[portátil] LG S1-M555P Express Dual

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

[portátil] LG S1-M555P Express Dual

Mensagempor Michel » Quinta Abr 27, 2006 0:56

Vou deixar aqui uma mini-review a este bichinho fantástico:

- PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Quando se desembala o portátil e se liga pela primeira vez, a coisa que impressiona logo, além da sua estética fabulosa com o contraste branco e preto lacado, é o seu silêncio de funcionamento: ao carregar no botão POWER nem se dá conta do arranque a não ser pelos leds de funcionamento.
Não só a ventoinha de extracção de ar que se encontra do lado esquerdo do portátil é extremamente silenciosa, como também é simplesmente impossível ouvir o disco a funcionar.

- ESPECIFICAÇÕES E ASPECTO EXTERIOR:

[COLOR="Blue"]Intel® Core Duo Processor T2400(1.83 Ghz/2Mb/FSB667Mhz)
Microsoft Windows XP PRO MUI
1024 Mb DDR2 667 (2x512Mb, 667MHz, até 4GB)
LCD: TFT 15.4 WXGA (1280 x 800)FineBright Technology
ATI Radeon X1600 Hypermemory até 512 Mb
100 GB SATA (5400 Rpm) 8Mb
DVD Super Multi DL
Wireless: Intel® PRO/Wireless 3945ABG (802.11a/b/g)
Wireless: Bluetooth (BlueCore 4)
Antena W-LAN: Dupla Antena de Banda Hexa
Modem: 56 kbps Modem
LAN: Gigabit ou 10/100/1000 Ethernet[/COLOR]

A qualidade de construção e os materiais utilisados na assemblagem do portátil são algo que se evidencia logo depois de estarmos 5 minutos de volta dele: os plásticos são robustos e bem acabados,, o efeito do lacado é impecável e todo o portátil em si transparece qualidade.

Imagem

Na frente podemos ver as 2 colunas, do lado esquerdo os leds de funcionamento do sistema e do lado direito os botões de acesso directo ao sistema DME Digital Media Experience, que permite ver DVDs ou ouvir CDs sem ter que iniciar o Windows.

Imagem

Do lado direito podemos ver as saídas de som, incluindo uma saída digital coaxial, a porta FireWire, a drive óptica e 2 portas USB 2.0.

Imagem

Da parte de trás podemos ver uma saída de vídeo S-VHS, a ligação para o cabo de segurança Kensington, o espaço para colocação da bateria, a ligação de linha telefónica para o modem incorporado, a ligação de rede 10/100/1000 e a ficha de cabo de alimentação externo.

Imagem

Do lado esquerdo podemos ver a saída VGA, uma porta USB 2.0, um slot de expansão PCMCIA e por baixo deste um slot para leitura de cartões de memória.

Imagem

O efeito do lacado fica bem evidente nesta foto.

Vamos agora espreitar o interior:

Imagem

Imagem

Um detalhe muito interessante para um portátil : a presença do teclado numérico do lado direito do teclado "convencional"; esta situação já existe em alguns modelos de 17" mas é muito rara em modelos 15,4".
Também podem observar nessa foto o Touchpad central com scroll incorporado.

Imagem

No canto inferior direito, podem ver o sensor de impressões digitais e também os botões de acesso directo ao sistema DME.

Imagem

Aqui um pormenor do Touchapd.

Imagem

Nesta imagem podem ver os diferentes leds indicadores de funcionamento do sistema.

- SOFTWARE E ACESSÓRIOS:

Ao contrário de muitos outros modelos concorrentes, este portátil é fornecido com o Windows XP Profissional, o que é um ponto extremamente positivo.
O LG Intelligent Update é uma aplicação fornecida no bundle de software que permite fazer de forma automática actualizações de drivers e software utilisados neste sistema, pelo que pude testar funciona muito bem e está completamente actualizado, recorrendo às últimas versões disponíveis em casa construtor de hardware aqui utilisado.
Outro software interessante: o IP Operator para gestão de ligações de rede e o Battery Miser para uma gestão optimizada da bateria.

Ao nível dos acessórios fornecidos, é de destacar um comando, com formato de cartão de crédito, que permite controlar as funções do sistema DME quando estamos por exemplo a ver um DVD com o Windows desligado:

Imagem

- BENCHMARKS:

Vou começar por especificar as condições dos testes: todos os testes foram realizados depois de terminar a instalação do sistema operativo que vinha com o portátil, ou seja sem qualquer tweak nem afinação específica com vista a melhorar o desempenho; isto quer dizer que foi tudo feito com Wireless ligado, antivírus a correr, etc...
O objectivo era testar o desempenho do portátil em condições de utilização do dia a dia e não em condições específicas de teste que depois não iriam corresponder à utilização da maioria das pessoas.

Alguns testes no Sandra:

Imagem

Imagem

De realçar o excelente resultado no teste do CPU, mesmo muito bom para um portátil.

Testes ao disco:

Imagem

Imagem

Parecem-me bons resultados para um disco 2,5" 5400rpm.

Como não podia deixar de ser, um Super Pi 1M:

Imagem

Novamente um excelente resultado para um CPU a 1830 Mhz e memória a 667 Mhz Cas 5.

Resultado no Aquamark3:

Imagem

Vamos agora para os testes de desempenho 3D:

Imagem

Este resultado foi obtido com os clocks default, ou seja 418/936, e com os drivers Catalyst 6.3 fornecidos com o portátil.

Imagem

Este resultado foi obtido também com os clocks default mas desta vez utilisando os últimos drivers Omega baseados nos Catalyst 6.3, o ganho ainda é interessante.

Imagem

Continuando com os drivers Omega mas passando agora os clocks para 450/1000.

Imagem

E mais um resultado com os Omega mas desta vez com os clocks a 500/1000.

Teste de autonomia:

Não me foi ainda possível realizar estes testes mas irei fazê-lo nos próximos dias e depois colocarei então aqui os resultados.

- CONCLUSÃO:

As prestações deste portátil são muito boas, a todos os níveis: temos aqui uma mãquina para trabalho e divertimento que não se vai envergonhar ao executar seja qual for a tarefa que lhe pedirem.
A qualidade de construção e os acabamentos estão ao nível do que de melhor tenho visto neste mercado, até diria que a escolha dos materiais anda muito próxima da Apple, e ainda há 2 dias estive com um Macbook Pro nas mãos.
O TFT é de excelente qualidade, possui aquele tratamento "espelhado" mas não em excesso como por exemplo é o caso de alguns Sony. Consegue uma imagem com bom contraste e ao mesmo tempo luminosa, isso nota-se muito bem em vídeos e filmes.
O único senão que eu poderia apontar seria o som, embora saiba que neste campo não há grande coisa a fazer num portátil mas de facto não gostei muito do som, um pouco "metálico" de mais para o meu gosto; nada que uma placa de som USB ou PCMCIA não resolva.
Em suma diria que recomendo este portátil a quem está no mercado à procura de uma boa máquina de última gerão , dotada não só de um bom processador mas também de uma boa gráfica; ao bom desempenho técnico, este portátil junta estética apelativa e a qualidade de construção impossível de negar, tudo isto em 2,82 Kg com bateria incluída.
Michel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 21, 2006 0:44

Mensagempor el franco » Quinta Abr 27, 2006 13:13

Muitos parabéns!!!
Excelente review, que só vem a confirmar que estamos em presença do melhor portátil de 15.4´´ que temos no nosso país!!!

Já me poupaste o trabalho de fazer uma review ao meu igual.

Esperamos ansiosamente a continuação da review...

Pelo que vi, compensa então instalar as Omega no meu portátil...

Mais uma vez.. PARABÉNS pelo excelente trabalho, eu bem sei o tempo que dá a fazer uma.

Cumprimentos
--LG S1 Express Dual -- 4110 3Dmark 2005 --
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 04, 2004 17:47

Mensagempor OVeRCoM3 » Quinta Abr 27, 2006 13:38

Olá estás de parabéns. Fizeste uma excelente review. :)
Em principio já tenho o meu amanhã e se for preciso mais algumas informações do portátil aqui está um ajudante. Sem dúvida que uma review ainda dá trabalho a realizar por isso há que dar valor às pessoas que o fazem. :)
Gostei bastante dos testes ao CPU e da performance gráfica.
Usando os drivers da Omega com os clocks a 500/1000 não será já um pouco puxado e "instável"?
Sabem o que fica bem a acompanhar o portátil em casa? Umas colunas 2.1 com subwoofer Creative I-Trigue 3400 Brancas. :)

De novo parabéns e cumprimentos. :)
OVeRCoM3
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 12, 2006 19:51

Mensagempor Michel » Quinta Abr 27, 2006 13:44

Vou actualizar em breve com os testes de autonomia, tou a tratar disso mas leva o seu tempo pois são precisas várias cargas e descargas...

Tb vou fazer um update porque "critiquei" o som mas afinal com o SRS ligado o caso muda de figura e fica muito melhor, mas não me tinha apercebido ainda...

Quanto ao aquecimento e/ou instabilidade com a gráfica a 500/1000, n notei absolutamente nada mas também ainda não tenho a base de arrefecimento, quando a tiver volto a testar com esses clocks...
Michel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor OVeRCoM3 » Quinta Abr 27, 2006 13:56

Já agora qual a mala que compraram?
Eu estou a pensar em adquirir a Elecom ZERO SHOCK 01 (mala para portáteis de 15,4'' com sistema Shock Absorption e elevada resistência a impactos) por 46€. O que aconselham?

Cumprimentos. :)
OVeRCoM3
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 12, 2006 19:51

Mensagempor Bseixas » Quinta Abr 27, 2006 14:51

Belo portátil sem dúvida...do melhor que anda aí no mercado :wink:

Embora veja bons portáteis na Asus, Toshiba ou HP, admito que este LG S1 ou o P1 me chamam + a atenção...

Obrigado pela review pois, penso que é bastante útil para quem anda a pensar comprar portátil é quer feedback dos modelos em questão. :)
Bseixas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 27, 2006 14:30

Mensagempor Prod » Quinta Abr 27, 2006 14:51

Muito, muito bom review!

Grande nivel de detalhe, não te escapou nada que eu andasse ainda pesquisando! 8O

O meu unico medo era realmente o display, eu lembro-me de ter visto o S1 mal chegou a Portugal e ainda estavam instalando e notava luminosidade extra na zona da "Taskbar" embora esta deixa-se de ser notória ao entrar no windows e começar a trabalhar com ele.

Mas se todos dizem que o display é 5estrelas, eu vou por vós 8)
Prod
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mar 21, 2006 23:33

Mensagempor Nwik » Quinta Abr 27, 2006 15:14

Boa review embora n possa deixar de corrigir duas coisas:

1º Para se usar os botões de Direct Media Experience é mesmo preciso arrancar o windows(em vez de ligares atravez do botao de power carrega no botão Direct Media no proprio computador ou no do comando se quiseres confirmar).

2º Os clocks da grafica q puseste aí estão errados. Os clocks por defeito são 419Mhz o GPU e 468Mhz a memoria, se pusesses uma dessas coisas a 1000Mhz eras bem capaz de a queimar, a não ser q os valores q puseste n sejam em Mhz... Pelo q consegui apurar, utilizando o ATITools basta pores uma dessas coisas a 535MHz para começar a dar probs, mas ainda n consegui ver ao certo quais sao os limites maximos possiveis.
Actualmente o maximo q consegui de uma forma estável foi 515.25MHz para o GPU e 517.50Mhz para a memória.

Ainda n experimentei os drivers Omega e n sei como se porta com eles.
Nwik
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 19:28

Mensagempor Michel » Quinta Abr 27, 2006 15:25

Nwik Escreveu:2º Os clocks da grafica q puseste aí estão errados. Os clocks por defeito são 419Mhz o GPU e 468Mhz a memoria, se pusesses uma dessas coisas a 1000Mhz eras bem capaz de a queimar, a não ser q os valores q puseste n sejam em Mhz... Pelo q consegui apurar, utilizando o ATITools basta pores uma dessas coisas a 535MHz para começar a dar probs, mas ainda n consegui ver ao certo quais sao os limites maximos possiveis.
Actualmente o maximo q consegui de uma forma estável foi 515.25MHz para o GPU e 517.50Mhz para a memória.

Os clocks da gráfica n estão nada errados: a memória da gráfica é DDR2, logo vindo de origem efectivamente a 468 Mhz equivale a DDR a 936 Mhz e é essa "norma" que o pessoal costuma usar para comparar clocks de gráficas, basta procurares reviews na de placas gráficas e verás que é assim, daí eu ter usado essa nomenclatura.
Michel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Nwik » Quinta Abr 27, 2006 15:37

Michel Escreveu:
Nwik Escreveu:2º Os clocks da grafica q puseste aí estão errados. Os clocks por defeito são 419Mhz o GPU e 468Mhz a memoria, se pusesses uma dessas coisas a 1000Mhz eras bem capaz de a queimar, a não ser q os valores q puseste n sejam em Mhz... Pelo q consegui apurar, utilizando o ATITools basta pores uma dessas coisas a 535MHz para começar a dar probs, mas ainda n consegui ver ao certo quais sao os limites maximos possiveis.

Os clocks da gráfica n estão nada errados: a memória da gráfica é DDR2, logo vindo de origem efectivamente a 468 Mhz equivale a DDR a 936 Mhz e é essa "norma" que o pessoal costuma usar para comparar clocks de gráficas, basta procurares reviews na de placas gráficas e verás que é assim, daí eu ter usado essa nomenclatura.

Eu tava mm a usar a do ATITools, nevermind...
Ja confirmaste a cena do DME ? Convinha alterar o review ou por um aviso para n induzir o pessoal em erro.
Outra coisa q reparei é q no ATITools se clicares em settings aparece q a memória é DDR3 mas n sei se isto ta certo. Deve ser prob do programa pq aparece q a memoria é só 256MB e geralmente nestes progs aparece a memoria total que, neste caso, é 512MB
Nwik
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Michel » Quinta Abr 27, 2006 16:09

N posso testar a situação do DME pq particionei o disco e c o disco particionado agr n dá mm, mas tenho ideia q sem o disco estar particionado dá... pelo menos acho q li isso algures...
Michel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Hazzard » Quinta Abr 27, 2006 16:14

Até da gosto de ver :) - so uma coisinha falta uma foto por baixo do bixo :P
Owner of: Toshiba Satelite P100-103
Hazzard
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 26, 2005 19:58

Mensagempor João Sousa » Quinta Abr 27, 2006 17:33

Parabéns e muito obrigado pela sua excelente review.
João Sousa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 24, 2006 18:35

Mensagempor Kooljitsu » Quinta Abr 27, 2006 18:32

Já alguém mandou vir um bicho destes da alemanha?
É que a configuração germânica é muito apetecível, especialmente a resolução do monitor.
Se alguém o fez teve problemas com a troca de teclado?
Fui informado pela LG que se mandar vir o portátil de lá que tneho um ano de garantia mundial e mais outro no país de origem.
Kooljitsu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 12, 2004 18:18

Mensagempor Nwik » Quinta Abr 27, 2006 18:53

Michel Escreveu:N posso testar a situação do DME pq particionei o disco e c o disco particionado agr n dá mm, mas tenho ideia q sem o disco estar particionado dá... pelo menos acho q li isso algures...

Nope, isso eram os modelos antigos(LW60,LW65 e por aí fora),neste arranca para o windows e abre o programa associado ao DME.
Nwik
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante