Distinguir 5400 de 7200 rpm

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Distinguir 5400 de 7200 rpm

Mensagempor confuso » Domingo Out 26, 2003 20:18

Olá a todos!!!

Gostava que me tentassem esclarecer mais uma dúvida,se possível,claro :-)

Como é que eu posso distinguir um disco rígido de 5400 rpm de um de 7200 rpm?Isto é,como é que ,trabalhando num qualquer computador posso verificar a velocidade do seu disco?Existe algum tipo de programa de benchmark que os distinga?A nível de desempenho a diferença entre os dois é notável?

É que apesar de o meu disco ser obviamente(!) de 7200 rpm(é a única coisa recente) não há maneira de se confirmar pois não?

Bem,obrigado desde já pelas possíveis ajudas.

Cumprimentos
confuso
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 05, 2003 21:13

Mensagempor alatakontigu » Domingo Out 26, 2003 21:28

podes sempre testar com o sandra sis software... deve dar para coparar com discos de 5400
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 26, 2003 23:37

Todos os discos teem autocolantes em cima com a especificação do disco. Kando o disco é detectado mostra o modelo, cada modelos tem as suas características, que podem ser encontradas no site do disco.

Pelos testes também é possivel fazer uma comparação teórica da velocidade do disco, mas o modelo do disco é que não falha mesmo.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor alatakontigu » Domingo Out 26, 2003 23:44

yah metralha, tinha-me esquecido completamente dos autocolantes dos discos... :oops: :lol:
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor confuso » Domingo Nov 02, 2003 21:07

Obrigado aos dois pelos esclarecimentos :-)
Cumprimentos
confuso
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 05, 2003 21:13

Mensagempor Pseudo » Domingo Nov 02, 2003 23:42

e não ha nada como ir ao site do fabricante fazer uma pesquisa por modelo(que encontras no autocolante do disco no caso de este não especificar os rpm´s.) e saber todos os specs do disco.

Hasta :wink:
@SERVER@ AMD XP 1700+ 1024MB DDR266 ASUS K7V8X-X 40GB GEFORCE 2 MX 400 64MB

A Proud Owner of HP PAVILION ZE5640EA

http://pseudo.serveftp.com
Pseudo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 30, 2003 14:47

Mensagempor hfilipe » Terça Abr 20, 2004 6:57

E se se tratar de um disco de portátil, ao qual não tens acesso para ver o autocolante?... (é o meu caso)

Usa-se que programa para benchmark?
Não existe nenhum software que seja capaz de estimar velocidade+tempo e indicar possivel RPM ?
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 16, 2004 15:56

Mensagempor franciscok » Terça Abr 20, 2004 10:07

Olá hfilipe!

Seja para k disco for, podes ir a "O Meu Computador/My Computer", clicas com o botão do lado direito em qualquer drive local (A:, C:, etc) escolhes "propriedades/properties", seleccionas o separador "Hardware" e tens a lista das drives (normalmente aparecem os Discos rígidos primeiro). Aí aparecem os nomes/referências dos discos. Vais ao Google ou a outro qualquer e digitas esse nome/referência, Se souberes a marca vai directamente ao site. Normalmente as 1ªs 2/3 letras do código k aparece no nome das drives correspondem à marca: WD - Western Digital, QNT - Quantum, HTS - Hitachi, HL - Hitachi/LG ou Toshiba - Toshiba!
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor hfilipe » Quarta Abr 21, 2004 0:00

franciscok Escreveu:Olá hfilipe!

Seja para k disco for, podes ir a "O Meu Computador/My Computer", clicas com o botão do lado direito em qualquer drive local (A:, C:, etc) escolhes "propriedades/properties", seleccionas o separador "Hardware" e tens a lista das drives (normalmente aparecem os Discos rígidos primeiro). Aí aparecem os nomes/referências dos discos. Vais ao Google ou a outro qualquer e digitas esse nome/referência, Se souberes a marca vai directamente ao site. Normalmente as 1ªs 2/3 letras do código k aparece no nome das drives correspondem à marca: WD - Western Digital, QNT - Quantum, HTS - Hitachi, HL - Hitachi/LG ou Toshiba - Toshiba!

Sim... resultou... peguei na referência e fui ao google... e confirmei especificações do disco. Obrigado.

No entanto, continuo a achar um pouco estúpido não existir nenhum software que detecte as RPM de um disco.. parece que é mais um software interessante para eu meter na lista dos softwares a desenvolver qd tiver mais tempo livre.. :P :-)
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor dtjesus » Quarta Abr 21, 2004 8:24

hfilipe Escreveu:...No entanto, continuo a achar um pouco estúpido não existir nenhum software que detecte as RPM de um disco...

O Aida32 detecta
::inmove_wh80::core_duo_t2300::1gb_667mhz::nvidia_7600_256MB::hdd_sata_100gb
dtjesus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 08, 2003 23:09

Mensagempor hfilipe » Quarta Abr 21, 2004 11:01

dtjesus Escreveu:O Aida32 detecta

Boa... ninguém me disse isso... Obrigado! :-D
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor hfilipe » Quinta Abr 22, 2004 14:41

Bem o AIDA32 está descontinuado.. mas fiz download do EVEREST Home Edition que é tb freeware.

Recomendo vivamente!! MUITO BOM no diagnóstico de um PC. Na minha opinião melhor que o Sandra 2004.
Em benchmark é foleiro :P.

Foi com o EVEREST que visualizei os dados sobre o disco e confirmei as 7200rpm.

Obrigado a todos. E dtjesus pela dica do AIDA.
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes