ou... nada de insultar os mais velhos
o DOS era (e ainda é pra kem gosta de SO consola) bastante bom.
nao eskecer ke o windows veio daí e francamente eu ainda axo ke ha mta base até do XP ke ainda é DOS, apesar de ele tapar os olhos as pessoas em quase tudo.
Eu ainda uso o DOS (linha de comandos, claro) pra mta coisa pela funcionalidade, como por ex listagem de directorias (alguem ainda se lembra de se chamarem directorios?

) pra ficheiros. Certo ke ha soft 3rd party ke faz isso, mas se ja tenho uma maneira de o fazer... outra é renomear muitos ficheiros ou extensoes para o mesmo. com o dos, basta um comandozito simples e ja ta. com o windows, prai 99% dos utilizadores nem sabe como se faz. e se n tiver um wizard qq entao é ke nao sai mesmo do sitio. o windows veio definir um novo standart de facilidades e as vezes é tanta ke ate irrita. despreza todo o know-how ke um gajo tem e que, por falta de uso (a pala da facilidade), ate se eskece. e ainda consegue dar bronca pelo meio.
Mas isto é tudo offtopic.
Voltando ao assunto, ha emuladores de DOS pra XP.
O DosBox é mto fixe e emula mta coisa.
Mas se preferires o original mesmo, e n kiseres andar com particoes pra traz e pra frente, tens sempre uma diskette de arranke pra uma coisa sem pensar muito (encontra-se facil no google uma ja feita). Ou entao arranjas um emulador de computadores tipo o VMWare, emulas um pc, instalas la o DOS (axo ke o vmware ate ja vem com um ficheiro pra fazeres um load do DOS sem precisares de ter nada) e voilá. o original dentro do XP e sem stresses de nenhuma especie.