Vocês repararam que é freeware E opensource, certo? Não há comparação possível com títulos comerciais... Além de que o desenvolvimento do jogo está a acontecer. É um projecto ainda em princípio de evolução
O que tem piada neste tipo de coisa é qualquer pessoa poder "ajudar": se acham que há certas características que eles prosseguem e não estão a conseguir chegar lá, o que interessa é ir ao fórum ou enviar-lhes um email e dizer exactamente onde é que eles falharam, para eles poderem trabalhar nisso. Essa é a base dos projectos opensource. Aliás, se perceberem de programação, o código-fonte está disponível para fazerem alterações, sugeri-las, e por aí adiante.
Dizer só que não vale nada é bonito para títulos comerciais em que se enviarem um email a dizer que não vale nada e o que poderiam fazer para melhorar é que não vale de nada. Neste caso, acreditem, eles têm melhorado em cada versão nova que sai, com as contribuições do pessoal que vai testando o jogo.
A meu ver, outro projecto que vale bem a pena investigar é
http://sauerbraten.org/
O motor actualizado de Cube, cada vez melhor, com um evoluções fantásticas de versão para versão.
Em termos gráficos, então, acho-o muito superior ao Nexuiz, a nível de jogabilidade também prefiro porque acho o Nexuiz rápido demais, muito trigger-happy.