Tenho uma pequena rede em casa, constituida por Modem/Router Wireless Belkin, um PC ligado por RJ45, um portátil ligado por wireless.
Tudo configurado e a trabalhar normalmente.
As duas máquinas tem Windows XP Pro SP2 devidamente actualizado.
O problema que tenho é perder a ligação ao Router com o PC (ligado por cabo cat 5, rj45) esta perca de ligação aparentemente ou por acaso só acontece após algum periodo de inactividade, que tanto pode ser de 30 minutos como de 12 horas por exemplo, ou seja, não existe um padrão.
Nunca me aconteceu estar a utilizar o PC e perder essa ligação.
Com o portátil (ligado por wireless) isto não acontece.
Quando perco esta ligação, não existe indicio dessa falta de conectividade mantendo-se o "Local Area Network Status" normal, como se tivesse rede, no entanto se efectuar Ping ao router este não responde, e deixo de conseguir aceder à pág. de configuração do Router por exemplo, bem como à internet (naturalmente).
Para conseguir voltar a ter conectividade, normalmente ou utilizo o portátil para efectuar restart ao router ou desligo-o da corrente por uns segundos, mas nem sempre resulta, mesmo fazendo repair à conexão ou fazendo disable da conexão e voltando a fazer enable, umas vezes consegue recuperar outras não.
O que resulta sempre è fazer reboot a PC e Router.
A unica diferença que tenho em termos de máquinas (PC/Portátil) que poderá de alguma forma ter relevância para este problema é o PC ter instalado como Firewall o Outcast, enquanto o portátil utiliza o do Windows. Mas de qualquer forma já tentei ver se é alguma configuração no Outcast e não encontro nada.
A placa de rede do PC também não está configurada para entrar em power save após x tempo de inactividade.
Se alguem me puder dar umas dicas agradeço.