por Stu3s » Segunda Jan 06, 2003 13:06
O nosso ensino esta doente.
Eu ja passei por todas as fazes de educação, desde o pré-primário até ao ensino superior (inda lá tou) e reparam-se numas belas mudanças durante esse tempo todo.
Tenho alguns colegas estrangeiros q estão a participar no programa Erasmus (colaboração entre universidades, em q uma das actividades consiste no intercambio de estudantes) e dizem q estão muito admirados com a qualidade do nosso ensino cá, e q nada tem a haver com o resto da imagemde portugal passa para o resto da UE.
Até aqui tudo bem, so q a universidade serve quase como um filtro injusto, q n distingue os bons alunos dos maus, apenas os bem preparados dos pior preparados.
O problema está no nosso ensino básico e secundário ... muito pouca gente n sofre um ligueiro choque quando entra no ensino superior, pq n estão preparados para tal. Acho q a forma como está disposto o programa no ensino secundário, n te puxa muito pela cabeça, n te incute o gosto pela pesquisa e pelo contrário, cultivam o gosto do marrar, os problemas q surgem são sempre os mesmos e são sempre resolvidos da mesma maneira. O secundário n incute confiança a ng, e quando no ensino superior os professores nos dizem q para a cadeira x n existem a apontamentos, e q terás de ser tu a pesquisar onde quiseres, quando eles te colocam problemas n completamente mas de certa forma originais e tu n sabes onde procurar informção sobre isso, resumindo quando eles te pedem para usar a cabeça ... muita gente simplesmente n consegue pq n está habituada.
Um exemplo, acho q agora é assim, no secundário é cultivado o gosto pelo uso da máquina calculadora, mas n imaginem o choque q é para alguns quando chegam á universidade e têm de fazer Calculo I,II,III,IV sem puder usar uma unica tabela e nem uma máquina de calcular q se compra na feira e tras um porta chaves agarrado. N imaginam os casos de pessoas q nem contas de dividir conseguiam fazer, q nem a tabuada sabiam e depois tinha de realizar integrais, equações diferenciais, algebra análitica, etc..... impossivel.
E depois perguntava um dia um professor, como é q era possivel a taxa de reprovação ser de 90%????
N me venham dizer q n têm capacidade, pq eu tive e n so mais do q ng. A minha professora do 12º ano ficava admirada quando eu para achar os zeros, derivadas, limites, intervalos de monotonia etc... nunca usava a máquina, quando era ela a primeira a recomendar o seu uso, e pq ?? pq foi assim ensinado.
Os portugueses, são os q mais estudam, são os q mais carga horária têm, são os q mais tempo de aulas têm e consequentemente menos férias têm, e pq é q tamos no nível em q estamos???
Será q são os nosso alunos? Ou será q são os nosso governantes q n sabem o q fazer. Para eles a educação é uma paixão, mas só se for platonica, pq eu n vejo compaixão com ng ... mais uma vez foi só para inglês ver, ou melhor para tuga ver e comprar o voto. O meu eles n compram, e sempre q aparecem umas novas eleições, se achar necessa´rio n me esqueço de lá deixar uma mensagem para os senhores ... pelo menos perdem sempre algum tempo a ler o q eu disse, n é um simples voto em branco, claro q no fim o resultado é o mesmo, mas pelo menos digo o q sinto.
sem mais.... Stu3s (Ivo Neves)