Jetico Personal Firewall (Excelente - Free)

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Jetico Personal Firewall (Excelente - Free)

Mensagempor NePTeR » Terça Abr 04, 2006 19:53

Pois bem.. vou apresentar-vos uma firewall que até bem pouco tempo eu não conhecia..

Soube da existência da mesma, graças ao site firewallleaktester. Já tinha sido através deste site que fiquei a conhecer melhor a Look'n'Stop.. eles fazem uma série de testes e depois publicam os resultados.. e para surpresa das surpresas o mais recente teste (11 Março 2006) deu como melhor firewall (a que passou em maior número de testes) a Jetico Personal Firewall... seguindo-se a Outpost Pro 3.5 e a Look'n'Stop..

Fiz o download da mesma e eu próprio realizei-lhe alguns testes em vários sites.. e esta.. passou em todos!! O aspecto da firewall é parecido com o da Sygate (o próprio simbolo que está na system tray é bastante semelhante..)

Mas o melhor disto tudo.. é mesmo o facto da firewall ser completamente gratuíta :wink:

Imagem

Quando iniciamos algum programa a mesma questiona o que pretendemos fazer.. e aqui temos as opção tipicas de "Permitir" e "Bloquear" (sendo que podems aplicar isto para uma unica vez ou então fazer "Remeber..") depois temos ainda outra ao estilo da Outpost que nos permite configurar uma regra especifica.. e outra que nos permite enquadrar a aplicação num determinado grupo (Browsers, System Aplications, etc.. tudo bastante configurável)

Jetico.com Escreveu:The Jetico Personal Firewall enables you to:
Protect your computer against hackers and malicious software when networked or connected to the internet.
Choose a pre-defined Security Policy.
Edit an existing Security Policy (i.e. the firewall rule set configuration).
Create your own Security Policy.
Monitor running applications that access the network.
Monitor selected/all network packets as well as selected network events.

Site Oficial: http://www.jetico.com/Firewall.chm
Download: Jetico Personal Firewall v1.0 - Free

Cumps
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor G@rlink » Terça Abr 04, 2006 23:03

Boas,

realmente pelo resultado dos testes parece uma optima opção, ainda para mais é gratuita... :P

Já agora, é levezinha? :roll:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor PapaGigas » Quarta Abr 05, 2006 1:12

G@rlink Escreveu:Já agora, é levezinha? :roll:

Sinceramente nunca testei essa FW.. MAS se for leve.. e tiver um bom controlo de aplicações.. vai passar a ser a minha recomendação "free".. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Kayn » Quarta Abr 05, 2006 2:46

bem, esta eu experimentei (sim, eu tambem experimento firewalls de vez em quando, acabo é por nao as usar).

Francamente nao gostei muito. Pode ser muito boa, de facto. Mas com as configuracoes default, por mais que eu diga que "sim, é esta opcao que eu quero tomar e quero que te lembre dela", volta e meia volta a aparecer uma caixa a perguntar o que quero fazer para exactamente o mesmo. Começou por ai.

Ha 3 modos iniciais de funcionamento. O allow all, o block all e o optimal. O optimal protection dele é um bocado duvidoso. Comecei logo por nao gostar quando a firewall decidiu juntar tudo que era ligacao lan e net no saco das ligacoes seguras, mas vigiadas pelo optimal, que anuncia que praticamente tudo ke é ligacao permitida. Bem, a lan é segura, a net NAO, e qq firewall tem o dever de ver isso. Mas deixei seguir para ver o que ela fazia.

Teste do scan.sygate.com deu em quase tudo que é porta bloqueada, porreiro.

Teste do ShieldsUp! foi desastroso. a unica coisa positiva foi em ter o reverseDNS desactivo, mas francamente nem sei se isso teve a ver com a firewall. gosto de pensar que sim. Tudo o resto foi um falhanço. Nem seker a porta do netbios esta fechada, quanto mais tudo o resto. o shieldsup! leu com sucesso tudo quanto quis e + qq coisa do meu pc. Isto nao foi bom.

Acredito que com devidas configuracoes, quase todas as firewalls façam um trabalho +/- decente e suficiente. Para mim conta é a facilidade com que a firewall permite essas configuracoes, de uma forma pouco maçadora, explicativa e, porque nao, user friendy (tb tenho direito aos meus momentos de preguiça)

Esta, na pratica, torna-se irritante. faz isto com quase tudo ke se esta aki a passar, mas, a titulo de exemplo, está invariavelmente a avisar acerca do svchost.exe e como ele esta a tentar fazer ligacoess e o que quero fazer com elas. Por mais que lhe diga, svchost é trusted (bem... é produto M$ por isso nao, mas pronto), ou que esta na categoria das system apps nao adianta. daki a um bocado volta a aparecer. com ou sem opcao de "lembrar escolha".

Acho que é um bocado por isso que nao gosto de firewalls. Nao tenho paciencia para configurar absolutamente TUDO logo de inicio e muito menos paciencia para que, sempre que dou um peido a frente do xasso me apareça uma janela a perguntar se o quero cheirar. Provavelmente o excesso de janelas abona a favor da segurança (whatever that means) mas esta tambem nao passou no meu teste de (pouca) paciencia, o que nao contribuiu para uma opiniao (ja se si pouco) positiva, da minha parte.
Diga-se que testei 10 minutos (nao foi preciso mais pra ver as opcoes qse todas, senao todas mesmo, da firewall) e ficar esclarecido acerca dela.

Mas pronto, é free, nao pode haver mtas keixas. Ficava xateado era se nao fosse... :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor PapaGigas » Quarta Abr 05, 2006 6:02

Kayn Escreveu:Mas pronto, é free, nao pode haver mtas keixas. Ficava xateado era se nao fosse... :)

Do mal o menos.. mas tipo.. pelo que disseste.. err.. coitadinha dessa FW.. lol.. depois logo vejo isso com calma (mas não sei não).. :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Quarta Abr 05, 2006 10:29

Boas,
o papas ja a testa e ja a esmifra toda para ver no que da hehe.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor PapaGigas » Quarta Abr 05, 2006 19:55

Tretabyte Escreveu:o papas ja a testa e ja a esmifra toda para ver no que da hehe.

Espera lá.. lol.. tem calma contigo.. a Agnitum tem estado a disparar versões beta a torto e a direito.. não tenho tempo para tudo.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Quinta Abr 06, 2006 13:07

Boas,
bah tu agora es uma agnitum whore :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Abr 06, 2006 13:37

Kayn Escreveu:...Teste do ShieldsUp! foi desastroso. a unica coisa positiva foi em ter o reverseDNS desactivo, mas francamente nem sei se isso teve a ver com a firewall. gosto de pensar que sim...
Que teste usas ?

E o Reverse DNS será mesmo da firewall ?

É que a Sygate Personal está a deixar passar. :roll:

este ?

https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor PapaGigas » Domingo Abr 09, 2006 7:03

Tretabyte Escreveu:bah tu agora es uma agnitum whore :P

yeap.. yes I am.. lol.. and a very expensive one too.. :lol: :lol: :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor CR9 » Domingo Abr 09, 2006 9:08

Ja fiz download, agora acho que podias por na lista freeware do HCP.

Cumps
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes