LCD cansa mais os olhos?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

LCD cansa mais os olhos?

Mensagempor brunus » Quinta Dez 29, 2005 13:58

Tive um brinde e recebi uma televisão lcd samsung LE23T51B (23'') e como o quarto é pequeno resolvi aproveitar a nova tv para fazer também de monitor do pc e livrar-me do antigo monitor.

1ª questão: acham isto desaconselhável por algum motivo que me possa escapar, é q a definição é boa e ter assim um ecrã grande para trabalhar, ver filmes e jogar tem o seu estilo, lol?

2ª questão: Tenho a impressão que forço mais a vista ao olhar para a tv que ao olhar para o meu antigo monitor. Parece-me ser por ter mais luz, não sei. Isto já aconteceu com alguém?

Abraço
brunus
Novato
Novato

Registado: Sábado Jan 29, 2005 19:43

Mensagempor Red_Beret » Quinta Dez 29, 2005 14:22

Pa, em principio, os LCd fazem menos mal aos olhos que os CRT (a emissão de radiação dos LCD é muito baixa, para não dizer nula). Mas até um gajo se habituar (2 ou 3 dias) faz doer os olhos
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 29, 2005 14:54

olha eu parece k tenhu hipersensibilidade À luz, ainda k fraca e magoa-me os olhos olhar pa tft e lcd, inclusivé os do meu portatil! realmente o objectivo é fazer menos mal, mas devido À tal hipersensibilidade tornass mto dificil ta rmto tempo frente ao pc... axu k agora ao principio é normal k faça difrença, se depois continuar é k convem teres cuidado com isso!

e a tv tem mesmo funçao d monitor? é k tás a falar duma area grande k tá a ser vista mto perto e isso fax confusao ao cerbero enkuanto nao t habituares!
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor rastiff » Quinta Dez 29, 2005 15:13

uma amiga minha recebeu no natal um Sony SDM HX75. eu acho que nunca a vi tanto tempo colada em frente ao monitor, e ela própria o admite. o LCD cansa-lhe os olhos MUITO menos comparado com o antigo CRT dela..

cumps
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor rosas » Quinta Dez 29, 2005 15:48

mas isso é obvio, os ecrans lcd nao funcionam por varrimento, logo nao existe renovaçao da imagem, logo nao cansa os olhos.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor nelugo » Sexta Dez 30, 2005 0:16

Acho que se deve ter atenção é a iluminação. Uma luz incandescente (a vulgar lampada de 60W,etc) não é tão boa para iluminar a sala onde usas o pc como uma flourescente. Estas ultimas emitem a "luz do dia", o espectro é muito mais competo e pode ajudar a evitar problemas de dor de cabeça e de visao, que acabam por estar relacionados.
Há quem regule o blilho dos CRT da seguinte forma:
Reduzes o tamanho vertical e horizontal de maneia a aomentares os bordos pretos do monitor. Reduzes o brilho até veres o bordo completamente preto. Ai sim o monitor não está a emitir luz em exesso que pode ser má para ti,isto é um pequeno ajuste que podes fazer para minorar os danos na tua saude.
Resumindo:Acho que deves ter uma boa iluminação e regular o monitor para este não emitir claridade em exesso.
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Ricardo Gonçalves » Sexta Dez 30, 2005 0:45

A taxa de refrescamento de um CRT é mto superior do k os LCD em maiores resoluções por isso ainda n houve um LCD k me convencesse pra jogos. Até pk jogar jogos com uma baixa taxa de refrescamento cansa n a vista.. daí k nem sempre se possa usar uma resolução alta... Por isso estranhei dizerem k o CRT cansa mais apesar da luminosidade...Trabalho com o meu CRT horas e horas e horas e n me cansa minimamente a vista.. Evidentemente k ao escuro puxa pela vista....
:)
Ricardo Gonçalves
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 15:25

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Dez 30, 2005 3:10

o keu kis dizer no meu post anterior e tou-me a repetir pk parece k me cairam em cima com o keu diss é o seguinte! eu comecei a ter dores d cabeça kuando trokei d casa e d portatil, e diagnosticaram-me hipersensibilidade À luz! com isso aprendi k toda a gente tem sensibilidade difrente à luminosidade, e k pra mim os tfts fazem-me imensas dores d cabeça, dado a terem maior luminosidade k um crt!

keu kis dizer é k apenas cada pessoa é unica e tÊm sensibilidades difrentes, e se alguem tem problemas com lcds, e se o problema persistir, entao talvez seja melhor mudar, pk pode tar a fazer mal a si proprio!

há pessoas a k melhora, a mim piora! ker em portateis ker em desktops tenhu mtos problemas com luminusidade excessiva, pode acontecer com mais gente!
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Ricardo Gonçalves » Sexta Dez 30, 2005 5:51

Sem ofensa migo... São opiniões.. :wink:
Mas uma coisa tou certo: De todos os casos não tenho duvida k n há pior do k estar horas em frente a um portátil...
Ricardo Gonçalves
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 15:25

Mensagempor Creative Byte » Sexta Dez 30, 2005 11:32

Boas,

Tal como o nelugo e o Ricardo dizem os CRT's bem configurados e com boas taxas de refrescamento são tão bons os melhores do que os TFT/LCD.

Em relação às radiações os novos CRT's já emitem muito menos radiações para obedecerem às normas TCO92/95/99, estas normas já estão a ser estudadas para serem tb aplicadas aos telemoveis.

Existe tb o factor psicologico, como toda a gente diz que os TFT/LCD fazem menos mal uma pessoa tem uma maior predisposição para se sentir menos cansada.

Existem agora os TFT/LCD com peliculas brilhantes que na minha opinião servem só para causar mais reflexos e aumentar o esforço da vista.

E o que ninguem ainda falou foi que a vista fica tb cansada ao estar muito tempo a fixar promenor como caracteres e imagens de pequenas dimensões durante grandes periodos de tempo, o que acontece tb quando se está a ler um livro durante grandes periodos de tempo.

Um conselho que dou para quem passa muito tempo a olhar para um monitor e de vez em quando olhar para um local afastado e não focar nenhum promenor em concreto, como eu custo dizer ficar um pouco a ver a vista :), serve tb para refletir um pouco sobre o trabalho que se está a fazer e ao mesmo tempo descansar um pouco os olhos.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Re: LCD cansa mais os olhos?

Mensagempor Posturas » Sexta Dez 30, 2005 11:58

brunus Escreveu:2ª questão: Tenho a impressão que forço mais a vista ao olhar para a tv que ao olhar para o meu antigo monitor. Parece-me ser por ter mais luz, não sei. Isto já aconteceu com alguém?

Acho que é necessária alguma habituação às TVs LCDs. Pelo menos, inicialmente, também sentia que a TV LCD cançava mais que a minha TV antiga; enquanto que actualmente já nem gosto de olhar para a TV antiga.

Agora se o LCD cansa mais ou menos os olhos que um CRT?
Eu sempre tenho ouvido dizer que nesse campo o LCD é superior. Mas também não deixa de ser verdade que nem tudo o que se diz é verdade. E pelo menos eu não noto grande diferença em usar o LCD do portatil, ou o CRT do desktop.

PS: A sugestão do nelugo para regular o brilho do CRT é muito boa. Experimentei e recomendo. Passei o brilho de 60 para 40, e as cores até ficaram melhores e realmente os olhos sentem positivamente a diferença.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor rosas » Sexta Dez 30, 2005 13:33

Ricardo Gonçalves Escreveu:A taxa de refrescamento de um CRT é mto superior do k os LCD em maiores resoluções por isso ainda n houve um LCD k me convencesse pra jogos. Até pk jogar jogos com uma baixa taxa de refrescamento cansa n a vista.. daí k nem sempre se possa usar uma resolução alta... Por isso estranhei dizerem k o CRT cansa mais apesar da luminosidade...Trabalho com o meu CRT horas e horas e horas e n me cansa minimamente a vista.. Evidentemente k ao escuro puxa pela vista....
:)

desde qd eh q um lcd faz refrescamento? lol

depois desta nem vale a pena comentar o resto....

crt sao melhores para jogos, mas cansam muito mais rapidamente.
a utilizaçao q se vai dar eh o principal.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor joaoreis00 » Sexta Dez 30, 2005 14:09

respondendo directamente ao topico...

nao... os LCD's canssam mt menos os olhos k os CRT... ja trabalhei com varios CRT's e alguns mt bons... mas nao troco 1 LCD (dependendo do LCD) nem por nada...
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor brunus » Sexta Dez 30, 2005 18:59

Mt obrigado pelas várias respostas...

Com tudo o que li decidi fazer três coisas:
1ª reduzir um bocado a luminosidade do lcd p ver se o "problema" vem daí.
2ª aumentar a dsitância entre mim e o lcd.
3ª Passar um bocado mais de tempo à frente do lcd para ver se é uma questão de habituação.

Abraço
brunus
Novato
Novato

Registado: Sábado Jan 29, 2005 19:43

Mensagempor PsicoPete » Sexta Dez 30, 2005 19:10

Ainda ninguém aqui referiu um pormenor que é quanto a mim um "pormaior".
Qual a resolução que utilizavas no CRT e qual a que usas agora no TFT?
O que acontece normalmente e que eu também notei quando mudei de um para o outro é que normalmente os TFT têm resoluções nativas superiores (1280*1024) às que usamos nos CRT's normais (1024*768), pelo menos no meu caso.
Se não for definido o contrário as letras ficam mais pequenas assim como os ícones e tudo o resto no ecrã e isso naturalmente exige mais esforço e habituação.
Se calhar foi isso que notaste quando passaste de um para o outro, se mantiveste a mesma resolução, bem lá se foi a minha teoria por água abaixo... :? pelo menos no teu caso.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes