Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux

Mensagempor CR9 » Quinta Mai 11, 2006 18:26

Alguem tem Linux?
Eu queria saber se vale a pena, é porque já estou farto de Windows, e estou a pensar em trocar.

Agradecia que alguem ajuda-se.

Cumps
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Moebius » Quinta Mai 11, 2006 21:07

Essa poderá ser apelidada da pergunta da galinha dos ovos de ouro.

Qualquer sistema operativo vale a pena, desde que a nossa aproximação a eles seja de forma lúcida e com muita paciência.

Tens que ter em conta o que queres extrair do sistema. Sei que neste momento poderás ainda não saber bem o que queres, mas vou dar um exemplo.

Se pensas mais em jogos, benchmarks, drivers das gráficas e afins, quase de certeza que ficarás melhor servido com o Windows.

Por outro lado, se procuras iniciar-te em programação, ter um sistema com uma resposta maior, vontade de experimentar coisas novas, então o Linux "é capaz" de ser para ti.

Continuaria aqui pela Apple mas não tenho experiência com esses sistemas.

O essencial é fazeres os prós e os contras do que essa alteração significaria para ti. Mudar de um dia para o outro não é fácil, é preciso muita paciência, e isto é um exemplo que serve para Windows - > Linux, Linux - > Windows, Mac -> Windows e vice versa.

O meu conselho é que não troques imediatamente o Windows. Actualmente é extremamente fácil de ter Windows e Linux no mesmo PC, até com determinadas aplicações partilhadas, por exemplo partilho o meu perfil de Firefox entre Linux e Windows, ou seja em qualquer dos sistemas tenho acesso às mesmas bookmarks e afins. Também no Thunderbird isso é possivel. Em segundo lugar não deves desesperar logo no ínicio. Vai ser um choque garantido e provavelmente 2 dias depois quererás apagar essa partição. Caso queiras preserverar na tua demanda não tenhas medo em perguntar a outros mais experientes como actuar.

Com quase 1 ano da minha transição a 99,9% de Windows para Linux, já evolui imenso nesta área, faço tudo* o que fazia em Windows, mas também nesse aspecto já parti em vantagem, visto que diversos programas que usava em Windows existem para Linux (Firefox, Thunderbird, Nvu, Apache, MySQL, etc).

*Só falta o acesso VPN à fac, mas conto ter isso a funcionar no Dapper Drake ;)

PS: Outra forma simpática de experimentar é através de uma Live Distro. Recomento a ultima Beta do Dapper Drake (Ubuntu) pelo seu reconhecimento a nível de hardware.
Acer 7720G - Core 2 Duo T5250 - 2048 Mb RAM - 250 GB HD - 17" WXGA - nVidia Geforce 8400M GS 256 Mb
Shortly will be running on Ubuntu Gnome, Firefox and Thunderbid
Moebius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 06, 2003 18:28

Mensagempor CR9 » Sexta Mai 12, 2006 7:32

Moebius Escreveu:Essa poderá ser apelidada da pergunta da galinha dos ovos de ouro.

Qualquer sistema operativo vale a pena, desde que a nossa aproximação a eles seja de forma lúcida e com muita paciência.

Tens que ter em conta o que queres extrair do sistema. Sei que neste momento poderás ainda não saber bem o que queres, mas vou dar um exemplo.

Se pensas mais em jogos, benchmarks, drivers das gráficas e afins, quase de certeza que ficarás melhor servido com o Windows.

Por outro lado, se procuras iniciar-te em programação, ter um sistema com uma resposta maior, vontade de experimentar coisas novas, então o Linux "é capaz" de ser para ti.

Continuaria aqui pela Apple mas não tenho experiência com esses sistemas.

O essencial é fazeres os prós e os contras do que essa alteração significaria para ti. Mudar de um dia para o outro não é fácil, é preciso muita paciência, e isto é um exemplo que serve para Windows - > Linux, Linux - > Windows, Mac -> Windows e vice versa.

O meu conselho é que não troques imediatamente o Windows. Actualmente é extremamente fácil de ter Windows e Linux no mesmo PC, até com determinadas aplicações partilhadas, por exemplo partilho o meu perfil de Firefox entre Linux e Windows, ou seja em qualquer dos sistemas tenho acesso às mesmas bookmarks e afins. Também no Thunderbird isso é possivel. Em segundo lugar não deves desesperar logo no ínicio. Vai ser um choque garantido e provavelmente 2 dias depois quererás apagar essa partição. Caso queiras preserverar na tua demanda não tenhas medo em perguntar a outros mais experientes como actuar.

Com quase 1 ano da minha transição a 99,9% de Windows para Linux, já evolui imenso nesta área, faço tudo* o que fazia em Windows, mas também nesse aspecto já parti em vantagem, visto que diversos programas que usava em Windows existem para Linux (Firefox, Thunderbird, Nvu, Apache, MySQL, etc).

*Só falta o acesso VPN à fac, mas conto ter isso a funcionar no Dapper Drake ;)

PS: Outra forma simpática de experimentar é através de uma Live Distro. Recomento a ultima Beta do Dapper Drake (Ubuntu) pelo seu reconhecimento a nível de hardware.

Obrigado. :wink:

Fiquei com mais alguma ideia.

Cumps
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor jamper » Sexta Mai 12, 2006 18:27

CR9 o trackmania não dá pra jogar em linux por causa do starforce :(
jamper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 23, 2005 15:29

Mensagempor siklas » Sexta Mai 12, 2006 19:32

Nao troques deixa os dois metes o boot menu e ta a andar e escolhes o que queres iniciar.....

os programas nao funcam muito bem no Linux alguns mas sei que ha "emuladores" para fazer com funcionem bem la.....

mas se nao queres ter trabalho deixa o windowns para jogar e sempre que quiseres trabalhar e estar na net mete o linux a andar e utilizas programas para linux q façam as mesmas coisas que fazes no linux...

Em questao de estabilidade e segurança na net estas a vontade :)
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51

Mensagempor wolf » Sábado Mai 13, 2006 9:57

Não é que os programas funcionem mal eles não são é feitos para funcionar em linux apenas isso mais nada.

se fores tentar instalar um programa feito para linux em windows tens os mesmos problemas, ja se fores correr por exemplo um jogo que tem a versão de linux e versão do windows e tiveres tudo bem instalado no linux como aceleração grafica e essas coisas todas es capaz de ter mais fps que no windows um exemplo é o ET corre mais melhor em linux que em windows, pois o jogo é compilado para a maquina que vais correr nao vem ja pre compilado :wink:
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes