Firewall de hardware(router)

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Firewall de hardware(router)

Mensagempor lordanubis » Quarta Dez 28, 2005 15:33

Alguem me sabe dizer se quando se tem uma firewall por hardware se pode dispensar a de software? É que o pc fika mt mas mm mt mais rapido a arrancar, mas n keria m**da no meu pc a conta disso...
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor siklas » Quarta Dez 28, 2005 15:41

sim axo q podes abdicar da do software!
vi ai algures pelo forum q alguem diss q so usava a do router e nada mais e nunca tinha problemas!

vou tentar arranjar o link para te mostrar!

cumps
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51

Mensagempor DeD » Quarta Dez 28, 2005 16:57

Geralmente aconselham a utitilizar mais uma firewall caso utilizes uma por hardware. Contudo, podes sempre abdicar de uma firewall mais completa e utilizares, por exemplo, a do Windows (caso uses o XP). Porém, mesmo que so' utilizes a firewall por hardware (k sao melhores ke as de software) e actualizares regularmente o SO, os problemas não te vão incomodar...

Cumps
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor siklas » Quarta Dez 28, 2005 17:05

eu usava uma qq menos a do windows xp pode gerar muitos conflitos e iss nao e nda bom para a segurança do teu pc!

talvez a do router com a sygate!

cumps
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lordanubis » Quarta Dez 28, 2005 21:23

hum... ok, axo k por agr deixo cm ta, ta a firewall do win ligada so... apesar de n confiar mt nela (ler nd) e melhor k nd e n pesa mt no sistema. Tks pelas respostas :wink:
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor siklas » Quarta Dez 28, 2005 21:27

pq nao fazes download de uma freeware?
sao bastantes confiaveis e bastantes boas e nao sao chatas!
mas tu e q sabes!

cumps
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Gak » Quarta Dez 28, 2005 22:46

Eu desde que comprei o Router tirei tudo o que fosse de firewall de software. Não tenho tido problemas e pelo menos com configs é MUIIIITO mais fácil.

Mas nem que seja por monitorização da linha devo voltar a instalar qualquer coisa. Desligo protecções e deixo aquela (de software) só para vigiar.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor G@rlink » Quinta Dez 29, 2005 0:50

Boas,

como disse o Sr. [PT]CableGuy @ Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study:

[PT]CableGuy Escreveu:Agora que desactivaste o DHCP server do router , colocaste IP FIXO nos PCs e configuraste o UPnP e o MTU...
...estás pronto para navegar mais seguro e muito mais rápidamente.
Por falar em seguro...podias desligar as firewalls dos PCs , pois agora tens um router.

Ou seja depois de teres um bom router e uma boa configuração, não há necessidade de ter FW por software... A FW do proprio router dá bem conta do recado... :wink:

PS: Claro que tens de fazer umas alteraçõeszinhas nas regras da FW do router mas depois disso "estás seguro".

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor brainX » Quinta Dez 29, 2005 9:33

eu ja expus precisamente a mesma duvida, especialmente porque me lembrei que nao estava a "ver" que aplicações estavam a aceder à net nem a ter nenhum controlo sobre isso.

ainda ponderei instalar a sygate mas ainda ando a sondar para ver o que hei-de fazer...

posso dizer grande asneira mas, por exemplo, os browsers usam a 80 nao é? e se outra aplicação qualquer usar a 80 também, não consegue aceder também? o router "apenas" abre a porta genericamente, não sabe o que é que está a usa-la...
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 29, 2005 11:26

Boas,
brainX Escreveu:posso dizer grande asneira mas, por exemplo, os browsers usam a 80 nao é? e se outra aplicação qualquer usar a 80 também, não consegue aceder também? o router "apenas" abre a porta genericamente, não sabe o que é que está a usa-la...

depende tb se a aplicacao usar TCP ou UDP e como é que o port 80 esta aberto no router/firewall, se for TCP so aplicacoes que usem TCP no port 80 passa, se for UDP mm situacao, se for Both entao passa tudo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor brainX » Quinta Dez 29, 2005 16:18

pois lá está...

mas ainda assim, tal como disse o Gak, justificar-se-á instalar com o intuito de monitorização?

porque nao havendo necessidade eram recursos do sistema que poupava (ja para nao falar "lixo" no sistema"), que já não são muitos...
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor Azarael » Quinta Dez 29, 2005 18:59

Uma vantagem de usar tb uma firewall de software seria que muitas firewall de hardware não bloqueiam trafego outgoing enquanto que a maioria das de software bloqueiam.

lordanubis Escreveu:hum... ok, axo k por agr deixo cm ta, ta a firewall do win ligada so... apesar de n confiar mt nela (ler nd) e melhor k nd e n pesa mt no sistema. Tks pelas respostas :wink:

Se estás a pensar usar a do windows mais vale não usares.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor lordanubis » Sexta Dez 30, 2005 11:05

Azarael Escreveu:Se estás a pensar usar a do windows mais vale não usares.

Ja ta desligada, fazia interferencia com o dc++ :?

Agr seja o que deus quiser :wink:
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Serial_killer » Sexta Dez 30, 2005 11:16

Eu tenho um router da Linksys, onde estão ligados 2 Pc's. Desde que usei o router os problemas tem acabado. Só um ou outro aviso de tentativa de invasão bloqueada pelo MCAFFEe. Mas não sei se será o outro PC (nunca reparei no IP)...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 3:21

Boas..

Minha nossa senhora.. o que vai para aqui.. LOL.. vamos lá a colocar aqui alguns pontos nos I's (ou já ninguem se entende).. ou seja.. antes de mais: ter um router não é significado de dispensa de uma FW por software (que raio de ideia esta que o ppl tem das coisas).. e quem disser o contrário tá redondamente enganado.. ou então está 100 % certo de que o seu sistema já mais estará comprometido (coisa que só um noob ou um administrador da microsoft poderiam pensar).. ROTFL.. ora bem.. se estamos protegidos pelo NAT.. significa apenas que o tráfego não solicitado (seja lá de que protocolo for) não entra.. no entanto continuamos com a possibilidade de efectuar pedidos de um modo ILIMITADO.. certo?.. depois até pode ser que tenhamos a sorte de ter uma FW incorporada no equipamento.. well.. aquilo que acontecerá no máximo é um controlo mais apertado sobre as "PORTAS" (e não sobre as aplicações.. venha lá o macaco pintado dizer o contrário).. mas pronto.. se me disserem que têm uma máquina a servir de HIDS entre o router e a vossa estação de trabalho.. ai já me fio mais em dispensar a FW por software nessa mesma máquina.. no entanto não acredito que a maioria de vocês o façam (á excepção de um [PT]CableGuy.. de um Tretabyte.. ou de um qq outro utilizador mais empenhado na segurança da sua rede).. por isso.. e para finalizar.. existem N maneiras de fazer render o peixe no que toca á segurança informática (e ao consumo de recursos necessários para a mesma).. MAS dispensar uma FW por software é sem sobra de duvida a pior solução que podem encontrar no que se refere a esta matéria (não usem é a trampa da semi-FW do windows.. ou então vamos ter que nos chatear a sério.. lol.. é uma completa vergonha).. o que não faltam por ai são FW's fiáveis.. com interfaces porreiros.. leves.. e de facil configuração (é preciso é que o zé povinho esteja disposto a aprender.. senão tambem não vale a pena).. espero que tenhamos chegado a um claro entendimento no que respeita á diferença entre ambas as soluções (software/hardware).. fiquem bem e boa sorte.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes