actualização de drivers num portátil.

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

actualização de drivers num portátil.

Mensagempor cardu » Sexta Mar 26, 2004 15:59

Boas, eu tenho um portátil HP com uma ATI mobility radeon 9200 e o colin mc rae 3 e 4 de vez em quando fazia alguns slow-downs. Eu pensava que seria da placa gráfica e mesmo que fizesse actualizações dos drivers tudo iria continuar na mesma.
No entanto decidi ir pesquisar a ver se existiam drivers para aplca gráfica actualizados e encontrei um deste mês e decidi fazer download e actualizar a placa.
Qual não é o meu espanto que agora jogo o colin mc rae 4 já com o driver actualizado e reparei que já não faz quase nenhuns slow-downs como antigamente. Melhorou bastante!!!
A minha dúvida é a seguinte, como é que uma simples actualização de drivers resolve este problema se a placa gráfica é a mesma???
fiquem bem
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 09, 2004 10:48

Mensagempor ljbk » Sexta Mar 26, 2004 16:48

Um driver representa o software que oferece um conjunto de funcoes graficas (livrarias de DirectX, OpenGL, funcoes proprietarias (ATI, Nvidia e outras) ) ao restante software: Windows e aplicacoes.
É claro que esse software tambem tem bugs... :lol:

Na maior parte dos casos, as novas versoes dos drivers nao trazem mais velocidade, pelo contrario. Trazem é muitas correccoes de erros.

Por exemplo, os Omega drivers baseados no Catalyst 4.2 para ATI (http://www.omegacorner.com) fazem baixar o meu score no Aquamark de quase 1000 ( 8O ) pontos (em 21730) em relacao ao score original com o driver Catalyst 3.9 .
Para a Nvidia é igual, o Forceware 56.64 faz baixar o meu score no 3D Mark 2001 SE de 250 pontos (em 10652) no meu desktop.

No entanto, em ambos os casos, as novas versoes trazem muitos bugs corrigidos.

Fica bem. :wink:
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor cardu » Sexta Mar 26, 2004 18:27

Em boa hora apareceu esta actualização do driver da placa gráfica.
Além dos jogos (Colin McRae 3 e 4) não terem nada a ver antes desta actualização, também ao nível do 3d mark 2003 obtive um melhor resultado de benchmark da placa gráfica (1222 3d marks), comparativamente ao resultado anterior ainda sem a actualização do driver.
Agora sim, posso dizer que tenho uma placa gráfica decente.
Não é nada de especial, sou sincero é apenas uma ATI mobility 9200, sei que já há melhores. Mas pronto, não me posso queixar do que tenho
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fifa_x » Sábado Mar 27, 2004 15:05

Olha eu tenho um Acer2003 tb com uma ati9200 e gostava de saber onde e k foste buscar e se sao oficiais...e k ja vi na pagina da ati e da acer, mas la nao ta nada para 9200 mobile...
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 15, 2003 16:10

Mensagempor cardu » Sábado Mar 27, 2004 18:12

Boas fifa x,
então é assim , eu fui buscar a actualização do respectivo driver ao site da HP , marca do meu portátil, na secção: suporte e drivers.
Este é um driver oficial da ATI e recente , pois ainda se refere ao mês de março deste respectivo ano.
Fica bem .
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fifa_x » Domingo Mar 28, 2004 13:48

Pois...ja agora kual e a versao do driver...na pagina da acer esta este ATI Video driver v.6.14.10.6378!
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cardu » Segunda Mar 29, 2004 11:32

ATI Mobility 7500/9200 Video Driver and Control Panel
Versão: 7.963-031113A-012785C A
Data: 2004-03-15
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor robotic35 » Segunda Mar 29, 2004 13:03

Boas, eu também tenho um Acer2003, e gostaria de saber se vale a pena descarregar esses drivers da placa gráfica????
robotic35
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 23, 2003 14:17

Mensagempor cardu » Segunda Mar 29, 2004 13:19

Para mim valeu bem a pena. Basta ler o que mencionei nas primeiras mensagens acerca deste novo driver
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fifa_x » Segunda Mar 29, 2004 13:31

E podemos fazer o download do site da HP? E k infelizmente para os utilizadores Acer, os nossos amigos nao andam la mt preocupados em actualizar os drivers na pagina (ate pk os drivers k vem com o cd sao mais recentes...va-se la perceber!?!?)...
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cardu » Segunda Mar 29, 2004 17:36

eu acho que sim, mas também tens que pensar no seguinte, aquele driver podia ter sido feito apenas para portáteis HP devido a algum bug somente conhecido nesses mesmos portáteis.
Isso também já fica ao teu critério, fica bem
cardu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fifa_x » Segunda Mar 29, 2004 20:30

cardu Escreveu:eu acho que sim, mas também tens que pensar no seguinte, aquele driver podia ter sido feito apenas para portáteis HP devido a algum bug somente conhecido nesses mesmos portáteis.
Isso também já fica ao teu critério, fica bem

Bom ponto de vista sim senhor...acho que vou ficar mesmo a espera que a acer decida actualizar os drivers...so nao percebo pk e k a ati nao coloca os drivers para as placas mobile no site deles, ia facilitar muito a vida a utilizadores de portateis...
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joelmonteiro » Sexta Jun 25, 2004 18:08

Bem, eu também tenho um Acer 2003 com ATI9200. Nunca tive nenhum problema até há relativamente 1 semana em que ao jogar o Splinter Cell: Pandora Tomorrow, chego a uma parte (5º nível) em que o jogo crasha. :evil:

É sempre naquela parte, e sou OBRIGADO a fazer um reset ao portatil? Como? Ou pressiono o botao de desligar e (COM SORTE) ele desliga... ou entao sou OBRIGADO a tirar a bateria, pois não há outra forma de sair dali.

Conclusão... sempre que o Windows arranca de novo, faz um checkdisk e dá uma mensagem a informar que POSSIVELMENTE o problema é do dispositivo ATI 9200, isto detectado pelo Windows... logo ando sempre atento ao site da ACER, mas sinceramente, pecam muito na actualização dos drivers! Grande desilusãoi neste aspecto, logo eu que actualizo SEMPRE os drivers mal estes saem!

Vamos a ver onde isto vai dar!
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 19, 2003 17:39

Mensagempor joelmonteiro » Sábado Jun 26, 2004 13:00

Novidades:

Actualizei o meu Aspire 2003 com os drivers Omega e tudo funciona na perfeição.

O jogo que crashava agora dá lindamente, sem problema algum.

Só há um outro problema que já tinha antes de instalar os novos drivers, que é o jogo andar mais acelerado do que o normal, existe alguma opção para colocar na velocidade correcta? Obrigado
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 19, 2003 17:39

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante