Dúvida sobre lei!!!

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida sobre lei!!!

Mensagempor TheRza » Sexta Abr 07, 2006 16:40

boas!

como ja mencionei aki tou sem net pk nao paguei as 2 primeiras facturas do clix devido a nao ter telefone, só internet!!

passo a explicar, na altura ke aderi pedi pa fikar com o mesmo numero de telefone ke tinha na PT mas eles kando activaram o serviço mudaram o meu numero sem mais nem menos, apesar de no contrato tar assinalado o contrario e nessa altura nao conseguia telefonar para esse numero, ou seja, só efectuava chamadas mas nao recebia!

após varios telefonemas para la a pedir urgentemente a mudança de numero e a resolução do meu problema, só passados 2 meses é ke consegui ter tudo direito devido a um vendedor do clix vir a minha casa e ter telefonado para a central a pedir pa me resolverem a minha situação!

passado uma semana fika tudo a funcionar direito e começo a pagar as minhas facturas pensado eu ke ja tava tudo resolvido mas para meu espanto passado um mes recebo uma carta de uma entidade judicial para efectuar o pagamento dos 2 meses em ke só tive a net a funcionar!

eu tenho kase a certeza absoluta ke se um serviço nao é prestado na sua totalidade eu nao sou obrigado a pagar nada mas gostava de saber se aki alguem sabe o artigo da lei onde vem isso mencionado (ou o contrario) pa mandar uma carta pa clix pa tentar resolver a situação pk ja tou kase ha 2 meses (11 de Fevereiro) sem net e telefone!!

ja mandei um mail a DECO mas eles pedem 7.5€ pa responderem!! se alguem soubesse eu agradecia!!!

fikem bem! 8)

P.S: xorry pelo testamento!!
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Re: Dúvida sobre lei!!!

Mensagempor Makas_va » Sexta Abr 07, 2006 16:43

TheRza Escreveu:ja mandei um mail a DECO mas eles pedem 7.5€ pa responderem!! se alguem soubesse eu agradecia!!!

Lol.. o país que temos ( nao sabia disso )

Quanto ao teu problema, penso que a razão está do teu lado porque eles não cumpriram a parte a que foram abrigados segundo o contrato efectuado pelos dois.
Não saber é ruim.Não querer saber é pior ainda.
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 11, 2005 12:36

Mensagempor icurado » Sexta Abr 07, 2006 16:53

realmente...não sabia que se pagava á DECO...sinceramente...acho que vou fazer uma queixa da DECO á DECO...
Imagem
Imagem
icurado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 13, 2005 19:49

Re: Dúvida sobre lei!!!

Mensagempor TheRza » Sexta Abr 07, 2006 16:57

Makas_va Escreveu:
TheRza Escreveu:ja mandei um mail a DECO mas eles pedem 7.5€ pa responderem!! se alguem soubesse eu agradecia!!!

Lol.. o país que temos ( nao sabia disso )

Quanto ao teu problema, penso que a razão está do teu lado porque eles não cumpriram a parte a que foram abrigados segundo o contrato efectuado pelos dois.

tou mesmo a falar a serio!

mandei um mail só pa me dizerem o artigo lei onde vem isso mencionado e pediram pa enviar um cheque pa me puderem responder a isso!

eu tbm acho ke tenho razao mas a entidade judicial (Intrum Justitia) disse me o contrario, ke eu tinha ke pagar e tal e eu disse lhe "mas se nao tive o serviço a funcionar correctamente nao sou obrigado a pagar" e ela respondeu " ah mas isso nao interessa, nao pode deixar de pagar assim"!!! ehehehehehe :lol: :lol: :lol:

é só rir.... :roll: :roll:

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Natacool » Sexta Abr 07, 2006 17:25

Em relação à DECO (e eu nem curto nada esses gajos...)

Uma vez que é (penso eu) um pedido de uma pessoa pra que a DECO resolva a situação. Essa pessoa tem de ser sócio da DECO pagando os tais 7,5€ e durante um ano recebe gratuitamente (ah!... gratuitamente.. LOL) a revista Proteste.
Natacool
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 25, 2005 22:46

Mensagempor TheRza » Sexta Abr 07, 2006 17:31

Natacool Escreveu:Em relação à DECO (e eu nem curto nada esses gajos...)

Uma vez que é (penso eu) um pedido de uma pessoa pra que a DECO resolva a situação. Essa pessoa tem de ser sócio da DECO pagando os tais 7,5€ e durante um ano recebe gratuitamente (ah!... gratuitamente.. LOL) a revista Proteste.

mas nao é um pedido pa a DECO resolver!

eu apenas pedi ke me indicassem o artigo lei onde vem mencionado (ou nao) akilo ke tou aki a pedir, ou seja, se um serviço nao é totalmente efectuado, se eu tenho obrigação de pagar ou nao!!

nao ha por aki nenhum advogado ke dê uma ajuda?!? lol

fikem bem! 8)

P.S: eu ja procurei na net mas nao encontrei nada! :(
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Abr 07, 2006 17:43

pah se usufruiste da internet, obviamente que tens de pagar, independentemente do o telefone funcionar ou nao. a facturaçao é concerteza diferenciada e por isso podes dar as voltas que quisers agora que tens a obrigaçao de pagar aquilo de que usufruiste tens.

quanto à deco, penso que eles dispoem do aconselhamento gratuitamente, mas para facultar artigos do diario da republica é preciso pagar, isto pq o acesso ao DR é tambem condicionado. Se fores ao site da imprensa nacional casa da moeda reparas queapenas podes usar o DR como pesquisa das leis no ultimo mes, penso eu.

aqueles que sao antideco, bem a deco foi usada e abusada em casos que as pessoas têm razao, outras que nao têm. mta gente recorre pelo simples facto de nao ter de recorrer a outrs meios mais adequados, mas tambem mais dispendiosos, de modo a k 7,5 € por ano nao é propriamente uma quantia exorbitante, eu diria mm que é um pequeno contributo.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor TheRza » Sexta Abr 07, 2006 17:54

Bad_Cop Escreveu:pah se usufruiste da internet, obviamente que tens de pagar, independentemente do o telefone funcionar ou nao. a facturaçao é concerteza diferenciada e por isso podes dar as voltas que quisers agora que tens a obrigaçao de pagar aquilo de que usufruiste tens.

mostra me o artigo lei onde vem isso mencionado pf!!!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Lvsitano » Sexta Abr 07, 2006 21:06

Contacta o Instituto do Consumidor que não pagas nada. Para além de terem muito mais força que a DECO.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Abr 07, 2006 23:54

TheRza Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:pah se usufruiste da internet, obviamente que tens de pagar, independentemente do o telefone funcionar ou nao. a facturaçao é concerteza diferenciada e por isso podes dar as voltas que quisers agora que tens a obrigaçao de pagar aquilo de que usufruiste tens.

mostra me o artigo lei onde vem isso mencionado pf!!!

fikem bem! 8)

cheira-me a ironia, ainda assim vou responder da maneira que sei. tu tás a crer a ver as coisas pelo lado do: eu pedi um alho e uma cebola, eles nao me deram o alho, nao tenho nada que pagar a cebola. tás a pedir dois serviços independentes! no contrato sao discriminados como tal. o melhor que tens a fazer é pegar no teu contrato e le-lo por completo, com atençao e depois vais reparar que essas situaçoes estao concerteza cobertas por esse mesmo contracto. se ainda assim precisares de ajuda, que honestamente nao estou a ver onde, entao segue a sugestao do lusitano e contacta o instituto do consumidor, mas nao esperes milagres, pediste dois serviços tiveste e usufruiste de um, vais ter de o pagar, independentemente de o outro estar activo ou nao. aliás, no clix o principal serviço é o de internet, o telefone é uma mais valia adicional que podes pedir.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor cacete2005 » Sábado Abr 08, 2006 0:07

Boas, em 1º lugar acho que deves ligar já mas é pra ANACOM (http://www.icp.pt/), pois tbm tive problemas com a ONI e ai sim, eles podem-te aconselhar.

Quanto ás facturas, sabes k os contratos destes generos sao elaboraod por clausulas contartuais gerais, ou seja, os ISP´s (clix no teu caso) têem contratos previamente definidos, aos quais os eventuais clientes aceitam ou nao, sem possibilidade de discutir tais clausulas.
Assim, te digo k 1 entidade como a clix (SONAE!) tem esses "esquemas" bem montados, logo é muito dificil e mto mais custoso (monetariamente) ires pra frente com qq tipo de oposição judicial, ainda que tenhas razao (eu nao digo k nao tens), mas infelizmemte no país k viviemos é assim.

Por último, acho k deves tbm ligar pra o teu apoio e tentar chegar a 1 acordo: tentar pagar 1 quantia inferior á contratada visto que nao pudeste usufruir do serviço na sua plenitude estando tu completamente alheio a esses problemas!

Espero ter ajudado.
cacete2005
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 19, 2005 11:43

Mensagempor TheRza » Domingo Abr 09, 2006 17:42

Lvsitano Escreveu:Contacta o Instituto do Consumidor que não pagas nada. Para além de terem muito mais força que a DECO.

tkx pela dica! :wink:

BadCop Escreveu:cheira-me a ironia, ainda assim vou responder da maneira que sei. tu tás a crer a ver as coisas pelo lado do: eu pedi um alho e uma cebola, eles nao me deram o alho, nao tenho nada que pagar a cebola. tás a pedir dois serviços independentes! no contrato sao discriminados como tal. o melhor que tens a fazer é pegar no teu contrato e le-lo por completo, com atençao e depois vais reparar que essas situaçoes estao concerteza cobertas por esse mesmo contracto. se ainda assim precisares de ajuda, que honestamente nao estou a ver onde, entao segue a sugestao do lusitano e contacta o instituto do consumidor, mas nao esperes milagres, pediste dois serviços tiveste e usufruiste de um, vais ter de o pagar, independentemente de o outro estar activo ou nao. aliás, no clix o principal serviço é o de internet, o telefone é uma mais valia adicional que podes pedir.

por acaso nao era ironia!

apenas te pedi o artigo onde vinha mencionado isso ja ke tinhas tanta certeza! :roll:

outra coisa, na carta ke mandei para la até mencionei isso de pagar apenas a parte ke usufrui, ou seja a internet por isso nao atires ja 7 pedras ao ar e relaxa!!

mais uma coisa, eu nao pedi 2 serviços, pedi 1 serviço ke inclui telefone + internet!! se fossem 2 serviços como tu dizes vinham 2 facturas em separado e nao é isso ke acontece!

isto de certeza ke nao ta mencionado no contrato pk é ilegal, tu nao podes "oferecer" um serviço, prestar só metade e kerer ke os clientes paguem! nao tem logica nenhuma!

isto até pode ser comparado a um defeito numa peça de roupa ke compres numa loja, por exemplo se comprares uma peça de roupa (isp=internet+telefone) e este vier com defeito (só internet), vais a loja e eles sao obrigados por lei a te devolverem o dinheiro!! aki é mais ou menos a mesma coisa, só ke nao se paga adiantado!

eu vou contactar o instituto do consumidor e vou tentar resolver isto!

mesmo se assim se alguem souber do tal artigo ke comprova ou nao esta situação ke poste aki pf!!

tkx pelas dicas people!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor peregrino » Domingo Abr 09, 2006 20:17

aki tens a informação legal que querias espero que ajude se precisares de algo mais avisa:

podes recorrer ao artigo 793º do código civil como diploma subsidiário:

ARTIGO 793º
(Impossibilidade parcial)

1. Se a prestação se tornar parcialmente impossível, o devedor exonera-se mediante a prestação do que for possível, devendo, neste caso, ser proporcionalmente reduzida a contraprestação a que a outra parte estiver vinculada.

2. Porém, o credor que não tiver, justificadamente, interesse no cumprimento parcial da obrigação pode resolver o negócio.

- aplicas aki o numero 1 deste artigo e a meu ver a clix poderá facturar-te parte da prestação pois usufruiste do serviço mas terá de ser essa tua contraprestação reduzida parcialmente pois o cumprimento do serviço também nao foi total no caso deles.
Assinatura moderada, por favor consulte as regras.
peregrino
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 31, 2004 13:38

Mensagempor sLiNk » Domingo Abr 09, 2006 23:04

TheRza tu não tens que pagar os 2 meses.

Como já foi referido o serviço é só um: telefone + internet. Eles no contrato referem-se ao serviço como sendo o telefone mais a internet.

E no artigo 12 do contrato aparece o seguinte:

Reembolsos e Indemnizações:

Quando a interrupção do Serviço resulte de uma avaria imputável à NOVIS, o Cliente poderá solicitar à NOVIS o ressarcimento dos danos que comprovadamente tenha sofrido em virtude daquela restrição.
(Esta primeira parte não interessa)

Quando essa interrupção se verifique por período superior a quarenta e oito ( 48 ) horas, para além da possibilidade de solicitar aquele
ressarcimento, não há lugar ao pagamento pela prestação do Serviço durante o período dessa interrupção, devendo ser descontado ao preço da mensalidade o valor correspondente a esse período.

Ora eles tinham que descontar ás facturas o tempo que tiveste sem telefone. Como tiveste dois meses completos, eles tinham que descontar dois meses completos das facturas. Ou seja, esses dois meses não tinhas que pagar.
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor TheRza » Domingo Abr 16, 2006 21:26

Peregrino e Slink tkx pela vossa ajuda!

só hoje é ke vi os vossos posts e era mesmo isso ke precisava de saber!!

vou tentar resolver isso esta semana visto tar de ferias e eles ainda nao me terem respondido seker a minha carta! :(

mais uma vez tkx people!!! :wink:

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes