Problema de ligação :(

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema de ligação :(

Mensagempor kp » Domingo Jun 25, 2006 2:16

Tenho Clix ADSL 16 Mb e... bem, mais vale transcrever o mail que lhes mandei:

Contacto-vos desta forma porque via telefone é impossível tentar explicar aos operadores de call-center certos aspectos técnicos, e espero que desta forma encaminhem o problema a quem poderá perceber ao que me refiro.

Ora bem, aderi ao serviço ADSL 16Mb da Clix, não só por causa do seu atractivo preço mas também porque a velocidade me interessa, visto que trabalho no ramo das telecomunicações e opero vários servidores remotamente. O que se tem vindo a tornar impossível, visto que de mês a mês há sempre uma altura em que de 10 em 10 minutos a ligação simplesmente “vai abaixo”.

E porquê “vai abaixo”? Bem, porque na realidade não vai ... o que acontece é que os valores do SNR Margin (não me vou dar ao trabalho de tentar de novo explicar, por favor encaminhem este email a alguém que saiba do que falo) vão decrescendo à medida que o tempo passa, até chegarem a 0. Quando chegam a 0, passado pouco tempo, e não sei se pelo router interpretar mal os dados, devido à quantidade de erros da ligação, se por questões técnicas, o SNR Margin simplesmente atinge valores irreais. E quando isso acontece, experimento vários timeouts, como é lógico, a linha perde sincronização, etc.

Aqui vos apresento a tabela com os dados da minha corrente ligação:

Item
Downstream
Upstream
Unit
SNR Margin
2147483646
9
dB
Line Attenuation
36
31
dB
Data Rate
6912
416
kbps

Como podem verificar, além de uma atenuação na linha enorme, a margem de SNR é ... estúpida, já para não falar no data rate que não se aproxima nem de perto do contractualmente pago. Se ao menos a ligação não fosse abaixo, eu suportaria que o data rate descesse de vez em quando, mas assim não.
O que deveria ser um valor de +/- 10db aceitáveis, numa ligação constante (que geralmente ronda os 10/12Mb), nunca passa dos 7db. Isto no downstream, pois no upstream os valores até são aceitáveis.
Quem souber o que SNR Margin e Line Attenuation é, e a sua ligação ao data rate da linha, sabe a que me refiro.

Posto isto, e visto que consigo ter uma ligação estável durante um bom par de semanas, gostaria de saber o que é que se passa e o que é possível fazer para resolver este problema, porque de facto para quem trabalha remotamente (e não só), isto começa a tornar-se uma situação insuportável e não pode continuar assim.

Gostava de saber se alguem sabe ajudar nisto. O que devo fazer? Quem me poderá resolver o problema?

PS: Obviamente, nao obtive resposta da Clix ...
kp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 04, 2005 13:58

Mensagempor Packova » Domingo Jun 25, 2006 7:27

PS: Obviamente, nao obtive resposta da Clix ...

He he he, que estranho :lol:
Packova
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 24, 2006 16:30

Mensagempor kp » Segunda Jun 26, 2006 0:10

alguem pode ajudar?
kp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 04, 2005 13:58

Voltar para ISPs