seasonic S12 430W - já chegou!!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

seasonic S12 430W - já chegou!!

Mensagempor CLS » Domingo Fev 12, 2006 22:17

Boas,

Agora que tenho o pc no quarto também vou receber uma fonte nova, e como é para ficar em "24/7" tem de ser praticamente inaudivel.

Até agora pensei em modelos completamente diferentes em tudo:

-LC Power SS 550W Rev.2
vantagens:Preço e potencia

-LC Power Scorpio 480W modular
vantagens: modular e a que tem mais amperes nos 12V

-Seasonic S12 Supersilent 430W
vantagens: a mais silênciosa
Desvantagens: a menos potente e com menos amperes

Inicialmente tinha pensado unicamente na seasonic devido ao ruido e apesar de não ser muito potente não ia ter problemas em aguentar o meu sistema que se aguentou até à data (já lá vão 3 anos, ficando em 24/7 há 2.5 anos) com uma OEM 250W 10A@12V.(até assusta!)

O que eu tenho medo é que depois de um upgrade ela fique mais barulhenta por puxar mais ou na pior das hipoteses que não me aguente com o sistema!

Existe alguma fonte até aos 100€ que seja tão ou mais silenciosa que esta seasonic e que seja modular? como vai ser oferecida só tinha de pagar a diferença...

tks
Editado pela última vez por CLS em Quinta Mar 09, 2006 19:49, num total de 1 vez.
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 18, 2005 18:09

Mensagempor Frost » Domingo Fev 12, 2006 22:34

O que eu tenho medo é que depois de um upgrade ela fique mais barulhenta por puxar mais ou na pior das hipoteses que não me aguente com o sistema!

Se a fonte aguenta ou não, depende do upgrade que vais fazer, mas em principio a seasonic deve aguentar com a maioria dos sistemas que andam por aí...
ainda assim, se nos disseres que upgrades planeias fazer, melhor te podemos ajudar

Existe alguma fonte até aos 100€ que seja tão ou mais silenciosa que esta seasonic e que seja modular? como vai ser oferecida só tinha de pagar a diferença...

A enermax liberty 500W custa +/- 100€ e deve ser a melhor opção neste aspecto ...

cumps
******** Frost ***********
Frost
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 23, 2004 10:11

Mensagempor kremlin » Domingo Fev 12, 2006 22:37

ja agora... quais sao as specs do teu pc para os 250W?
kremlin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 17, 2006 22:48

Mensagempor Posturas » Domingo Fev 12, 2006 23:51

Penso que a menos que estejas a pensar em fazer um upgrade para um sistema com sli/xfire, os 430W da seasonic deverão ser mais que suficientes.

Neste site analisam (muito por alto) a potencia de vários sistemas:
http://www.silentpcreview.com/article28-page4.html

Se a seasonic vai ficar mais ruidosa quando lhe for solicitada mais carga, sem dúvida que sim. Agora se vai ser mais ruidosa que as outras, já é mais dificil de responder. No mesmo site há review às seasonic s12 de 430, 500 e 600W. Se vires os dbA/1m que eles mediram, vens que a de 430W @430W consegue ser mais silenciosa que a de 500W@400W.

http://www.silentpcreview.com/article226-page4.html
http://www.silentpcreview.com/article247-page4.html

Se fosse eu (que não quero gpu de topo), ia pela a Seasonic, que por acaso é a fonte que tenho.

A respeito de alternativas, tens a já referida enermax liberty 500W. Se queres que a fonte seja modular, provavelmente é das melhores escolhas e dá mais alguma margem de upgrade.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor G@rlink » Segunda Fev 13, 2006 0:19

Boas,

CLS Escreveu:Existe alguma fonte até aos 100€ que seja tão ou mais silenciosa que esta seasonic e que seja modular?

Tens a Enermax Liberty 500Wpor +/- 105€. É uma optima fonte. :wink:

Tens ainda outra hipotese mais economica... Esperar pela LC-Power 560W Titan, que está anunciada na loja da água, para breve, por 72€. Contudo ainda não li nada sobre esta fonte, pois ainda é uma novidade, e não sei se é realmente silenciosa... Ainda assim estou confiante que não me irá desiludir...:roll:

PS: A Seasonic é uma boa opção, mas hoje em dia 430W já começa a ser pouco... Apesar que essa Seasonic até tem uma boa amperagem...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor CLS » Segunda Fev 13, 2006 9:38

kremlin Escreveu:ja agora... quais sao as specs do teu pc para os 250W?

PIV 2.4 GHz Northwood skt 478
QDI PlatiniX 2-E
512 MB PC2700
SB live 5.1 (axo eu)
1 placa de rede
2 HD IDE (40+120GB)
DVD-Ram LG 4163 (não tenho a certeza)
GF 4 MX440

e a fonte tem-se aguentado!

Eu por agora estou a comprar fonte para o silêncio. Vou agora comprar uma VGA nova e adicionar 512 MB de Ram para tentar aquentar isto mais uns tempos (talvez até ao aparecimento dos Quad-core).

Com isto sei que aguenta (a seasonic, não a OEM). Só não sei é se aguentará quando mudar isto para skt AM2 ou F ou equivalentes da intel, por isso ainda não posso tar a dizer aquilo que quero com que ela aguente.

Que tal é a Enermax de som? as reviews que encontrei não eram muito explicitas em numeros...

cumps

EDIT: Como ando atrás do silencio também me quero livrar do stok cooler do CPU. Tava a pensar num Thermaltake Sonic Tower. É mais barato que o ninja e pelo que vi até se porta bem sem fan nenhuma enkuanto que já tenho lido que o ninja sem fan fica quentinho.
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Segunda Fev 13, 2006 11:43

CLS Escreveu:Que tal é a Enermax de som? as reviews que encontrei não eram muito explicitas em numeros...

cumps

EDIT: Como ando atrás do silencio também me quero livrar do stok cooler do CPU. Tava a pensar num Thermaltake Sonic Tower. É mais barato que o ninja e pelo que vi até se porta bem sem fan nenhuma enkuanto que já tenho lido que o ninja sem fan fica quentinho.

A enermax é boa escolha, e não é ruidosa. Mas vê este tópico:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=29469&postdays=0&postorder=asc&highlight=seasonic&start=0

Quanto ao cooler pensa tb no typhoon:

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/5-cool_18.html por cerca de 35€

E nos coolers da artic.

Mas antes de investires forte no silencioso, reflecte bem acerca do ruido do hdd, pq normalmente é ele que faz a maior parte do barulho.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CLS » Segunda Fev 13, 2006 13:22

Obrigado por relembrares esse tópico. Só lhe tinha apanhado o inicio e depois não vi o desenvolvimento.

O typhoon parece boa escolha. A thermaltake diz que só produz 16 dbA o que é muito bom suponho eu.

Quanto aos HDD não acho que preciso de me preocupar. São seagate e só ultimamente é que tenho ouvido uns barulhitos tipo "cshrt" (talvez má escolha e criação de onomatopeia...:P) mas deve ser porque tenho abusado do disco...tá cheio, já não é formatado há bastante tempo e tá sempre a receber e a apagar informação...

A thermaltake só diz que é compativel com P4 Prescott skt 478...acham que ia ter problemas com o meu Northwood?
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Segunda Fev 13, 2006 14:13

A respeito do typhoon eu sugeri-o, mas é preciso ter alguma cautela com as dimensoes do bicho. Mas se a motherboard tiver espaço para o receber, penso que não teras qualquer problema.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CLS » Quinta Mar 09, 2006 19:48

Boas,

Finalmente, chegou a fonte! Atrasou-se um bocado...

Estou a montá-la e sou tão esperto que só agora é que reparei, ao fim de montar tudo, que havia um conector k não tinha ligado e que a fonte não tem! É na MB e tem 6 pinos.

O conector de 20 pinos também não tem um dos contactos num dos buracos...está vazio mas axo k tb não tem lá nenhum fio ligado. Isto é normal?

Desculpem lá a ignorância das perguntas mas quando se mexe em electricidade no pc prefiro não arriscar e perguntar primeiro...

fikem bem e obrigado
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Quinta Mar 09, 2006 20:15

CLS Escreveu:Estou a montá-la e sou tão esperto que só agora é que reparei, ao fim de montar tudo, que havia um conector k não tinha ligado e que a fonte não tem! É na MB e tem 6 pinos.

6pinos em linha? é o aux power supply connector? A seasonic não tem, tens de comprar um adaptador.

CLS Escreveu:O conector de 20 pinos também não tem um dos contactos num dos buracos...está vazio mas axo k tb não tem lá nenhum fio ligado. Isto é normal?

Se fores ao manual da fonte, ves que o dito pino vem referido como NC (not connect). A minha tb não tem esse contacto e até agora tem funcionado.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CLS » Quinta Mar 09, 2006 20:29

Adaptador do k? Dakele cabo de 8 pinos (4 em cima e 4 em baixo) k não tenho onde ligar?
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Quinta Mar 09, 2006 23:13

CLS Escreveu:Adaptador do k? Dakele cabo de 8 pinos (4 em cima e 4 em baixo) k não tenho onde ligar?

Isso já não sei, pq só fiquei a conhecer o aux power supply connector, dps de ter ido ao site da QDI. Mas deve existir um adapator para teres um cabo desses. A tua fonte antiga OEM tinha esse cabo?
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CLS » Sexta Mar 10, 2006 7:28

yap, a OEM tinha, e tem ps ainda tou com ela...

encontrei esta imagem no google dele:
http://images.gruntville.com/images/how ... sleeve/(27)%206pin-aux-wiring.jpg

Acho que dá para ver + ou - o k é...

Já andei à procura e não consegui encontrar adaptador nenhum... :(

Pode parecer uma ideia meia estupida e desesperada mas...será que por ser "aux" é apenas auxiliar e não é necessário com esta fonte, tal como aquele outro pino do cabo da MB?

É seguro eu tentar ligar o pc com a seasonic sem o tal cabo para experimentar?

obrigado
CLS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Sexta Mar 10, 2006 10:45

Fui ler o porque da seasonic não ter ido, e o problema é que a seasonic cumpre a norma ATX12 V2.0. Encontrei isto: http://www.formfactors.org/developer/specs/ATX12V%20PSDG2.0%20Ratified.pdf

1.2.3. Main Power Connector:
The 2 x 10 main power connector has been replaced by a 2 x 12
support 75 watt PCI Express*requirements. Pinout assignments
recommendation.
With the added 12V, 5V, and 3.3V pins the need for an Aux Power
needed and the guidance for this connector has been removed.

O aux cabo desapareceu (portanto, as fontes já nao tem de o incluir).

...

Não ligar todos os cabos de alimentação, pode não ser mt boa politica. Eu tive a ler um pouco do manual da QDI PlatiniX 2 (que deverá ser semelhante à QDI PlatiniX 2-e) e fiquei com a ideia que é preciso ligar tb esse cabo.

Mas segundo este site:
http://www.pctechguide.com/tutorials/MBoard_Power.htm
O cabo não é estritamente necessário, por isso na tua situação, tentava ligar mesmo sem esse connector.

...

Quanto ao pino não conectado. O dito pino na norma ATX corresponde ao -5VDC, e na nova norma (secção 4.5; figura 10), é suprimido, e reserva-se esse espaço para not connect.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes