+ ajuda partilha de internet em redes mistas

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

+ ajuda partilha de internet em redes mistas

Mensagempor AnaP » Terça Jan 10, 2006 22:36

Desculpem se lhes pareço burra.
Estive a ler todos os temas que encontrei sobre redes adhoc e o artigo em inglês da Microsoft, recomendado em 2 deles e ainda assim não consegui safar-me.
A rede cá de casa está com 3 PCs com cabos (embora ás vezes tenha 5).
A internet é ADSL do sapo, com o modem de origem.
Com uma placa que puz no portátil e uma daquelas USB com uma pequena antena que ficou a sobrar da casa da minha filha estudante, fiz uma rede adhoc que está a funcionar bem, consigo mandar imprimir trabalhos que vou fazendo á noite na sala á lareira....Um luxo...
Mas eu queria ir á net lá na sala.
Já estive a seguir os passos que indicaram mas como a rede foi feita quase automáticamente pelo software das placas (Linksys) o Windows não aceita fazer mudanças por algumas vias. Por outro lado fiquei com medo de mexer demais porque quando fiz partilhar a net nesta rede fiquei sem ela na cablada e tive de restaurar o sistema para me livar do problema.
Por outro lado a configuração da rede sem fios é acessível pelo software da própria placa.
Imagem
Será que me podiam ajudar com umas capturas de ecrã como fizeram no caso da rede normal num outro tema que vi?
Quais os campos que vou ter de preencher?
Também tentei criar um Bridge como explicavam no artigo do Windows support mas o Windows não permitiu.
Desculpem o pedido de tanto pormenor mas apesar de ter tenatdo isto tudo sou mesmo leiga na matéria, nem percebo bem os termos que aparecem, com as capturas ou Path vou lá mas....Já estou velha para aprender tudo.
AnaP
Novato
Novato

Registado: Quinta Dez 30, 2004 23:30

Mensagempor DexterHolland » Sábado Jan 14, 2006 3:44

O artigo deve ser este: http://www.microsoft.com/windowsxp/usin ... ril08.mspx
Fica aqui só para confirmação.

Ele assim tinha a obrigação de funcionar, com internet e tudo. Aliás, a parte da internet deveria ser a mais fácil, mas depois com o software das placas à mistura isso é capaz de complicar um bocado.

Não conheço o software da linksys, mas essa opção dos "profiles" está correcta. Ele obtem o endereço automaticamente dentro da rede, é a melhor maneira para 99% dos casos. Não sei bem o que poderá haver ali nos outros 2 separadores e se serão suficientes para partilhar a internet. O ideal seria mesmo com as definições do windows mas... não me atrevo a sugerir coisas que possam estragar uma rede que até nem está a funcionar mal.

E uma nota final: isso é uma duvida mais que aceitável e que não tem nada de burrice. Aliás, só o alojamento dessa imagem já seria uma missão impossível para muita gente. Há muita pergunta idiota por aí, mas esta definitivamente NÃO É uma delas.
Acer - Aspire 1694WLMi
Pentium M 760 (2.0GHz), 2x512Mb DDRII, 100Gb, 15,4 Pol WXGA Acer CristalBrite
128Mb ATI Mobility Radeon X700, DVD-Dual DL Slot-in, 56K, Lan 10/100/1000, WiFi 802.11b/g, Bluetooth
DexterHolland
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 07, 2005 22:11

Mensagempor AnaP » Sábado Jan 14, 2006 18:55

O artigo é mesmo esse.

Já verifiquei que o problema se pôe a muita gente e fiquei mais descanssada e as respotas muitas vezes têm ficado incompletas.

Verifiquei que deveria colocar o IP do pc que recebe a net directamente, fixo para os outros, em vez de deixar na detecção automática, mas como disse estou com "medo" de mexer nisto...
As placas vinham com software e com a indicação de NÂO deixar o Windows configurar a rede.
Depois de utilizar a instalação como as placas querem o Windows também se recusa a fazer alterações na rede, a eleminá-la etc.

(A propósito: Sabem dizer-me como eleminar uma rede ?)

TAmbém tentei fazer uma Bridge : com Ctrl clicar nas duas redes a ligar...botão direito... A opção aparece em cinza, não disponível.

Quanto aos outros separadores: O primeiro mostra o estado da ligação e o acesso ás estatísticas, o segundo mostra o resultado do scanning de redes com alista das acessíveis, força do sinal, etc e botão refresh e connect.
AnaP
Novato
Novato

Mensagempor AnaP » Sábado Jan 14, 2006 20:05

Obrigada pelo encorajamento!
Já consegui.

Para que não fique mais uma vez a solução imcompleta vou explicar:

Embora tenha feito a ligação pelo software das placas fui a cada um dos PCs e alterei os Ips, gateway e DNS de modo que cada um tem um IP fixo como sempre me indicaram tipo 192.169.0.1 (2, 3, 4...) com o DNS igual ao IP do PC que tem a ligação directa á net.
Na ligação sem fios fiz isso editando o perfil da ligação usando o software das placas na mesma (o que se vê na minha imagem do primeiro post).

Na ligação com fios fiz igualzinho mas indo ao painel de controlo, ligações de rede, clique direito, propriedades, seleccionar o TCP/IP e botão propriedades.

Ora eu já tinha tentado isto e não dava nada...
TAmbém tentara fazer o Bridge como disse e não dava...
Até que tive a ideia brilhante (Pffffff.... como não tinha pensado nisso antes?) de ir á ligação á net e dizer que não a queria partilhar.
É isso mesmo.
Depois de retirar a possibilidade de partilha já me deixou fazer a brifge entre as redes.
A seguir voltei a partilhar a ligação e já tenho net nas duas redes...
AnaP
Novato
Novato

Mensagempor jmra » Sábado Jan 21, 2006 11:12

Boas,
pelo que percebi trocaste os IP's directamente nas propriedades das placas, e não só nos assistentes de ligação, foi assim?
É que já tou farto de tentar e ainda não consegui fazer uma rede ad-hoc funcional.
Cumprimentos
jmra
jmra
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 11, 2006 20:14

Mensagempor AnaP » Sábado Jan 21, 2006 22:58

O que fiz foi alterar nas propriedades das placas de rede (com fios) e no espaço próprio das janelas abertas pelo software das placas wireless, se vires as capturas acima foi no espaço Specify ....

Mas o passo final foi conseguir a Bridge, sem isso continuava a não aceder á net.
AnaP
Novato
Novato

Mensagempor jmra » Segunda Jan 23, 2006 16:09

Ok, obrigado pelo esclarecimento
JMRA
jmra
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 11, 2006 20:14

Voltar para Redes Informáticas