Recuperação de dados em RAID0

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Recuperação de dados em RAID0

Mensagempor 2fast4u » Quinta Jan 26, 2006 18:47

Olá pessoal.

Estou aqui com um problema gravíssimo.
Mal consigo dormir pois acho que perdi mais de 200 gigas em dados pessoais importantíssimos. Praticamente toda a minha vida está ou estava no meu computador, ou melhor, no meu disco, que neste caso são dois discos rígidos.

Tenho 2 discos sata de 160 gigas montados em raid0 e ainda não sei porquê, mas a partir de uma dada altura e após reiniciar o meu computador, um dos discos (ou arrays) deixou de ser detectado.
Estou com receio de ter perdido todos os meus dados.

Após ter derretido toda a minha paciência, verificado contactos e substituido os cabos sata e os cabos de alimentacao lá consegui por a máquina a detectar o disco, o array que tava a falhar. Achei muito estranho...

Pois, até aqui tudo bem, pensei eu... mas logo depois, puft... lá veio a chatice... 'nah-pah' de Windows. O PC nao carrega o XP. Pensei que fosse o MasterBootRecord danificado ou sei lá o quê e espetei-lhe logo com o cd do XP, fiz reboot, carreguei os drivers raid0 a partir de uma disquete e entrei no DOS pra tentar usar os comandos 'fixmbr' e/ou 'fixboot' mas infelizmente o Windows não atribui as letras de unidade às 3 partições 'c', 'd' e 'e' de 50, 50 e 200 gigas que tenho nos 2 discos sata seagate de 160 gigas em raid0. Estou tramado, bem tramado...

Os discos estão a funcionar pois já os liguei numa outra máquina mas mesmo assim não consigo aceder aos meus dados.

O que devo fazer? Ajudem-me PF.

Será que existe algum programa ou utilitário p'ra tentar restaurar um array 'marado' ou sei lá o quê pois ainda não sei o que causou tudo isto.
Qual será o problema?

Estou a desconfiar que tenha sido um upgrade que fiz à bios de uma versão beta para a minha board asus a8v-deluxe, mas isso foi 2 semanas antes deste problema e já no passado tive várias versões beta na minha bios.

Já não sei o que fazer mais.
Digam coisas,
Obrigado.
2fast4u
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 31, 2005 20:37

Mensagempor rfsapiens » Quinta Jan 26, 2006 20:15

Boas,
Penso k o teu problema é k as partições estão corruptas.Tenta criar uma diskete de arranque com o Active Partition Recovery 3.0 e correr esse prog para ver se ele detecta se tens ou tiveste alguma partição.(foi assim k safei um IDE cá de casa).

Cumps,

Rfsapiens.
Gigabyte P35-DS4
Intel Core 2 Duo E8400@4.15GHz by Zalman CNPS9900-Cu LED
6GB DDR2 OCZ Reaper 1150
Seagate 500GB 32MB SATA2 || Samsung 750GB 8MB SATA2 || Hitachi 250GB 8MB SATA2
XFX ATI Radeon HD 4890 1GB GDDR5 PCIe
Creative SoundBlaster Audigy 2
rfsapiens
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 06, 2005 20:13

Mensagempor 2fast4u » Quinta Jan 26, 2006 23:01

rfsapiens Escreveu:Boas,
Penso k o teu problema é k as partições estão corruptas.Tenta criar uma diskete de arranque com o Active Partition Recovery 3.0 e correr esse prog para ver se ele detecta se tens ou tiveste alguma partição.(foi assim k safei um IDE cá de casa).

Cumps,

Rfsapiens.

Obrigadao pela dica.
Vou tentar a minha sorte.
Fica bem.
2fast4u
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MiNiMe » Sexta Jan 27, 2006 3:41

Hi,

Bem podes desconfiar do teu update da Bios. :)
Deve ter sido isso que mandou o RAID ao ar. Ja tive 1 experiencia do genero, e foi da mm forma k tu; com um update da bios...

Tenta ver na descrição da release da BIOS, se mencionam algum update do controlador RAID.

E se tentares criar de novo o array, tens de formatar os HDDs.... :S

Se estiveres a usar esse tipo de RAID, posso-te dizer k mto dificilmente deves de conseguir recuperar a informação contida nos HDDs.

Certamente, deves de saber que esse tipo de RAID prima pelo desempenho, mas nada pela fiabilidade .... !!

O funcionamente dele é obvio, divide tds os dados em vários pacotes (mediante o nr. de HDDs a usar) e distribui pelos mesmos... aumentando assim o desempenho ... mas, se por alguma razão uma das drives deixar de funcionar, tds os dados são perdidos, pois apenas existem fragmentos, dispersos pelas várias drives. So funcionam bem em conjunto ... sozinhos, são lixo autentico.

É como teres 1 ficheiro RAR ou ZIP ... tens la td o conteudo, mas faltando blocos de dados, nada feito ... ficheiro corrupto...

Mas mm assim, tentava a sugestão do rfsapiens ... ñ tens nda a perder ...

Cheers,
MiNiMe
Novato
Novato

Registado: Sexta Jan 27, 2006 2:31

Mensagempor MiNiMe » Sexta Jan 27, 2006 9:03

Hi,

Lembrei.me dum outro software que podes ter en conta pra tentar recuperar alguma coisa.

Chama.se EasyRecovery Professional, e é da Ontrack.
Tb necessitei de o utilizar, e até é bastante bom.
Necessitas é de ter 1 makina com um OS instalado .... :?

Cheers,
MiNiMe
Novato
Novato

Mensagempor xXx... » Sexta Jan 27, 2006 21:01

o getdata back é melhor
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor 2fast4u » Domingo Jan 29, 2006 23:35

Alguem me pode disponibilizar esses programas por mail?
Agradeço a atenção...
2fast4u
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MiNiMe » Domingo Jan 29, 2006 23:54

2fast4u Escreveu:Alguem me pode disponibilizar esses programas por mail?
Agradeço a atenção...

Easy recovery professional: Download Link

Cheers,
MiNiMe
Novato
Novato

Mensagempor 2fast4u » Segunda Jan 30, 2006 1:46

MiNiMe Escreveu:
2fast4u Escreveu:Alguem me pode disponibilizar esses programas por mail?
Agradeço a atenção...

Easy recovery professional: Download Link

Cheers,

Mutxas glacias...
2fast4u
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes