcionamento, elevação de temperatura e consumo, e funcionamento errático de certos equipamentos).
Há certas UPS's (baratas) que têm este tipo de tensão à saída (e por vezes ocultam esse mesmo facto).

A onda PWM, presente em quase todas as UPS's Off-Line e de Linha InterActiva, é actualmente mais comum.
Só que esta onda não é 100% pura, e frequentemente tem menos área que a sinusoidal pura (daí tu dizeres que há diminuição de luminosidade), pois há diminuição da tensão AC RMS (que já expliquei).
Como esta forma de onda também tem arestas muito definidas, a tensão é considerada "Não-Suave".
Isto explica a cintilação (o chamado treme-treme) da lâmpada.
É que quase todas as cargas são fabricadas para funcionar com tensões AC sinusoidais suaves e puras (sem arestas).

Quanto ao multimetro:
1-modo normal: voltagem de 230 +-constantes exactamente o dito pelo software
2-modo avr: +-198V tal como e dito no software
3-modo de falha de corrente (bateria): 178V e o software diz 230.

Explicação:
1-No modo normal, obtens 230V no mult. e no soft.
OK. Isto é normal, pois neste estado de funcionamento a UPS não modifica a forma de onda e tu podes medir a tensão com um multimetro normal.

2-No modo AVR, infelizmente a tua UPS baixa demasiado o valor nominal da tensão na sua saída!
Estes parâmetros são normalmente configuráveis.
No teu caso, não o são, pelo que me disseste.
Neste estado de funcionamento a UPS também não modifica a forma de onda e tu podes medir a tensão com um multimetro normal.

3-No modo "On-Battery", mais uma vez, o que presenciaste é normal. Eu explico.
Há 2 tipos de multimetros:
"True RMS"
e
"Non-True RMS" ou "Average Responding".

O teu multimetro é True RMS??
Se for, deverá ter um autocolante, dístico, rótulo, etc, que o diga de maneira evidente.
Este deveria ser o multimetro a utilizar para medir a tensão de saida AC PWM.
Estes multimetros são extremamente caros e raros, quando comparados com os convencionais (Average Responding).

Os multimetros normais, ou Average Responding, quando medem tensões PWM de 230V AC, mostram valores de 170V a 180V (depende como são fabricados).
Quando medem tensões PWM de 110V AC, mostram valores de 80V a 90V (depende como são fabricados).
Isto deve-se ao facto das tensões PWM conterem harmónicos que são incorrectamente interpretados por multimetros Average Responding.

Conclusão:
1) Tirando a parte dos 198V em modo AVR, a tua UPS parece funcionar bem.
O ideal era experimentar outra UPS igual à tua, e ver se esse valor é ou não normal, nesse modelo da Mustek.
Ou então trocar o modelo por outro (se o teu vendedor permitir isso).

2) Vêm porque razão as UPS's True On-Line (e com saída sinusoidal pura) são utilizadas em ambientes de nível crítico? É precisamente por causa destes (e outros) pequenos problemas!

3) Embora também possua uma Hi-Fi Midi ligada à minha UPS de saída PWM, eu não recomendo isto a ninguém.
As Hi-Fi's são cargas muito mais sensiveis do que os PC's em termos de funcionamento.
Algumas fontes de alimentação de PC's domésticos (perfeitamente normais) até aguentam sobretensões de 2.000V durante alguns milésimos de segundo, de acordo com normas estabelecidas por padrões industriais (IBM e ATX).
As Hi-Fi's já não são tão robustas.
Liguem-nas antes a UPS's True On-Line ou Linha InterActiva com onda de saída sinusoidal pura!

Espero ter ajudado
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedrom30 » Sábado Dez 17, 2005 9:48

Vejam bem o nível a que chegou este site PARABÉNS ADFC.
O mais engraçado é que eu hoje decidi "vou comprar uma ups", pois tenho desde que comprei o meu PC, um protector de picos, mas na minha casa – por problemas de excesso de carga, especialmente quando se ligam as máquinas de lavar – dispara o quadro, para alem de na minha zona (vivo em Lisboa) ter acontecido aquando das chuvas, falhas de energia, e quando aquilo voltava, não vinha nada estável (p.ex. a imagem da televisão chegou a encolher (género de desligar) mas não se desligou), sendo que por vezes e independentemente de existir uma quebra do fornecimento de electricidade, acontece que nas lâmpadas (normais) é visível uma variação de intensidade (talvez fruto de problemas no nosso quadro, e não do exterior..não sei...).
Assim, acho que o meu protector de picos vai passar para outra função que não a da protecção ao meu PC, Monitor.

Assim colocam-se-me as seguintes questões:
1- Uma vez que tenho o PC no quarto, as UPS fazem algum barulho que seja audível e desta forma desagradável (ok pode ser ridícula, mas a ignorância a isto obriga)
2- Vi 3 UPS dentro do valor a que estou disponível para gastar
- MUSTEK POWER MUST OFFICE 650VA
- MUSTEK POWER MUST 600VA USB
- MUSTEK POWER MUST 800VA USB

Sendo que a 1ª coloco, pois ela parece uma "tripla", ou seja, nela poderei ligar vários aparelhos, ao passo que nas outras será que poderei fazer o mesmo (mais uma vez a ignorância bate forte.... :oops: )?

Nas duas outras, e tomando como exemplo a ligação do meu PC, monitor, e colunas qual acham que deve escolher? Valerá a pena a diferença de preço, atendendo aos objectivos?

Desculpem a extensão do post, mas acabei de acordar e os neurónios estão a dormir e famintos, por isso decidiram apresentar um pré aviso de greve, não tendo no entanto cumprido com o prazo para a realização da mesma, por isso, vão ser alvos de uma sanção...não tenho é neurónios (agora) para pensar em qual :D .

Um abraço e obrigado
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor ADFC » Domingo Dez 18, 2005 2:19

pedrom30 Escreveu:Vejam bem o nível a que chegou este site PARABÉNS ADFC.
O mais engraçado é que eu hoje decidi "vou comprar uma ups", pois tenho desde que comprei o meu PC, um protector de picos, mas na minha casa – por problemas de excesso de carga, especialmente quando se ligam as máquinas de lavar – dispara o quadro, para alem de na minha zona (vivo em Lisboa) ter acontecido aquando das chuvas, falhas de energia, e quando aquilo voltava, não vinha nada estável (p.ex. a imagem da televisão chegou a encolher (género de desligar) mas não se desligou), sendo que por vezes e independentemente de existir uma quebra do fornecimento de electricidade, acontece que nas lâmpadas (normais) é visível uma variação de intensidade (talvez fruto de problemas no nosso quadro, e não do exterior..não sei...).
Assim, acho que o meu protector de picos vai passar para outra função que não a da protecção ao meu PC, Monitor.

Assim colocam-se-me as seguintes questões:
1- Uma vez que tenho o PC no quarto, as UPS fazem algum barulho que seja audível e desta forma desagradável (ok pode ser ridícula, mas a ignorância a isto obriga)
2- Vi 3 UPS dentro do valor a que estou disponível para gastar
- MUSTEK POWER MUST OFFICE 650VA
- MUSTEK POWER MUST 600VA USB
- MUSTEK POWER MUST 800VA USB

Sendo que a 1ª coloco, pois ela parece uma "tripla", ou seja, nela poderei ligar vários aparelhos, ao passo que nas outras será que poderei fazer o mesmo (mais uma vez a ignorância bate forte.... :oops: )?

Nas duas outras, e tomando como exemplo a ligação do meu PC, monitor, e colunas qual acham que deve escolher? Valerá a pena a diferença de preço, atendendo aos objectivos?

Desculpem a extensão do post, mas acabei de acordar e os neurónios estão a dormir e famintos, por isso decidiram apresentar um pré aviso de greve, não tendo no entanto cumprido com o prazo para a realização da mesma, por isso, vão ser alvos de uma sanção...não tenho é neurónios (agora) para pensar em qual :D .

Um abraço e obrigado

Olá pedrom30!

"Uma vez que tenho o PC no quarto, as UPS fazem algum barulho que seja audível e desta forma desagradável?"

Resposta:
É um pouco relativo, mas...

Quase todas as UPS's (a partir dos 1.000VA ou 1.500VA - depende do fabricante/modelo) têm dissipadores de calor activos (ventoínhas) na parte posterior do aparelho!
Estas ventoínhas são activadas electronicamente de acordo com a temperatura interna da UPS (ou quando a UPS entra em modo On-Battery, independentemente da temperatura - por precaução).
Caso contrário estão sempre desligadas!
Isto é o habitual! Mas vamos desprezar estas, pois não é o que pretendes!

Para níveis de Potência inferiores a 1.000VA, quase nenhum fabricante (até nem me lembro de nenhum assim de repente), aplica métodos de refrigeração activos!
Pura e simplesmente não se justifica (pois aumentaria o preço, o peso/volume, o ruído, etc...).
Excepção feita a UPS's que suportem EBM's (Extended Battery Modules).

Mesmo não tendo qq tipo de dissipador activo a UPS (<1.000VA) pode fazer um certo ruído (especialmente, quando entra em modo On-Battery, ou quando carrega a bateria de maneira intensa).

O modo On-Battery até te pode acordar (se tiveres sono leve), por causa da comutação do relé electromagnético que acompanha esta transição de modo funcional (On-AC -> On-Battery).
O som assemelha-se a um pequeno estalo metálico.

Quando carrega a bateria intensivamente, no pior das hipóteses, ouves um huummmmmm.... proveniente do transformador magnético que integra o circuito Inversor/Carregador das UPS's (Off-Line e Linha Interactiva).
Este som embora possa ter apenas 40dBA (Ruído audível a um metro da superfície da unidade), pode ser incomodativo, pois a UPS pode demorar entre 2 a 6 horas a carregar uma bateria a 100%, após uma descarga completa!
Depende da marca/modelo.
//****Mas este ruído só é audível em UPS's de baixa qualidade!****\\
Eu sou sensível a ruídos magnéticos, mas consigo dormir perfeitamente com a minha APC Back-UPS CS 500VA instalada no meu quarto!
Ela fica a 1.20m de distância de mim, sensivelmente, e não a consigo ouvir de todo!
Mas nestas coisas o melhor é constatar por nós próprios!

Ah.... por norma, UPS's de grande potência, produzem mais ruído (devido ao incremento do campo magnético produzido pelos transformadores destes modelos).
Isto é uma limitação da Ciência e Física que gere/explica tudo isso!

"....pois ela parece uma "tripla", ou seja, nela poderei ligar vários aparelhos, ao passo que nas outras será que poderei fazer o mesmo?"

Resposta:
A MUSTEK POWER MUST OFFICE 650VA utiliza conectores na sua saída de tipo Schuko CEE fêmea (em baixo à direita)
Imagem
Estes conectores (no nosso país) são os mais compatíveis com o diverso equipamento que utilizamos.

Eu não conheço bem o painel traseiro dos outros 2 modelos, mas, como são modelos tipo "torre" compactos, e como 90% dos fabricantes utilizam nestas UPS's 4 ou 6 Conectores fêmea IEC 320 C13, vou arriscar, e dizer que a Mustek NÃO é excepção à regra!
//***Mas posso estar errado, pois não conheço bem os modelos em questão!***\\
Conector fêmea IEC 320 C13 (figura inferior)

Imagem

Estes conectores poderão obrigar alguns utilizadores a realizar certas modificações em cabos (ou a aquisição de uns novos, por vezes MUITO dificeis de arranjar - depende do que se pretende).
Toma isso em consideração!

"Nas duas outras, e tomando como exemplo a ligação do meu PC, monitor, e colunas qual acham que deve escolher? Valerá a pena a diferença de preço, atendendo aos objectivos?"

Resposta:
Não te posso responder 100% a essa questão!
Existem muitas variáveis em jogo (Somatório exacto -em Watt ou VA- das Potências a proteger, Autonomia desejada, Percentagem de Expansão Futura, etc...)

E tu não me indicaste nenhuma... mas não faz mal, pois as UPS's por ti referidas (qq uma delas), são suficientes para um PC de utilização pessoal (torre+monitor de 15" ou 17"+pequenas colunas multimedia), com uma autonomia de 5 a 15 minutos...
Depende, pois os PCs são cargas fortemente variáveis!
E as Impressoras então!!....
Lê os meus POSTs anteriores sobre impressoras se quiseres.

Quanto a lojas e preços eu nunca me costumo pronunciar (e não devo fazê-lo, pois são políticas deste site).
Até porque nunca estou muito "dentro disso".
Há leitores aqui com maior conhecimento nessas áreas.
No entanto, existe sempre o Google que te permite pesquisar preços e lojas, numa fracção de segundo!

Espero ter ajudado pedrom30!

Já agora...
BOAS FESTAS PARA TODOS (e com presentes claro). :D
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedrom30 » Domingo Dez 18, 2005 2:42

Obrigado ADFC, mais uma com nível.
Agradeço toda a tua paciência, e acho que vou para a MUSTEK POWER MUST 800VA USB que custa mais 15,5€, mas como isto é algo que não se compra todos os dias...

Um abraço de boas festas e gigawatts de felicidades
(ps. ADFC, eu tinha a ideia que não fazia nenhum pedido com lojas, ejá vi de novo e tb não me pareceu, no entanto se estiver a ver mal peço-te desculpa, mas agradeço-te o teu conselho (até aí com mt nível).
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor ADFC » Domingo Dez 18, 2005 3:01

pedrom30 Escreveu:(ps. ADFC, eu tinha a ideia que não fazia nenhum pedido com lojas, e já vi de novo e tb não me pareceu, no entanto se estiver a ver mal peço-te desculpa, mas agradeço-te o teu conselho (até aí com mt nível).

Não!!...

***Eu é que peço desculpa pedrom30!***

Sabes... é o sono... Não ligues!

Boa sorte na tua aquisição!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods