Ajuda: D-Link G604T DNS Relay e Ligar 2 pc's! Urgente!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda: D-Link G604T DNS Relay e Ligar 2 pc's! Urgente!

Mensagempor Lynx » Sábado Jan 07, 2006 0:50

Boas pessoal. Comprei o router D-Link DSL-G604T e tive o problema de DNS relay deste router. Consegui configurar manualmente para funcionar sem o DNS relay, solução que é sugerida em inumeros fórums, inclusivé neste! Para ele estar a funcionar, as configurações têm de estar bem feitas. A luz do status pisca, portanto o router está bom.

No entanto, o dito problema de DNS relay continua, eu perco a ligação à net, volta na volta!! A versão do firmware é V1.00B02T02.EU.20050815 e eu n qro fazer update ao firmware pq o router ainda está nos 15 dias após compra p devolver. O router é p partilhar a ligação com 2 pc's, e o caso tanto se dá com os 2 ligados, como só com 1.

RESUMINDO: Se alguém poder colocar aqui o solução p configuração manual, step-by-step p eu ter a certeza q está td bem, agradecia. Isto, entre outras hipóteses q se lembrem.

URGENTE: se n conseguir resolver durante o fim-de-semana vou devolver na segunda-feira o router pq o prazo dos 15 dias acaba terça!! :? :(

Btw, fiz um ipconfig ligando à net pelo modem q vinha da Oni, e os resultados foram:
Sufixo DNS específico da ligação. :
Descrição . . . . . . . . . . . . : Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet
Endereço físico . . . . . . . . . : 00-0E-A6-A1-06-E0
DHCP activado . . . . . . . . . . : Não
Endereço IP . . . . . . . . . . . : 213.146.210.134
Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.255.255 <-- NOTE-SE q n é 255.255.255.0 !!! Porquê?
Gateway predefinido . . . . . . . : 213.146.210.134
Servidores DNS. . . . . . . . . . : 195.245.176.19
194.38.131.19
NetBios através de TCP/IP. . . . . : Desactivado

Obrigado desde já.
Lynx
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 26, 2005 10:05

Mensagempor Gak » Sábado Jan 07, 2006 2:21

É muito simples!

Têns aí todos os dados necessários!

Para já vais ao router e desligas o DNS RELAY.

(Agora num ponto secundário e pelas regras da "construção" de uma boa rede seja ela qual fôr eu aconselhava a desligar o DHCP, mas para já e como pareces ser um pouco maçarico não ligava a isso...)

O próximo passo a tomar é em cada um dos pc's ligados ao router, ir à placa de rede em questão que está a fazer a ligação E de seguinda ir às suas (da placa de rede) propriedades.

Há de aparecer algo semelhante a isto:

Imagem

Aí escolhe-se o parâmetro TCP/IP e vai-se às suas propriedades também.

Uma vêz mais há de aparecer algo semelhante:

http://www.uab.edu/it/question-answer/tcpip/images/tcpip4.gif

Onde diz "Obtain DNS Server automatically" muda-se para "Use the following DNS server address" e em ambos os campos introduz-se respectivamente os endereços dados pelo IPCONFIG como sendo o servidor de DNS primário e secundário.

Se não sabes o que são os servidores de DNS numa explicação succinta e macarrónica são os servidores que convertem por exemplo o www.google.pt num endereço tipo xxx.xxx.xxx.xxx. Endereço esse que corresponde á máquina onde a página remota está sedeada.

Desculpa a imprecisão do vocabulário mas com este sono é difícil mais. Espero ter ajudado.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor gads » Sábado Jan 07, 2006 9:48

Segundo o que entendi, o problema está na ligação à net, certo?
Não perdes o IP da rede local pois não?

Aconteceu-me algo parecido aqui há tempos, quando tentei usar um router do SAPO ADLS para me ligar à clix.

Certifica-te que tens esses dados correctamente inseridos. Não conheço os parâmetros da Oni, mas devem ser algo como isto: ligação PPPoE (DHCP-NAT) e VPI/VCI 0*35.

Vê se o modem tiver outros parâmetros tal como Always-Connected.

Não me recordo de mais nenhum que possas configurar neste momento...
gads
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:35

Mensagempor Gak » Sábado Jan 07, 2006 13:13

gads Escreveu:Segundo o que entendi, o problema está na ligação à net, certo?
Não perdes o IP da rede local pois não?

Aconteceu-me algo parecido aqui há tempos, quando tentei usar um router do SAPO ADLS para me ligar à clix.

Certifica-te que tens esses dados correctamente inseridos. Não conheço os parâmetros da Oni, mas devem ser algo como isto: ligação PPPoE (DHCP-NAT) e VPI/VCI 0*35.

Vê se o modem tiver outros parâmetros tal como Always-Connected.

Não me recordo de mais nenhum que possas configurar neste momento...

Não o confundas mais... Não é esse o problema...
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Lynx » Sábado Jan 07, 2006 16:31

N se preocupem que eu n me confundo!! :wink: E sim, sou um bocado maçarico nestas coisas, mas tb n muito. Ainda vou percebendo alguma coisa!! :wink:

Hey Guilherme, o problema n é esse. Alguns modelos da D-Link têm este problema com o DNS Relay, e a solução passa por atribuir esses valores manualmente. Por isso fiz um ipconfig com o modem ligado p ver esses valores p a Oni.

O q me chateia no meio disto tudo e eu pensar q estou a fazer td bem e mesmo assim o problema repete-se!! Por isso pedi a explicação step-by-step, p ver s estava mesmo a fazer td bem.
E já tentei com o DHCP ligado e desligado, atribuindo os ip manualmente nas propriedades da placa de rede no Windows, etc, e o problema mantém-se!!! Consegui ligar à net, mas passado um tempo, foi abaixo, e a ferramenta d diagonóstico d ligação do Messenger (Messenger: Opções->Ligação) acusa problemas com o DNS, por isso é o tal dito caso.

Gak, tenho d t chatear + 1 bocadinho!! Qria q me confirmasses ponto a ponto as configrações no Router e na placa. Assim:
- Com DHCP Ligado:
Start IP: 192.168.1.2
End IP: 192.168.1.254
Primary DNS: 192.168.1.1
Lease Time: 3600 Seconds
São os default values, e eu sei o q significam todos!

- No DNS:
Opção "Disable DNS Relay" ou "Use User Discovered DNS Server Only"??
Eu tenho escolhido a primeira e depois meto os DNS da Oni (dados pelo ipconfig) na "User configuration"

- No management IP (valores default):
IP Address 192.168.1.1
NetMask 255.255.255.0 <-NOTE-SE: diferente do valor obtido no ipconfing!!!
Default Gateway 195.245.130.198
Hostname mygateway
Domainname ar7

De resto, tudo default, e desligo o Acess Point no Wireless!!

Nas propriedades da placa:
Com DHCP ligado no router só ponho os DNS da Oni.

Com DHCP desligado ponho:
Endereço IP: 192.168.1.2
Mascara: 255.255.255.0 <-NOTE-SE diferente da do ipconfig!!! N sei pq?!
Gateway: 192.168.1.1 <- DÚVIDA: aqui é o ip do router, ou outro valor?

Bem, e vou fazer mais um reset ao router e tentar botar a coisa a funcionar outra vez. :? Entretanto espero q me possas confirmar isto!! Thanks in advance!! :wink:
Lynx
Novato
Novato

Mensagempor Lynx » Sábado Jan 07, 2006 17:08

Bem, entretanto pelo post anterior do Gak, julgo q já descobri qual o problema.

Nas configs do router, no DNS, para além de fazer disable, tb mudava o valor default do DNS q lá estava, q corresponde ao ip do router. Julgo q fosse este o erro, n? Aquilo n é p mudar. Se me poderem confirmar.

Agora tá a funcionar. Vamos ver como se porta, ver se é desta. :wink:
Lynx
Novato
Novato

Mensagempor Gak » Sábado Jan 07, 2006 17:44

Não creio que fosse daí.

Embora eu nesse campo tenha lá o valor do meu servidor de DNS (nem sei porquê... devo-o ter posto quando andei a experimentar o relay).

Mas se já está a funcionar Só deves ao facto, aposto nisso aliás, de teres feito o "bypass" a essa função do router.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Lynx » Domingo Jan 08, 2006 18:52

Bem, desisto!!! :? :(
Já tentei uma data de configurações, por ai a fora. N sou nenhum expert, mas tenho a certeza d ter feito as coisas bem, apesar d tentar outras hipóteses!!
O router ainda está nos 15 dias p trocar, por isso n lhe vou fazer nenhum firmware upgrade, vou é mandá-lo de volta p Taiwan!!! :evil:

Obrigado d qq maneira, pessoal!!
Lynx
Novato
Novato

Mensagempor HavoC » Domingo Jan 08, 2006 22:04

Boas.
Hoje em dia, é dificil ter um DSL-G604T a funcionar a 100% sem um firmware recente. Isto porque os firmwares mais antigos sofrem desse problema do DNS relay(alguns recentes tambem) e ainda vem o problema das multiplas ligações se utilizares programas p2p. Digamos que o router fica congestionado e disconnecta-se. Se bem percebi o teu problema, está na perda da ligação á net.
Assumindo que a linha está boa e que o problema está na ligação ISP <-> DSL-G604T... em que situações é que isso acontece ? Estás a usar algum programa p2p que abuse no numero de ligações tal como o emule ?

Ja agora experimenta a ligar a um só PC e a colocar o router em modo bridge. Se tudo funcionar correctamente e não houver quedas na ligação, talvez um upgrade ao firmware resolva.
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 14:53

Mensagempor Lynx » Domingo Jan 08, 2006 22:39

N tenho usado p2p Havoc, e acredito q o update de firmware resolve-se. Mas como tenho hipótese d trocar ainda, vou trocar por outra marca q n tenha este problema!! :?
Obrigado na mesma. :wink:
Lynx
Novato
Novato

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes