Então é só vir para aqui mandar postas de pescada sem qq tipo de fundamento. Olhar para os estados membros? Mas olhar para quê? É que eu sempre aprendi que sem dados concretos os argumentos até podem ser lógicos, mas não são válidos.
Há aqueles que são cegos e que não podem mesmo vêr... no entanto também há cegos, que o são, porque pura e simplesmente não querem ver.
Mais uma vez voltamos ao ataque pessoal, com base em coisas que nuinca disse. Se leres os meus posts, e não olhares para eles na diagonal, percebes que sempre disse que nos moldes actuais a saúde pública contínua assegurada. No entanto na visita que o Eng. Sócrates fez ao tal ponto de venda de medicamentos, anunciou que em breve iriam abrir novos espaços e com um controlo da venda menos apertado, ou seja sem um técnico de saúde especializado.
E não, não me considero hipócrita, porque fui o primeiro a admitir que as farmácias não eram perfeitas no funcionamento, mas que isso não era razão para que os outros espaços abram na base da rebaldaria! A hipócrisia vem mais do teu lado, porque eu apresentei exemplos concretos do mau uso dos OTC, nomeadamente num estado membro desses onde é tudo uma maravilha (a Irlanda do Norte) e continuas a dizer que eu é que estou a inventar. Se está mal, muda-se para melhor, não se fecham os olhos e se usa como justificação para situações futuras.
E se queres saber há mesmo situações em que a dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica pode ser justificável. Eu nunca me recusaria a dispensar a medicação a um hipertenso, mesmo que ele não tenha receita, já que a interrupção da terapêutica á mais prejudicial para o doente que a minha dispensa.
Cumps.
EDIT: Anyway, já deu para perceber que a tua informação no assunto não é das mais vastas, e por isso mesmo é que te pedi dados concretos. Ver umas notícias na TV e utilizar meia dúzia de clichés como argumento é insuficiente para justificar uma opinião. Já fui aqui acusado de ter alguma coisa contra a Sonae, mas o que me parece é que há mesmo muita gente com dor de cotovelo dos farmacêuticos.
Podes continuar a disparar isso o quanto quiseres... no entanto negar que a liberalização é negativa por essas razões que indicas é um erro, porque já está mais que provado que o bem comum só tem a beneficiar. Quem fica prejudicado são os farmacêuticos, que agora vão ter que competir.
E não são teorias/estudos em documentos na internet... já existe, está em prática e os resultados podem ser vistos por quem quiser.