sargopt Escreveu:Ai mãezinha. Por essa pergunta só me ocorre uma coisa, não fazes ideia do que é o PIB.
E para tua informação presto alguns serviços para o estado, e se queres saber mais na area de informática, e se queres ainda saber mais os serviços que presto são para fazer o que supostamente devia fazer um funcionário publico que lá está há 20 anos, mas como não faz(pagam me a mim para fazer) e quanto a isso ninguem pode fazer nada pois ele pica o ponto das 9 ás 17 (que neste pais chega para não ir para a rua). Tão a pagar 2x pelo mesmo serviço. Obviamente dinheiro mal gasto.
E escusas de ficar ofendido pelos teus pais serem funcionários publicos, pois graças a deus existe sempre uma percentagem de pessoas que trabalham, o problema é essa percentagem ser pequena.
No dia que pensares por ti, e não pelo que os outros dissem ou ouviste dizer, no dia que começares a produzir algo, vais perceber o que tou a dizer. Até lá boa sorte meu amigo.
Finito e terminada a intervenção neste tópico.
PIB aka Produto interneno bruto = soma do valor de todo o produto final produzino em territorio nacional.
ora se prestas serviços na area da informatica nao vejo o que produzes a mais que um funcionario publico. atao mais direitos mereciam os trabalhadores da autoeuropa que 500 sao responsaveis por 3% do pib portugues.
penso por mim e nao pelo que leio e nao produzo nada, mas tambem nao fujo aos impostos em nada, nem na minha habitaçao de estudante por assim dizer. podes abandonar o topico se kisers agora desta intervençao infeliz já nao te livras.
a funçao publica administrativa é do piorio, mais a corrupçao da brigada de transito e brigada fiscal, as auxiliares da acçao educativa nas escolas primarias, alguns funcionarios e inspectores das fiananças e temos um coocktail de inuteis e corruptos prejudiciais à funçao publica. juntamos os professores, os psps, os gnrs, a policia judiciaria, os cefs e alguns trabalhadores das finanças, enfermeiros, auxiliadres dos hospitais, medicos em full time na saude publica e mais uns pcos e temos uma funçao publica competente, que se desemrasca como pode e é responsavel por este país ainda ser aguma coisa de jeito. temos alguns dos melhores hospitais da europa, temos algumas das melhores universidades da europa, temos um dos piores países da europa.
corrupçao, evasao fiscal, tachos. é só escolher e vemos rapidamente a inutilidade. eu defendo que um policia que ganhe duas vezes mais é duas vezes menos corrupto. se soubessem o quao facil é subornar finanças, avaliadores, brigada de transito.. ja tamos a sair um bocado do tema, mas axam beio estar determinado sujeito a gabar-se num café numa noite bem bebidade de ter feito a casa com materiais que la tinham sido deixados por pessoas da construçao em troca da cedencia das escalas da brigada de transito? axam bem o castigo para a corrupçao dum agente da BT ser 4 meses de suspensao e a deslocaçao para os quadros da gnr? wtf? eu nao. mas isto tem a ver com a mentalidade de cada um e nao com o presidente da republica. ess a unica coisa que tem de fazer é dar estabilidade ao socrates para ele ficar la 5 anos inteiros e fazer o que entende, se gostarmos do que ele fez metemo-lo lá mais 5 anos, senao gostarmos entao metemos lá outro..
Ps: as propinas deviam ser definidas pelo estado mas o que é certo é que as universidades do interior têm melhores instalaçoes que muitas das novas com as propinas. eu nao me importo de ter um professor universitario que trabalhe ou investigue em nao sei o que, até é melhor pq é sinal que nao sabe só teoria, que pratica e que tambem ele aprende e está consciente da ecoluçao das coisas.