qual a bios certa?

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

qual a bios certa?

Mensagempor thisempty » Sábado Mai 20, 2006 15:54

Boas,
Tenho um Acer 1692 e ando com uns problemas, o portátil congela qdo tou a transferir ficheiros do meu outro computador para o portátil, e tb congela qdo tou a sacar cenas da net (emule, torrents).
Já formatei mas continua na mesma.
Quero fazer um update da bios, já que ouvi dizer que em alguns casos de freezes que o update da bios resolveu. O problema é que não sei qual a bios para o meu portátil.
Eu sei que é ddr2, mas saco a bios e vem com 3 dftes para flashar. O readme.txt diz o seguinte:

1. "L3243A28.zip" is for M/B with ATI M24 VGA.
2. "ZL3I3A28.zip" is for M/B with UMA VGA.
3. "L3263A28.zip" is for M/B with ATI M26 VGA.

para o meu 1692wlmi qual é a certa?
só sewi que a gráfica é uma radeon X700 com 64mb VRAM

Obrigado a quem me puder ajudar
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 15, 2005 10:43

Mensagempor thisempty » Sábado Mai 20, 2006 17:26

AIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

já flashei, mas enganei-me, escolhi o errado de certeza... pq agora o portátil não liga. Quer dizer, liga... mais não faz boot, não me deixa sequer ir à bios, o ecran do portátil nem acende!

O que eu posso fazer??? Posso fazer algum cd de arranque ou alguma coisa?? Ajudem-me.
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Sábado Mai 20, 2006 17:50

thisempty Escreveu:AIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

já flashei, mas enganei-me, escolhi o errado de certeza... pq agora o portátil não liga. Quer dizer, liga... mais não faz boot, não me deixa sequer ir à bios, o ecran do portátil nem acende!

O que eu posso fazer??? Posso fazer algum cd de arranque ou alguma coisa?? Ajudem-me.

Fodeste-te, infelizmente. Devias ter esperado que alguém te respondesse. Agora vais ter que enviar isso para a fábrica da Acer e pagar não sei quanto.

Quando se lixa a BIOS não há nada a fazer, só mesmo enviar para a fábrica para colocarem um novo chip da BIOS ou reprogramá-lo. Quando não se sabe não se mexe...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Lusitano » Sábado Mai 20, 2006 17:54

Já agora qual a BIOS que instalaste? Salvo erro seria a BIOS para a versão com a VGA M26.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor thisempty » Sábado Mai 20, 2006 18:03

instalei a "ZL3I3A28.zip"
Pq na parte de trás do portátil diz lá qql coisa assim: "ZL3"
Fdx, tb é preciso um curso pa flashar a bios correcta, já que procurei em todo o lado e não vi em lado nenhum a dizer qual é.
E continuo sem saber qual é, será a:
"L3243A28.zip" is for M/B with ATI M24 VGA
ou a
"L3263A28.zip" is for M/B with ATI M26 VGA. ?

Agora pa mandar o portátil pá ACER pa me arranjarem isso, alguém me sabe dizer os passos a seguir? Telefona-se pa algum lado? Vou à FNAC que é onde comprei o portátil?

Obrigado
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Sábado Mai 20, 2006 18:45

O ficheiro correcto seria o L3263A28.zip

Agora terás que ligar para a Acer, 808 30 00 33.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor thisempty » Sábado Mai 20, 2006 22:36

ok, obrigado Lusitano.
Mas como sabes que o correcto é esse? Tás a dizer que para o meu portátil Acer 1692WLMi a BIOS é a "L3263A28.zip (for M/B with ATI M26 VGA).

Então e a BIOS L3243A28.zip (for M/B with ATI M24 VGA)? É para que portátil?
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Domingo Mai 21, 2006 0:21

thisempty Escreveu:ok, obrigado Lusitano.
Mas como sabes que o correcto é esse? Tás a dizer que para o meu portátil Acer 1692WLMi a BIOS é a "L3263A28.zip (for M/B with ATI M26 VGA).

É para o mesmo modelo, mas com a ATI X600. O último seria para a versão com gráfica integrada, mas esse modelo nunca foi lançado em Portugal.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor thisempty » Domingo Mai 21, 2006 22:23

Lusitano Escreveu:

É para o mesmo modelo, mas com a ATI X600. O último seria para a versão com gráfica integrada, mas esse modelo nunca foi lançado em Portugal.

Por acaso até tás enganado, a bios para o meu portátil é a ATI M24.
não sei onde viste isso, mas tá errado.
De qql maneira isso agora não interessa nada, flashei com a errada e amanhã telefono pá Acer. Suponho que a garantia não cubra bios mal flashadas.
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Domingo Mai 21, 2006 23:09

thisempty Escreveu:
Lusitano Escreveu:

De qql maneira isso agora não interessa nada, flashei com a errada e amanhã telefono pá Acer. Suponho que a garantia não cubra bios mal flashadas.

Não vi em lado nenhum, apenas dei uma suposição. Mas nunca o faria sem ter a certeza. E não, a garantia não cobre flashes da BIOS que correm mal. Isso agora vai ter que ir prá fábrica, esperemos que não "doa" muito.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lordanubis » Domingo Mai 21, 2006 23:19

Eh pah, tiveste mesmo azar... eu quando flashei a minha li um readme que tinha no ficheiro zip que explicava tudo direitinho e nao tive problemas... mas se não tinhas a certeza não devias ter arriscado, a bios e daquelas coisas em que só se deve mexer em caso de necessidade e com certezas... mas pronto, agora e esperar que não te cobrem mt por isso. :?
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor thisempty » Segunda Mai 22, 2006 0:35

Lusitano Escreveu:
thisempty Escreveu:
Lusitano Escreveu:

Não vi em lado nenhum, apenas dei uma suposição. Mas nunca o faria sem ter a certeza. E não, a garantia não cobre flashes da BIOS que correm mal. Isso agora vai ter que ir prá fábrica, esperemos que não "doa" muito.

pois, agora não interessa nada, mas já pesquisei e vi que a M24 é para o meu portátil com a x700 de 64mb e a M26 é para a x700 com 256mb

bastou googlar por ati M24
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor thisempty » Segunda Mai 22, 2006 0:38

disseram-me em outro forum que se o disco arranca e é apenas o ecran que não acende, que eu posso flashar a bios através de uma disquete de arranque.... mas um portátil não tem drive de disquetes...
Não dá através de um cd? Mas mesmo com cd com a bios correcta como é que eu arrancava com aquilo se o ecran nem acende? (apesar do disco arrancar qdo faço power on ao portátil)
thisempty
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Segunda Mai 22, 2006 6:49

thisempty Escreveu:disseram-me em outro forum que se o disco arranca e é apenas o ecran que não acende, que eu posso flashar a bios através de uma disquete de arranque.... mas um portátil não tem drive de disquetes...
Não dá através de um cd? Mas mesmo com cd com a bios correcta como é que eu arrancava com aquilo se o ecran nem acende? (apesar do disco arrancar qdo faço power on ao portátil)

Não te safas, se o computador não faz POST não é isso que iria funcionar.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Posturas » Segunda Mai 22, 2006 7:30

thisempty Escreveu:pois, agora não interessa nada, mas já pesquisei e vi que a M24 é para o meu portátil com a x700 de 64mb e a M26 é para a x700 com 256mb

bastou googlar por ati M24

Agora é completamente irrelevante, mas o lusitano tem razão M24 -- x600; M26 -- x700... o site onde vistes está certamente errado:
http://www.rojakpot.com/showarticle.aspx?artno=98

(ou então são os que eu vejo que estão errados)
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Próximo

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes