HP ZX5051EA CPU Speed

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

HP ZX5051EA CPU Speed

Mensagempor Danone » Sexta Abr 23, 2004 0:20

Boas
Estou um bocado preocupado com o meu ZX5051. Na dialog box de System Properties reparei que o meu WinXP reconhece o CPU como Intel Pentium 4 (Mobile) 3.06GHz (até aqui tudo bem), mas indica logo por baixo a velocidade de 1.59GHz.
Como achei esta indicação esquisita instalei o Sandra 2004 Pro que ao correr os testes de CPU o indentificoo correctamente (P4 M 3.06) mas deu-me a velocidade de 1.6GHz! Além disso o desemenho do CPU ficava à altura dos Centrino 1.7GHz.
Fui à BIOS mas não tem opções nenhumas, nem para visualizar o multiplicador... Enfim
Mais alguém com esta indicação/problema?
Já mandei uma mail à HP Portugal e UK e nada de respostas.

Obrigado
Abraços
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor coldblue » Sexta Abr 23, 2004 1:38

Sendo 1 processador mobile, varia a frequencia conforme a "necessidade" de utilização.

por acaso fizeste o teste ligado à corrente?
é que em bateria a poupança de energia "corta" o CPU...
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor Batas » Sexta Abr 23, 2004 9:13

coldblue Escreveu:Sendo 1 processador mobile, varia a frequencia conforme a "necessidade" de utilização.

por acaso fizeste o teste ligado à corrente?
é que em bateria a poupança de energia "corta" o CPU...

A não ser que tenhas instalado algum utilitário tipo Speedswitch que te dá a opção de colocares o CPU a máx speed mesmo com bateria.
Editado pela última vez por Batas em Sexta Abr 23, 2004 12:21, num total de 1 vez.
Batas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 10, 2004 12:08

Mensagempor franciscok » Sexta Abr 23, 2004 10:35

Viva!

Eu também tenho um zx5051EA. Antes deste tive um Toshiba k, k tinha um software específico para gestão de energia. A HP (pelo menos neste modelo) optou por confiar na Microsoft e deixa essa gestão ao critério do Windows. A verdade é k este processador tem uma gestão "automática" da energia,o Intel Enhanced Speedstep, funcionando a 1,59 ou 3,06Ghz consoante as necessidades. Se carregares com o botão esquerdo do rato no ícone de alimentação/bateria (uma pilha ou uma tomada com um raio azul) na barra de tarefas aparecem-te várias opções. As que eu uso (e tou sempre a alternar) são a de "portátil" (e ele faz a gestão) ou "sempre ligado" e fica sempre a 3,06Ghz.
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor Danone » Sexta Abr 23, 2004 10:47

Obrigado
A verdade é que não interessa se o portátil está ligado à corrente ou não. Basta ter as definições de energia como laptop que o windows faz questão de cortar logo a velocidade a meio. A culpa é do Enhanced Speedsetp, como bem disseste franciscok.

Obrigado pelos conselhos

Abraço
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor franciscok » Sexta Abr 23, 2004 11:15

Por isso eu tenho saudades do meu Toshiba no software de gestão de energia definia-se os perfis de gestão todos (com bateria, ligado à corrente, etc.).
Seja como for, acho k se estiver definido como "sempre ligado"/"allways on" se tiveres em modo bateria o Speedstep sobrepõe-se às configurações do Windows quando o nível de bateria estiver baixo.
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor Phoenix » Sexta Abr 23, 2004 19:16

franciscok Escreveu:Por isso eu tenho saudades do meu Toshiba no software de gestão de energia definia-se os perfis de gestão todos (com bateria, ligado à corrente, etc.).
Seja como for, acho k se estiver definido como "sempre ligado"/"allways on" se tiveres em modo bateria o Speedstep sobrepõe-se às configurações do Windows quando o nível de bateria estiver baixo.

Depois não se queixem que o portátil aquece demasiado, ou que o portátil encrava, ou que as ventoínhas fazem muito barulho...

Se um PC de secretária faz o barulho que faz com peças semelhantes às do portátil, e aquece pra %$!&"$, agora imaginem juntar tudo muito bem juntinho numa mini tablete e esperar que tudo corra bem... pois sim... :roll:

Acho que deviam dar uma oportunidade à tecnologia SpeedStep... Em determinadas alturas o portátil não precisa de estar a funcionar a 100%, pois não? E a diferença de temperatura/ tempo de vida do portátil nota-se...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Batas » Sexta Abr 23, 2004 21:30

Phoenix Escreveu:
Depois não se queixem que o portátil aquece demasiado, ou que o portátil encrava, ou que as ventoínhas fazem muito barulho...

...

8O :roll: Mas um portátil não estará concebido de forma a aguentar estar ligado por tempo indefenido e a trabalhar á máxima velocidade? Não me pareçe que haja qualquer problema, ou então está mal projectado!
"-Hei, isto está quente pra caramba! Vou ter de parar de fazer este trabalho para ele arrefecer." :lol:
Então deveriam incluir no manual uma aviso:
"Atenção! Desligar o portátil quando aquecer!" ou:
"Atenção! Este portátil funciona a 3.2GHz, mas não deve nunca usar esta velocidade tão elevada!"
Batas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 10, 2004 12:08

Mensagempor hfilipe » Sexta Abr 23, 2004 21:42

Batas Escreveu: "-Hei, isto está quente pra caramba! Vou ter de parar de fazer este trabalho para ele arrefecer." :lol:
Então deveriam incluir no manual uma aviso:
"Atenção! Desligar o portátil quando aquecer!" ou:
"Atenção! Este portátil funciona a 3.2GHz, mas não deve nunca usar esta velocidade tão elevada!"

ehheheh.. gostei! :-D

Bem eu uso o Power4Gear da Asus... mas tb mudo os settings se for caso disso.. não estou para ter só 600MHz se estiver só com bateria... e necessitar de um pouco mais de "sumo" do portatil!

Tb já tive um toshiba.. que tinha o SpeedStep... e bolas.. tb alterava os settings.. e meus amigos... nunca tive problemas com isso..! :P :-)
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 16, 2004 15:56

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante