Distancia a central ADSL (Clix)

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Distancia a central ADSL (Clix)

Mensagempor Kayn » Quarta Dez 28, 2005 2:23

Bom, finalmente o clix expandiu-se para a minha area. Isto é porreiro, fui meter o meu numero de fone no site deles, eles dao me os parabens pq ja posso aderir, mas olho pro link e vejo ke eles dizem ke a minha central esta num sitio que eu sei ke esta a mais de 10km da minha casa. Bom, sabendo eu que ADSL é muito dependente da distancia a central, e ainda pra mais, algures no site deles (Clix), falam em 3km como uma boa distancia, sera que o servico nao vai ser afectado em grande escala?

Eu gostava de meter o de 16Mb, mas se isso vai significar sinal inconstante e ligacoes ke caem frequentemente, deixo me estar como estou (clix, tambem, nas linhas PT) que estou melhor e nao estou insatisfeito de todo. Opinioes?

PS: Se isto for, de alguma forma, um repost ou coisa do genero, é perfeitamente passivel de se apagado. Mas como vejo poucos topicos a debrucarem-se realmente sobre a distancia da central-casa...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor blackspawn » Quarta Dez 28, 2005 10:19

Não estás de certeza a mais de 10Km da central pois se isso fosse verdade nem sequer conseguirias ter adsl... como podes ver em baixo

Imagem

mas como ja tens adsl por linhas normais... se calhar consegues ter adsl com aqueles picoDSLAM ou microDSLAM da PT... Quanto a velocidade que poderás atingir o melhor é mandares um mail ao clix e perguntar a velocidade que vais consegir ter. (eu ja tinha 4 Mega e quando eu perguntei umas coisas sobre as transiçoes eles disseram que só iria consguir ter 8M e voilá so consigo ter 8M... isto a cerca de 2.8/3Km da central
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 28, 2005 10:37

Boas,
se estas no limite dos 4km da central esquece ter net em condicoes...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 28, 2005 11:03

Como é que se sabe qual é a central que nos está a prestar serviço? Gostava de saber a quantos kms estou. E esses kms sao medidos em linha recta? os cabos não vêm em linha recta, pois não? logo se p ex a central está a 3kms a distancia deve ser superior a esse valor. Ou não?

(e uma questão off-topic: onde está escrito que os uploads não contam como tráfego? nao queria ter surpresas desagradaveis nas facturas, portanto queria ter a certeza absoluta)
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 14, 2005 20:44

Mensagempor net_shark » Quarta Dez 28, 2005 11:33

De qualquer forma esses limites não sao totalmente rigidos,pois dependem tambem da tecnologia xDSL usada, modulação usada, SNR da linha,etc...
O melhor é mesmo testar o SNR, para tirar as duvidas...
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor xgold » Quarta Dez 28, 2005 12:20

A mim acontece-me o mesmo aparece-me uma central a 10km de distancia.
xgold
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 20:18

Mensagempor blackspawn » Quarta Dez 28, 2005 12:34

AH.photo Escreveu:Como é que se sabe qual é a central que nos está a prestar serviço? Gostava de saber a quantos kms estou. E esses kms sao medidos em linha recta? os cabos não vêm em linha recta, pois não? logo se p ex a central está a 3kms a distancia deve ser superior a esse valor. Ou não?

Para veres a central a que estás ligado: http://coberturaadsl.oninet.pt/interface.asp?type=8

Quanto à distância a medição em linha recta é apenas uma estimativa... o melhor mesmo é fazer como o net_shark aconselha e ver a atenuação e SNR da linha e depois... bem eis outro grafico ;)

Imagem

É verdade que os limites dependem de muita coisa mas a 10Km da central se não se usar um tipo qualquer tipo de "mini" DSLAM que esteja mais próximo não há modulação q valha... nem mesmo usando ReADSL se consegue chegar tão longe.
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor etienne » Quarta Dez 28, 2005 13:36

Boas.......

Tretabyte Escreveu:Boas,
se estas no limite dos 4km da central esquece ter net em condicoes...sem mais
Tretabyte

well..... tenho q descordar contigo, n é bem assim a uma certa mentira no meio disto tudo.
Eu estou a cerca de 8/10km da central e n tenho nenhum problema pelo contrario tenho atingido velocidades acima do contratado, dos 2MB tenho atingido 2,5MB e n me lembro de estar a baixo dos 2Megas. Isto tem mt haver com as linhas, sabe-se q a PT andou a ums tempos atrás a renovar as linhas com este intuito, só q n contavam q a ANACOM "acabasse" com o monopolio da PT. Como tal ainda a certas zonas q ainda vão continuar com aquelas linhas RANHOSAS do século XX.

Sem+++++++++++++++Imagem
Imagem
etienne
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 29, 2004 1:39
Localização: Algueirão Velho/Serra das Minas/Rio do Mouro/Mem Martins/Mercês( Linha Sintra)

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 28, 2005 13:37

Boas,
ca em portugal, com os servicos que temos ADSL, clientes a mais de 4km o servico nao é nada garantido.
para adsl not + o ideial é o cliente estar a 3 ou menos km da central e atenção, a distancia nao é calculada em linha recta mas sim em distancia cablada.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor blackspawn » Quinta Dez 29, 2005 1:11

etienne Escreveu:Boas.......

Tretabyte Escreveu:Boas,
se estas no limite dos 4km da central esquece ter net em condicoes...sem mais
Tretabyte

well..... tenho q descordar contigo, n é bem assim a uma certa mentira no meio disto tudo.
Eu estou a cerca de 8/10km da central e n tenho nenhum problema pelo contrario tenho atingido velocidades acima do contratado, dos 2MB tenho atingido 2,5MB e n me lembro de estar a baixo dos 2Megas. Isto tem mt haver com as linhas, sabe-se q a PT andou a ums tempos atrás a renovar as linhas com este intuito, só q n contavam q a ANACOM "acabasse" com o monopolio da PT. Como tal ainda a certas zonas q ainda vão continuar com aquelas linhas RANHOSAS do século XX.

Sem+++++++++++++++Imagem

Desculpa lá mas essas velocidades são impossíveis de obter, por muito "puro e bom" que seja a linha de cobre sem a existência de um picoDSLAM ou microDSLAM entre a tua residência e a central. Basicamente o alcance máximo de uma linha com adsl, modulações modernas numa linha de cobre "limpa" é cerca de 5.5/6 Km (isto em condições muito ideais). Mais do que isso só com "truques" (os tais micro e picoDSLAMs). Aora sobre a questão do primeiro post: 16Mega a mais de 10Km es impossibile
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quinta Dez 29, 2005 1:20

bem, eu sei ke tou a cerca de 10km da central pq quando meto o meu numero de fone no site do clix, o link da pagina que se segue é MUITO esclarecedor sobre muita coisa. Uma delas é sobre a central a ke me vou ligar. O que aparece é o nome duma parte da cidade de braga (maximinos). e eu moro a cerca de 10km de braga. O site da oni que alguem forneceu ai em cima (obrigado! :) ) ja me da uma central muito mais perto de mim, mas nao é do clix... será a mesma? era fixe se fosse :)

Vou ligar pra la. desde ke me consigam fornecer servico acima dos meus actuais 2Mb e ESTAVEIS, tudo bem. Pelo € compensa sempre. E se n der pra ter mais de 2Mb, desde ke sejam estaveis, eles tb me fazem o ajuste de tarifario (o ke fica ainda mais barato), por isso o prejuizo nao é mto. No entanto gosto sempre de saber a opiniao do povo.

Agora, se em algum ponto a estabilidade é de alguma forma comprometida, nem mexo. Tou mto bem como estou. Vou falar com eles primeiro (obrigalos a assinar um termo de responsabilidade qq que garanta estabilidade da linha era bem. afinal, eles dao cobertura na area, a velocidade pode ser menor, mas estavel TEM ke ser. mas isto é capaz de ser utopia)

Ha alguma possibilidade de fazer testes de linha antes de mudar de servico pra ver resultados? Cliente Clix ja eu sou, so ke sou duma modalidade ke ja n existe...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 29, 2005 11:24

Boas,
mais uma vez digo, nao importa a distancia em linha recta mas sim a distancia cablada entra a central e a vossa casa, é essa distancia que influencia.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Kayn » Sexta Dez 30, 2005 2:11

isso é obvio...

Mas ng me soube dizer... Ha alguma possibilidade de fazer testes de linha antes de mudar de servico pra ver resultados?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Dez 30, 2005 3:04

penso k nao! tens d activar o serviço, e depois os senhores da clix é k t testam a ligaçao para ver se podes ter! ainda assim xeira-me a central remota!
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Tretabyte » Sexta Dez 30, 2005 14:42

Boas,
Kayn Escreveu:isso é obvio...

Mas ng me soube dizer... Ha alguma possibilidade de fazer testes de linha antes de mudar de servico pra ver resultados?

sim existe, tens de requisitar à PT (caso tenhas linha da PT) mas isso paga-se e paga-se muito CARO.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes