Access. Seleccionar nome, deve dar morada, etc...

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Access. Seleccionar nome, deve dar morada, etc...

Mensagempor tubarao21 » Terça Jan 24, 2006 10:54

Oi ppl.

Apresento-vos um caso. Não estou a conseguir resolver :(
Deve ter alguma coisa a ver com relações. Ou não.

Bem, é o seguinte: tenho uma tabela de clientes (T_clientes) já feita, tenho uma outra tabela (T_contractos) que atraves de um assistente de pesquisa vai buscar os clientes a T_Clientes. Isto é possivel, pois apresenta uma ComboBox onde escolhemos o cliente que queremos.
O que eu queria fazer era o seguinte; seleccionando o cliente, o campo morada, telefone, etc, era preenchido automaticamente.

Caso contrario, tenho de fazer outra vez o mesmo método que usei no nome, e em caso de engano humano, os dados podem deixar de corresponder.

Ideias?

Obrigado desde já pela atenção;)
tubarao21
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 17, 2005 11:48

Mensagempor ThePain » Terça Jan 24, 2006 21:32

é pá, n é k seja mto intendido nisto pk só fiz até hj 1 programita em access mas tipo...

Tu se meteres 1 combo box, com o nome, a ir buscar os valores à dita tabela, e meteres no formulario campos de texto correspondentes aos registos k keres ir buscar, ao executares o formulario e inserires um valor na combo box ele vai actualizar todos os restantes campos do formulário de acordo com esse campo...

Se já meteste a combo box, n consigo perceber a tua duvida lol ... a n ser k n tenhas os campos correspondentes aos outros valores :idea:

Vou deixar aqui uma imagem do formulario que tenho feito a ver se me expresso melhor ;)

Imagem

Em cima, onde diz "procura por código" (não é o "código", que está sombreado) é uma combo box. Ao inserir lá o valor que quero (no teu caso seria o nome), ele actualiza todos os restantes campos, indo buscar à tabela os valores correspondentes.

Espero ter ajudado ;)
ThePain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 07, 2005 16:56

Mensagempor tubarao21 » Quarta Jan 25, 2006 10:56

Ok, parece-me ter percebido. A questão é que estas a trabalhar directamente com uma tabela. Penso eu.

Imagina que tenho o formulario. Mas este formulário é de uma tabela onde quero inserir dados ( por exemplo, a tabela vendas ). Não estou a trabalhar com a tabela de clientes, mas sim com a tabela de vendas.
Nesta tabela preciso da informação do cliente que já ta na base de dados mas noutra tabela (T_clientes).

Resumindo, o formulario é da tabela vendas (resultado do cruzamento de varias tabelas; clientes, produtos, etc..). Mas no campo de cliente deveria ir buscar à tabela de clientes.
O está a fazer é, a Combo Box com os nomes dos clientes, mas não preenche automaticamente o campo morada, telefone, por exemplo.

Mto extenso... mas estamos a falar de Access. :D

Podem ajudar? Desde já agradeço a atenção ;)
tubarao21
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ThePain » Quarta Jan 25, 2006 17:14

Bom, se bem percebi, o problema é estar a trabalhar com diferentes tabelas... realmente este formulário aplica-se apenas a uma tabela.. nesse caso, tenta criar campos de texto, e na "origem dos dados" seleciona os dados a ir buscar a outra tabela.

Se isto já estiver feito, abre a pagina das relações e adiciona lá todas as tabelas. Depois, faz relação entre as várias tabelas a partir do nome. Se nao estou em erro, só podes ligar 2 campos com o mesmo nome, o que te obriga a adicionar o campo "nome" nas restantes tabelas, de forma a poder ligá-las.

Tem cuidado que o campo "nome" tem k ter EXACTAMENTE as mesmas caracteristicas, o nome do campo tem k ser igual, o numero max d caracteres.. etc ... já deves tar por dentro disso ;)

Não sei se estou a perceber bem, pk realmente é complicado explicar o k se ker mas penso que seja um formulário em k acrescentas dados a tabela "vendas", e nesse formulário constam tambem os dados do cliente, que ele vai buscar a outra tabela, certo?

Sendo assim, penso que realmente seja possível fazer como te disse... uma combo box com o nome do cliente, para introduzires os dados, e ele vai buscar os dados do cliente à outra tabela. só precisas de establecer a relaçao de forma correcta ;)
ThePain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 07, 2005 16:56

Mensagempor tubarao21 » Segunda Jan 30, 2006 12:27

Poix é mesmo isso que quero fazer.
Preencher a tabela vendas indo buscar o nome do cliente a outra tabela.
AInda não experimentei mas assim q possa digo se funcionou ;)

Obrigado.
tubarao21
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tubarao21 » Terça Jan 31, 2006 16:28

Ui, não consigo.
Não dá. No formulário criei uma combo box a ir buscar o nome de cliente à tabela de clientes. Apresenta os nomes disponiveis. Ate aqui tudo bem.

Depois criei caixas de texto e defini na origem do controlo os respectivos campos da tabela de clientes que quero (Bi, nro de contribuinte). Apresenta de facto estes dados, mas não estão relacionados ao nome. Isto é, mudando o nome na combo box os restantes dados não mudam.

Depois coloca-se outra questão. Mesmo q vá buscar esses dados correctamente, não sei o que fazer para guardar na tabela de vendas, visto que a origem de dados é a tabela de clientes.

Isto não tá fácil. Ideias?

Obrigado pela disponibilidade.
tubarao21
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor vimaranes » Quarta Fev 01, 2006 20:02

oi
Por aquilo que percebi, tens de fazer o seguinte, se ainda não o fizeste
Tens de criar um campo"cliente" na tabela onde tens, o trabalho dependente, rendimentos, etc, com as mesmas caratecisticas que tens na tabela t_clientes no campo código, depois vais ás ligações e ligas do campo código da tabela de clientes ao campo clientes da outra tabela. E já deve funcar
vimaranes
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 15, 2004 10:26

Mensagempor filduarte » Terça Nov 14, 2006 15:32

estou com a mesma duvida...

este topico é de 2004 :(

alguém tem alguma resposta válida???
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante