Novo projecto

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Novo projecto

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Mar 01, 2006 22:15

Boas pessoal...

À uns tempos atras abri um topico onde referia que tinha encontrado muito material "literalmente" no lixo e todo ele em perfeito estado de funcionamento.

Finalmente consegui arranjar algum tempo e resolvi fazer ou tentar fazer qualquer coisa de interessante com ele. Para começar estava a pensar montar uma caixa muito bem ventilada e com bastante espaço para poder dar liberdade à imaginação.

Sendo assim começei por fazer a tipica união de 2 caixas tipo AT dos antigos Pentium 200... :wink:

As minhas duvidas começam logo nesta fase e são as seguintes:

1º - Que material utilizo para tapar as uniões indesejadas??? (penso que já vi por ai alguem que utilizou uma massa mas não sei qual é... :? )

2º - No frontal é melhor colocar uma chapa metalica nova e a partir dela fazer as furações ou devo utilizar o já existente?? é que aquelas caixas não são lá muito direitas e tentar aproveitar o que lá esta é bem complicado.

3º - Para fazer a união das duas caixas estou a pensar utilizar simplesmente 4 parafusos na parte interior....será que chega??

Amanha conto poder ter algumas fotos para mostrar...Vamos lá ver se consigo organizar isto de forma a elaborar um projecto decente.... :wink:

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Re: Novo projecto

Mensagempor HidEaL » Quinta Mar 02, 2006 0:51

ricardoa80 Escreveu:1º - Que material utilizo para tapar as uniões indesejadas??? (penso que já vi por ai alguem que utilizou uma massa mas não sei qual é... :? )

Fibra de vidro. Mas não é necessário porque...

ricardoa80 Escreveu:3º - Para fazer a união das duas caixas estou a pensar utilizar simplesmente 4 parafusos na parte interior....será que chega??

... para fortalecer as uniões da caixa eu poria uma placa inteira no topo e no fundo:

Imagem

Isto evita que tenhas de esconder as uniões, e só por si ajuda a unir a caixa. No interior era bom que fizesses mais umas uniões (por parafuso e porca, ou assim) para fortalecer tudo.

Com as placas que te disse, as 4 uniões devem chegar... Mas aconselhava uma união por cada canto e por cada meio de cada aresta da caixa (8 uniões). Só para ficar MESMO sólida :P

ricardoa80 Escreveu:2º - No frontal é melhor colocar uma chapa metalica nova e a partir dela fazer as furações ou devo utilizar o já existente?? é que aquelas caixas não são lá muito direitas e tentar aproveitar o que lá esta é bem complicado.

Na frontal também aconselhava placa por inteiro nova e fazeres as furações necessárias. Não só fica muito mais fácil de planear como também é mais uma ajuda à rigidez estrutural (tal como as outras 2 placas que te indiquei).

ricardoa80 Escreveu:Amanha conto poder ter algumas fotos para mostrar...Vamos lá ver se consigo organizar isto de forma a elaborar um projecto decente.... :wink:

Força nisso :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor ricardoa80 » Quinta Mar 02, 2006 12:37

boas!

bom so agora dei uma olhadela pelo topico e quero desde ja agradecer a ajuda. nem imaginas como foi util. ja tenho aqui as duas caixas a minha frente e ja estou a tratar de tirar umas fotos para postar a noite.

entretanto ja fiz um molde em cartao para derenhar o frontal. o que preciso saber sao as medidas por exemplo das fans! so pegando numa e vendo ou sera que encontro as medidas para desenhar correctamente aqui pela net? E que ainda nao decidi exactamente que fans utilizar e queria testar as varias medidas no molde primeiro!

logo volto com mais noticias e melhor ainda...com fotos!
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HidEaL » Quinta Mar 02, 2006 22:50

ricardoa80 Escreveu:entretanto ja fiz um molde em cartao para derenhar o frontal. o que preciso saber sao as medidas por exemplo das fans! so pegando numa e vendo ou sera que encontro as medidas para desenhar correctamente aqui pela net? E que ainda nao decidi exactamente que fans utilizar e queria testar as varias medidas no molde primeiro!

Para as furações de fixação da fan, nada como marcares a partir de uma grelha da dimensão adequada. Para o blowhole, conta sempre com um pouco menos de diâmetro do que a medida da fan. Por ex:

Fan 120mm: 11.2mm diâmetro
Fan 92mm: 86mm diâmetro
Fan 80mm: 76mm diâmetro

Estas medidas não são exactas, mas são aproximadamente o diâmetro da fan em si, fora a armação. Isto para que não se veja a armação da fan e se vejam só as pás e o centro.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardoa80 » Domingo Mar 05, 2006 0:01

Boas!

Finalmente estou por casa e tenho um pc de keito à frente!!! LLOOL

Já tenho por aqui algumas fotos de como esta a correr o trabalho mas vou posta-las mais tarde...

Agora só tenho uma coisa a acrescentar e vai directamente para o Hideal...

Tinha-me esquecido de referir que vou juntar as caixas uma por cima da outra e não uma ao lado da outra logo as placas que vou aparafusar para dar sustentabilidade são em cima e em baixo e não dos lados como mostra o teu desenho...concordas ou achas melhor outra opção??

Thanks... :wink:
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HidEaL » Domingo Mar 05, 2006 1:39

ricardoa80 Escreveu:Tinha-me esquecido de referir que vou juntar as caixas uma por cima da outra e não uma ao lado da outra logo as placas que vou aparafusar para dar sustentabilidade são em cima e em baixo e não dos lados como mostra o teu desenho...concordas ou achas melhor outra opção??

Ups... :lol:

Bem, assim sendo acho que a melhor maneira de conseguires boa estabilidade estrutural, para além da união do topo duma e do fundo de outra por parafuso+porca, é mesmo comprares cantoneiras metálicas e unires as caixas (com rebites, por ex.) pelas arestas externas.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes