Linux, wireless e afins...

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux, wireless e afins...

Mensagempor Phoenix » Domingo Fev 22, 2004 21:15

Olá malta!

Graças a uma cadeira que vou ter este semestre (Redes de Comunicação de Dados), vou ter de instalar o Linux no portátil. Tudo porque os profs decidiram que os trabalhos têm de ser feitos em Linux...

Não sou grande fã deste sistema operativo, embora também não tenha nada contra. Simplesmente, o Windows é o meu SO nativo, e até hoje tem servido perfeitamente pra tudo o que preciso (Office + Programação + Net + Jogos).

Não sei se no Linux conseguirei ter Internet partilhada, já que a rede wireless foi criada no Windows... Provavelmente net está fora de questão a menos que ligue o modem directamente ao portátil.

Aqui há tempos arranjaram-me um cd do Knoppix, um Linux que corre a partir do cd. No meu caso, isto seria o ideal, mas queria saber se este Linux é compatível com NTFS, ou se preciso de criar partições de Linux pra guardar os trabalhos que for fazendo. E isto sem pôr em perigo os meus dados no disco, não quero pinguins aqui a danificar-me os dados... :roll:

Isso é possível com o Knoppix? Thanks! :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor device » Domingo Fev 22, 2004 21:51

Ninguem diz que o Windows não sirva para tudo o que necessitamos... contudo até que ponto dás uso ao software que usas? e é legal? é livre? (não confundir com freeware).
Boa onda, essa atitude dos professores. Eu quando(se?) for para a faculdade também quero que me obriguem ao mesmo (se bem que gosto muito de liberdade de escolha).

Gostas de programação? então mais razões tens para conhecer Linux. A propósito, algumas das tuas dúvidas serão esclarecidas nessa cadeira.

A rede foi criada em windows mas os protocolos de comunicação são universais, até poderias ter mais três sistemas operativos diferentes na tua rede (Windows, MacOS X, GNU/Linux) que ser-te-ia possivel ter tudo a usar a net (ou seja a net está dentro da questão e não fora) Se te reféres à rede, no que respeita à utilização e partilha de ficheiros e impressoras entre a rede windows, também é possível.

Quanto ao Knoppix (talvez Mandrake Move seria o ideal para ti) pouco sei, mas no que respeita aos NTFS esquece ou arranjas uma partição ou então segundo me apercebi podes te orientar com uma daquelas usb pen com 256MB (até com as de 54MB mas quem é que quer isso?) de memoria, pois o sistema está preparado para as reconhecer e poder gravar lá todas as definições pessoais.

Espero ter sido útil.

Cmptos.
Imagem
device
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 14, 2004 0:01

Mensagempor Phoenix » Domingo Fev 22, 2004 22:12

Obrigado pelas explicações. Vou tentar então com o Mandrake Move. Deixando de lado a hipótese de uma USB pen, a criação da partição deve ser feita antes, com um programa como o partition magic, ou pode ser feita dentro do Mandrake Move, aquando do 1º acesso? Há alguma ajuda por parte do Mandrake nessa situação?

Mais uma vez, obrigado! :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Tretabyte » Domingo Fev 22, 2004 22:25

Boas,
tenta gentoo, ja ke vais comecar a bulir com isso usa gentoo ke comecas por onde deve de ser, eles tb teem uma versao ke serve para o ke keres e neste momento funciona lindamente com wireless, bt e afins.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor brazas » Domingo Fev 22, 2004 22:35

linux como deve ser é gentoo mesmo..
começa por ele..que vais a aprender muito de linux..vais utilizar muito dos conceitos das aulas de SO ..tipo i-nodes, paginação, swap.. é mesmo muito fixe..
Acer ASPIRE 2003WLMi Owner
brazas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 11:49

Mensagempor device » Domingo Fev 22, 2004 22:41

O mandrake move à partida terá durante a instalação a opção para particionar. Se não olha tens que usar o parted ou o fdisk para particionares o disco.

Tretabyte, só por curiosidade quanto tempo/dias te demorou a instalar/compilar o gentoo no sistema?
Imagem
device
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Segunda Fev 23, 2004 0:17

Boas,
device, da primeira vez ke instalei gentoo nao levei mais que 2 horas agora a 2ª vez, que fiz tudo by the book, levei 2 dias a compilar coisas, atencao, estava a fazer as coisa via VMWARE talvez tenha levado mais tempo por isso.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor brazas » Segunda Fev 23, 2004 13:08

gentoo é demorado mesmo..
mas se usares os pacotes pré-compilados do cd2..demora pouco tempo...

Gentoo demora pra instalar...mas depois de instalado..tudo é facil de atualizar..manter um sistema com gentoo é mais fácil do que manter qualquer outro com qualquer distribuição...
já testei muitass...
a unica que chega perto do gentoo ao meu ver é o debian, com o seu famoso apt-get ..
brazas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alfatek » Segunda Fev 23, 2004 13:23

o tópico não era bem sobre isto mas não é completamente off.topic por isso vou fazer um bocado papel de advogado do diabo: o gentoo será a distro mais indicada para principiantes? ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Re: Linux, wireless e afins...

Mensagempor bcunha » Segunda Fev 23, 2004 13:47

Phoenix Escreveu:Olá malta!

GAqui há tempos arranjaram-me um cd do Knoppix, um Linux que corre a partir do cd. No meu caso, isto seria o ideal, mas queria saber se este Linux é compatível com NTFS, ou se preciso de criar partições de Linux pra guardar os trabalhos que for fazendo. E isto sem pôr em perigo os meus dados no disco, não quero pinguins aqui a danificar-me os dados... :roll:

Isso é possível com o Knoppix? Thanks! :wink:

Leres partições NTFS é na boa agora escrever ... já é possivel nos ultimos kernels mas continua a não ser totalmente estável e já vi "azares" acontecerem, eu só utilizaria para leitura.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor device » Terça Fev 24, 2004 0:57

Tetrabyte, e tens gentoo no portátil? configuraste o kernel para uso especifico em portáteis (nomeadamente para menor consumo da bat.) ?

Eu estou à espera de um portatil e estou mesmo mortinho para lhe meter linux já não penso em outra coisa se não bombar com linux o no meu "tázinho" (que cena fagt :oops: :P )

O chato deverá ser o linux, reconhecer o wireless do centrino. Em principio terei que recorrer a uma pcmcia ou quem sabe, já haja por aí maneira de por o wless incorporado a bombê.
Imagem
device
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor brazas » Terça Fev 24, 2004 13:06

wireless no centrino é tranquilo..com o ndiswrapper...ele utiliza o driver do windows...
brazas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Terça Fev 24, 2004 14:06

Boas,
alfatek Escreveu:o tópico não era bem sobre isto mas não é completamente off.topic por isso vou fazer um bocado papel de advogado do diabo: o gentoo será a distro mais indicada para principiantes? ;)

a meu ver neste momento sim, gentoo é o melhor para os principiantes pois eles comecam a mexer na coisa mesmo quando ela ainda esta dentro do ovo, comecam desdo inicio a mexer nas coisas MAS COM CALMA CLARO!
eu nao gosto de distros de linux onde o user ja tem a papinha toda feita, gentoo, debian ou slackware para mim sao as melhores destacando-se gentoo neste momento.
device Escreveu:Tetrabyte, e tens gentoo no portátil? configuraste o kernel para uso especifico em portáteis (nomeadamente para menor consumo da bat.) ?

eu nao pois ainda nao tenho portatil mas 1 colega meu la no trabalho meteu o toshiba dele a funcionar com gentoo sem grandes problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante