O modelo é o InSystems 4003w, com a nova base c/ ati 9600 128mb e FSB800mhz.
O fabricante deste portátil é CLEVO e o modelo é o D470V (taiwan), do qual segundo apurei, a Inforlandia é representante nacional.
Estes portáteis são considerados injustamente de "linha branca"... mas isso daria início a outro tópico de discussão.
Podem-se encontrar modelos iguais ou equivalentes a estes no estrangeiro, vendidos como Sager (alemanha, holanda) e Ahtec (Espanha).
Em portugal, são comercializados pela Inforlândia (Insystems); WebservInfor; Ruadanet (Devil).
Este modelo específico apenas encontrei na Inforlandia.
-LINKS-
Fabricante: http://www.clevo.com.tw
Modelo: http://www.clevo.com.tw/products/D470V.asp
Inforlandia: http://www.inforlandia.pt
Sager: http://www.sagernotebook.com
SagerForums: http://www.sagerforums.com
-RESUMO-
Processador Intel Pentium 4 Hyper-Threading 800MHz FSB até 3.2GHz
Memória 2x SODIMM DDR333/400 até 1024MB
Disco rígido 2,5” 40/60/80 GB ATA133 4200/5400/7200rpm
Ecrã 17” TFT WSXGA 1440X900
Controlador gráfico ATI Radeon 9600 PRO 128MB DDR SGRAM
Som/Multimédia AC’97 2.2 compatível SoundBlaster Pro, SPDIF 5.1,
4 altifalantes e 1 subwoofer
Modem 56K V.92
Placa de rede Ethernet 10/100/1000Mbps (RJ45), Wireless Wi-Fi em opção
Rato Touchpad 4 botões (2 para scroll)
Teclado Português com secção numérica independente
Interfaces / Portas 2x USB 2.0; Paralela; Serie; S-Video (TV-Out); Infravermelhos (IrDA FiR); VGA (monitor externo);
IEEE1394 (Firewire/iLink); Auscultadores/Microfone; SPDIF;
Leitor de cartões de memória CompactFlash SD, MMC, MemoryStick, SmartMedia, IBM MicroDrive, CompactFlash
PCMCIA 1x Tipo II
Bateria Lithium-ion
Peso 4.2 Kg com bateria
Dimensões 393.0mm x 275.0mm x 37.5mm
Garantia 2 Ano(s) 6 Meses para a bateria
Outros / Observações Não inclui drive de disquetes (opção).
-IMAGEM-
O monitor de 17" wide é impressionante! Até agora nunca vi nenhum assim!
Não tem ghosting e é (quase) como um CRT. A resolução de 1440x900 é confortavel e permite uma area de trabalho bastante ampla, revelando-se bastante util para caixas de ferramentas de Corel, Office, Photoshop, CAD... tudo.
O contraste é excelente e o brilho também! Fora de série! É das coisas melhores que há neste portátil!
A minha adaptação ao monitor wide foi instantanea, não tive problema nenhum. Agora até que gostava de ter um destes para o desktop.
A escolha de um portatil para mim passava muito pela qualidade do monitor.
-SOM-
As colunas NÃO são grande coisa. É porreiro ter 4, mas o som é distorcido especialmente nos graves que por vezes são "omitidos" e ligeiramente "ruidosos" nos agudos, às vezes o som "crispa" qd está muito alto.
(Parece que não trouxe subwoofer... é uma coisa que vou confirmar c/ a loja).
Apesar da qualidade das colunas não ser de topo, a potencia (volume) é estrondosa a comparar com outros portateis. Isto pode ser uma vantagem quando se vê divx/dvds no portatil que costumam ter o som muito baixo. O panorama de som nos portateis sempre foi do melhor, por isso este encaixa na média.
Eu estou habituado a ter o meu PC ligado à minha aparelhagem pioneer e a diferença é brutal. Quando liguei o portatil à aparelhagem a cantiga foi outra. Graves potentes e bons agudos! Não notei interferências, impecável!
Ainda n testei o micro. Ás vezes parece que se ouvem uns barulhitos estranhos quando a placa gráfica está a bombar a sério...ainda n percebi muito bem este fenómeno pq nem sempre acontece.
-TECLADO-
Teclado Português, claro. Este portatil aproveita toda a sua largura para incluir um teclado completo. Normalmente os teclados dos portáteis não têm "aquela parte dos números no lado direito".
A qualidade do teclado é boa! Pessoalmente gosto do toque. O controlo de brilho do monitor e volume audio é feito por OSD no ecran, utilizando combinações práticas com a tecla "Fn".
O teclado é da marca Chicony, embora desconhecida é a marca que fabrica mais teclados para portateis, incluindo alguns de renome.
Em comparação com o teclado de um toshiba as teclas são de um toque mais rijo e ligeiramente mais profundo. Pessoalmente, o teclado do toshiba pareceu-me de melhor qualidade, mas é uma diferença ligeira. Não me parece significativo.
Não sei avaliar a qualidade de impressão das teclas... :-/
-MOUSEPAD-
Normal. Tem scroll p/ cima e p/ baixo.
-QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO e MATERIAIS-
A qualidade de construção é boa. O teclado está bem assemblado e o monitor também. O material é plástico como a grande maioria dos portateis.
É mais resistente na base e dos lados e menos resistente no topo onde se apoiam as mãos. No geral, ao levantar este portátil sentimos que não é um corpo 100% rígido, é ligeiramente flexível
Em volta do monitor, a moldura de plástico é também flexivel. Os plásticos apresentam-se fechados sem aberturas, fendas, etc.
Com a máquina aberta, peguei nos dois vértices superiores do monitor e pressionando ligeiramente na mesma direcção, mas em sentidos opostos (trás/frente) o monitor mostra-se flexível.
Para comparação fiz o mesmo ao toshiba... e o resultado foi o mesmo (apesar do toshiba ser 14").
O monitor fecha com 2 grampos devido à sua largura e está preso na dobradiça em 3 apoios que me parecem resistentes. O monitor NÃO apresenta marcas do teclado nem do mousepad, coisa que acontece em algums compacs e outros portateis devido ao monitor ser pressionado contra estes quando se encontra fechado.
A base tem suportes anti aderentes que não deixam hipoteses a deslizes nem no meu estirador inclinado. Estes elevam o portatil alguns milimetros para permitir a entrada de ar "frio" por baixo.
-AQUECIMENTO E RUIDO-
Enquanto a ventoinha n dispara é uma autêntica paz de espirito! Mesmo à noite, no silencio. Mas é mesmo enquanto n dispara! lol! Quando dispara, o som é notório podendo tornar-se mesmo desagradável num ambiente silencioso. E estou a tentar ser o mais objectivo possível num assunto subjectivo. A fazer processamento de texto e ouvir mp3, a ventoinha dispara de vez em quando. Eu contei 1min40s desligada e 30segundos ligada. Com cpu idle extreme aguentou 2min15 desligada.
O leitor de dvds quando transfere ficheiros para o disco faz mais barulho que a ventoinha.
Sente-se um ligeiro aquecimento do teclado mas não é nem significativo nem muito menos incomodativo.
Após ter deixado a máquina a trabalhar intensivamente a 100% durante 40min e ter corrido de seguida o 3dmark03, sente-se mais calor a irradiar do lado esquerdo do teclado o que é perfeitamente normal num desktop replacement.
Sinceramente sempre pensei que aquecesse mais do que realmente aquece. O bafo quente que sai por trás e o teclado ameno é quase ridículo, impressionante tão pouco para uma máquina tão fina! Como a ventoinha não dava descanso, pus música para cortar (bastou por o volume a 7%).
A mesa ficou apenas morna, não escalda!
Como é possivel ver nas fotos de trás o cabo de alimentação cria uma pequena obstrução da saída de ar quente. É um erro de design... mais do que um problema significativo, mas pronto.
-DESEMPENHO GRAFICO-
Need for Speed Underground. 1024x768. Tudo no máximo s/ motion blur... é na boa! Com motion blur e light trails já baixa dos 30fps.
Os drivers que vinham são baseados no Catalyst 3.7. Fiz download dos ultimos omega drivers p ATI mas não sei porquê apenas me deixava escolher as resoluções 800x600 e 1024x768, por isso voltei a instalar os drivers de origem.
Se alguém me puder ajudar a resolver este problema agradecia. Os omega drivers não suportam WIDE? Isso n faz sentido...
Outra coisa é que o AGP activado está a 4x e o máximo e 8x. Parece que o chip gráfico suporta até 8x mas a motherboard só suporta até 4x. (N confirmo esta informação por não ter certeza absoluta. É que isto pode ser possivel de resolver com uma actualização dos drivers do chip da motherboard)
Benchmarks:
3dMark03 default: 2950
~
AquaMark03
#1024x768 x32; AA:Off; Aniso:4x; Details: VHigh
Triangles/Sec = 7,214,074
Frames/sec = 23,97
AquaMArk TRISCORE
GFX: 2,891 (Ati9600 128mb)
CPU: 7,966 (P4 2.8Ghz FSB800 HyperThreading)
-BATERIA e ALIMENTAÇÃO-
Em funcionamento de windows, 3 reboots, photoshop e processamento de texto a ouvir mp3, durou entre 1h15 e 1h30 na 1a carga completa. Ainda n testei a bateria o suficiente.
Desconfio que a autonomia possa ser prolongada para 2h se baixar o brilho do ecran, e utilizar o cpu idle e o powerstrip p diminuir o gasto c a Ati9600.
O transformador é grande! Mas isso também não deve apresentar um problema por aí além. Neste portátil a portabilidade passa para 2o plano. Fica morno, sem exageros, perfeitamente normal e os cabos são longos (cerca de 4metros, atravessa o meu quarto de uma ponta a outra).
-MEMORIA RAM-
Trás um módulo Wintec PC2700 512mb DDR 333mhz CAS2.0
Uma das vantagens de comprar um computador à medida é podermos pedir 512mb num só modulo para poder fazer o upgrade mais tarde.
Talvez quando fizer upgrade passe para 400hmz DDR DUAL CHANNEL... quando isso acontecer até seja mais facil desfazer-me deste modulo a 333mhz.
-INFRAVERMELHOS-
Experimentei a fazer transferências das fotografias tiradas com telemovel nokia (n sei o modelo pq n é meu, é aquele redondo em baixo, com as teclas em círculo)
-PORTABILIDADE-
4.2 kg + transformador + rato + mala + extras = "endurance"
Este é um portátil que deixa a portabilidade para 2o plano, pelo peso e dimensões. O concorrente acer aspire 1700 pesa 7kg! O que são mais uns pontos a favor.
Ainda n andei muito com ele para me poder queixar do peso, na verdade pensei que puxasse mais para baixo do que puxa. Estou seriamente a pensar em comprar uma mala d costas, uma vez que a mala que veio não passa de uma simples mala de cabedal que não oferece protecção literalmente nenhuma.
É obrigatório uma mala melhor para este portátil! Infelizmente não está muito facil encontrar uma boa e a bom preço, dadas as dimensões do bixo!
-IMAGENS-
As imagens são de baixa qualidade pois foram tiradas com um telemovel mas julgo serem suficientes para mostrar o essencial. Dá p ver o ângulo de visao do TFT, pormenores de teclado, monitor, botões, dimensões em comparação, etc.
As screenshots dão para ver a area de trabalho disponivel. Em jogos não encontrei a opção de resoluções WIDE pelo que jogo com 1024x768 distorcido (alargado). Tenho que me informar melhor sobre este aspecto.
LINK IMAGENS: http://groups.msn.com/ReviewsdePortateis/shoebox.msnw
----------------------------------------------------
-RELATÓRIO AIDA32 (parcial)-
Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional
Placa mãe:
Nome da Placa Mãe Clevo, Co. D400V/D470V
Chipset da Placa Mãe SiS 648FX
Memória do Sistema 509 MB (PC2700 DDR SDRAM)
Porta de comunicação Porta de comunicações (COM1)
Porta de comunicação Porta de impressora ECP (LPT1)
Multimídia:
Adaptador de som SiS 7012 Audio Device
Armazenamento:
Disco rígido HITACHI_DK23FA-60
Drive óptico TOSHIBA DVD-ROM SD-R2412 (DVD:8x, CD:24x/10x/24x DVD-ROM/CD-RW)
Rede:
Adaptador de Rede Realtek RTL8169/8110 Family Gigabit Ethernet NIC
Propriedades da BIOS:
Vendedor Phoenix
Versão 4.06
Data da versão 11/26/03
Tamanho 512 KB
Dispositivos de boot Floppy Disk, Hard Disk, CD-ROM
Funções disponíveis Flash BIOS, Shadow BIOS, Selectable Boot, EDD
Padrões suportados DMI, APM, ESCD, PnP
Propriedades do Sistema:
Fabricante Clevo, Co.
Produto D400V/D470V
Versão Rev. A1
Propriedades do controlador de memória:
Tamanho máximo dos módulos de memória 512 MB
Slots de memória 2
Propriedades da CPU:
Tipo de processador Intel Pentium 4HT, 2800 MHz (3.5 x 800)
Alias da CPU Northwood HyperThreading
CPU Stepping M0
Velocidade de clock original 2800 MHz
Código de rota de cache L1 12K Instructions
Dados de cache L1 8 KB
Cache L2 512 KB (On-Die, ATC, Full-Speed)
Propriedades do Bus principal:
Tipo de Bus Intel NetBurst
Largura de bus 64 bits
Clock real 200 MHz (QDR)
Clock efetivo 800 MHz
Banda 6400 Mb/s
[ Wintec (512 MB PC2700 DDR SDRAM) ]
Propriedades do módulo de memória:
Nome do módulo Wintec
Número de série Nenhum
Tamanho do módulo 512 MB (2 rows, 4 banks)
Tipo de módulo Unbuffered
Tipo de memória DDR SDRAM
Velocidade da memória PC2700 (166 MHz)
Largura do módulo 64 bit
Voltagem do módulo SSTL 2.5
Método de detecção de erros Nenhum
Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh
Latência CAS máxima 2.5 (6.0 ns @ 166 MHz)
Segunda maior latência CAS 2.0 (7.5 ns @ 133 MHz)
[ MOBILITY M10 ]
Identificação do adaptador MOBILITY M10
Identificação da BIOS BK-ATI VER008.011.001.031
Tipo de circuito MOBILITY RADEON 9600 Series AGP (0x4E50)
Tipo de DAC Internal DAC(350MHz)
Controladores instalados ati2dvag (6.14.10.6378 - ATI Catalyst 3.7)
Tamanho da memória 128 MB
Propriedades do processador gráfico:
Adaptador gráfico ATI Mobility Radeon 9600 (M10)
Número de código M10
Dispositivos PCI 1002 / 4E50
Tecnologia utilizada 0.13u
Tipo de Bus AGP
Tamanho da memória 128 MB
Velocidade do clock 351 MHz
Pixel Pipelines 4
TMU por Pipeline 1
Vertex Shaders 4 (v2.0)
Pixel Shaders 1 (v2.0)
Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v9.0
Pixel Fillrate 1404 MPixel/s
Texel Fillrate 1404 MTexel/s
Propriedades da memória do Bus:
Tipo de Bus DDR
Largura de bus 128 bits
Clock real 250 MHz (DDR)
Clock efetivo 500 MHz
Banda 8000 Mb/s
Propriedades do Desktop:
Tecnologia utilizada Mostrar Raster
Resolução 1440 x 900
Profundidade de cores 32 bits
Planos de cor 1
Resolução das fontes 96 dpi
Largura/altura em píxels 36 / 36
Diagonal em pixels 51
Velocidade de atualização vertical 60 Hz
--------------------------------------
Espero que esta review vos seja útil de alguma forma. Ainda há muita coisa a ver porque o tenho há muito pouco tempo.