Sis 648 vs Granite Bay (E7205)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sis 648 vs Granite Bay (E7205)

Mensagempor alfatek » Segunda Dez 30, 2002 17:57

Qual acham ser a melhor escolha em termos de performance e tendo também em conta o preço... é que as mobos granite bay são mais caras mas como a memória é só 266Mhz o preço fica muito semelhante...

Em termos de performance essa é a minha dúvida, o sis 648 com memórias DDR333, DDR400 contra as Granite Bay com dual ddr 266 ganham, perdem, empatam? Ainda não vi nenhum teste que os comparasse directamente e agradecia que se encontrassem algum me informassem...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Snake » Segunda Dez 30, 2002 18:12

Tambem ainda n axei testes disso (mas ainda vou procurar melhor)

Não estou dentro disso, mas cm pode dua DDR266 ganhar a DDR400 (tendo em conta as xelentes preformances conseguidas c DDR400)?

Isso funciona tipo a (266*2=)532?

Se alg m poder esclarecer melhor isso agradecia :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor o_TAL » Segunda Dez 30, 2002 20:25

Dual DDR funciona com 2 canais de memoria. Tens o dobro da largura de banda (teóricamente - na prática n é assim), ou seja acesso mais rápido a grandes quantidades de dados. A DDR 400 funciona a 400MHz. Ou seja leva os dados por um canal mais estreito mas a uma velocidade maior.

É como teres 2 mangueiras. Uma larga mas com pouca pressão e outra mais estreita mas com mais pressão. Qual enche mais depressa a banheira?? Depende... da pressão e da largura.... O k interessa é mm o volume de água por segundo...

Não sei... Só mm vendo os testes.
Mas tentando adivinhar acho k o Granite Bay deve ser uma melhor opção... tens a desvantagem de precisares de duas memorias, mas tem um maior potencial de overclock.... e as memórias aquecem menos (e duram mais :wink: )...

Edit: Erro - Granyte em vez de Granite
Editado pela última vez por o_TAL em Quarta Jan 08, 2003 15:29, num total de 1 vez.
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Jota.RiP » Segunda Dez 30, 2002 22:13

é exactamente como o O_Tal referiu... pena é k quando as Dual DDR chegarem ja estarao ai as DDR 500Mhz :!: :!:

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor o_TAL » Segunda Dez 30, 2002 22:49

Felizmente a arquitectuta de 2 canais n é dificil de implementar e passar de Dual 266 para dual 500 n é um passo assim tão superior a passar de DDR 400 para DDR 500.
Veja-se como exemplo o nForce 2 (eu sei k tou sempre a falar disso... mas ele ainda n chegou... lol) k suporta Dual DDR 400. Isto vindo de uma empresa com pouca experiencia em chipsets. Uma arquitectura de 2 canais com um bom DASP trás aumentos de performance incriveis. Aliás a grande vantagem (para além da principal - scalability) da arquitectura P4 para o Athlon é mm o prefetcher de memoria. O do P4 é muito superior... E se estas n sao as unicas n deve haver muitas mais... mas para já está a ser suficiente.....

P.S. Acreditem k é mm uma mer** ir para uma aulda de Sistemas Operativos e tar a ouvir o prof a falar da arquitectura dos P3 para frente e para trás (sem saber muito disso, diga-se de passagem) e já conhcer a arquitectura de 7º geração de trás para a frente.... aliás até da 8º (Hammer) já vou sabendo umas coisas... Faz mm pensar se vamos às aulas aprender ou perder tempo.........

Resposta: Perder tempo.... (Eu adormeci nessa aula... yap... e tava na 3ª fila do auditório...) :? :? :?
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor alfatek » Terça Dez 31, 2002 2:56

O facto é que as dual ddr 266 nos testes k puxam mais pelo cpu/memória ultrapassam as soluções para P4 com rambus !

Mas o que queria saber é mesmo a performance em jogos e contra o sis 648 usando memórias ddr400, é que actualmente o sis 648 com DDR400 é a minha escolha para máquinas P4 mas agora com o excelente dual ddr fiquei na dúvida e ainda nenhum site me esclareceu.

Snake: parece que a velocidade às vezes n importa é melhor a grossura, quer dizer, a largura de banda ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Snake » Terça Dez 31, 2002 3:19

Sim... mas esperemos que... maior de largura de banda=+speed e vice-versa (pelo menos era suposto...)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Jan 01, 2003 19:08

Ora lá está um bonito problema que poderia tirar-nos todas as nossas dúvidas se o HCP tivesse acesso ao material necessário !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Jota.RiP » Quinta Jan 02, 2003 11:14

acho k esta pergunta so daki a um ou 2 meses é k terá uma resposta com provas, ate la será muito muito demagogo :cry:

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quinta Jan 02, 2003 13:33

alfatek Escreveu:O facto é que as dual ddr 266 nos testes k puxam mais pelo cpu/memória ultrapassam as soluções para P4 com rambus !

Então para quem (como eu) estiver indecis entre rimm e dual ddr 266 deve defenitivamente optar por dual ddr 266, certo? esses testes são crediveis?
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Jota.RiP » Quinta Jan 02, 2003 14:43

atenção k puxar mais nun ker dizer ser mais rápido... pq mais rapido é incontestavel k sejam as RIMM's... pq sao mm as mais rapidas... mas o melhor sistema (mais homogeneo, equilibrado e a pensar no futuro), na minha misera opiniao, é as DDR's: mais baratas, quase tao rapidas, mais ekilibradas com o sistema e com mais futuro pela frente...

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quinta Jan 02, 2003 18:44

Sim era o que eu queria dizer, claro que qualquer rimm é mais rápida do que ddr.

Já agora visto que se optar por rimm fico com uma mobo sem AGP 8x acham que o AGP 8x é mt importante ? expressem a vossa opinião pff
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Snake » Quinta Jan 02, 2003 19:10

Por enquanto o AGP 8x não tem importancia nenhuma, talvez a longo prazo, mas mesmo assim n esperes aumentos superiores a 5/6% no maximo (pelo menos nos proximos tempos)!!
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quinta Jan 02, 2003 19:22

Okis thnks Snake !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alfatek » Quinta Jan 02, 2003 19:57

Nos poucos testes que há em termos de aplicações mais "pesadas": compressão de audio, video, rendering, sciencmark, etc... as soluções dual ddr 266 costumam ganhar, em termos de jogos fica mto empatado, depende mto dos jogos, alguns preferem rambus outros duall ddr 266...

Mas pondo de parte as soluções rambus o problema fica em saber se as dual ddr 266 contra o sis 648 com DDR400 ganham ou não...
alfatek
Administrador
Administrador

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes