Dúvidas básicas sobre segurança Informática...

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvidas básicas sobre segurança Informática...

Mensagempor ZeAlves » Quinta Abr 20, 2006 23:39

Colegas:
gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas que sei serem básicas mas que julgo muitos também as terem. Consoante me responderem irei, se o permitirem, colocando outras:

1ª Sabe-se que o Windows XP já tem uma firewall. É necessário mais alguma ou essa é suficiente?

2ª Quando se acede à net através de um router (p. ex. um D-Link, o qual também tem uma firewall) a nossa rede necessita da firewall do Windows activada ou a do router é suficiente?

3ª Quando se acede à net através de um Windows XP (com firewall) e através de um router (também com firewall) é necessário e útil ter-se no computador um daqueles pacotes de "Internet Security" (como por exemplo, o Norton Int.Sec. ou o ZoneAlarm) que por sua vez também têm incluída uma firewall?

4ª Qual a melhor forma de se ter uma firewall eficaz?

Bom, por agora é tudo. Agradeço a vossa ajuda, sabendo que me esclarecendo estareis a ajudar muitos outros que também se sentem perdidos neste tema.
ZeAlves
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 01, 2005 0:51

Mensagempor G@rlink » Quinta Abr 20, 2006 23:55

Boas,

A "pseudo-firewall" do windows é para estar sempre desactivada. Sinceramente, nem deveria ter o titulo de firewall... :?

Mesmo que tenhas um router, o melhor mesmo é mantê-la desligada. Contudo, apesar do router por si só já ser uma boa FW, é aconselhado o uso de uma firewall por software... Mas uma FW a sério, não é a "FW" do windows...

Quanto às suites de segurança, não há nada melhor que "fazer" a tua própria suite... Aconselho-te vivamente a dares uma vista de olhos NESTE tópico, tens lá EXCELENTES dicas! :wink:

Opinião pessoal para "suite de segurança":

Browser - Opera
Anti-Virus - Kaspersky PRO
Firewall - Look'n'Stop ou Outpost PRO
Anti-Spyware - SpywareBlaster + Trend Micro Anti-Spyware + Ewido Anti-Malware

PS: É apenas uma opinião pessoal. :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Kayn » Sexta Abr 21, 2006 0:06

Bem, eu atesto a favor.

Browser: O combo Opera/Firefox é imbativel a qualquer nivel. Ultimamente cansei um bocadinho do Firefox (por nenhum motivo especifico) e comecei a usar outra vez o Opera (acho piada ao mailer integrado e até é o que tou a usar neste momento, apesar de o Thunderbird ser melhor)

AV: Como Anti-Virus ainda prefiro o Symantec AV. Gosto dele, é levezinho e actualizado. O kasp é melhor, mas pesa me mais no sistema. peso extra nao é opcao pra mim.

Firewall: Bem, quando uso (e neste momento ate tou a usar, o que é raro) uso o Outpost. Qual Jetico, qual LooknStop qual catano :P

Antispyware: Isto faz realmente falta? Tipo, desde que deixei de usar o IE, mantive o windows e o AV actualizados deixei de precisar completamente disto. Por isso acredito que esses sejam os melhores porque nao tenho base de conhecimento sobre isso. Simplesmente nao preciso, o que considero a melhor opcao :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Kayn » Sexta Abr 21, 2006 0:07

Bem, eu atesto a favor.

Browser: O combo Opera/Firefox é imbativel a qualquer nivel. Ultimamente cansei um bocadinho do Firefox (por nenhum motivo especifico) e comecei a usar outra vez o Opera (acho piada ao mailer integrado e até é o que tou a usar neste momento, apesar de o Thunderbird ser melhor)

AV: Como Anti-Virus ainda prefiro o Symantec AV. Gosto dele, é levezinho e actualizado. O kasp é melhor, mas pesa me mais no sistema. peso extra nao é opcao pra mim.

Firewall: Bem, quando uso (e neste momento ate tou a usar, o que é raro) uso o Outpost. Qual Jetico, qual LooknStop qual catano :P

Antispyware: Isto faz realmente falta? Tipo, desde que deixei de usar o IE, mantive o windows e o AV actualizados deixei de precisar completamente disto. Por isso acredito que esses sejam os melhores porque nao tenho base de conhecimento sobre isso. Simplesmente nao preciso, o que considero a melhor opcao :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor G@rlink » Sexta Abr 21, 2006 0:21

Boas,

Kayn Escreveu:Firewall: Bem, quando uso (e neste momento ate tou a usar, o que é raro) uso o Outpost. Qual Jetico, qual LooknStop qual catano

Concordo. A Outpost PRO é claramente superior à Look'n'Stop, mas para quem quer uma FW muito simples, levezinha e com uma boa eficácia então a Look'n'Stop é uma opção a ter em conta. Aliás o defeito que coloco na LnS é mesmo o interface, é MUITO "rudimentar" (para não dizer outra coisa).

Agora, quanto à Jetico não posso dizer muito, pois nunca a experimentei... :roll:

Kayn Escreveu:Antispyware: Isto faz realmente falta? Tipo, desde que deixei de usar o IE, mantive o windows e o AV actualizados deixei de precisar completamente disto. Por isso acredito que esses sejam os melhores porque nao tenho base de conhecimento sobre isso. Simplesmente nao preciso, o que considero a melhor opcao

Sim, um BOM browser e muito juizinho, fazem a maior parte do trabalho.

Ainda assim, gosto de protecção extra. Vejo que o que te preocupa mais é o peso que esses programas trazem para o sistema, mas daqueles que apresentei só o Trend é que está a comer menos de 10MB. O spywareBlaster é um imunizador, não come qualquer recurso e o Ewido tenho-o sempre desligado, só o uso para fazer scans pois ele tem uma boa capacidade de detecção. :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ZeAlves » Sexta Abr 21, 2006 0:35

Pessoal, agradeço as vossas respostas mas sugeria que respondessem de forma acessível e destinado a "básicos".

Para que não se perca quem procura uma resposta simples às dúvidas colocadas vou resumir o essencial até agora:

Ponto 1: a FW do Windows é de se desactivar já que é ineficaz (caso tenhamos um router com FW, pelo menos);

Ponto 2: a FW dos routers são boas mas não o suficiente para ficarem a fazer sozinha essa função de barreira nos nossos pcs, sendo aconselhável um software de FW mais potente;

Ponto 3: o ideal é conjugarmos um browser que não o IE (pois sendo o mais divulgado é o que mais ataques sofre;penso que é isto!!); um bom antivirus, uma firewall de software e dois ou mais antispywares (necessários de serem corridos de vez em quando).

Conclusão: deve-se instalar uma firewall além da do windows (a desactivar) e da do Router (que deverá estar activada conjuntamente com a outra de software).

Confirmem se está correcto a minha dedução. Obrigados. :roll:
ZeAlves
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 01, 2005 0:51

Mensagempor G@rlink » Sexta Abr 21, 2006 0:58

Boas,

ZeAlves Escreveu:Confirmem se está correcto a minha dedução.

So far, so good. :wink:

PS: Kit "básico" de segurança (Windows) by PapaGigas

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Re: Dúvidas básicas sobre segurança Informática...

Mensagempor PapaGigas » Sexta Abr 21, 2006 1:36

Boas..

ZeAlves Escreveu:1ª Sabe-se que o Windows XP já tem uma firewall. É necessário mais alguma ou essa é suficiente?

A firewall do windows não passa de um pseudo-NAT (a unica protecção que a mesma oferece é relativa á prevenção de worms.. simples).. :roll:

ZeAlves Escreveu:2ª Quando se acede à net através de um router (p. ex. um D-Link, o qual também tem uma firewall) a nossa rede necessita da firewall do Windows activada ou a do router é suficiente?

Tendo em consideração que ao usar um router.. a máquina estará protegida pelo NAT do mesmo (a menos que esteja numa DMZ).. o uso do pseudo-NAT da Microsoft torna-se.. err.. como dizer?.. hummm.. tipo.. "estupido"?.. LOL.. é como usar 2 pares de ténis de cada vez.. :lol: :lol: :lol:

ZeAlves Escreveu:3ª Quando se acede à net através de um Windows XP (com firewall) e através de um router (também com firewall) é necessário e útil ter-se no computador um daqueles pacotes de "Internet Security" (como por exemplo, o Norton Int.Sec. ou o ZoneAlarm) que por sua vez também têm incluída uma firewall?

Por norma essas suites (internet security) suckam nas horas do *biip*.. aliás.. não conheço nenhuma que recomende.. alem disso o uso da firewall do windows só tem um propósito: aceder á net após formatar a máquina.. de modo a sacar a ultima versão de uma firewall a sério.. :P

ZeAlves Escreveu:4ª Qual a melhor forma de se ter uma firewall eficaz?

A melhor forma que conheço é através de "configuração" da mesma.. lol.. só assim se pode dizer que se está mais perto de estar seguro.. :roll:

PS - Folgo em saber que o Kayn está a uma firewall (que não é coisa que faça o seu género).. ainda por cima a Outpost Pro.. sim senhora.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante