por ruimartins » Terça Fev 24, 2004 13:55
boas!
também eu sou utilizador sapo ADSL, e nos 3 meses de utilização que estou a completar já tive algumas experiencias menos agradáveis. contudo, no que respeita concrectamente ao modem SpeedTouch 330, não se pode dizer que seja um modem muito eficaz, principalmente no que respeita ao funcionamento em simultâneo de upload e dowload (como quando se usa o BTuga ou o Azureus). é notória a diferença de velocidade que se tem ao fazer um download em simultaneo com um upload quando comparada com a velocidade que se obtém quando se faz o mesmo dowload mas sem estar a fazer um upload em simultaneo.
na situação referida pelo xlogic, quase com toda a certeza que o problema é do ISP e não do modem. eu também tive muitas vezes problemas com velocidades de ligação, tempos de acesso ao servidor e afins. muitas das vezes depois de 5 minutos à espera de ligação acotecia de ter ligações de 128k, 256, etc. obviamente que nesses casos ou me sujeitava a fazer downloads a velocidades reduzidas ou então, esperava outros 5 minutos, quando não fossem 10, para tentar reestablecer a ligação ao ISP...
pelo contacto e informações que fui obtendo junto de pessoas que também usam o sapo ADSL, é muito frequente existirem estes problemas.
a solução é ligarem para o serviço de apoio a clientes e manisfestarem o vosso descontamento com o serviço. não se deixem é levar na conversa deles no que respeita a desinstalar nortons e mais não sei o quê. pessoalmente liguei e apercebi-me de imediato que o pessoal que está no helpdesk percebe muito menos de pc's e internet que a maioria do utilizador comum. quando me passei por completo com as velocidades ridiculas que conseguia obter, liguei e disse ao operador "não me mande desinstalar o norton ou a firewal ou seja lá o que for porque eu trato-o mal! sei muito bem como configurar essas ferramentas e se estou a ligar é porque já me assegurei que o problema não é do antivirus nem de firewall, que não uso, nem de microfiltros nem de porcaria nenhuma. por isso, faça-me o favor de me poupar tempo em linha e faça com um técnico verifique a linha com o número xxx xxx xxx".
o homem percebeu que estava realmente chateado com a situação (porque afinal se um gaijo paga a mensalidade é para ser bem servido e não para ter uma ligação equivalente à que conseguia com um modem de 56K e que não se aguenta ligada mais de duas horas seguidas), não falou em virus nem firewall's e disse que faria chegar o meu pedido a um técnico da PT.
a verdade é que passadas umas horas a ligação ganhou vida a 100%. sempre que me ligo é realmente a 512 e nunca a menos, os downlodas são sempre a taxas elevadas (40 a 60 kbits) e o tempo de ligação não ultrapassa os 10 segundos.
em suma, tirando a situação do upload/download simultaneo, o modem não é mau de todo. os serviços do sapo é que podem precisar de um certo cuidado e manutenção por parte da PT para que nós, os utilizadores possamos usufruir sempre de um bom serviço.
cumprimentos e boas ligações