LIGAR 2 PC'S COM CABO CRUZADO

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

LIGAR 2 PC'S COM CABO CRUZADO

Mensagempor vyp » Sábado Mar 11, 2006 23:17

Estou com o seguinte problema:

Pretendo ligar 2 PC's em rede, para partilhar ficheiros, impressora e NET.
Instalei em cada um deles uma placa de rede e comprei um cabo cruzado com terminais RJ45, conforme me indicaram para fazer.
Criei ligação de rede local e...recebo repetidamente a mensagem "um cabo de rede está desligado"!
PORQUÊ?!!!! se é realmente 1 cabo cruzado e está devidamente ligado?!
AGRADEÇO TODA A JUDA.
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 02, 2006 23:12

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Mar 11, 2006 23:49

Pois, na realidade não sei o que poderá ter corrido mal.

SOs que andam por aí

Esse mensagem que recebes repetidamente está aonde ? No icon ao lado do relógio. Está lá algum icon ?

Nas ligações de rede aparece o icon Local Area Connection ?

Usaste o Feiticeiro (Wizard) para criares a rede local ?

Pessoalmente usei iniciclmente um cabo cruzado para ligar 2 PC's.
Novamente e desta vez um PC e um MAC (ESPETÁCULO)
Novamente para testar uma firewall Coyote Floppy Firewall.

E sempre correu á primeira.

Será que as placas estão bem instaladas ?
Não vejo que seja necessário instalar os drivers pelo menos no XP.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor vyp » Domingo Mar 12, 2006 8:58

Desde já o meu mt. obrigado pelo interesse em ajudar.

De facto, a msg aparece ao lado do relógio, no ícone de ligação (2 monitores) com 1 "X" a vermelho (indicação de desligao).
Presumo que as placas estão bem instaladas; até porque são reconhecidas pelo sistema. 1 delas (SURECOM PCI 100 MBPS) requereu a diskete de instalação, o que fiz e correu tudo bem (apesar de ter surgido aquela velha msg de que o soft não tinha passado no teste do Xp e se queríamos continuar (...), etc.). Até já troquei as placas de PC! O problema surge quando ligo o cabo e o este não é reconhecido... Será que tem defeito?! Mas penso que essa será uma hipótese mt. remota pois se assim fosse, seria mt. azar, falhar nos 2 terminais...AGRADEÇO SUGESTÕES
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jribas » Domingo Mar 12, 2006 11:34

8)
Caro VYP
As placas estão com luz verde quando ligas os cabos??

Em tempos utilizei cabo cruzado.

Nâo estou certo , mas julgo que tive que correr o assistente de configuração de rede para definir o computador host.

:idea:
jribas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 29, 2006 13:19

Mensagempor LuisFilipe » Domingo Mar 12, 2006 17:25

Tens dois monitores ? Nos dois computadores ?

Se for só num até vá porque o 2º será da internet. O que não tem X.

O Cabo é mesmo cruzado ? É vermelho (o que não quer dizer nada mas)

Deixa cá ver o meu, o meu é laranja o outro que comprei PC <> MAC é que era vermelho. O Meu tem em cada ponta um papel colado a dizer crossed.

Olhe que ele tem que estar ligado dos dois lados para que seja detectado sinal. (Pronto não stresses, era só para ter a certeza)
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor predas » Domingo Mar 12, 2006 19:43

Verifica mesmo se o cabo é cruzado. As cores que tens numa ponta no 1 e 2, terás na outra ponta do 3 e 6 (Para veres isso poes as duas pontas uma ao lado da outra na mesma posiçao)

Entretanto verifica as definiçoes das placas de rede (Duplex, velocidade, etc)
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 01, 2006 15:20

Mensagempor vyp » Domingo Mar 12, 2006 21:39

É de facto 1 cabo cruzado. Verifiquei e as cores 1 e 2 de 1 terminal, correspondem à posição 3 e 6 do outro. Amanhã vou trocar por outro para tirar as "teimas". Obrigado pelas dicas... Abraço
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor vyp » Domingo Mar 12, 2006 21:49

Será que é pelo facto de ter em ambos os PC's o XP prof. + pack 2? Ouvi dizer que o pack 2 às vezes atrapalha as ligações em rede...
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor vyp » Segunda Mar 13, 2006 23:25

Já bomba pessoal!!!
Uma vez mais, tudo se resolveu com a troca de cabo.
Afinal, neste país só se compra gato por lebre.. era um cabo cruzado... que não funcionava.
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Terça Mar 14, 2006 11:50

Isto de vai de encontro à velha história: Queres bem feito, faz tu mesmo!!

Compras o cabo, os terminais e pedes a alguem um alicate de cravar fichas...e é garantido que funciona (alem de te ficar mais barato)
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ghost_matrix » Terça Mar 14, 2006 12:13

Tem estas cores ?

Cabo Cruzado
Imagem
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor LuisFilipe » Terça Mar 14, 2006 13:49

ghost_matrix Escreveu:Imagem
Portanto o do lado esquerdo é o normal que nos cabos de ligação é colocado dos dois lados.

O do lado direito é o crossover que é colocado só de um lado.

Assim um cabo crossover é composto por um lado standard e outro crossed.

Só para clarificar.

De notar ainda que o que é cruzado são o verde com o laranja tanto o cheio como o riscado, mantendo-se os outros iguais.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor vyp » Terça Mar 14, 2006 22:46

Caro Luis Filipe,
Obrigado pelos esclarecimentos. De facto o cabo que tenho actualmente possui as configurações descritas.
Contudo, não consigo partilhar ficheiros nem net nos 2 Pc's, apesar de existir comunicação entre ambos.

Fiz o seguinte:
No Pc que tem ligação à net, atribui-lhe o IP 192.168.0.1 e máscara 255.255.255.0. Dei-lhe o mesmo nome de grupo de trabalho que ao outro PC e indiquei-o como partilhador da ligação à net.
No outro PC atribuí-lhe o IP 192.168.0.2 e a mesma máscara do outro. Defini-o como indo buscar a ligação à net a outro pc da rede e dei-lhe o mesmo nome de grupo de trabalho.
QUANDO VOU AOS MEUS LOCAIS NA REDE....NADA! Nem ligação à net, nem partilha de ficheiros nem de impressora! Será que é preciso definir também gateway? E COMO FAÇO ISSO?

OBRIGADO. AGRADEÇO AJUDA
vyp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Terça Mar 14, 2006 22:47

As cores nao sao importantes, ate podes ter os fios todos pretos, tens é que cruzar o 1 e 2 com o 3 e 6
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Terça Mar 14, 2006 23:06

vyp Escreveu:Caro Luis Filipe,
Obrigado pelos esclarecimentos. De facto o cabo que tenho actualmente possui as configurações descritas.
Contudo, não consigo partilhar ficheiros nem net nos 2 Pc's, apesar de existir comunicação entre ambos.

Fiz o seguinte:
No Pc que tem ligação à net, atribui-lhe o IP 192.168.0.1 e máscara 255.255.255.0. Dei-lhe o mesmo nome de grupo de trabalho que ao outro PC e indiquei-o como partilhador da ligação à net.
No outro PC atribuí-lhe o IP 192.168.0.2 e a mesma máscara do outro. Defini-o como indo buscar a ligação à net a outro pc da rede e dei-lhe o mesmo nome de grupo de trabalho.
QUANDO VOU AOS MEUS LOCAIS NA REDE....NADA! Nem ligação à net, nem partilha de ficheiros nem de impressora! Será que é preciso definir também gateway? E COMO FAÇO ISSO?

OBRIGADO. AGRADEÇO AJUDA
Sim a default gateway será 192.168.0.1 em ambos os PC. Quanto a não ver o outro PC dizem que é necessário primeiro partilhar um qualquer folder ou impressora.

Acho estranho atribuíres primeiro o endereço e depois partilhares a internet porque o meu quando partilho a net diz logo que o IP passa a ser o x.x.x.x (claro que depois se pode martelar).

No outro PC configuraste á mão ? Tenta correr o Wizard para criar uma rede interna.

Por último no outro pc (.2) aparece um segundo par de computadores no tray ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes