[Portátil] LG P1 Express Dual

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Portátil] LG P1 Express Dual

Mensagempor pepinto » Quarta Abr 26, 2006 2:00

Já faz algum tempo que tenho o P1, por isso já está na altura de fazer uma crítica a este portátil da LG.

1- Razões para a compra:
Depois do meu desktop avariar decidi que o próximo computador que iria comprar seria um laptop pois todos os fins de semana vou "à terrinha" e dá imenso jeito ter sempre um pc por perto.
O que quero fazer no computador? - Bem, basicamente para trabalho (programação, tratamento de texto e cálculo), tratamento de fotografia, começar a brincar um pouco com edição de video (videos simples capturados com a câmara fotográfica digital), guardar música os mp3 e ver um filme ou outro! Não faço intenção de jogar no computador (bem, até posso querer jogar um pouco PES5)!
Pensei e decidi: acabando de comprar o computador em abril, seria um com processador core duo (não iria gastar dinheiro e ficar um um processador "em fim de linha"). No que diz respeito à placa gráfica não era necessária uma topo de gama mas também não queria uma integrada da intel.
Elaborei uma lista de alguns computadores entre eles o Sony Vaio FE11s e o LG P1. Devido ao facto de o FE estar esgotado praticamente em todo o lado (e ser 200 € mais caro) optei pelo LG!Outro aspecto que também teve influência foi o facto de poder fazer o pagamento em 4 meses sem juros na loja onde comprei o LG.

2- Configuração do P1:

Processador:Intel® Core™ Duo T2300 - 1,66GHz
Chipset: Mobile Intel® 945PM
Cache:2 MB de cache de nível 2
System Bus: 667 MHz de velocidade de bus
Memória: 1024 MB DDR2 (2x512Mb, 667MHz até 4GB)
Disco: 100 GB SATA
Drive DVD: Drive Gravadora DVD Super Multi Dual Layer (DVD-R/RW, +R/RW, RAM)
Ecrã: 15.4" WXGA (1280x800), Fine Bright Technology
Comunicações Wireless - sem fios: Intel® Pro/Wireless 3945ABG (802.11a/b/g), Dual Hexa-band Antenna, Bluetooth (BlueCore™4)
Comunicação por fios: Modem 56 Kbps, Gigabit Ethernet 10/100/1000
Expansibilidade:Memória de sistema até 4 GB, Slot PCMCIA 1x Tipo II, Leitor de cartões 5-em-1 (XD / SD / MMC / MS / MS Pro)
Placa Gráfica: ATI® Mobility™ Radeon® X1400 HyperMemory até 512MB, Memória Vídeo (256 MB + 256 )
Sistema Áudio: SRS TruSurround XT, SRS WOW XT, 5.1CH Dolby Digital, XTS Pro, 24bit High Definition, Stereo Speakers (3W), Internal MIC
Altifalantes: Integrados estéreo 3W
Interfaces: 3USB, VGA, RJ11, RJ45, S-Video, IEEE 1394, Mic-in ,Line-in (S/PDIF), Auscultadores
Teclado:Tamanho integral de 99 teclas com teclado numérico integrado
S.O. Microsoft® Windows® XP Home Edition - Português
Software: IP Operator , Battery Miser, On Screen Display , Norton Anti-Virus, CyberLink DVD Solution™, Recovery CD, LG Intelligent Update CD
Segurança: Fingerprint, HDD Security
Acessórios: Adaptador C.A.; Cabo de energia C.A.; Manual de utilizador.
Alimentação:Bateria de Iões de lítio de 6 células
Adaptador:AC 90W universal (100/240 V)
Dimensões: 355.2 x 261.2 x 31.7 mm
Peso: 2.78 Kg (com a bateria)
Garantia: 24 meses

3- Agora as minhas observações(1-10):

Devo referir que este é o meu primeiro computador portátil, pelo que não tenho nenhuma base de comparação. Até agora tenho gostado muito do computador.

Teclado: Acho o teclado muito bom, é confortável e tem teclado numérico, o que é uma mais valia para o uso que dou ao computador. (9 )

Ecrã: A nível de ecrã parece-me bom, tem imenso brilho (enquanto escrevo estas linhas tenho o brilho seleccionado no nível 3 de 8 ). Nota-se um ligeiro escurecimento nos cantos inferirores, mas nada que me incomode, visto que é numa área muito reduzida e não é nada de especial. A nível de reflexos notam-se em condições de muita luminosidade mas não são exagerados. Considero a qualidade do ecrã (tendo como base as visitas que tenho feito à loja francesa) menor que a
dos Vaio mas acima dos Toshiba e Acer. Tem alguma leakage das lâmapdas mas só se observa quando observamos o ecrã mesmo de cima. OS angulos de visão parecem-me ok! (8 )

Qualidade de constução: O portátil não me parece tão robusto como um asus, p. exemplo, mas não é de todo frágil. Por exemplo se pressiono na parte de baixo da drive óptica noto alguma flexibilidade. (7 )

Ruido: Bastante silencioso em funcionamento. Tem um mecanismo de arrefecimento que está sempre a funcionar de forma muito silenciosa (ao que parece é refrigeração liquida, segundo li em sites internacionais). Após algumas horas em funcionamento a ventoinha de quando em vez arranca mas esta não faz muito barulho. Isto no modo normal de funcionamento, porque no modo de poupança de energia esta ventoinha não arranca de todo (9 ). A drive óptica por seu lado é um bocado ruidosa (7 ).

Qualidade do som: A colocação das colunas não ajuda muito e o som tem pouco bass. Mas também não estava à espera de muito melhor. Basta ligar aos phones quando estou "on the move" ou as colunas quando estou em casa! (7 )

Duração da bateria: Sempre que usei o portátil alimentado pela bateria esta durou sempre para cima das 3h. Não cronometrei ao minuto mas foi este o tempo. O que fiz durante este tempo (web, sem usar wireless; fiz uns filmes no movie maker e andei a organizar a biblioteca multimédia) (8 )

Temperatura: O portátil manteve-se sempre muito fresco. Quer na região dos pulsos quer da parte de baixo (mesmo quando estou com ele ao colo não atinge uma temperatura que se possa considerar desconfortável). (8.5 )

Colocação das portas/conectores: Pareceu-me adequada, quer nos conectores audio (ficam do lado direito e não na frente como em muitos portáteis), as portas USB estão repartidas (uma do lado esquerdo e duas do lado direito). O acesso ao leitor de cartões é que me pareceu um pouco difícil da primeira vez que o usei mas agora já lhe apanhei o jeito. Por outro lado o orificio da ventoinha está colocado do lado esquerdo do computador, por este motivo quando o colocamos ao colo este fica sob a perna esquerda, o que não é de todo aconselhável se o computador "quiser refrescar-se" (8.0 )

Trackpad: Pareceu-me ok, e tem zonas de scroll vertical e horizontal. (8 ).

Design: Para mim o portátil é muito bonito (9 )

Outros aspectos: Tem teclas para controlo do volume, para efeitos de som (SRS) e para lançamento de uma aplicação multimédia que pode ser definida por nós. Tem microfone (embrora não tenha webcam) e leitor de impressões digitais, que funciona que nem um mimo! (9, em grande parte devido ao leitor de impressões digitais).

Funcionamento geral: Até agora tudo ok! Nota-se bem o efeito core duo com muitas aplicações abertas (nada de slowdowns), o disco é de 5200 rpm. No geral e para as minhas necessidades dou-lhe um 8.5.

4- Agora os Benchmarks:
Atenção, estes benchmarks foram feitos com o computador com o sistema operativo que veio instalado e drivers originais, nada de clean installs nem actualizações:

Super Pi (2M): 1 min. 29 seg.
Super Pi (2M) (segunda tentativa): 1 min. 28 seg.
3DMark 2005: 2123 3dMarks
3DMark 2006: 1047 3dMarks

Imagem
Imagem

5- Fotografias:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que seja útil para quem esteja a procurar informações acerca deste computador. Qualquer outra questão ...
Editado pela última vez por pepinto em Terça Mai 02, 2006 16:16, num total de 1 vez.
Pedro
LG P1 Express Dual :)
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 24, 2005 18:14

Mensagempor OVeRCoM3 » Quarta Abr 26, 2006 10:10

Sim estas reviews são sempre bem-vindas e úteis.
Em principio irei fazer também uma review mas do meu futuro LG S1. :)

Cumprimentos. :)
OVeRCoM3
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 12, 2006 19:51

Mensagempor Queen » Quarta Abr 26, 2006 10:36

Também estou na duvida entre o LG P1 e o Sony Vaio FE11S, mas tenho duvidas relativamente às garantias.

Se o LG avariar como é que é para arranjar?
Qual é a reputação da LG relativamente a portáteis? O mesmo que a ACER?

Talvez os Sony sejam de maior confiança se acontecer algum problema. Acho eu! :roll:
Queen
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 26, 2004 8:57

Mensagempor pepinto » Quarta Abr 26, 2006 10:52

Na exame informática, quando fizeram o teste ao LG LW65 mencionaram a política de assistência da LG, que, segundo eles era batante vantajosa.
Segundo disseram na Exame informática a LG tem um sistema de "pick up and return " que garante a reparação em 7 dias úteis, mesmo no caso em que há necessidade de susbstituição de peças!
Nestes foruns nunca ví ninguém queixar-se de problemas num LG! Se alguém já recorreu à assistência da LG podia deixar aqui o seu testemunho.
Quanto à Sony não sei ... (também se alguém recorreu à assistência da Sony se pudesse testemunhar ...)

Acer, penso eu que seja um mundo à parte...
Pedro
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Abr 26, 2006 11:04

Não têm reputação, o que acho que quer dizer que têm boa reputação.

Ou seja:

a) Ninguém recorreu à assistência (ninguém diz bem, ninguém diz mal). Isto indica que não houve necessidade de recorrer, portanto portáteis não dão azo a "a minha dobradiça partiu, a minha ventoinha avariou, etc".

b) Alguém recorreu à assistência, foi bem atendido. E como em Portugal bom serviço é recompensado com silêncio e mau serviço é recompensado com "Olhe que eu sou sócio da Deco, pode já começar a fazer nas calças, vai ser despedido! Voçê, o seu chefe e a empresa em peso! Temam o homem da Deco, Muahaha... Estou? Alô? ALÔ?!"

Secalhar não vendem estupidamente muito como a Acer e como tal é mais fácil manter uma boa (e veloz) assistência técnica. Isto especulando loucamente, bem entendido... não sou mosquinha na parede, não estou lá para ver.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor BK » Quarta Abr 26, 2006 11:32

Já vi um P1 ao vivo e á bastante agradavel ao olho :)

Uma coisa que esse tem e que o meu A100 não tem e gostava de ter é um botão para ligar e desligar o SRS, é bastante útil esse boãosinho :)

No P1 que vi, o jovem que o estava a demonstrar teve alguma dificuldade em fazer a autenticaçao com o leitor de impressoes digitias, mas devia ser por o ter ainda há pouco tempo.

O ecrã na minha opinião continua com o defeito do LW65, na zona inferior da barra de tarefas nota-se muito bem 2cm de excesso de iluminação e nos cantos inferiores nota-se falta de homogenidade da distribuição da luz, pelo que se formam halos de luz visívies até quando o fundo não é negro. Para mim, que sou um cado picuinhas, é 1 factor negativo que esperava que a LG tivesse contornado nesta nova séries de portáteis face ao LW65, mas pelos vistos mantém-se o painel LCD com a iluminação "desuniforme".

De resto, para amantes do FCP, é 1 "must-have"!! Branco e Azul, uiui!! :P É bastante bonito! e o keypad numerico para pessoal que estude/trabalhe com contabilidades e coisas assim dá um imenso jeito.

@pepinto: Bela review, baseaste-te na minha do A100 ou nem por isso? :)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor pepinto » Quarta Abr 26, 2006 12:56

DJ_BK Escreveu:@pepinto: Bela review, baseaste-te na minha do A100 ou nem por isso? :)

Lí a tua review antes de fazer a minha :), mas não me colei nela , é baseada nas milhentas que lí na altura de prospecção do mercado ... é uma salada russa :)
Pedro
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pepinto » Quarta Abr 26, 2006 12:58

Subversiveagent Escreveu:Não têm reputação, o que acho que quer dizer que têm boa reputação.

É como os árbitros de futebol, é sempre bom quando não se fala deles :)
Pedro
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Hazzard » Quarta Abr 26, 2006 14:47

Esta muito boa a review ***** - Btw KERU o meu S1 ja me deixei do a100
Owner of: Toshiba Satelite P100-103
Hazzard
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 26, 2005 19:58

Mensagempor pepinto » Quinta Abr 27, 2006 0:13

obrigado a todos pelo feedback! :)
Pedro
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor OVeRCoM3 » Quinta Abr 27, 2006 13:14

É óptimo ajudar e ser ajudado, por isso seja para informar, aconselhar ou criticar aqui está o pessoal para isso.

Cumprimentos. :)
OVeRCoM3
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 12, 2006 19:51

Mensagempor Bseixas » Quinta Abr 27, 2006 14:58

Boa review e muito útil...

Ando a ponderar a compra de um portátil e este LG P1 e o S1, destacam-se realmente neste momento, muito bons :)
Bseixas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 27, 2006 14:30

Mensagempor João Sousa » Quinta Abr 27, 2006 17:45

Em primeiro lugar parabéns e muito obrigado pela sua excelente review.

Depois caro pepinto gostaria de saber se toda a memória da placa é partilhada com a principal ou se tem uma determinada quantidade dedicada.

Isto porque também estou a considerar adquirir um LG P1 e um seu anterior post deixou-me com algumas dúvidas.
João Sousa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 24, 2006 18:35

Mensagempor pepinto » Quinta Abr 27, 2006 22:05

João Sousa Escreveu:Depois caro pepinto gostaria de saber se toda a memória da placa é partilhada com a principal ou se tem uma determinada quantidade dedicada.

Isto porque também estou a considerar adquirir um LG P1 e um seu anterior post deixou-me com algumas dúvidas.

Realmente depois de comprar o computador e começar a trabalhar com ele fiquei com dúvidas acerca da quantidade de memória local e partilhada da placa gráfica. Isto porque quando corro porgramas como o "system information manager" a placa aparece como tendo 512 MB de Ram, não especificando a quantidade de memória local e partilhada.
Depois disso disseram-me que as ATI, quer a X1400 quer a X1600, se forem 512 MB Hypermemory têm 256 locais + 256 partilhados, se forem 256 MB Hypermemory têm 128 locais + 128 partilhados.
Quando corri o 3DMark 2005, este diz acerca da placa gráfica o que se pode ver na seguinte imagem:
Imagem

Portanto está confirmado: 256 MB locais + 256 MB partilhados com a RAM do sistema
Pedro
pepinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor João Sousa » Sexta Abr 28, 2006 14:18

Muito obrigado caro pepinto pelos seus esclarecimentos que foram bastante úteis.

Cumprimentos :)
João Sousa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 24, 2006 18:35

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes