Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...
Moderadores: Administradores, Moderadores
por Lycan » Sábado Abr 10, 2004 15:14
boas ppl...eu tenho um samtron 95P Plus de 19"...no refresh rate do monitor tirei o visto da opção das frekuencias n suportadas plo monitor...(ia até aos 100Hz)...e coloquei a resolução em 1280x1024...de seguida coloquei o refresh rate a 160Hz...a diferença foi enorme...maior fluidez e rapidez na navegação... a minha pergunta é a seguinte: isto pode prejudicar o monitor??
[]´s
-
Lycan
- Membro Vitalício

-
- Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35
-
por mikegraphik » Sábado Abr 10, 2004 16:08
Tenho exactamente o mesmo monitor que tu e uma coisa garanto: a refresh rate a 160hz a uma resolução de 1280x1024 não tens de certeza.
Deves estar a referir-te á frequencia horizontal ou qualquer outra coisa. agora no sentido mais habitual do termo não pode ser. Só um monitor de topo (de topo mesmo) é que pode chegar a esses valores e mesmo assim...
Respondendo á questão: se o monitor não suportasse essa frequência (seja lá ela qual for que tenhas mexido) ficava a preto durante uns segundos e ou aparecia uma mensagem a dizer que a frequência não era suportada revertendo de seguida para os valores que tinhas previamente, ou não mostrava mensagem nenhuma e após uns segundos em preto revertia para os valores que tinhas previamente.
A refresh rate do monitor nada tem a ver com a fluidez e rapidez de navegação, apenas especifica o numero de vezes que o ecra é redesenhado por segundo. Em termos práticos isto traduz-se num menor cansaço visual enqunto trabalhas.
75Hz deve ser considerado o valor minimo (abaixo disso o monitor cintila demasiado e é prejudicial á vista), a 85Hz já é um valor bom (e confortável de utilizar), 100Hz será o ideal.
Podes trabalhar acima dos 100Hz mas o ganho deixa de ser tão evidente e praticamente imperceptivel para o olho humano.
Mike
-
mikegraphik
- Aprendiz

-
- Registado: Terça Set 17, 2002 14:41
-
por Lycan » Domingo Abr 11, 2004 18:37
boas mikegraphik,mas por acaso o ke ker dizer "screen refresh rate"?...bem seja o ke for que isso keira dizer...o meu valor está a 160Hertz..o valor máximo é de 180Hertz...a minha resolução é a ke indikei...ou seja:1280x1024...eu tinha o monitor a 100hertz, e qd alterei para 160hz os ganhos foram mais ke evidentes...
Boas Mike
ps: às tantas tens um "monitor de topo" e n sabes....lol
-
Lycan
- Membro Vitalício

-
- Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35
-
por Monte_Cristo » Segunda Abr 12, 2004 2:07
Lycan: Se o teu monitor nao aguentasse o refresh rate crashava logo qdo pusemos essa resolução...Qto ao sere prejudicial ao monitor: Não é! Aqui está so em causa uma coisa: Ou ele aguenta ou nao...nao ha repercussoes a medio/longo prazo!

A64 X2 3800+ Cooled by XP-90 || Abit AN8 Ultra || 1GB Patriot XLBK
Asus eXtreme AX800XL || X-Alien 500W Black || SF-609 Fan Master
Super Flower 201 T3 Black || HP L2335 23' || NEC4550A
Audigy2@ZS || Logitech Z-5500 DIGITAL
-
Monte_Cristo
- Membro de Ouro

-
- Registado: Domingo Fev 29, 2004 11:48
Voltar para Outro Hardware
Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante