Amado por muitos, mal julgado por outros, após um mês de escolha la me decidi e comprei este portátil.
No geral estou bastante satisfeito com a aquisição.
Antes de mais vou referir o que vinha dentro da embalagem:
- computador
- transformador
- manuais
- CDs de recuperaçao do windows e do Express Media Player
- uns adaptadores de corrente
- um cabo RJ11
Comecemos então esta análise com as impressões exteriores do portátil.
- Aspecto sóbrio em tom cinza com teclas pretas, consensual, design arredondado nos cantos e com ligeiro declive na zona dos pulsos, o que para quem escreve muito é excelente. tem 2 patilhas de encaixe, o pad localizado no centro, as teclas perfeitamente alinhadas com o centro do ecrã, perfeito para escrita.
- As suas dimensões são o normal para este tipo de portáteis, mas é mais curto que por exemplo o chassis da série A6 da Asus.
- Os seus 2.7Kg de peso (bateria e drive incluidos) são uma mais valia, nota-se bem a diferença quando agarro neste e agarro no A6Va (2.85Kg sem bateria) da minha namorada.
- O pad é bom, pessoalmente gosto mais do toque do Asus A6Va, mas este ao fim de 30min já estava habituado. Os botões são normais, ás vezes quando faço pouca pressão no botao direito ele nao responde logo, mas isso também é uma coisa que com o hábito se contorna e é desprezível em termos de avaliaçao da máquina.
- O teclado tem as teclas um bocado ruidosas, na minha opinião, e as teclas como estão assentes numa película de silicone (o teclado tem protecção contra derrame de líquidos) torna as teclas algo flutuantes. Mas as teclas respondem bem e não é preciso fazer muita força. O layout das teclas é perfeito, tem a tecla do Fn depois do Ctrl, as direcionais deslocadas do resto do conjunto, a barra de espaços que costuma ser um calcanhar de aquiles (em Asus e Acers) responde como lhe confere o seu dever.
- As teclas de atalho (são para mim úteis apenas duas) podemos configurar para o que quisermos, depois as media keys dão jeito pa trocar de musica no Windows media player, mas para mim nao têm utilidade porque uso Winamp desde que lido com PCs
- Os plásticos são de média qualidade mas a assemblagem é bastante boa, não há plásticos soltos, peças a abanar, a bateria está bem fixa. No entanto uma coisa que me leva a dizer que os plásticos sao de media qualidade é quando baixo a tampa nota-se que o plástico "estatificou" naquela posição e quando é movido faz aqueles ruidos plásticos quando é deslocado da posição em que estava. Mas acho que isso é normal em todos os portáteis.
Disposição das portas:
As portas estão muito bem localizadas, diria mesmo excelentemente localizadas.
Ao contrário da Série A6 da Asus que só tem portas USB atrás, este A100 tem 2 do lado direito, junto ao interruptor de ligaçoes sem fios, e mais 2 atrás.
A drive óptica está do lado direito (nenhum defeito a apontar), temos também a entrada RJ11 e a fechadura.
Á frente temos 2 jacks 3.5mm para entrada de micro ou saída de phones, uma rodinha de volume (excelente, ja nao temos que baixar o volume com Fn
Do lado esquerdo, temos as portas PCMCIA, normal e Express Type II, Firewire, S-Video, e D-SUB (VGA analógico) e a saída do dissipador, que como é grandinha confere uma refrigeração excelente a esta máquina, mas isso falarei mais à frente.
Atrás tem a porta AC/DC, as tais 2 portas USB e a entrada ISO 8877 (RJ45).
A bateria está localizada atrás e é integrante do conjunto. O transformador é volumoso, maior que o do A6Va, mas +/- do mesmo peso, aquece pouco ou nada.
Em baixo estão os acessos aos componentes e uma ventoinha de entrada de ar.
Acho que quanto ao aspecto exterior é tudo...
Vamos agora falar do ecrã:
- Do tipo glare (TruBrite) daqueles que quando o ecrã está escuro e está sol, dá pra ver se estamos bonitinhos
Como este painel é iluminado com 1 só lâmpada, nota-se um "halo" muito grande na parte de baixo do ecrã, mas infelizmente é um mal geral de todos os LCDs de lâmpada única. Nota-se apenas quando estamos com o ecrã com fundo preto. Em termos de tempo de resposta, o Benq tem 4ms
Deixem-me referir que os painéis LCD funcionam assim: (menor tempo de resposta = sacrifício das cores) && (menor tempo de resposta = maior exigência energética). Ora como estamos a falar de um portátil há que minimizar o consumo.
Performance - Impressão geral:
Bom, assim que o recebi fiz alguns benchmarks, depois formatei, benchei, e depois voltei a formatar outra vez para instalar o SO definitivo.
Eu sou um Overclocker de gema e gosto de expremer todo o potencial de um hardware. No meu desktop, tenho um AMD XP-Mobile 2600+ (1920MHz) que já benchou a 2730MHz a ar..
Assim que instalei todo o software que preciso, instalei as ferramentas de optimizaçao do disco, nomeadamente o Diskeeper 10 Pro para desfragmentar ao fininho o disco e o WinASO Registry Optimizer, para limpar o lixo do registo. Estas 2 ferramentas em conjunto conseguiram poupar 15seg no boot do XP (de lembrar que o SO tinha sido acabado de instalar e ja tinha lixo
Após esta optimizaçao da minha parte o boot do windows XP, com o Kaspersky AV sem real-time protection demora cerca de 30seg até se poder trabalhar, graças às 5400rpm do disco felizmente é tudo muito rapido (para portátil, porque no meu desktop um Western Digital faz o boot em 30seg).
É de referir que os tempos de boot variam conforme o software instalado que requer inicializaçao com o windows. No caso do desktop tenho 35 processos em background, no portatil tenho 39.
Benchmarks:
Com o SiSoft Sandra 2005 benchei os componentes não-gráficos:
- no teste CPU arithmetic benchmark obtive ~16600 MIPS. Sao os 2 cores a benchar. Desliguei um core na bios e obtive cerca de metade, como é obvio.
- As memórias DDR2 533MHz conseguem um máximo de ~3570MB/s em int e ~3560MB/s em float (ambos buffered).
- O disco, SATA, (o que mais me surpreendeu) teve 31MB/s.
Queria testar o SuperPi, mas por ser um dual-core, julgo eu que o SuperPi nao gosta.
EDIT: afinal já consegui benchar com o SuperPI, deu-me 32.7seg e só utiliza 50% do cpu.
Benchmarking gráfico (o motivo de tanta discussão
Bom, como a maioria ja sabe, O A100-158 vem com os clocks da X1600 reduzidos para 400/380MHz e traz memórias GDDR2, mas eu como disse antes de ter o portatil na thread do tópico Oficial, iria conseguir por isto a dar o que devia dar
##testes efectuados com os Omega drivers baseados no Catalyst 6.3##
- 3D mark 2001 [clocks default]---> 13184
- 3D mark 2001 [clocks OC]--------> 15219
- 3D mark 2003 [clocks default]---> 4889
- 3D mark 2003 [clocks OC]--------> 5993
- 3D mark 2005 [clocks default]---> ~2800
- 3D mark 2005 [clocks OC]--------> 3387
Quanto à interpolação de resoluçoes nao nativas, acho-a fraca, comparada com o meu Benq, mas mais uma vez refiro que sao 2 paineis LCD completamente diferentes.
Conclusão da parte gráfica: Bastante capaz no que toca a desempenho gráfico quando está em OC. Com os clocks a default é algo limitado.
Um ecrã 16:10 de 1280x800 que interpola medianamente uma resoluçao de 1024x768 e pobremente uma de 800x600, aliado a um lag de imagem excessivo mais uma vez vem provar que para jogar não se compram portáteis. Mas enfim, que eu tenha conhecimento não há portáteis com paineis LCD com tempos de resposta aceitáveis (abaixo dos 8ms).
Vamos agora falar de um dos trunfos desta máquina, o seu sistema de som.
Uma placa de som Realtek High-Definition Audio encarrega-se de fornecer o som aos maravilhosos altifalantes Harman/Kardon, situados acima do teclado.
Vem incluído o suporte SRS TrueSurroundXT e mais umas poucas configuraçoes numa aplicaçao chamada Toshiba Virtual Sound. Estas melhorias de som, são na sua marioria benéficas à qualidade final de som produzida pelos altifalantes, que são do melhor que já ouvi em portátil.
Estamos habituados a nao ter médios nem graves nos portáteis e agudos indefinidos, pois bem, nestes colunas continuamos sem ter graves
Sem estas plugins de som, o som perde visivelmente qualidade, ainda assim é bastante agradável.
Testei o "War of the Worlds" como filme para ver como se comportava o som no modo "Movie", é bastante bom para um portátil, explosoes claro que nao abanam a casa como as minhas Logitech Z-5500 mas sao bem diferenciadas do resto das frequências (médias e agudas).
Devido ao bom posicionamento dos altifalantes temos boa percepção dos sons laterais e dos efeitos surround.
Lembrem-se que este comentário vem de uma pessoa que tem do melhor som para PC aqui ao lado (Logitech Z-5500) e lida com som há bastante tempo, por isso para quem curte o melhor som numas Z-5500 e diz que o som proveniente deste portatil é bom, é porque é mesmo bom.
De referir ainda que, com as plugins de som SRS activadas e com o volume no maximo, algumas musicas, podem distorcer nas gamas de frequencias 100-250Hz. Coisa que nao acontece com os efeitos desligados.
Passemos agora ao software incluído:
quando chegamos ao Windows temos quase 60 processos a correr, todos parecem ter alguma utilidade mas no meu caso, como formatei logo de seguida para testes e optimizaçao nem sequer cheguei a ve-los bem.
Para já, 1 ponto positivo é o de todo o sofware incluido ser em Português e bastante intuitivo.
--> Software de gestao de bateria: Toshiba Power Saver
- Gosto bastante desta aplicaçao, é robusta, bem elaborada, muito melhor que o software de gestao de bateria da Asus, por exemplo. Nela podemos gerir os perfis de bateria que queremos e até criar novos perfis.
Podemos escolher coisas como, velocidade do CPU, alteraçao dinâmica do CPU ou nao, alterar o brilho do ecrã, definir os tempos de suspençao, avisos de bateria, etc... Muito bom mesmo.
Os perfis sao facilmente acedidos atraves da combinaçao Fn + F2.
--> Gestao de ligaçoes de rede: Toshiba Config Free
- É uma aplicaçao que gere todo o tipo de ligaçoes do PC, sejam wireless, bluetooh, ou LAN. Pelo que ja vi parece-me util e portanto uso-a.
--> Efeitos de Áudio: Toshiba Virtual Sound
- É a aplicaçao que permite gerir os efeitos de audio SRS, aplicaçao sem nada negativo a apontar.
--> Silenciador Acústico do leitor CD/DVD
- Aqui está uma aplicaçao que faz a diferença numa marca como a Toshiba. Com esta aplicaçao podemos controlar a velocidade de rotaçao de um cd/dvd, o que é bastante util quando estamos a ver 1 DVD e queremos o maximo de silencio.
--> Utilitario de Zooming Toshiba
- Uma aplicaçao que nos permite fazer zoom atraves de hotkeys em tudo o que suporte Zoom. É util para PDFs e imagens.
--> Utilitario de Bluetooh
- nao testei porque o meu telemovel nao tem bluetooh, mas pelo que vi, parece-me um software bastante robusto e com bastantes configuraçoes possiveis.
--> Utilitairo de opçoes Toshiba
- É uma "coisinha" que fica no painel de controlo onde temos acesso a opçoes que sao apenas de acesso na BIOS. Isto sim é digno de palmas à Toshiba.
Depois ha softwaresinho para modem, que nao uso, outro para configurar as media-keys ao lado do teclado... etc...
Trazia já o Adobe reader 6, o winDVD, uma aplicaçao pa gravar discos e o OneNote do Microsfot Office. que para mim nao têm qualquer utilidade.
Globalmente acho que o bundle de aplicaçoes está 5 estrelas.
Utilizaçao do portátil:
--> Aquecimento:
CPU na ordem dos 35ºC em idle, 50ºC em Full, disco na ordem dos 30ºC em idle, 40ºC a transferir.
Em aplicaçoes 3D pesadas, nota-se um maior aquecimento geral por culpa da gráfica que está ao rubro, mas nada de especial.
Após 3 loops de 3D mark 2005, o CPU estava nos 40ºC e o ar emanado pela grelha era quente como é obvio, mas perfeitamente normal.
Como a abertura para saida de ar quente é bastante larga, aquecimento, nunca será um problema para este portátil.
Tem uma ventoinha de intake na base para ajudar na circulaçao do ar.
No colo, o aquecimento é quase nulo. Os que têm medo de queimaduras podem ficar descansados
Postura de escrita e ergonomia:
Mais um trunfo deste portátil é a sua ergonomia, com as teclas mais importantes (as letras) situadas perfeitamente ao centro, aliado ao declive na zona dos pulsos, escrever longos textos como este, é uma maravilha.
A boa localizaçao de todas as portas, do interruptor wireless e do controlo de volume é perfeita no que toca a ergonomia.
Transportabilidade: Devido aos seus 2.7Kg reais de peso, é das máquinas mais leves no segmento de portateis [15.4" ~1500€]. Dentro da mala com o carregador, o peso total (2.7Kg + carregador + 1.3Kg da mala) é perfeitamente confortavel para transporte.
Autonomia:
Aqui vem o calcanhar de aquiles desta máquina.
Com uma bateria de 6 células de apenas 4000mAh a autonomia máxima que consegui, em modo de poupança de bateria, foi cerca de 2h40, sem placa wireless nem bluetooh ligados, apenas a navegar, instalar software, organizar musica, etc... Mas como ainda só o carreguei 2x, a bateria ainda nao atingiu o seu estado pleno. Mas nao há-de fugir muito a isto, 2h30.
Conectividade Wireless
Quanto à conectividade wireless apenas testei no meu departamento onde temos a "e-U" e a "guest e-U". No que toca à recepção de sinal nada de negativo a apontar, para quem já trabalhou com a tecnologia Centrino anterior ao Core-Duo esta placa é semelhante no que toca a captação de sinal. No entanto, de acordo com o site da intel esta placa do chipset 945PM consome menos energia. Assim de repente em termos práticos estou satisfeito com o desempenho dele.
No que toca a BlueTooh, não testei porque não tenho nenhum dispositivo BT. Mas investiguei o bundle de software de gestão do bluetooh e parece-me bastante facil e intuitivo.
PS - para configurar o wireless no Departamento para apanhar a e-U, não foi fácil, é preciso fazer umas coisas manhosas que um pessoal lá me ensinou
Assistência e Garantias da marca
Garantia de 2 anos. Mas o que me surpreendeu foi uma brochura que vinha incluída no pack que diz que em caso de avaria do portátil o cliente só tem que notificar o CAT (Centro de Atendimento Toshiba) e vêm buscar a máquina a casa.
Classificação pessoal de 0-5:
- Design............................. 4
- Impressões exteriores.... 4
- Disposição das portas..... 5
- Ecrã..................................4
- Performance geral...........4.25
Disco........5
Gráfica.....3 (sem OC)
Ram.........4
CPU.........5
- Som................................ 5
- Bundle de Software........ 5
- Aquecimento................... 5
- Ergonomia...................... 5
- Autonomia...................... 3
- Conectividade Wireless... 4
- Assistência e Garantias... 5
- Qualidade/Preço.............. 5
Global: 4.5
Fotos
Ainda hei-de tirar mais fotos com + qualidade, mas por agora estou sem pilhas na máquina
Bom, espero que tenha sido útil a quem anda com dúvidas. Qualquer agradecimento é benvindo
Cumprimentos.
www.bkspot.com