Computadores do Futuro "Mais Rápidos" [notícia]

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor blackspawn » Sexta Jun 30, 2006 1:00

Não querendo mandar bitaites por mandar mas lembro-me que dá ultima vez que isto da computação quântica apareceu nas noticias li já não sei aoende que apesar de representar uma possibilidade de computação muito poderosa em relação ao que existe hoje essa vantagem seria em certo tipos de cálculos (como por exemplo em encriptação) e precisa de algoritmos de processamento muito "especiais".

Código terciário?!

Na verdade o qubit é de natureza quaternária. Pode ser um "1", um "0", uma mistura ou sobreposição dos dois...

Isto da mecânica quântica é muito complicado simplesmente porque as "leis" que nos tomamos como verdadeiras (i.e senso comum) não se aplicam. Só o facto de se observar uma experiência de natureza quântica alterar o resultado come a cabeça a qualquer um :? Sim imaginem estarem a testar o trajecto de uma partícula e obterem resultados diferentes quando observam o decorrer da experiência e quando não observam... pois :?

Imagem
Editado pela última vez por blackspawn em Sexta Jun 30, 2006 10:22, num total de 1 vez.
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jun 30, 2006 10:05

Ao que me parece, apenas os electrões tem carga electrica que se desloca em torno da orbita do nucleo, na nuvem electrónica. O nucleo tem os neutrões e protões, caso o atomo tenha mais electrões que protões (de modo a equilibrar as cargas de valencia) chamasse... (faltou-me os nomes)... A electricidade que se desloca no computador normal, é continua, ou seja, usa apenas o sentido convencional...
Isto é um aluno que vai para o 10º a falar...
Pelo que me disseram, apenas dá para saber a velocidade ou o ponto em que o electrão se encontra, nunca as 2 coisas ao mesmo tempo...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor _RuleZ_ » Sexta Jun 30, 2006 11:53

ya backsppan, mesmo quando (se tivermos...já houve varios pesquisadores que disseram que era impossivel..) tivers computadores quanticos funcionais, n vamos puder andar lá em foruns tipo HCP, ou a jogar NFS 30... vão ser utilizados (eu falo como se tivesse a certeza..mas nestas coisas ninguem tem..) para encriptação de dados, e outro tipo de calculos muito especiais como dissest...
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:32

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Jun 30, 2006 14:33

Mas já existem computadores quanticos funcionais ...
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor _RuleZ_ » Sexta Jun 30, 2006 15:15

quando eu digo funcionais, digo capazes de fazer tudo o que fazemos hj, e muito mais...

é assim eu tambem tou um bocado confuso, mas pelo que li por exemplo o computador quantico de 7 qubit da IBM, só consegue fazer factorizações mt simples, que até nós faziamos de cabeça...

A questão é..será que eles podem fazer mais do que isso, em teoria podem e mt mais..mas na pratica é extremamente dificil controlar cada vez mais qubits.

Vez por exemplo que já existem computadors quanticos, mas cada vez que sai uma noticia destas, como foi a que deu origem a este topico eu leia assim na noticia "descubriu-se como fazer X, mais um passo rumo ao computador quantico" e depois eu penso, então mas se já conseguiram fazer um sem haver esta descuberta..eu fico naquela...tás a ver?
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jun 30, 2006 17:13

A velocidade vai aumentar quando os discos deixarem de funcionar a motor, isso eu garanto.
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor _RuleZ_ » Sexta Jun 30, 2006 17:27

oi?...assim de repente parece que estamos a falar de carros e motas lol...

Deves estar-te a referir aos SSD, discos sem partes amoviveis, do estilo memoria flash e assim..n?
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jun 30, 2006 17:50

_RuleZ_ Escreveu:oi?...assim de repente parece que estamos a falar de carros e motas lol...

Deves estar-te a referir aos SSD, discos sem partes amoviveis, do estilo memoria flash e assim..n?

Sim loooooooooooooooool Epá eu estava-me a referir ao sistema actual dos discos, com pratos, motor a fazelos rodar e mágnéticos...
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor _RuleZ_ » Sexta Jun 30, 2006 18:33

opah ya...tens razão de facto...mas pronto isso no maximo aumentaria prai 70% da velocidade dos computadores actuais....e só em certas aplicações...o que estamos aqui a falar é aumentar exponencialmente a velocidade actual, do estilo biliões de vezes mais rapidos..tás a topar a cena lol
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor blackspawn » Sexta Jun 30, 2006 18:37

O futuro em termos de discos é o armazenamento holográfico ;)

Já que o pessoal está tão interessado então quem estiver praí virado que dê uma olhadela neste abstract, entre outras coisas fala nos princípios fundamentais da computação quântica e nos algoritmos que existem para a mesma.

Aqui tem uma pequena cronologia (até 2005)

(tanto trabalho pra descobrir que a resposta é 42.... lol)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor Serial_killer » Sábado Jul 01, 2006 10:01

_RuleZ_ Escreveu:opah ya...tens razão de facto...mas pronto isso no maximo aumentaria prai 70% da velocidade dos computadores actuais....e só em certas aplicações...o que estamos aqui a falar é aumentar exponencialmente a velocidade actual, do estilo biliões de vezes mais rapidos..tás a topar a cena lol

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Uma coisa que eu sou contra é a complexidade com que os gráficos são realizados, acho que em vez de dificultar a programação obrigando o GPU e o CPU a darem mais, podiam tentar simplificar...
As placas gráficas só faz falta baixarem de preço... Já viram uma nova que é fisica, e dual-gpu?! Linda! Se ela baixasse de preço, não pedia mais....
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Anterior

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante