S.O.S: Dificuldades persistentes na ligação de pc a portátil

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

pois

Mensagempor Ossadas » Segunda Dez 12, 2005 19:45

Epah acho que sempre tive assim...vou refazer todas as ligações, e instalar de novo o modem.
Ossadas
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 05, 2005 19:20

Mensagempor jbz » Terça Dez 13, 2005 19:14

E então, chegas-te a alguma conclusão ?
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Oi!

Mensagempor Ossadas » Sexta Dez 23, 2005 1:32

Viva! Não tenho tido muito tempo disponivel para isto, as minhas desculpas pela demora jbz. Voltei a instalar de novo o modem adsl usb, e ele não funciona sem fazer aquela conexão local estranha! Instalei-o manualmente mas mesmo assim corre a instalação do sapo..que instala os drivers e o dialer da ligação adsl. Consigo aceder ao portátil através dos "meus locais de rede", mas não consigo fazer pings nem a um nem a outro, e do portátil quando tento aceder à rede do grupo de trabalho dá erro daqueles "contacte o administrador". Partilhar internet nem vê-la... :roll:
Ossadas
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 05, 2005 19:20

Solucao

Mensagempor sworks » Sexta Dez 23, 2005 3:23

CONFIGURAÇÃO DE REDE LOCAL PARA PARTILHA DE FICHEIROS

0. Em ambas as máquinas correr o Wizard de ID de Rede e atribuir um nome valido (8 caracteres sem caracteres especiais!) e o mesmo Workgroup

1. No PC "servidor" deves correr o wizard de configuração de rede, e seleccionar:

Next -> Ignorar hardware de rede desligado -> Next -> Outro -> Next -> Este computador pertence a uma rede sem ligação à internet -> Next -> Apenas terminar o assistente -> Next -> ACTIVAR PARTILHA DE FICHEIROS E IMPRESSORAS -> Finish

2. Desactivar a firewall da ligação não é o mesmo que desactivar a firewall do windows!! Entre duas máquinas com ligação física podes, para efeitos de teste desactivar por completo a Firewall em AMBAS as máquinas!!! . Nesta fase desliga a net, isto é, retira o cabo RJ11 do modem, e desliga todas as firewalls (software neste caso) e antivirus (CTRL+ALT+DELETE e termina os processos respectivos)

3. Não precisas de cabo "crossover", mas se utilizares tens ligação Fullduplex.

IMPORTANTE: se os computadores não se pingam por IP então nunca terás partilha de ficheiros!

>> O problema pode estar no cabo!! <<

4. Admitindo q o cabo está bom (deves trocar de cabo para verificar), então agora tens que atribuir IP fixo à máquina "servidor" e não deves utilizar o IP que o windows utiliza para partilha de acesso à Internet - isso será outra fase. Utiliza por exemplo: 192.168.2.200 para o IP da máquina, da gateway, do DNS e do WINS. Activa o NetBios sobre IP.

5. Na máquina "cliente" (portatil) executa também os pontos 1. e 2.

6. Atribui IP compatível à máquina "cliente". Por exemplo: 192.168.2.201 e o IP do ponto 4 para a gateway, DNS e WINS.

7. Activa todos os campos de selecção da autenticação (são 3) em ambas as máquinas.

8. Liga os cabos.

9. Na pasta do Painel de Controlo : Ligações de Rede verifica se a ligação de área local diz apenas "Ligado" e não diz protegido por Firewall

10. Faz: Run -> CMD -> ipconfig /all e confirma se está tudo bem.

11. Faz ping à máquina cliente: 192.168.2.201 Responde?

12. Faz: Run -> CMD -> nbtstat -A 192.168.2.201 "Resolve" o nome NetBios que atribuiste ao teu portátil?

13. Se tudo isto funciona, então meu amigo... o Windows tem que listar as máquinas (resolver os nomes NetBios) na rede local, mesmo que o Grupo de Trabalho fosse diferente.

14. Se isto não resolver nunca mais perco tempo a escrever posts assim tão exaustivos!!!! ;D

Em 90% dos casos os problemas estão nos cabos e nas firewall no que diz respeito a problemas de ping.

No que diz respeito a acesso aos ficheiros partilhados, 90% dos casos tem a ver com não ter activado a Partilha de Ficheiros (com a respectiva excepção na Firewall criada pelo wizard do Windows), ou com autenticação (Smartcard, Computador, User, etc.), ou com as próprias permissões das pastas partilhadas (qd estas são listadas mas não conseguimos entrar e listar o seu conteúdos para computador aparece nos locais de rede).

Lição básica de Redes gratuita! A lição sobre partilha de acesso à net fica para mais tarde.

Bom Natal

Xill

P.S. - Desculpem misturar inglês e português... é como me veio à memória!
sworks
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 21, 2005 19:51

Mensagempor sworks » Sexta Dez 23, 2005 3:29

Esqueci-me de uma coisa...

Não há melhor solução do que comprar um pequeno router (ideal) ou switch (económico), com fios (mais barato e mais saudável) ou sem fios, e simplesmente ligar uns cabos e ter tudo logo a funcionar, sem problemas e com grande rapidez.

Usado isso é mto barato (eu tenho 2 bons router c/ fios para vender! eh eh).

Xill
sworks
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 21, 2005 19:51

Re: Solucao

Mensagempor sLiNk » Sexta Dez 23, 2005 4:49

sworks Escreveu:3. Não precisas de cabo "crossover", mas se utilizares tens ligação Fullduplex.

Tens a certeza disto? Sempre pensei que para ligar dois pcs directamente um ao outro era preciso um cabo crossover.
Já experimentei ligar com um cabo RJ45 normal e não funcionou.

Ossadas já experimentaste o wizard do windows?

No pc que tem o modem ligado fazes o seguinte:

Painel de controlo > Ligações de rede > Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica

Depois seguinte, seguinte, escolhes "Este computador liga directamente á internet...", seguinte, depois aquilo configura a rede e cria uma disquete.
Corres essa disquete no portatil e configuras a rede.

Antes quando não sabia configurar uma ligação entre dois pcs, utilizava sempre o wizard do windows, e conseguia sempre partilhar a net e ficheiros entre os dois pcs.

Mas houve redes que configurava em que o pc não conseguia aceder aos ficheiros do outro, nem aceder á net do outro, porque o pc que tinha a net, a firewall dele bloqueava o acesso do outro pc.
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes