bem, a contagem de ping é relativa. depende de muitos, mas muitos factores mesmo e raramente é o proprio isp o problema. Quando um gajo se liga a net, ta-se a ligar ao computador do isp. dai pra frente, depois depende do isp (pode fazer bounce por varios dentro do proprio isp ate ir pro resto mundo). Pode-se fazer um trace rapido para determinar de forma grossa se o problema pode estar no isp.
vamos imaginar que o
www.google.pt era o ip do nosso servidor de Unreal (perdoem os aficcionados de CS mas desgosto o suficiente do jogo para nao o usar como exemplo

)
vai-se ao menu iniciar e escolhe-se o "executar" ou "run". escreve-se "cmd" na caixa ke aparece e tou pronto.
com o comando tracert conseguem-se ver as maquinas que vao desde o vosso pc ate ao sitio que voces querem atingir, quantas sao, e os tempos de acesso entre elas. a sintaxe do comando é "tracert ip/dns/whatever da makina a verificar"
bom, sabendo eu ke o meu ip na net comeca por 195.23 fico a saber que o ip das maquinas a que eu estou ligado tambem comecam por 195 e assim fikei a saber com alguma margem razoavel de certeza quais sao as maquinas do meu isp a que tou ligado (ate ao 5o salto, devem ter a ver com o meu isp)
agora é so analisar as ligacoes que me sao apresentadas. neste caso, vejo que ate a 8ª ligacao tinha interligacoes na media dos 20 a 30ms, o que é bom. nao havia grandes atrasos entre as maquinas cujos ips comecam por 195, ou seja, o meu isp ta relativamente isento de culpas no cartorio. à 10ªa ligacao, o ip da maquina ja era 193.251(...) e isso ja nao faz parte do meu isp, por isso nao posso atribuir culpa de atrasos e pings altos ao clix.
a partir daqui ja posso fazer um juizo de valor e culpar ou nao, fundamentado em alguma coisa e nao na base da "posta de pescada ao ar"
agora facam alguns testes e digam la se é problema realmente do clix pq agora tb tou curioso