primary/secundary master/slave drive fails

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

primary/secundary master/slave drive fails

Mensagempor PSousa » Quinta Mar 25, 2004 14:21

A bios não reconhece e dá-me sempre o mesmo erro em todas as configurações:
primary/secundary master/slave drive fails.

Cabos diferentes e máquinas diferentes.

Consigo, com o XP, entrar no disco e ler/gravar informação Pelo que consegui fazer backup de tudo.
mas não consigo fazer boot nem aceder em DOS.

Já usei um XP pro bootable, o partition magic 7.0, os powermax e maxblast da maxtor e um antivirus.
Nenhum encontra erros.
Consigo particionar e formatá-lo mas o erro persiste.

Desconfio de problemas na parte electónica, porque a BIOS apenas me fornece o nome dele no ecran inicial de identificação de dispositivos presentes, mas já não o mostra nem no ecran seguinte nem nos menus de configuração.

Alguma sugestão?

Configuração:
P3 667 / MB Asus P3C-E / 128Mb C/ DIMM Raiser / HD Maxtor 30/40 Gb 7200 rpm 2Mb Cache / ...

Também estou agora à procura de um novo de 120/160 Gb, já preparado para um upgrade para P4 2.??/3.?? / ASUS que quero fazer no verão com o belo subsídio.
Possivelmente um SATA.
Alguma sugestão de escolha ou problemas de compatibilidade com a máquina actual ou futura.

Obrigado
PSousa
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 24, 2004 9:42

Mensagempor Kareka » Quinta Mar 25, 2004 18:43

Deixa ver se percebi a tua questão:

Tens um disco que, quer esteja ligado como Master ou Slave no IDE1 ou IDE2, a BIOS dá a mensagem de fail ao tentar ligar o dispositivo.

Entrando a BIOS, consegues fazê-la detectar o disco?

Por outro lado dizes que consegues com o XP entrar no disco e ler tudo.
Como? Com arranque da máquina noutro disco? Nesse caso já não dá erro da BIOS? Ou dá erro mas depois do XP arrancar consegues aceder ao disco manhoso?

Falas de cabos diferentes. Diferentes como? São diferentes porque são outros mas iguais, ou são diferentes porque uns são de 40 condutores e os outros são de 80? No caso de usares os cabos de 40 condutores tens os discos configurados como master e slave? No caso de usares cabos de 80 condutores tens todos os discos configurados para Cable Select?
Editado por Kareka
Kareka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 25, 2004 19:47

Mensagempor PSousa » Sexta Mar 26, 2004 9:33

Obrigado pela tua resposta.

Entrando na BIOS, ela não detecta o disco.
Consigo arrancar com o XP instalado noutro disco,
a BIOS dá o erro e seguindo com F1.

Só tenho um cabo de 80, por isso são outros cabos diferentes, e sempre com as opções master/slave, não uso CS.

A maxtor deu-me como resposta que o HD tem um erro que o software não consegue resolver.
um amigo nos USA diz-me que teve 6 discos maxtor nos últimos 5 anos, três deles trocados ainda dentro da garantia, sempre com problemas de reconhecimento pela BIOS ou não fazerem boot. Outro só funcionava como slave.
Por isso desconfio da parte electrónica.

em relação ao novo disco a comprar alguma sugestão?
PSousa
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 24, 2004 9:42

Mensagempor Kareka » Sexta Mar 26, 2004 11:36

Pois é... isso cheira a erro na controladora do HDD. Se tivesses acesso a um disco igual, trocavas as placas controladores e ficavas com a certeza.

Quanto a um HDD novo com interface EIDE, é esta a minha sugestão:

Western Digital SE Caviar 120GB EIDE com 8 MB de buffer.

Espera por mais uns posts para formar uma ideia mais clara.

Cumps.
Editado por Kareka
Kareka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 25, 2004 19:47

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes