Disco a limitar-me a performance???? Help please

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco a limitar-me a performance???? Help please

Mensagempor |_xenon_| » Segunda Mar 13, 2006 22:16

boas,
Pessoal é assim axo que o meu disco me esta a limitar o desempenho do PC especialmente no que toca a abrir programas ou pastas. O seu funcionamento esta quase sempre a 100% o PC fica super lento ao lançar as aplicações. :cry:
O meu sistema é um AMD senpron64 3100+ 939, 512 de ram partilhados com a placa grafica e uma board rafeira da MSI....
Queria que me ajudassem, ja agora se eu metesse outro disco ide em raid 0 iria notar muita diferença de performance??? Qual a melhor forma de aumantar a performance do disco?? Outra cena, esta board suporta SATA, seria vantajoso em termos monetarios trcar para SATA ou meter outro disco em raid 0???
Fikem bem e obrigado! :wink:
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor Kayn » Terça Mar 14, 2006 0:38

isso é tudo relativo.

Se tens mtos acessos ao disco por motivos pouco aparentes e isso te corta desempenho, é pq tens pouca ram no sistema para o que fazes. O windows usa espaço no disco para criar um ficheiro temporario (swap) onde ele armazena uma especie de fila de espera para o que vai entrar a seguir pra ram. Bom, sabendo de antemao que o disco é mesmo, de muito longe, a coisa mais lenta que um pc tem dentro, é normal que seja o disco a criar o tal bottleneck de que te queixas.

Bom, dito isto, se este for o teu problema, a solucao é facil de ver, mas pode nao ser mto agradavel. Arranja mais ram.

Quanto menos tralha o windows puser no disco, mais rapido ele vai ser. Podia-se pensar em aumentar a velocidade do disco (trocando-o) para compensar, mas tal nunca vai ser seker perto do speed de uma ram, por isso, aumentar o speed do disco tambem nao é solucao.

So pra teres uma ideia da velocidade, em teoria:
- 2xdiscos sata 3Gb/s em raid0 -> 600Mb/s (nao atinge isto nem de perto. é teoria, mesmo)
- 1x 512Mb DDR400 -> 3200Mb/s (ja nem falo com outra em Dual Channel ,ke é o dobro)

Alias, aumentar performance num disco nao é possivel. O melhor que podes fazer é tentar configura-lo pra usar o protocolo ATA mais rapido que o disco suportar, o que provavelmente o windows ate ja fez qdo o instalaste. O que tu podes fazer, mas na pratica, pouco efeito real se nota, é reconfigurares o windows para usar um ficheiro swap com o tamanho de 2,5 x "ram total" (se tiveres 512Mb, keres uma swap de 1280Mb). Ja agora, 512 ja nao é mto para um sistema de hoje em dia. Se tas a dedicar prai 128Mb desses 512 à placa grafica, inda pior. 384Mb de ram ja comeca a ser de uma performance lastimavel. :P

Raid 0 ajuda. Na pratica, funciona como um dual channel para aceder aos dados ao dobro da velocidade, porque vai buscar bocados diferentes a sitios diferentes. Ajuda, mas mesmo assim, continua a ser a coisa mais lenta ai dentro, principalmente se so usares 2 discos em Raid0. Tens sempre a grande desvantagem de que se um dos discos for a vida por qualquer motivo, diz adeus a tudo ke tens dentro dos 2 discos, mesmo que so um é ke se estrague.

Comprar especificamente SATA pra aumentar a performance é gastar € a toa. De facto o disco é um bocado mais rapido. Nem de perto nem de longe compensa faze-lo de proposito. Costuma-se dizer ke sata vale a pena se fores, de qualquer maneira, meter um disco novo ou se fores trocar o que tens, pq a diferenca de preco de um ide pra um sata é mto pekena. E nao é por ser sata a 3Gbit/s ke isto é menos valido. Eu tenho 2 discos sata de 3Gbit/s da Samsung e da Western Digital e ficam os 2 mto aquem do esperado em performance.

Provavelmente nao te compensa arranjares um 2o disco. Usa o € desse disco pra arranjar mais um modulo de ram. Se possivel a funcionar em dual channel. Até 2Gb a regra do "quanto mais ram, melhor!" ainda se aplica, e, de 512Mb para 1Gb faz TODA a diferenca. i'll say. :) e ainda te é capaz de sair mais barato (512Mb -> +/- 40€ / disco Hitashi sata 3Gb/s 80Gb -> +/- 60€) :mrgreen:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor d@vidream » Terça Mar 14, 2006 17:15

Nem mais :!:
Básicamente o Kaynjá referiu o fundamental,penso k realmente será mais importante + 512 Ram que 1 HDD novo.
No entanto,para ajudar verifica se tens os drivers do chipset da Board actualizados,uma boa manutenção do S.o é do maior valor,limpar temps e afins,o REGEDIT com software tipo:
System Mechanics
http://www.iolo.com/downloads.cfm
ou
MV RegClean
http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld6396.htm?ok=n
uma boa desfragmentação tb ajuda :wink:

Mas sem duvida mais RAM(se possivel dual chanel :idea: )

Abraço
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor |_xenon_| » Terça Mar 14, 2006 18:15

obrigado a todos desde ja, esclareceram-me muita coisa!
è assim o problema que encontro é que eu tenho 512 de ram, 2x256 em dual chanel da infineon, agora eu até conseguia facilmente por mais 512 de ram mas o problema é que se calhar não posso ter as outras duas em dual chanel e esta em single. Mas se puder era bom pois axo que consigo um modolo de 1gb por 60€.
Esclareçam-me la a cena do dual chanel porque se puder fazer isso era mesmo bom!
eu ja tenho e registry mechanic para limpar o registry mas vou tentar os programas k sugeriste.
cumps
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor d@vidream » Terça Mar 14, 2006 21:09

Sobre o Dual channel:
http://www.estudehardware.com.br/artigo ... hannel.htm
é explicativo qb :wink:

Agora realmente a cena de teres já 2x256Mb muda realmente o caso de figura,pois se colocares 1 dimm de 512/1Gb vai deixar de fazer o dual
bem mesmo era das duas 3 ou vender essas k tens e comprar um kitt 2x1Gb com boa latências
ou meter 2 de 512Mb com a mesma latência das k tens presentemente
Já agora kual é a tua Board
:?:

Abraço
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor |_xenon_| » Quarta Mar 15, 2006 14:47

é uma board esquisita! é da MSI com shipset da ATI express 20 axo eu??? mas é modificada pela compaq.... é uma cena marada.
Mas eu ainda vou ver se consigo vender a ram se não censeguir meto-lhe mais 512mb e desfaço o dual porque de certeza que vou ter mais performance mesmo assim!
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Domingo Mar 19, 2006 0:03

Boas

não creio...

desfazer o dual não trás vantagem..
pelo contrário, ainda vais reduzir a performance...
a compra de dois módulos de 512 Mb éra óptimo...
de seguida valida o disco...
apaga todos os ficheiros desnecessários...
procura por virus, adware, malware, etc.

uma boa desfragmentação...

valida qual programa que te põem a máquina sempre a 100%..

reporta e cumps....
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor SammySam » Domingo Mar 19, 2006 2:18

Concordo com tudo o que foi dito,

Acrescento apenas o seguinte:

Um disco Western Digital Raptor 10.000RPM faz a diferênça, apenas com o sitema operativo.
Obviamente que a Mobo tb têm uma palavra a dizer, se suporta dual channel, melhor :D
Isto para quem não quiser "investir" num sistema Raid 0.

Fiquem bem. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor |_xenon_| » Domingo Mar 19, 2006 12:12

pode ser que sim. Vou tentar vender a ram e depois compra dois modulos de 512. è o melhor a fazer sem duvida.
abrigado pela ajuda.
Cumps
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes