Opinem acerca da educação em Portugal

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Opinem acerca da educação em Portugal

Mensagempor Cookies » Domingo Jan 05, 2003 20:39

Cookies
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 23, 2002 10:20

Mensagempor Stu3s » Segunda Jan 06, 2003 13:06

O nosso ensino esta doente.
Eu ja passei por todas as fazes de educação, desde o pré-primário até ao ensino superior (inda lá tou) e reparam-se numas belas mudanças durante esse tempo todo.
Tenho alguns colegas estrangeiros q estão a participar no programa Erasmus (colaboração entre universidades, em q uma das actividades consiste no intercambio de estudantes) e dizem q estão muito admirados com a qualidade do nosso ensino cá, e q nada tem a haver com o resto da imagemde portugal passa para o resto da UE.
Até aqui tudo bem, so q a universidade serve quase como um filtro injusto, q n distingue os bons alunos dos maus, apenas os bem preparados dos pior preparados.
O problema está no nosso ensino básico e secundário ... muito pouca gente n sofre um ligueiro choque quando entra no ensino superior, pq n estão preparados para tal. Acho q a forma como está disposto o programa no ensino secundário, n te puxa muito pela cabeça, n te incute o gosto pela pesquisa e pelo contrário, cultivam o gosto do marrar, os problemas q surgem são sempre os mesmos e são sempre resolvidos da mesma maneira. O secundário n incute confiança a ng, e quando no ensino superior os professores nos dizem q para a cadeira x n existem a apontamentos, e q terás de ser tu a pesquisar onde quiseres, quando eles te colocam problemas n completamente mas de certa forma originais e tu n sabes onde procurar informção sobre isso, resumindo quando eles te pedem para usar a cabeça ... muita gente simplesmente n consegue pq n está habituada.
Um exemplo, acho q agora é assim, no secundário é cultivado o gosto pelo uso da máquina calculadora, mas n imaginem o choque q é para alguns quando chegam á universidade e têm de fazer Calculo I,II,III,IV sem puder usar uma unica tabela e nem uma máquina de calcular q se compra na feira e tras um porta chaves agarrado. N imaginam os casos de pessoas q nem contas de dividir conseguiam fazer, q nem a tabuada sabiam e depois tinha de realizar integrais, equações diferenciais, algebra análitica, etc..... impossivel.
E depois perguntava um dia um professor, como é q era possivel a taxa de reprovação ser de 90%????
N me venham dizer q n têm capacidade, pq eu tive e n so mais do q ng. A minha professora do 12º ano ficava admirada quando eu para achar os zeros, derivadas, limites, intervalos de monotonia etc... nunca usava a máquina, quando era ela a primeira a recomendar o seu uso, e pq ?? pq foi assim ensinado.
Os portugueses, são os q mais estudam, são os q mais carga horária têm, são os q mais tempo de aulas têm e consequentemente menos férias têm, e pq é q tamos no nível em q estamos???
Será q são os nosso alunos? Ou será q são os nosso governantes q n sabem o q fazer. Para eles a educação é uma paixão, mas só se for platonica, pq eu n vejo compaixão com ng ... mais uma vez foi só para inglês ver, ou melhor para tuga ver e comprar o voto. O meu eles n compram, e sempre q aparecem umas novas eleições, se achar necessa´rio n me esqueço de lá deixar uma mensagem para os senhores ... pelo menos perdem sempre algum tempo a ler o q eu disse, n é um simples voto em branco, claro q no fim o resultado é o mesmo, mas pelo menos digo o q sinto.

sem mais.... Stu3s (Ivo Neves)
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor [Nik0n] » Segunda Jan 06, 2003 13:19

E eu n falava melhor eu fikeime pelo 9ºano farteime farto de evr so os meninos bonitos a levar mt boas notas e eu com trabalhos bem feitos con tudo o k pediam levar nega e kando perguntavam n dixiam enfin :roll:
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor ]Birika[ » Segunda Jan 06, 2003 13:46

Pior é a minha professora de matematica que marca trabalhos de casa de materia ainda nao dada e depois só os corrige e nao explica a ninguém! Na minha turma só se safam os que tem explicação!
Nota: Na minha escola toda a gente se queixa desta professora! a sua taxa de reprovação é de 50%! Ando no 10º ano!
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 04, 2002 22:10

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Jan 06, 2003 15:20

Pior é a p*t* da minha prof de CFQ que me deu 13 quando as minhas notas eram de 15 e 13.4 nos testes. Veio com a lábia toda que o que contam não são só os testes mas isso é só para os filhinhos de profs da minha turma, exemplo: no ano passado eu e o meu grupo fartamo-nos de pesquisar para um trabalho fizemos um trabalho lindo de quimica (com esta prof) ás custas da nossa investigação, ela disse que ia contar tanto como um teste e no final não contou nada, as notas foram as médias dos testes e mais nada ! Por isso só acrecento uma coisa ao que o Stu3s disse, os profs deviam ser avaliados rigorosamente !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor SnoopDoggy » Segunda Jan 06, 2003 17:22

É tudo verdade, infelizmente...
Pra mim a maior diferença entre o nosso sistema educativo e os d paises mais "avançados" eh simplesmente a mentalidade dos professores... Qts profs conhecem k realmente s interessem pelo facto dos alunos aprenderem ou n? K s interessem pela educaçao, pelo futuro?
Qs nenhum. Tao-s bem a cagar k todos os anos o numero d alunos inscritos em certas disciplinas(cm o Calculo) aumente brutalmente. Tao-s a lixar para a elevada taxa d reprovaçao k s regista dd o ensino basico ateh principalmente ah univ.
Comek eh possivel a educaçao melhorar s os professores s podem orgulhar do numero d chumbos k dao e n do numero d alunos k passam. n conheço ninguem k diga: "k azar, toda a gente passa nesta cadeira, mas eu n consegui!". Ouço sim: " - Passei ah cadeira do n-sei-qts! À quinta foi d vez..."

Dp queixem-s das medias elevadas d entrada... os lugares tao cheios pelos k lah vao ficando!
Snoop in da house!
SnoopDoggy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 22, 2002 13:42

Mensagempor Trajan » Terça Jan 07, 2003 18:52

Toda a gente sabe que o ensino em Portugal está mal construído de raiz, no entanto, e à parte de tudo isto e se mais ninguem vos motiva, tentem ser vocês mesmos a motivarem-se a vós próprios é que só desta forma não ficam a dever nada a ninguém...
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 10, 2002 21:08

Mensagempor Jota.RiP » Terça Jan 07, 2003 19:09

acho k a educação começa mal em casa, dps temos pessoas mal formadas k sao (e serão) formadores (professores) logo nunca poderia dar certo...
Depois temos um sistema de ensino k é uma autentica nodoa, sem pes nem cabeça... sem objectividade e clareza...
Alem disso temos professores sem objectivos de carreira, pois basta-lhes o passar dos anos pra progredirem na carreira!!!!

Mas lembrem-se k o mal nun sao so os professores, tb anda por ai muito bom aluno k provoca k o sistema nun funcione, e cujo lugar de certeza nun é numa escola, mas antes nun circo ou zoologico... no fundo a culpa é de todos... e de todos depende a melhoria deste ensino :wink:

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes