Opção montagem rede numa empresa e segurança...???

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Opção montagem rede numa empresa e segurança...???

Mensagempor prpduarte » Quarta Mar 01, 2006 13:21

Ola ppl..

tenho de montar uma rede numa empresa e gostava de saber a vossa opinião.
A rede a montar deverá ter aproximadamente 8 computadores + 1 servidor.
a escolha dos pc e servidor foi a seguinte: (se acharem outras opções melhores agradeço que me digam)

pc´s :

HP - DC5100 SFF:P4-630
(800MHz-2Mb Cache) w/ HT: 512Mb
(2x 256) DDR2 533MHz: 80Gb SATA
7200rpm: DVD-ROM: XP Pro + TFT
17Pol -->1071€
-----------"------------
HP - DC7600 SFF: P4-630: w/ HT:
512MB: DDR2: 160 Gb SATA 3.0 Gb/s
7200rpm: DVD-ROM: optical mouse: XP
Pro + TFT 17Pol --> 1110€

servidor:

HP - ML350T04p X3.0-2M 1Gb 2x72
Smart 642 e DVD -->2152€

-------"""-----

HP - ML150T02 X3.0-2Mb 512Mb
2x72Gb RAID -->1841€ () tinha de por + 512mbram)

OS pcs são para utilizar office, programa de contabilidade possivelmente o phc ou gestexper (ainda em discussão).
O servidor deverá ter instalado msql server 2000, o programa de contabilidade e tb possivelmente gostaria de ter active directory (não sei se é possivel/facil sem ter ip fixo).

qt a segurança n faço ideia que firewalls instalar nem antivirus. Tendo em conta que poderei chegar ligar um cabo de rede a um portatil e começar a trabalhar, tendo este mesmo portatil so a firewall do windows e n tendo antivirus.

A ligação a net deverá ser feita por um router/firewall q tb ainda n foi escolhido(procuro sugestões)

1- os pcs / servidores são bons ou ha opções melhores para estas necesidades (prefiro pcs de marca)?

2- antivirus , firewall , segurança na rede q software/ hardware?

3- active directory facil de instalar, é necessário ip fixo?

4- ligação a net que router / firewall escolher, tudo em 1 ou router separado da firewall, qula melhor opção ?

Obrigado
prpduarte
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 28, 2004 16:45

Mensagempor Goldman69m » Quarta Mar 01, 2006 14:56

Na minha opiniao, axo k os pcs sao muito caros para akilo k oferecem... encontras soluçoes mais baratas e com melhor performance...
E6400 @ Scythe Infinity
Lc Power 550w Green Power
P5b Deluxe
Western 250gb Sata II
Gecube X1950Pro @ Accelero X2
2 Gb Team Elite Ddr2 800
Goldman69m
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 24, 2005 19:53

Mensagempor prpduarte » Quarta Mar 01, 2006 17:28

Mas preferia que fossem de marca... é q estes já trazem o win xp pro sp2 dai tb ser mais caro q um linha branca... tens de ter isso em conta, mesmo assim se escolhesse linha branca ficava um pouco mais barato mas n mto cerca de 100 e qq coisa euros.... e a marca tem melhor assitencia...
prpduarte
Novato
Novato

Mensagempor SuckThis » Quarta Mar 01, 2006 20:49

1º Tens a certeza que para teres 8 computadores em rede necessitas de um sistema operativo servidor?! Se calhar o Win XP (Pro) resolve o problema.

2º Os computadores são demasiado bons para o trabalho que vão exercer. Isto é só uma opinião!

3º Um servidor sem ip fixo??? Diz-me qual é o sentido disso???
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor prpduarte » Quarta Mar 01, 2006 21:36

A hp n vende pc com uma gama mais baixa, estes são os mais baixos.

N percebi o SO de servidor, mas o SO a instalar no servidor deve ser win 2000/2003 se calhar o xp pro tb dá, mas como tenho de comprar, compro um menos orientado para utilizador e mais para rede/servidor, o preço e quase igual.

Servidor de ip fixo-> isso n se tem de comprar??? mas isso é so para aceder do exterior certo??? pk se for só dentro da rede n é preciso comprar..???

E qt a segurança como antivirus firewall router????
prpduarte
Novato
Novato

Mensagempor SuckThis » Quarta Mar 01, 2006 23:52

Já percebi que és muito novato nisto. Eu também sou mas já tenho mais alguns conhecimentos.

SO: Win2000 é (bastante) diferente Win2003 8O

Não é o computador que é servidor, o que é servidor ou não é o sistema operativo. :wink:

:arrow: o win2003 é um sistema operativo servidor
:arrow: o win2000 é um sistema operativo cliente (prefere antes o XP pro)

Eu gostava de te ajudar mais na rede mas são demasiados pormenores para colocar aqui. :roll:

:arrow: IP fixo dentro da empresa defines nas propriedades da placa de rede.
:arrow: IP fixo fora da empresa, deves-te estar a referir à ligação de Internet e se a tua empresa não vai ter servidor de web/mail, então não precisas de IP fixo.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Mar 02, 2006 10:23

Com o dinheiro a mais que vais gastar nos pc's, pagavas a alguém com experiência para te ajudar. E provavelmente ainda sobrava.

Firewall -> XP SP2 já tem firewall, e por detrás de um router, não precisas de muito mais.

Antivirus -> avg free, grátis e fácil.

Active Directory não tem nada de fácil. E já agora, só em software microsoft já tou a contar ai uns largos milhares de euros. Para uma rede tão pequena, devias considerar outras opções.

Provavelmente precisas de um switch a acompanhar esse router, para ligares 8 pcs por cabo.

Cumprimentos,

KrIaX.
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor prpduarte » Quinta Mar 02, 2006 13:02

Antes de mais nada, deixei-me esclarecer uma coisa... Eu n vou montar nada só keria ter umas noções para n levar baile das empresas.

O win xp pro tem firewall isso eu sei, mas tb sei q n vale nada..!

Qt a resposta de por detrás de um router, n precisas de mto mais isso é falso, pois mesmo q o router possua firewall (hardware), é mto bom q tenhas firewall por software em cada pc, pois senão um dia vais-te arrepender, é q a firewall do router n deixa entrar ligações externas sem pedidos, mas se entra depois n consegues para a multiplicação de virus e cenas assim ....

Qt ao antivirus o avg é o q eu uso, mas para empresas é pago (podendo ser uma boa escolha na mesma)

Qt ao software da microsoft mtos milhares de euros???? onde??? o winxp pro ja vem com os pcs so tenho de comprar para o servidor, qt ao office talvez opte pelo openoffice.

Keria mais uma ajudas na parte da rede por favor.... se usar tudo integrado, como router/switch/firewall ou tudo separado?????

que firewall usar por software, a do win chega??? e antivirus????
prpduarte
Novato
Novato

Mensagempor jluisfer » Quinta Mar 02, 2006 14:17

É assim,active directory convem teres se estás a pensar montar um servidor de dominio,é lá que vais definir as contas de cada user e por outro lado se mais tarde optares por teres na empresa emails com dominio proprio vais precisar de ter active directory em conjunto com o exchange server.

Ip fixo internamente convem teres externamente só te interessa ter se tiveres que alojar uma página num pc qualquer ou então teres um dominio proprio de email

Só mais uma coisa.li aqui que o Windows 2000 é um sistema cliente o que é correcto mas não esquecer o Windows 2000 server que é um sistema servidor assim como o windows 2003
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor SuckThis » Quinta Mar 02, 2006 14:23

Ok, para não levares banhada aconselho-te a verificar como vão instalar os cabos de rede pela empresa, visto que esses cabos são bastantes sensíveis e requerem especial cuidado. :wink:

Em termos de computadores e na minha opinião acho que fazes bem em comprar computadores de marca, visto que em principio serão máquinas mais estáveis que as de marca branca pois todo o hardware é testado com esse intuito. (já para não falar na assistência técnica)

Para os computadores cliente, basta-te o XP home editon.
Para o servidor e visto que é só para ligar 8 computadores em rede e tendo como principio que o software de contabilidade já está preparado para funcionar em rede, então podes ter um computador com XP Pro para ligar todos os outros computadores em rede.

:arrow: Com o windows xp, esquece o active directory. :wink:
:arrow: Com o windows 2003 server, podes ter o active directory mas a meu ver a tua rede não necessita disso. Além disso vais precisar de licenças adicionais para usares este software que te vão custar os olhos da cara. lol (mas sem duvida, o que é bom paga-se) :)
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor winstroll » Sábado Mar 04, 2006 3:17

boas

nem sempre o mais complicado e caro é melhor....
só em licenças!!!
num dos aspectos de segurança eu gostava de acrescentar 1 proxy ISA server...mas lá está!!! + € pra gastar!!!!
lol

saludos
Asus G1-AK005G
winstroll
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 19, 2005 10:16

Mensagempor predas » Sábado Mar 04, 2006 4:19

Bem...posso dar-te uma humilde opiniao, mas, depende do que pretenderes! Quanto aos pcs, a HP tem dado cartas, julgo q nao ha nada a dizer...quanto ao servidor, ao nivel de caracteristicas, tambem irá depender do tipo e quantidade de tráfego que a rede irá ter, mas supondo que dimensionaste isso de uma forma correcta...adiante

Ao nivel de firewall: Que tipo de empresa é? Vai haver ligação a uma WAN? Se precisares de elevada segurança, e quiseres gastar uns trocos, claro, uma PIX da Cisco, será a solução...tens é que arranjar alguem que a configure! Caso contrário, encontras boas soluções ao nivel de software, a propria Microsoft tem uma "microsoft ISA"

Ao nivel de antivirus, a nivel de empresas, tenho visto muito o McAfee, provavelmente será bom

Quanto a segurança na rede, aconselho-te a perderes umas horas a configurar um switch, fazendo filtros, limitando trafegos, configuração de ACL's, etc

Active Directory: Nao sei a que te referes concretamente quando falas nisso, mas se estas a perguntar se é dificil configurar, julgo que nao, tambem os utilizadores serao poucos, sera bastante simples. E sim, espeta um IP fixo no Servidor

Quanto ao software, o Windows 2000 server será uma boa opçao (ou entao o 2003 server)

Relativamente à tua ultima questão, lá está, ira depender do que pretenderes. Os routers implementam funcionalidades de firewall, claro que teres uma à parte, será sempre diferente, mas é tudo uma questão de orçamento. Tens marcas de topo, tal como a Cisco, ou ate a HP. Tens depois soluções de nivel mais baixo, como a 3Com. Se for para uma empresa assim a modos que "caseira", tens sempre a Linksys, que é uma subsidiária da Cisco.
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 01, 2006 15:20

Mensagempor XVeX » Domingo Mar 05, 2006 13:10

bem.. eu talvez instalava o router ao server com um software proxy e com uma boa firewall e do proxy é que partilhava para todos os pc's... configuravas bem a proxy so para as portas que mais se precisa ( http, mail etc etc) para kem kiser instalar mulas e afins nada tivesse acesso!! se keres mesmo proteccao compras 2 routers de marcas diferentes e linhas a net ao 1 router, depois o primeiro ligavas ao 2 router e depois ligavas ao server com a proxy e firewall!!

eu n percebo nada disto... é so teoria, mas eu talves faria isto!!

windows XP pro sp2 para todos os pc's.. e nao precisas do 2003 porque não queres instalar IIS!!

em questão de computadores de marca acho que é dinheiro deitado fora... pois montas pc's melhores e mais estáveis do que os de marca! ás vezes os de marca só tem mais "marca" do que na realidade são!!!

Nota: tens que ter cuidado com a server proxy que arranjas pois existe alguns que so limitam a deixar passar http e ftp!!! depois nem messenger's funcionava!!!
XVeX
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 30, 2005 21:10

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes