O melhor monitor para os olhos

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

O melhor monitor para os olhos

Mensagempor Nukke » Segunda Mar 15, 2004 11:44

Gostava de saber quais são os melhores monitores para os olhos:

1º - CRT ou LCD.
2º - Quais as variáveis dentro de cada um, ou seja, como posso ver se um monitor (CRT ou LCD) é bom para os olhos.

Agradecia que fundamentassem as vossas opiniões.

Obrigado.

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor alatakontigu » Segunda Mar 15, 2004 12:13

nukke senao quiseres gastar mt, vai por awuele k ja te tinha dito samsung 755dfx 1024*768 a 100hz... é mt bom!! e o preço é melhor!!! :lol:
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor Nukke » Segunda Mar 15, 2004 12:30

alatakontigu obrigado pela resposta.

Apesar de já ter andado a fazer perguntas sobre este assunto, decidi criar este tópico para ver as diferentes opiniões e perceber quais as variáveis que influenciam negativa ou positivamente os olhos. No fim de ler as respostas, espero ficar esclarecido.

Não são só os Hz que interessam, pois não?
E, provavelmente, as variáveis também dependem da arquitectura (CRT ou LCD).

Obrigado.

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor XMAN » Segunda Mar 15, 2004 14:01

é um assunto largamente discutido em topicos anteriores, mas estando dentro da area audiovisual o que posso dizer é:
LCD- a favor: a estética, o espaço ocupado
contra: preço, maior desvio das cores naturais (devido à tecnologia empregue), pior desempenho para gamers

CRT- a favor: preço, melhor qualidade de imagem, melhor desempenho para gamers, menos deturpação de cores
contra: mais cansaço para a vista (o que pode ser compensado aumentando a taxa de refresh rate, a partir de 80Hz é na boa), espaço ocupado.
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor Nukke » Segunda Mar 15, 2004 14:10

Obrigado XMAN.

Exclusivamente em relação aos olhos, os lcd ganham não ganham?

Ou a partir de 80 Hz um Crt é igual a um lcd (a nivel de saude)?

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mar 15, 2004 19:51

O LCD acho que não tem nenhuma radiação.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mar 15, 2004 20:34

Speed Dragon Escreveu:O LCD acho que não tem nenhuma radiação.

É um pouco complicado, visto que a luz faz parte da radiação electromagnética... 8)
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mar 15, 2004 20:54

Ya, claro, mas tipo, os CRT tem mais cenas que prejudicam, enquanto se calhar a radiação da luz é muito reduzida.
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor topinhas » Segunda Mar 15, 2004 22:13

Eu tenho uma miopia muitíssimo forte, e os olhos cansam-se menos com os TFT, sendo esta opinião suportada pelos meus pais e empregados da empresa dele, que referem diferenças no cansaço dos olhos desde que ele pôs TFTs. O que eu acho que acontece é que a radiação emitida pelo monitor TFT é menor que a de um CRT, logo menos prejudicial mas principalmente menos cansativa para os olhos. Só que em jogos, essa vantagem perde-se. Por isso mantenho um CRT em casa.

A taxa de actualização maior reduz a cintilação, tornando mais naturais as imagens. Penso que isso reflecte-se no esforço que o olho tem que fazer para focar a imagem, que é menor, logo menor o cansaço. Mas no que toca à radiação, ela continua lá e é prejudiial na mesma.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mar 15, 2004 22:40

´Mas tipo arriscome a dizer que é 1/5000 ( se é que tou a adizer bem ) menos prejudicial que um CRT ... mas adiante ...

Eu comprei um TFT 259€, e até agora n noto arrastamente, o que posso dizer que coro todo o tipo de jogos sem problemas. Ja antes tinha um TFT Portatil ( Eu sei que n usa a mesma tecnologia ) e tb não tinha arrastamentos. Relativamente agora, keria um CRT, por causa das cores e por causa das ALTAS resoluções. Digovos que a uma grande diferença de cores, quando trabalha em FLASH vejo no meu pc e em casa dos meus amigos ha uma grande ligeira diferença.

Para quem quer jogar ( so pelo prazer ) e fazer cenas do normal, um TFT é muito melhor.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Nukke » Segunda Mar 15, 2004 22:47

Obrigado pelas respostas.

Aceitam-se mais opiniões ou esclarecimentos.

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor topinhas » Segunda Mar 15, 2004 23:54

Mas olha que já experimentei TFTs e o arrastamento da imagem era mesmo muito notório, notando-se particularmente em jogos. Quase parecia um fade-out nalgumas cenas mais rápidas!

Mas tens toda a razão SpeedDragon : para jogar ocasionalmente e principalmente para trabalhar os TFT são melhores devido ao menor cansaço da vista. Segundo os meus livros de fisiologia humana, ver TV ou jogar não é prejudicial para a vista por si só. Os maiores efeitos são mesmo o cansaço dos olhos e o seu entortar (estrabismo induzido) quando se vê TV ou joga muito perto do ecrâ. Assim, a radiação não é o factor mais importante para a degradação da acuidade visual, mas é-o para o cansaço da vista, logo para o bem estar da pessoa. E isso é importante para quem trabalha no computador.

Já para tratamento de imagem, cores mais vivas e jogos, o CRT é melhor mas sem abusos.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Nukke » Terça Mar 16, 2004 12:48

Segundo percebi, os LCD não emitem (ou quase) radiação prejudicial. Os CRT emitem. Os CRT quanto mais Hz tiverem melhor é. E quanto aos Hz dos LCD?

Todos os LCD que vi tinham muito poucos Hz. Isso deve-se ao facto de ser uma arquitectura diferente não é? Ou seja, os Hz de um LCD não são comparáveis ao de um CRT, pois não?

Já agora, existe algum valor recomendado de Hz nos LCD (nos CRT, por exemplo, diz-se que a partir de 85 Hz já émuito bom...)

Se me pudessem esclarecer agradecia...

Que grande confusão... :wink:

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor jpnasci » Terça Mar 16, 2004 13:32

Basicamente o que se passa é que os CRT's não passam de uma "pistola" de electrões que excitam os pontos "junto" ao vidro. Os seus olhos não se apercebem, mas a imagem num CRT aparece muitas vezes por segundo, essa taxa é dada pela refresh rate. Num monitor LCD, a refresh rate não tem interesse (o normal é 60 - 75 hz), visto que os pontos só mudam quando tal é necessário. Assim, quando vê uma imagem num monitor destes, está sempre a ver a mesma imagem, enquanto que num CRT, a mesma imagem é mostrada X vezes por segundo.

O valor recomendado de hertz é o que os fabricantes dizem, para ambos os tipos de monitores.

E nos CRT's nem sempre mais é melhor: de acordo com estudos científicos em que se puseram pessoas à procura de padrões de texto num écran, o tempo levado até à descoberta de determinado texto era menor a 100 Hz do que a 120 Hz.
De referir ainda que os monitores LCD eram muito superiores neste campo, e daí se concluiu que a fadiga visual provocada por este tipo de monitores era inferior...
jpnasci
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 16, 2004 12:57

Mensagempor Speed Dragon » Terça Mar 16, 2004 16:39

topinhas Escreveu:Mas tens toda a razão SpeedDragon : para jogar ocasionalmente ...

Eu cheguei a jogar durante 3 meses Raven Shield todos os dias e mesmo assim 0 de Arrastamento.

Mas como eu disse anterior, testa um antes de o comprares.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes