Quem escolhiam para novos gurus?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor gimbras » Domingo Mai 07, 2006 14:45

_slipknot_ Escreveu:Essa proposta ja surgiu e na altura o alfatek achou-a pouco prática. Foi ai que surgiu a candidatura do gimbras para guru da treta, se bem que tem falhado ultimamente

bah n sejas toni, toni! lol!

:lol:

Opá eu n acho que os gurus possam ter poderes de moderar, se isso acontece eles bazam por causa do excesso de work. Eles q se concentrem em responder da mma forma que o fazem hj: com qualidade!

A respeito do ritmo da universidade, acho que até é bem mais lento que o secundário. O problema é como só há frequências de 6 em 6 meses, e como não há testes mais frequentemente um gajo só estuda de 6 em 6 meses e isso é mau. Porque depois perde o ritmo.

Máquina do Tempo? Adoro isso. Fala aí mais disso que quero saber. Ou onde posso pesquisar isso?

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor ]cool[ » Domingo Mai 07, 2006 15:21

isto.

ñ é o suficiente para perceber mt bem.

é assim, a velocidade mais rapida que se conhece é a da luz(embora a gravidade seja instanea o que leva a crer que exista uma quarta dimensão mas isto já é mais teorico) e se te moveres numa nave à velocidade da luz o que está fora da nave passa mais rapidamente que tu, ou seja, se passar lá dentro da nave um ano pode passar cá fora 10 anos por exemplo.

depois depende disto:

DeltaT=DeltaTproprio*Gama
Gama -> Imagem

ou seja se passares o Gama para o outro lado vais ver que o Tempo proprio(o dentro da nave) é menor! Isto já foi provado na terra, um aviao a voar a 400km/h perdeu 90 nanosegundos a voar a uma velocidade constante durante 15horas.

outra coisa, se voares mesmo à velocidade da luz aquilo tornase infinito e o leva a crer que é instantaneo.

viagem po futuro apenas mas é real.

teoricamente tb é possivel VER o passado. como?
a velocidade da luz navega a 3x10^8 metros por segundo ou seja se conseguisemos navegar a 3.1x10^8 metros por segundo no infinito (praticamente) ultrapassariamos a propria luz da formação da Terra e veriamos tudo que se passou a seguir.

Einstein... grande homem!!

Fikem bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Mai 04, 2004 19:13

Mensagempor Nukke » Domingo Mai 07, 2006 16:20

Mas não se pode ultrapassar a velocidade da Luz, porque segundo Einstein a velocidade da luz é a velocidade máxima (penso eu... até porque ele diz que a velocidade da luz é sempre a mesma independentemente do observador, ou da sua velocidade)

Existem algumas propriedades interessantes relativas a Einstein, nomeadamente aquela que o ]cool[ referiu, que diz que o tempo passado num referencial em movimento é menor do que o que passa no referencial em repouso (é tanto menor como mais próxima da velocidade da luz é a velocidade do referencial, como podem ver pela expressão.)

O tamanho das coisas também é alterado. Um observador parado ao ver uma nave á velocidade da luz vê-a muito mais pequena do que alguém que esteja na nave. Um observador numa nave à velocidade da luz vê também as coisas muito mais pequenas, porque, para ele, quem se está a mexer é tudo o resto, e ele está em repouso (isto encaixa também com a relatividade de galileu, e a cena das velocidades relativas)

Ao andarmos a uma velocidade enormíssima, e juntando o facto de vermos as distâncias mais pequenas com o facto do tempo andar ainda mais devagar, é como se parássemos o tempo - tudo seria instântaneo.

A dificuldade disso é relativa a outra cena do Einstein. A massa também não é uma grandeza fixa. Massa e energia são a mesma face da mesma moeda. Á medida que a velocidade tendo para infinito, a massa também tende para infinito. Daí que apenas partículas *sem* massa consigam atingir essas velocidades. Partículas como fotôes. E daí surge as tão famosas desmaterializações e materializações dos filmes. Teoricamente, a única maneira de viajár à velocidade da luz seria não termos massa (ou a nossa massa estar convertida em energia, talvez).

Não garanto que tenha dito tudo certo, mas do que sei, e tendo em conta que ainda não estudei muito, acho que é isto. :D

PS: Tás a dar a mesma cena que eu ]cool[. Apesar que eu já estár na parte da Física quantica, quase a ir para a parte da radioactividade (decaimentos, etc.)

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor ]cool[ » Domingo Mai 07, 2006 17:11

é a velocidade máxima MAS depende da dimensão que considerar-mos.
dou um exemplo extremo. se o sol impludir nos sentiremos imediatamente as suas consequências MAS só veremos isso 8 minutos depois(tempo que a luz demora a chegar do sol à terra) isso Einstein ñ explicou bem e ficou mt vaga a teoria da 4ª dimensão.
e nunca se sabe se haverá alguma coisa mais rapida mesmo sem entrarmos em partes mt teoricas... afinal, o universo é infinito.

há um português que está a tentar provar que a velocidade da luz ñ é constante(no vacuo) mas ñ está facil. eu pessoalmente acredito que no infinito a velocidade da luz terá de abrandar, afinal, além de onde tb é copusculo e isso abranda :P

é só teoria(grande parte) mas mexe com a cabeça de qualquer um!

ps: já dei há algum tempo.

Fikem bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor icurado » Segunda Mai 08, 2006 10:08

Acho engraçado como um tópico que tem uma coisa se transforma numa aula de Fisica de qualidade!

Continuem que estão a ir bem!! :wink:
Imagem
Imagem
icurado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 13, 2005 19:49

Mensagempor gimbras » Segunda Mai 08, 2006 15:28

LOL

Super-interessante. Não entendi muito bem porque não estudei nada disso q vocês estudam mas é muito interessante.

Só n entendo como uma nave à velocidade da luz dentro dela o tempo passa mais devagar que fora dela? Como é isso.

Deixa-me pensar a velocidade da nave é igual à da luz cá fora, mas dentro da nave nada está a viajar a essa velocidade. É isso? É por isso que cá fora tudo anda mais depressa e lá dentro se fica ... no passado?

Uau. Lindo.

Retomando o tópico: Einstein? Esse tal de Einstein nunca vi os posts dele, mas se ele fala assim elejam-no Guru!! Já!
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor icurado » Segunda Mai 08, 2006 16:01

Retomando o tópico: Einstein? Esse tal de Einstein nunca vi os posts dele, mas se ele fala assim elejam-no Guru!! Já!

:roll:
Imagem
Imagem
icurado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 13, 2005 19:49

Mensagempor gimbras » Segunda Mai 08, 2006 16:41

icurado Escreveu:

:roll:
Ah também não o conheces??? Deve ser do hardware pq nunca o vi por aqui.

:lol:
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ]cool[ » Segunda Mai 08, 2006 17:39

gimbras Escreveu:LOL

Super-interessante. Não entendi muito bem porque não estudei nada disso q vocês estudam mas é muito interessante.

Só n entendo como uma nave à velocidade da luz dentro dela o tempo passa mais devagar que fora dela? Como é isso.

Deixa-me pensar a velocidade da nave é igual à da luz cá fora, mas dentro da nave nada está a viajar a essa velocidade. É isso? É por isso que cá fora tudo anda mais depressa e lá dentro se fica ... no passado?

Uau. Lindo.

é assim:
imagina um espelho dentro dessa nave.
uma pessoa ao projectar a luz duma lanterna, essa luz ia subir e descer(supondo que o espelho estava por cima da pessoa) e ias ver isto:

_____
... |
... |
... |
o. |
/|\|
/\_____

mas cá fora o que ia ser visto era: (apenas o trajecto da luz)
_________
.... /\
... /.. \
.. /...... \
/...... ... \

ou seja, cá fora o trajecto percorrido ia ser maior logo:

Velocidade=Espaço/DeltaT

Espaço/Velocidade=DeltaT

ou seja, aplicando isto a cada um dos casos:

no primeiro caso supondo que aquilo tem 1 metro de altura:

1*2/0.80c= 4.2*10^-9 Segundos

e cá fora era um triangulo:

H^2=C^2+C^2 (supondo que a altura é igual a metade da base)

H= 2^1/2(raiz quadrada)

como é um triangulo é *2.

logo Espaço = 2*2^1/2

2*(2^1/2) /0.80c=1.1785*10^-8

ou seja, cá fora passou mais tempo do que dentro da nave.

o que que se "vê"? quem tá lá dentro veria as coisas cá fora a passar mt rapido e de cá de fora via-se lá dentro mt devagar

agr para confirmar, pela formula geral:

DetaT=DeltaTproprio*Gama

1.1785*10^-8 * (raiz quadrada de) 1 - v^2/c^2 = 4.2*10^-9 Segundos

bate certo (com certo arredondamentos).

é dificil de compreender como é possivel mas é...

Nota -> considerei a velocidade da nave 80% a da luz daí o 0.80c.

ps: e já foi Guru... Guru da Fisica :D

Fikem bem!
Editado pela última vez por ]cool[ em Segunda Mai 08, 2006 20:20, num total de 1 vez.
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor l2k » Segunda Mai 08, 2006 19:55

]cool[ Escreveu:
gimbras Escreveu:LOL

Uau. Lindo.

é assim:
imagina um espelho dentro dessa nave.

uma pessoa ao projectar a luz duma lanterna, essa luz ia subir e descer(supondo que o espelho estava por cima da pessoa) e ias ver isto:

_____
... |
... |
... |
o. |
/|\|
/\_____

mas cá fora o que ia ser visto era: (apenas o trajecto da luz)
_________
.... /\
... /.. \
.. /...... \
/...... ... \

ou seja, cá fora o trajecto percorrido ia ser maior logo:

Velocidade=Espaço/DeltaT

Espaço/Velocidade=DeltaT

ou seja, aplicando isto a cada um dos casos:

no primeiro caso supondo que aquilo tem 1 metro de altura:

1*2/0.80c= 4.2*10^-9 Segundos

e cá fora era um triangulo:

H^2=C^2+C^2 (supondo que a altura é igual a metade da base)

H= 2^1/2(raiz quadrada)

como é um triangulo é *2.

logo Espaço = 2*2^1/2

2*(2^1/2) /0.80c=1.1785*10^-8

ou seja, cá fora passou mais tempo do que dentro da nave.

o que que se "vê"? quem tá lá dentro veria as coisas cá fora a passar mt rapido e de cá de fora via-se lá dentro mt devagar

agr para confirmar, pela formula geral:

DetaT=DeltaTproprio*Gama

1.1785*10^-8 / (raiz quadrada de) 1 - v^2/c^2 = 4.2*10^-9 Segundos

bate certo (com certo arredondamentos).

é dificil de compreender como é possivel mas é...

Nota -> considerei a velocidade da nave 80% a da luz daí o 0.80c.

ps: e já foi Guru... Guru da Fisica :D

Fikem bem!

Epah tu se perceberes tanto de hardware como de Física. Devias passar de Membro vitalício para Guru Vitalício.

Já agora em que ano se dá essa matéria?

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor ]cool[ » Segunda Mai 08, 2006 20:04

l2k Escreveu:...

Epah tu se perceberes tanto de hardware como de Física. Devias passar de Membro vitalício para Guru Vitalício.

Já agora em que ano se dá essa matéria?

Cumps.

obrigado :mrgreen:
ñ sei tudo... mas ainda sei umas coisinhas... até sou capaz de saber mais de hardware de que de fisica :oops:

começou a dar-se no 12º Ano com o novo programa. antes ñ se dava, infelizmente acrescento. pois é uma matéria que anima qualquer um.

ps: desde que percebam o que pretendi dizer já fico contente :P

Fikem bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor gimbras » Terça Mai 09, 2006 15:36

Excelente. Mto obrigado. Se conseguirem aumentar a velocidade das naves poderemos viajar para o futuro.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nukke » Terça Mai 09, 2006 16:49

Mas não conseguem, porque as naves têm massa... :P

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante