Como iniciar remotamente um PC desligado?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como iniciar remotamente um PC desligado?

Mensagempor gerup_han » Sábado Jun 10, 2006 9:03

Alguém ajuda?
Obrigado!
gerup_han
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 15, 2005 11:21

Mensagempor cachirro » Sábado Jun 10, 2006 12:27

por acaso era algo porreiro, mas acho que ainda não será possível, mas já agora tb gostava de confirmar.

A única maneira que uso, é ligar para alguém ao lado dele e pedir para carregar no botão power :lol:
Não culpem a máquina...
cachirro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 19, 2004 22:32

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Jun 10, 2006 13:36

LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor cachirro » Sábado Jun 10, 2006 16:38

mas isso ele tem es estar em standby ou pode estar mesmo poweroff?
Não culpem a máquina...
cachirro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Jun 10, 2006 16:49

Vê o manual da board.

Algumas BIOS têm mesmo funções para arrancar ás tantas horas.

Com uma board / fonte ATX acho que tudo é possível.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor cachirro » Domingo Jun 11, 2006 10:38

"When the PC shuts down, the NIC still gets power, and keeps listening on the network for a 'magic' packet to arrive. This packet must contain a certain byte-sequence, but can be encapsulated in any kind of packet (IPX, IP, anything)."

parece que funciona mesmo estando em shutdown.
Não culpem a máquina...
cachirro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor l2k » Domingo Jun 11, 2006 10:54

cachirro Escreveu:"When the PC shuts down, the NIC still gets power, and keeps listening on the network for a 'magic' packet to arrive. This packet must contain a certain byte-sequence, but can be encapsulated in any kind of packet (IPX, IP, anything)."

parece que funciona mesmo estando em shutdown.

Exacto.

Já tinha ouvido falar disso.

A board tem de suportar Wake-on-lan e penso que precisa de estar ligada ao telefonte (por um modem interno ou algo do género).

Cums.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor cachirro » Domingo Jun 11, 2006 11:01

essa do telefonte é que não pesquei.

os únicos requesitos são na fonte, motherboard e na placa de rede, que todos tem que suportar o WOL.

aqui vai:

In order for a computer to support Wake-on-LAN, the motherboard must have a WAKEUP-LINK header onboard, connected to the network card via a special 3-pin cable, and Wake-on-LAN must be enabled in the Power Management section of the motherboard's BIOS. Systems with on-board network cards do not require the cable. It may also be necessary to configure the machine to leave the network card active when the rest of the system is powered down, because the NIC cannot receive the Magic Packet in its off state.

Systems supporting the PCI 2.2 standard coupled with a PCI 2.2 compliant network adapter typically do not require a WOL cable as the required standby power and WOL signal are relayed through the PCI bus.
Não culpem a máquina...
cachirro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor l2k » Domingo Jun 11, 2006 11:10

cachirro Escreveu:essa do telefonte é que não pesquei.

os únicos requesitos são na fonte, motherboard e na placa de rede, que todos tem que suportar o WOL.

aqui vai:

In order for a computer to support Wake-on-LAN, the motherboard must have a WAKEUP-LINK header onboard, connected to the network card via a special 3-pin cable, and Wake-on-LAN must be enabled in the Power Management section of the motherboard's BIOS. Systems with on-board network cards do not require the cable. It may also be necessary to configure the machine to leave the network card active when the rest of the system is powered down, because the NIC cannot receive the Magic Packet in its off state.

Systems supporting the PCI 2.2 standard coupled with a PCI 2.2 compliant network adapter typically do not require a WOL cable as the required standby power and WOL signal are relayed through the PCI bus.

Esse network card creio qeu seja o modem para ligar ao telefone....

De outra forma como ligarias o PC?

Já li sobre isso há muito tempo mas penso que podias acordá-lo com uma chamada telefónica.

Posso estar enganado...

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor cachirro » Domingo Jun 11, 2006 11:28

o pc estando ligado à net não precisa de mais nada.

tems este site por exemplo:
http://www.dslreports.com/wakeup

vais lá. metes mac address da placa e ip da makina e ele manda o "magic packet" que faz com que ele se ligue

por telefone é exactamente igual, telefone com net e siga pá frente:
http://www.wakeonlan.org/
Não culpem a máquina...
cachirro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Halaster » Domingo Jun 11, 2006 22:32

Por telefone, creio que seja o dito Wake-On-Ring.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Kayn » Segunda Jun 12, 2006 2:10

cachirro Escreveu:o pc estando ligado à net não precisa de mais nada.

So vejo isso a funcionar se tiveres o pc ligado por rede a um router que teja ligado a net. Se o pc, em si, ja tivesse ligado a net, o que esta aqui a ser discutido perdia todo o proposito :P

Mas sim, isso é possivel e funciona que um amigo meu ja experimentou.

Uma segunda aproximaçao, um tanto mais complexa, seria pegar num telemovel, abri-lo, fazer uma derivacao do interruptor do pc ao vibrador interno do tele, p ex (com as respectivas adaptacoes simples de compatibilidades de voltagem entre o tele e a board) e ta feito.

Sempre que se telefonar para o telemovel, o vibrador vibra 1x e funciona como interruptor. Ele tanto liga como desliga visto que basta carregar 1x no interruptor de qualquer pc mais recente para fazer encerrar o windows.
O meu padrinho testou esta ideia com um tele velho e funcionou bem.

Ele aproveitou, arranjou um cartao de tele sem carregamentos, fixou o tele dentro do pc e ligou-o a um usb interno para carregar.

Para ser franco, depois da ideia bem trabalhada ate acho este metodo mais fiavel. Um sistema de ligar e desligar o pc sem falhas (quase).
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jun 25, 2006 22:04

Boas. Como já disseram, e bem, trata-se da tecnologia WOL, que já anda por cá há uns anos (a WOR, por modem, é diferente, e de menor implementação).

Para conseguires isso tens de ter 1) Um PC cuja BIOS e fonte aceitem WOL; 2) Um Sistema Operativo que suporte WOL (basicamente, todos aceitam, pelo menos dos recentes, e que eu conheça); 3) Drivers e BIOS configurados correctamente, em especial se for para o PC "acordar" de estados de suspensão ou hibernação (o Windows tem o péssimo hábito de se sobrepor a definições da BIOS, e às vezes mesmo com a BIOS bem configurada o WOL não funciona se não se disser ao Windows "sim, quero ter WOL" :roll: go figure...) 4) Software específico para mandar os pacotes WOL. Aqui em casa uso o WakeOnLAN da SolarWinds, que é grátis, mas deve haver mais, de certeza.

Confesso que nunca tentei ligar nenhum PC através da Net, por isso a próxima secção precisa de ser completada por alguém mais experiente neste assunto. De qualquer forma, precisas de ter um router permanentemente ligado à Net (com auto-dial, no caso de ADSL); provavelmente precisas de configurar o router de alguma forma especial, porque os pacotes WOL, se não me engana, são pacotes de broadcast, e os routers normalmente "cortam" os broadcasts que vêm da Net para a LAN; tens de ter um IP fixo (do lado do ISP, claro) ou, em alternativa, um router (ou um PC sempre ligado na LAN) com software que consiga gerir IPs dinâmicos (vulgo, DynDNS e afins; que eu saiba, a Linksys tem alguns routers que conseguem fazer isso, mas não é a única marca), para poderes saber para onde mandar os pacotes WOL.

Alternativamente, para contornar o problema do router, creio que também seria possível usar o WOL através de ligações VPN (novamente, é preciso um router que aceite ser um "endpoint" VPN, ou então um servidor de VPN atrás do router), e, claro está, o mesmo software para gerir IPs dinâmicos. A vantagem deste método é que, com o VPN, o PC que envia os pacotes WOL passa a fazer parte da LAN, e não da WAN, no router de destino, pelo que não se levantam problemas de broadcasts rejeitados pelo router. Tal como a secção anterior, ainda não testei este método, é mais pelo que conheço em teoria do TCP/IP, routers e VPNs. Nunca precisei, por acaso; e, de qualquer forma, como o meu router é baseado em Windows 2003, faço a gestão remota por RDP e, se for preciso ligar mais algum PC da rede - algo que nunca aconteceu, também... 99% do que preciso está no router - utilizo o software WOL a partir do router.

Se experimentares pela Net, diz como foi a configuração que usaste, ok?

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jun 25, 2006 22:26

cachirro Escreveu:http://www.wakeonlan.org/

Depois de dar um saltinho a este site, apareceu um pedacinho de informação que me faltava. De facto, é preciso fazer um "port forwarding" no router para que aceite o broadcast WOL (opção sem VPN, portanto), que é feito na porta 9 UDP, e dirigido ao endereço de broadcast da rede onde está a máquina que se quer ligar.

Para quem não está muito por dentro de TCP/IP, o endereço de broadcast é o último da rede onde se está, como definida pela máscara de sub-rede (críptico, não é? Eu sei, já explico). Normalmente, a rede mais usada é a 192.168.x.0 (em que x é um número entre 1 e 254), com uma máscara de sub-rede de 255.255.255.0. Para redes nos endereços 10 e 172 é diferente, não estou tão habituado (quem puder ajudar, agradeço). O que interessa daqueles números todos é que o endereço de broadcast da rede é o 192.168.x.255 (é o que diz o "0" na máscara de sub-rede). Esta, como disse, é a configuração mais comum (pelo menos no hardware que conheço, excepto a Conceptronics, que gosta da zona 10.x.x.x; o Windows também é "fiel" à gama 192.168.x.x).

Btw, os manuais de instruções dos routers muitas vezes trazem umas "luzes" sobre TCP/IP e routing, caso precisem de mais alguma explicação simples sobre o porquê de como se configuram routers. Mas se for preciso mais alguma coisa, avisem. Dentro do pouco que sei de TCP/IP (é um MONSTRO, escrevem-se livros e livros sobre isso, cada um maior que o outro :P), posso tentar explicar qualquer coisa. Pode bem ser preciso para configurar o hardware para conseguir ter o WOL a trabalhar...

Cumps.

Miguel

[Edit]A porta que é preciso redireccionar pode não ser a 9, depende do programa que se usa. Já vi outros programas a usar a porta 7, por isso convém confirmar com o programa primeiro[/Edit]
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante