so pra dizer ke sata II NAO ker dizer 3Gbit/s.
alias, SATA II nao existe nem é norma nenhuma. é confusao com uma marca ke tinha esse nome.
As normas definidas para o S-ATA é ke podem ser a 1.5 ou a 3Gbit/s.
mas a generalizacao do erro banalizou o conceito de ke sataII -> 3Gbit, mas nao deixa de ser falso.
para efeitos de compreensao, vou encostar o facto de ke é um erro as boxes e vou comete-lo deliberadamente a seguir.
voltando ao ontopic, os 3Gbit (Gbit, ou seja 300Mb/s)
dificilmente chegam a ser usados. depende MUITO do controlador de sata ke é usado e respectivos drivers. O meu disco é sataII e as taxas de transferencia nao passam dos 170 ou 180Mb/s. o ke é melhor que sata a 1,5Gb (150Mb) mas nao é assim TAO melhor. e entao com os ultimos drivers de chipset da nvidia inda pior, esta taxa ficou (o ke me surpreendeu. mandei ora la um mail a perguntar como é ke é, mas ate hoje...). Mesmo assim, um teste feito por um unico programa nao é conclusivo pq ha mtas coisas a testar.
fica ai uma review a uma porrada de discos onde a ideia é fazer reviews ao SATA a 3Gb, ke toda a gente interessada na materia devia ler. eu fikei a saber ke o meu samsung nao é assim tao grande espingarda como isso...
http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2454