Pen USB... como desligar?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pen USB... como desligar?

Mensagempor JAM » Quarta Fev 08, 2006 12:32

É aconselhavel desconectar primeiro por software as pen's USB dos PCs, e só depois desconectar fisicamente. Pelo que me explicaram isso é para evitar que ficheiros abertos no pc se percam com uma desconecção fisica.

No entanto, na semana passada fiz isso na Pen de uma colega de trabalho, como não tinha nada aberto desconectei fisicamente apenas. Acontece que ela ao chegar a casa recebe uma mensagem para formatar a pen... pareceendo que perdeu tudo.

A minha pergunta, para ver se de uma vez por todas percebo isto, é: Se desconectar apenas fisicamente a pen do PC podemos perder tudo o que ela tem lá dentro?

Obrigado
JAM
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 28, 2003 15:28

Mensagempor xmidt » Quarta Fev 08, 2006 13:55

as pens sao meio malucas eu sempre a desliguei de kk maneira e ela nunca deu problemas, no entanto colegas meus fikam logo lixados se fizerem o mesmo... axo k depende muito de pen pa pen

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor JAM » Quarta Fev 08, 2006 14:03

Eu também nunca tive problemas com as minhas.... quer-me parecer que agora tive com uma que não é minha, mas pior mesmo é que se a informação voou estamos a falar de umas dezenas valentes de megabytes e sem backup :roll:
JAM
Novato
Novato

Mensagempor Kayn » Quarta Fev 08, 2006 14:34

é facil de perceber. ha 2 maneira de estragar uma pen por acidentes deste genero. a primeira é ter a pen a fazer, de facto, qq coisa, como um programa aberto ou um ficheiro aberto, a partir da pen, e saka-la fora assim. Bom, nao é preciso ser nenhum genio pra perceber ke fazer isto só pode dar bronca. é simplesmente estupido por qualquer angulo que se olhe :P

a outra, tem a ver com a cache de escrita. que costuma estar desactivada por default, o que faz com que, desde que nao haja nada a usar a pen pra nada, pode-se saka-la fora sem problemas nenhuns, mas a transferencia de dados é mais lenta.

Tendo a cache de escrita activa, da jeito pra kem faca muitas transferencias ou com mto volume de info. Acelera a transferencia e tambem garante outras vantagens, mas é absolutamente fundamental que se desligue a pen antes de a tirar fora, com o tal "Remover dispositivo com segurança", ou os dados que estariam na cache nessa altura, quase mais ke certo que se vao perder, e como consequencia, bem.. o tal efeito indesejado onde o sistema de ficheiros da pen pode ficar corrompido, dados ja eram e ate pode ser um drama para voltar a por a pen a funcionar.

A cache pode ser configurada nas propriedades do dispositivo usb em questao.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Mr.OutlawZ » Quarta Fev 08, 2006 14:38

Boas, a unica forma de removeres a pen com total segurança é primeiro por software e dps fisicamente...

Cumps
LCPower Supersilent V2 550w Rohs
AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5200+ Box SKAM2
Seagate Disco Rigido 250gb 16MB Sata II
Team Elite DDR2 2x1GB PC6400
Sapphire Ati HD3870 512MB DDR4 PCI-E
Asus M2A-VM HDMI AMD 690G SKAM2
Mr.OutlawZ
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Out 28, 2005 0:07

Mensagempor JAM » Quarta Fev 08, 2006 16:36

Sobre remover já percebi que não vale a pena andar com "ses", é remover por software e pronto!

Softwares gratuitos para fazer recuperação deste tipo de situações, alguém conhece?
JAM
Novato
Novato

Mensagempor d@vidream » Quarta Fev 08, 2006 17:45

Boas!
Tenta isto:Edata Unraser
http://www.download3000.com/article-5112-19333.html
Depois diz p.f se resultou :wink:

Tb concordo k se deve 1º usar a opção:Remover dispositivo com segurança
é mais seguro :!: :!:

Fiquem 8)
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor LRFF » Quarta Fev 08, 2006 21:47

BOas!

Nunca me deu problemas desconectando por software e depois fisicamente, daí aconselho te a fazer sempre isso, mas confesso k as vezes com a pressa tiro a pen só fisicamente, mas nunca deu problemas.

Agora outra coisa k já ouvi k faz mal às pens, e k pode dar problemas ao desconectar logo fisicamente, é trabalhar directamente na pen, ou seja ter por ex um documento word directamente na pen e estar a trabalhar directo, gravando na pen, etc..

Trabalha no disco rigido, e so kd tiver tudo terminado, passa para a pen.
Usa a pen apenas como meio d transporte, e vais ver k n tens nenhum problema.

Por ex eu tenho um trip é com um disco externo por USB 2.0

kd tento desconectar por software, o disco tripa sempre, só prai a 3 vez é k n tripa, e desconecta.

Mas com as pens, já tive 5 ou 6 diferentes, e nenhuma me deu problemas, nem nunca perdi dados.

Cumps,
Be Cool!
LRFF
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 01, 2006 7:06

Mensagempor Alf_PKS_0 » Quarta Fev 08, 2006 22:05

eu é a terrorista, disseram-me que se todos os programas e processos relacionados com os ficheiros na pen estiverem fechados se pode tirar, caso o sistema seja me/xp. nao percebi muito bem mas faço isso e nunca deu porcaria. já com a máquina fotografica não faço isso pois nao custou 20€...
Imagem
Alf_PKS_0
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 19:13

Mensagempor JAM » Quinta Fev 16, 2006 9:40

Bom dia

A sugestão que o D@vidrem deu acabou por não funcionar, por não reconhecer o disco. Como aparentemente foi o sector zero que entregou a "alma ao criador" o disco não era reconhecido.

Acabei por não recuperar dados, porque a pessoa em causa tinha a informação desta pen espalhada em diversos pcs e acabou por ir recuperando aos poucos.

Entretanto cheguei a usar a versão trial de um software denominado scavenger e obtido em www.qetek.com. Na versão trial era possivel recuperar ficheiros até 60kb, mais que isso só comprando o software que custa 45$US. O unico "senão" deste software é que não me repunha os ficheiros com o nome original, não sei se foi por estar a usar a versão trial ou se pela natureza do problema.
JAM
Novato
Novato

Re:

Mensagempor carlosfilipe » Quinta Fev 16, 2006 12:23

Já agora, e porque a preguiça é o motor do desenvolvimento, será que dá para criar um atalho no desktop que faça a desconexão directamente?
Por exemplo no Kurumin Linux quando se introduz uma pen ele automaticamente cria um atalho para desconectar a dita.

A ideia era ter um atalho fixo para fazer isso, já que eu por exemplo só tenho uma pen, logo a desconexão será sempre desse dispositivo.

Não sei se é possível e se me fiz entender...

Obrigado.
Abraços, carlos filipe

AMD Athlon 64 3200+ venice@ABIT KN8 Ultra
OCZ 2x512 PC3200
ASUS Extreme AX550GE/TD 256 MB PCI-E
HITACHI Deskstar 7K80 80G sataII
NEC ND-4570A
LC-POWER Super Silent LC6550 2.0 550W Black
ACER AL1716
carlosfilipe
Aprendiz
Aprendiz