Mandrake 10.1é burro ou faz-se: como entro em modo root?HELP

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mandrake 10.1é burro ou faz-se: como entro em modo root?HELP

Mensagempor Jomota7 » Segunda Mar 06, 2006 12:45

Olá
Alguém expert ou não me pode dizer como entro em modo de utilizador rott no linux mandrake 10.1??
É que estes "#%"$#%$%# falam e falam em linux open source e o que é verdade é que os "linuxianos" são mas é ainda pior que os "microsoftianos".

NOTA: no linux mandrake 8.1 conseguia fazer login e modo root, em que a password descobri que era só meter root, com tudo no mandrake 10.1 nem sequer consigo escolher o utilizador. (8.1 na da pra usar pq na suporta ntfs e como tal na consigo aceder ao windows :cry: :cry: ).

HELP, alguém me pode ajudar???; precisava de instalar X-Emacs para fazer programas na minha cadeira académica (algoritmos e estratura de dados), mas o prog precisa direitos administrativos==rott. X-emacs que se usas cá na escola nos labs, o ke vem com o linux na dá :cry:

desde já o obrigado

cia
I´m just love my pc and now more!
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 03, 2005 11:39

Mensagempor n3oNx » Segunda Mar 06, 2006 20:22

o mandriva 10.1 já deve trazer o x-emacs. É questão de procurares o pacote quando instalares o SO.

Que tal entrares normalmente no mandriva e depois saires da sessão do utilizador para ele te ir para o menu de login?

Também podes utilizar a linha de comandos e escreveres "su" (de super user) que te entra em modo linha de comandos como root.
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor Jomota7 » Segunda Mar 06, 2006 23:23

Oi!
Sim, vem com o x-emacs, contudo é uma versao diferente da que se usa na minha escola; era por isso.

Quanto ao login, eu ja tentei isso, mas na dá, só tem o nome de utlizador e na aparece NAda pra escrever root e sua pass.

Na linha de comandos fazer su, e meter pass, é issuficiente, nunca fica bem algo instalado.

Por isto tudo, é ke pretendia saber como entrar em modo root, Para ter o ke os "linuxianos" tanto defendem: SO open source; ou digamos, SO sem restrições.

Obrigado, contudo, n3oNx.
Cia
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Segunda Mar 06, 2006 23:27

Quanto ao login, eu ja tentei isso, mas na dá, só tem o nome de utlizador e na aparece NAda pra escrever root e sua pass.

No nome de utilizador metes "root"...
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Terça Mar 07, 2006 3:44

Jomota7 Escreveu:SO open source; ou digamos, SO sem restrições.

Nao confundas. Sao termos que definem coisas distintas.

Open source significa que tens acesso ao codigo dele gratuitamente, e é passivo de ser alterado quando e como quiseres, de uma forma generica.

Sistema operativo sem restricoes nao é o mesmo. Este conceito até é mais aplicado ao windows pq a maioria dos users (pelo menos os caseiros) usa-o mais em modo administrativo, sem restricoes, do que outra coisa. O linux é construido de raíz com "segurança" em mente. Incluir restricoes de acessos serve para limitar o acesso a quem possa, potencialmente, danificar o sistema. Quem tem acesso a privilegios administrativos, continua a poder te-los, basta saber como. O que nao tem mesmo nada a ver com o facto de teres acesso ao codigo fonte do programa gratuitamente...

Ao resto da tua pergunta, bem, parece-me ke ja tens por onde te safar :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Oi

Mensagempor Jomota7 » Terça Mar 07, 2006 11:42

Olá!
Bigado pela curta mas útil explicação que deste Kayn, coisas que so tinha em ideias não bem estruturadas.

Quanto ao n3oNx, questiono o seguinte: ja experimentas-te o mandrake 10.1??
Se sim, explica-me uma cena, na instalação nada aparece pra meter senha de root, mas obriga a criar um utlizador. Pronto.
Depois de o SO arrancar, por defeito entra nesse utilizador criado.Pronto.
Faço mudança de utilizador, e o que aparece no ecrãn é um rectângulo onde mostra os utilizadores do linux. Mas nada de espaços em branco pra meter o utilizador e pass.Prontos.
Agora, será que preciso de mudar o ambiente de trabalho (KDE) pra outro (tipo GNOME, etc) e só assim já consigo escrever kem entra no linux???

Ou entao diz algo mais concreto, mais preciso se faz favor. Pq infelizmente o mandrake 8.1 (meu primeiro) é totalmente diferente do 10.1.

NOTA: meti root na instalação no nome de utilizador. Deu berro, tive de dar outro nome.

Nota, pq do linux tive de fazer format c:. So o volto a instalar qd consegir entrar como root........ou talvez o instale no VMware.... :roll:

bigado pelas dicas aos que escreveram neste tópico.
cia
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Quarta Mar 08, 2006 0:44

Tiveste que formatar a partição C porquê?

Eu já experimentei o Mandrake desde o 8.1 até ao 10.0 e agora tenho o Suse
10.0.

Em qualquer um deles consigo entrar em modo root através do ecrã de login.

Só se o 10.1 é diferente... (o que duvido)
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Jomota7 » Quarta Mar 08, 2006 15:37

Oi
Olha, n3oNx, eu formatei o meu disko todo pq a meio da instalação o linux resolveu perguntar: nstalo o lilo no MBR ou na primeira partição de raiz do disko??
Nisto escolhi o mais indicado e o ke me saiu na rifa foi um XP sem funcionar. Enfim.

Na sei, eu sakei a versão 10.1 na net. Exemplo, conheces o windows XP qd mudas de utilizador; por defeito têm akeles gráficos e tela de boas-vindas. Certo??
Agora nessa tela NA conseges escrfever o teu nome, só podes escolher o utilizador e escrever a sua respectiva pass.
Pra poderes escrever o teu nome de utilizador tens de mudar a maneira que o windows mostra a tela de login.

O mesmo se passa no mandrake 10.1, só mostra o utilizador e só me resta escrever a pass :? :?

Compreendeste?? enfim, não percebo o pq, mas já que disses que o 10.0 dá, vou sacar essa versão......Pq além disto antes o mandrake pra mim foi bue fixe.

cia
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Quarta Mar 08, 2006 15:49

deves ter alguma opção nesse menu na parte de baixo do ecrã para alterares alguma coisa. quer seja para reiniciar o PC, desliga-lo ou entrar com outro utilizador (digo eu). Eu estou com o suse 10.0 e é muito bom. Acho que leva grande vantagem em relação ao Mandriva na parte de instalação de pacotes quer aquando da instalação do SO quer depois.

Quanto ao Windows não funcionar podias ter restaurado apenas o MBR. Metias o CD do windows XP, entravas na consola de recuperação e depois escrevias "fix mbr" ou então com uma diskete de arranque do win98 entravas em modo DOS e escrevias fdisk /mbr
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

oi

Mensagempor Jomota7 » Quarta Mar 08, 2006 15:56

GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
PORkaria de vida......pq na raciocino qd deveria: sob presão???
Sabia disso indirectamente, ou seja, pra apagar a lilo era mexer com o fdisk na linha de comandos.

Prá próxima coloco um Help-Post

Bigado pela dica e sim, vou tentar ver melhor o loggin

cia
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Adeus

Mensagempor Jomota7 » Quarta Mar 08, 2006 19:19

Ja se pode findar este assunto. >JA DESCOBRIIIIIIIII
aweeeeeeeeeeee

Simples, pensei em windows XP

Ora se desligar o modo gráfico, ja posso colocar o nome de utilizador e depois sua pass.

ora com o linux o mm se passa. Fui ao painel de controlo do linux, desactivei o ambiente gráfico no arranque, e depois foi so escrever na linha de comandos:

root
a pass
kde

e voiláááá
se liser mudar, vou ao menu, terminar a sesão de root, depois repito na linha de comando o mm pra root:

logout (pra sair do root)
joe
minha pass
kde (gestor gráfico)

Obrigado aos que tentaram me ajudar

cia
Jomota7
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Operativos