Ajuda no update á Bios --> HD SATA nao é detectado

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda no update á Bios --> HD SATA nao é detectado

Mensagempor Alex_MSF » Sábado Jul 01, 2006 14:06

Oi pessoal. Este é o meu 1º post aqui no forum, e logo com um problema muito complicado.

É o seguinte, saquei a update para a minha Bios daqui http://www.asrock.com/support/download. ... P4VM8#bios (versao 1.30) *a minha versao actual é a 1.0*.

Depois li o ' how to update' que tá ao lado donde saquei o update.

Formatei 1 disquete e escolhi 'criar uma disquete de arranque do MS-DOS' para criar 'bootable floppy driver' como diz no passo 1. (penso que tá correcto, senao digam sffv)

De seguida fiz o passo 2 (guardar na disquete os ficheiros que saquei do site na update 1.30)

Depois reiniciei o PC (já tinha ido á bios mudar as prioridades, portanto tudo OK até aqui)

Tal como devia a disquete é detectada e começa a 'ser lida' e aparece isto:

Starting...

A:\> mode con codepage prepare = ((850 eaga.cpi)

MODE prepare code page function completed

A:\> keyb po,, keybrd2.sys

Invalid keyboard code specified

A:\>
A:\>

Depois nesse 2º A:\> escrevi ASRFLASH P4VM8 1.30 (como é explicado no passo 4)

Depois nao aparece 'Please waiting for Bios loading' como diz que devia, no passo 4.

Entao no passo seguinte do 'How to update' diz que passados 30 segundos, aparecia 'Flash ROM Update complete', mas nao me apareceu isso.

Aparece (logo a seguir a ter feito 'enter' em A:\> ASRFLASH P4VM8 1.30) um menu com o nome 'Flash EPROM Programing' e com varios comandos e nada a dizer 'updated'.

Mesmo assim ainda tentei alguns comandos, por exemplo 'A:\> AMIFLASH ROM_FILE/ Q' que era para 'update Bios without message',mas depois de fazer 'enter' dizia que o comando nao era correcto (enfim...)

Se alguem tiver 1 explicaçao para este problema ou sugestao, agradecia imenso, é que senao tenho de ir a 1 tecnico e 'largar' uns € só por isto :D

E o maior problema é que sem esta actualizaçao da Bios, o meu disco SATA nao é reconhecido. :(

Fiquem bem.
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 30, 2006 16:54

Mensagempor Gak » Sábado Jul 01, 2006 14:15

..
Editado pela última vez por Gak em Segunda Mar 22, 2010 23:58, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Alex_MSF » Sábado Jul 01, 2006 14:55

Nao. a minha Bios é da American Megatrends :(

Imagem
Editado pela última vez por Alex_MSF em Terça Ago 01, 2006 0:25, num total de 1 vez.
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sábado Jul 01, 2006 19:40

boas

essas bios AMI são simplesmente uma dor de cabeça.... :evil:
são usadas em máquinas simples... em que não seja necessário grandes mexidas....

bom voltando ao problema...
primeiro...
o config.sys e o autoexec.bat devem ser limpos.... a menos que o how to diga alguma instrução em contrário...

2
faz-se o arranque da máquina e depois do A:\ é que se escreve os comandos.
á vezes correndo só o programa (atenção, valida que não é um zip executável...) é dá-nos um help ou apresenta um conjunto de opções..
geralmente começa-se por indicar onde se encontra o ficheiro da "rom bios" e só depois se manda flashar...
como esses programas variam muito não te posso dar as instruções correctas.

já agora o ficheiro da rom chama-se "P4VM8 1.30 " ??? :?

reporta aí, o nome dos ficheiros que tens e quais as intruções...

um abraço
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Alex_MSF » Domingo Jul 02, 2006 18:34

ok.
Os ficheiros que vinham no update zipado (e que tive de unzip, como diz no 'how to update') sao:
ASRFLASH.exe e P4VM8_1.30 (este ultimo nao é .exe é um 'Ficheiro 30', nunca tinha visto tal coisa :D)

Quanto aos comandos aparece o seguinte:

Flash ROM EPROM programming utility
usage: AMIFLASH ROM_FILE <COMMAND1>

E os comandos sao:

?lH : Help

B : Enable Boot Block programming

-B : Disable Boot Block programming

C : Load CMOS defaults

G : GPNV data area reserving

N : To force NVRAM programming

Q : Update BIOS without Message

-<OPTIONS> : Disable flags

S<File_name> : To save Flash ROM data into file AND quit

Mas eu tentei todos os comandos e nao deu nada. Exº A:\> AMIFLASH ROM_File /Q e por baixo diz 'Bad command or filename' (será algum erro meu na execuçao do commando?)
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Domingo Jul 02, 2006 23:15

Alex_MSF Escreveu:ASRFLASH.exe e P4VM8_1.30

Por alguma razão o DOS terá existido... :P Estes problemas normalmente derivam de falta de contacto com o DOS.

Posto isto, a ver se consigo ajudar. Na disquete de arranque que tens, tem de lá estar também o ASRFLAS.exe e o P4VM8_1.30 (já agora o "tipo de ficheiro 30" deve-se ao facto de o Windows tirar o tipo de ficheiro pela extensão - a parte depois do último ponto -; se não a reconhecer na base de dados interna, que é o caso, apresenta o tipo de ficheiro como sendo "ficheiro [extensão]").

Iniciando o sistema com a disquete, se te der algum erro na altura em que diz "Invalid keyboard code specified" o primeiro comando a dar é "keyb po" para poderes usar as teclas em português (se não, vai ser uma confusão, como vais ver a seguir). Se te der erro outra vez, não há crise (isto até teres de fazer símbolos estranhos), continua a ler.

Depois disto tens de dar o comando certo, que deve ser algo do género "ASRFLASH P4VM8_1.30", com o underscore (foi o erro que deste na altura, utilizaste um espaço antes do underscore). O símbolo do underscore faz-se com "shift -" (ao lado da tecla de shift direita) no teclado português. No teclado americano a combinação é outra, e é preciso procurar, daí ser a confusão que disse antes se não conseguires usar o comando "keyb po". Quando me acontece isto, só lá vou por tentativa e erro, a experimentar as teclas de símbolos (com e sem shift premido), mais o shift e os números, etc., e esqueço-me sempre de o que é que está onde... lol

Para tentar contornar este problema (e visto que DOS não é, definitivamente, para os iniciados, sobretudo quando alguma coisa não corre como se espera), podes mudar o nome do ficheiro no Windows para qualquer coisa como P4VM81.30. Depois, quando fores usar o comando, em em vez de "ASRFLASH P4VM8_1.30" escreves "ASRFLASH P4VM81.30" e deves ter o problema resolvido.

Depois diz o resultado.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor Alex_MSF » Segunda Jul 03, 2006 10:46

Miguel, fiz o 'keyb po' e deu erro, mas já tinha mudado o nome do 'P4VM8_1.30' para 'P4VM81.30, como disseste :D

Depois de ter dado o erro 'keyb po' meti A:\> P4VM81.30 e actualizou na boa :D Muito obrigado Miguel e a todos os que me tentaram ajudar.

Agora continuo com 1 problema, o meu disco Maxtor Diamond 10 (SATA) nao é reconhecido pela Bios/ Windows na mesma, e devia. Já fui á motherboard e activei o modo S.M.A.R.T no IDE e SATA (que dantes nao tinha esta opçao na Bios antiga :D). Nao entendo, será que me falta alguma drive, para o 'bendito' HD ser detectado? :D

Obrigado pela vossa paciencia, fiquem bem ;)
Editado pela última vez por Alex_MSF em Segunda Jul 03, 2006 15:33, num total de 1 vez.
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Segunda Jul 03, 2006 12:33

Bem me parecia que ía resultar a troca do nome do ficheiro. O DOS é muito "picuinhas" com nomes de ficheiro.

Agora quanto ao disco... Há vários problemas que podem estar na base de não ser reconhecido. Primeiro tens de ver se é reconhecido na BIOS, depois de teres prestado atenção a que todos os cabos estejam bem ligados.

Se tudo estiver bem ligado e ainda assim não aparecer na BIOS, o problema em princípio está no disco. Agora a pergunta do milhão: o disco é SATA ou SATA 2? É que os discos SATA 2 não são reconhecidos pelas BIOS das boards que que só aceitam SATA, como é o caso da tua, e acho que esse é o problema mais provável, mas que felizmente se resolve com facilidade, já que há sempre um modo de compatibilidade nos discos mais recentes para poderem funcionar em boards que não tenham SATA2.

Alguns discos (como os Hitachi) detectam automaticamente o modo em que devem trabalhar e não é preciso fazer nada (é o meu caso, o meu Hitachi de 250GB detectou logo que a minha board não aceita SATA 2 e passou a funcionar só como um disco SATA); outras marcas, como a Maxtor, utilizam jumpers na traseira dos discos para os pôr a trabalhar no modo correcto. Acho que esse deve ser o teu caso, deve estar um jumper a mais (ou a faltar, conforme) para definir o modo de funcionamento.

Caso o disco seja reconhecido pela BIOS mas não pelo Windows, vai depender de como a BIOS está configurada na secção SATA, como RAID ou não RAID. Se só vais usar esse disco, em princípio basta seleccionar "não-RAID" e o disco passa a ser reconhecido. Caso queiras utilizar RAID, tens duas hipóteses:

1) Se queres instalar o Windows no disco, crias uma "disquete de drivers", como diz o manual (página 19, se não me engana) e na altura em que o Windows disser "se quiser instalar um controlador ... prima F6", carregas no F6 tendo a disquete na drive;

2) Se só quiseres utilizar o disco no Windows, instalas os drivers SATA do CD (ou do site da VIA, conforme).

Se nada disto resultar, o disco pode estar avariado, e aí convém ires à loja para eles o testarem, ou tentares instalá-lo noutro PC a ver se o problema está na tua board.

Como sempre, depois diz o resultado.

Cumps.

Miguel

[EDIT]Pois, como o site da Maxtor tem vindo a ficar cada vez mais estranho desde que se fundiram com a Seagate e já não é possível sequer saber as características dos discos da série 10, não posso confirmar que seja SATA 2... :? Enfim... Tenta ver isso, tenho quase a certeza que o problema é esse.[/EDIT]
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Alex_MSF » Segunda Jul 03, 2006 15:12

Exacto! :D é sata 2, hehe

O HD nao é reconhecido pela BIOS (no 'meu computador' tambem nao aparece o novo HD, mas isso é lógico, né :D)

Mas isso dos jumpers nao tou a ver. É que tinha 2 cabos que vinham com a minha antiga motherboard (ASRock P4VT8+), o cabo do Power e o da Data, e que encaixam na perfeiçao, mas ainda sobrou 1 do lado direito com 4 pins, mas nao tenho nenhum cabo que ligue lá :(
O disco nao trazia nada e eu nao tenho o material desta motherboard (P4VM8) comigo.
Só problemas :D:D

Aqui fica uma foto (nao do meu disco) com os cabos ligados tal e qual como eu tenho no meu (repara que á direita do vermelho, o da Data, tá o tal de 4 pins, para o qual nao tenho cabo)

Imagem
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Catao » Segunda Jul 03, 2006 18:17

ola!

Esses 4 pins sao os jumpers.

No manual desta motherboard vem como ligar os jumpers de tres marcas.

http://www.asrock.com/product/939SLI-eSATA2.htm.

È o ponto 2.10
Catao
Novato
Novato

Registado: Domingo Jun 18, 2006 0:27

Mensagempor Alex_MSF » Segunda Jul 03, 2006 18:32

Ok. Catao, mas nao tenho a 'cap' dos jumpers, pelo que vi é precisa para conectar o cabo 'Data' ao HDD e nao no que está conectado actualmente, certo?

De qualquer forma obrigado, espero que seja só esse o problema ( arranjar uma 'cap' para os pins)
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Segunda Jul 03, 2006 19:58

Antes de mais, convém dizer que nesses quatro pinos que vês não se liga cabo nenhum. O "cap" é apenas uma pequena ponte de plástico e metal que faz a ligação entre dois (presumo que também sejam só dois nos discos SATA) dos pinos para configurar o disco rígido.

Aparecem em todos os dispositivos IDE. Se vires esta imagem
Imagem
o "cap" é o que está indicado como "jumper shunt" (o resto não interessa, é um disco IDE). Em princípio é o que te faz falta, e até me espanta que não tivesse vindo um com o disco. É o que dá comprar modelos OEM... :P

Para veres se o "cap" que precisas é de dois pinos, vai ao site da Maxtor e faz download do manual do teu disco. Para isso basta seleccionares o modelo na zona superior direita da página de entrada, e vais logo ter à página do disco, onde também tens downloads que podes fazer. O modelo do disco deve começar por 6 ou 8, se não me engana, e ser constituído por uma combinação de letras e números, num total de 6 caracteres, se não me engana.

O manual também diz com certeza como configurar o disco para modo SATA normal (muito importante, confirma várias vezes que não te enganes, porque pode dar barraca). Se só precisares de um "cap" de dois pinos (algo que presumo), podes experimentar ainda hoje se funciona. Basta retirares uma drive IDE (uma óptica, por exemplo) e tirares de lá o "cap" (memoriza onde estava, se for preciso tira uma foto, porque "caps" fora de sítio em drives IDE dá dores de cabeça que nem queiras saber...). Depois instalas temporariamente no disco SATA e ligas tudo, a ver se já é reconhecido.

Assim, se não for reconhecido, já podes começar a mandar vir com quem to vendeu :P em vez de ires lá pedir um "cap" e depois mandares vir. Poupas um passo lol Claro que, se funcionar, continuas a precisar do "cap", e vais ter de ir lá de qualquer forma, mas pronto... ;)

Para tirares um "cap" normalmente é preciso uma pinça ou unhas muito compridas e fortes (ou uma ferramenta especializada, mas presumo que não tenhas um kit desses). Mais uma vez, cuidado com a operação. Os pinos podem dobrar ou partir se forem mal mexidos; e os "caps" são minúsculos e saltam por todo o lado, para perder um é um instante. Num disco IDE, normalmente colocar mal um "cap" (desde que seja na direcção certa) o máximo que dá é problemas de detecção de drives; num SATA pode ser mais perigoso (nunca fiz isso, não sei). Não é para te assustar, é só para chamar a atenção. Em Informática é preciso andar com cuidado, quer com o hardware quer com o software. Mas até agora tem corrido tudo bem, e nota-se que estás a ter cuidado, por isso não deves ter problemas.

Be safe e boa sorte.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Alex_MSF » Segunda Jul 03, 2006 22:31

Miguel,

1º No meu outro HD, um Seagate Barracuda (IDE), o jumper tem o mesmo aspecto que essa imagem (2filas x 4pins), e tem 1 cap, sim senhor, mas nao dá pra experimentar no HD Maxtor (SATA II), pois os pins do Maxtor sao + pequenos.
E agora muito importante, o jumper do HD Maxtor tem só 1fila x 4pins e TAMBEM tem cap :D, felizmente. (o cap tá a juntar os 2 pins da direita,HORIZONTALMENTE e sobram 2 pins da esquerda, que devem ser os que permitem ao HD ser detectado)

Agora a minha duvida, se tem cap, porque nao é detectado? será que vem montado como MASTER em vez de SLAVE, e é por isso que nao é detectado?

Se for, até resolvo bem, vou a 1 loja de informatica aqui perto de mim (mais vale prevenir que remediar, nao vá eu estragar o HD) e peço pra mudarem o cap de lugar, pra ficar SLAVE, que é como eu o quero :D

2º Comprei numa loja online :D que nao posso dar o link aqui, acho eu, mas que dá garantia do HD, por isso se nao der de qualquer forma, troco por um IDE do mesmo valor, ou coisa do género.

3º No site da Maxtor nao tá o meu modelo (6V300F0) mas tem uns parecidos aqui: http://tinyurl.com/les64vem
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Segunda Jul 03, 2006 23:25

Ok, visto que tem cap, o problema resolve-se ainda mais facilmente.

Antes de mais, no entanto, convém referir uma coisa muito importante. Os jumpers nos dispositivos IDE definem a função que eles ocupam no canal: master ou slave; também podem definir a capacidade do disco, em alguns casos (compatibilidade com BIOS antigas). Nos discos SATA não existe o conceito de Master e Slave porque cada canal SATA só aceita um dispositivo acoplado a ele. Bem, teoricamente isto não é 100% verdade, mas nas implementações que existem hoje, é correcto.

Os jumpers podem nem sequer existir nos discos SATA, por várias razões. A primeira é não haver problemas de compatibilidade de BIOS com o tamanho do disco, porque se uma BIOS já aceita SATA é porque não sofre desse problema, cuja última "performance" se deu no final da década de 90. Em segundo lugar, como já disse, visto que cada canal SATA só suporta um dispositivo, não há necessidade de jumpers para definir a função no canal. Em termos IDE, todos os discos SATA são Master.

A única razão que existe para haver jumpers nos discos SATA é a limitação de velocidade a 150MBps em vez dos 300MBps (teóricos, entenda-se; na prática não há discos SATA que consigam velocidades acima dos 150MBps, incluindo os Raptor de 15000rpm). E mesmo estes podem dispensar-se, em duas circunstâncias: 1) o disco não suporta velocidades de 300MBps por natureza (é SATA normal) ou 2) o disco consegue reconhecer automaticamente qual a velocidade máxima que o canal suporta (como é o caso dos Hitachi SATA 2, que não têm jumpers).

Tendo o teu disco pinos, é porque é SATA 2, e esses pinos controlam a velocidade do interface. Dando uma vista de olhos a um manual de discos SATA da série DiamondMax 10 da Maxtor http://www.maxtor.com/_files/maxtor/en_us/documentation/manuals/diamondmax_10_product_manual_sata.pdf, página 3-5 (22 do pdf), lá indica que a configuração que tu tens (presumo que estejas a ver o disco com a ligação de energia à esquerda; a do manual está invertida porque o disco está virado do avesso) com os dois pinos da direita ocupados corresponde a SATA 2 (velocidade "normal", para a Maxtor, porque os discos foram feitos para trabalhar com esse standard).

Long story short, se olhares para a mesma imagem do manual que indiquei (vira o disco do avesso se for preciso para não te confundires - aconteceu comigo, tive de me virar de pernas para o ar... lol), vês que a posição de "Limit Data Transfer" é nos outros dois pinos. Corresponde ao modo de compatibilidade com SATA 150MBps. Então, só precisas de mudar o cap para os outros dois pinos e estás pronto.

Sim, eu sei, explicação longuíssima só para dizer isto. É do stress (oral na 4ª feira, com o fim do curso a depender dela... :?) e da minha mania de ser perfeccionista...

Btw, grande monstro que aí tens... 300GB? Grande armazém :P

Portem-se bem.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Alex_MSF » Segunda Jul 03, 2006 23:37

hehe. Ganda maluco (no bom sentido ;))

Se eu tivesse jeito ou paciencia pra tentar, ainda hoje fazia isso, mas como tenho de ir á tal loja perto de mim (onde comprei o pc) pra trazer o CD da motherboard que tenho actualmente (ás vezes posso precisar do CD), aproveito e peço-lhes pra mudarem o cap, hehe.

Bem, amanha já te digo se o 'armazem' tá a bombar fixe :D Obrigado +1 vez.

E boa sorte pra 4ª, eu felizmente livrei-me aos exames do 12º ,hehe.
Curso Tecnológico de Mecânica, que acaba este ano, e tal :D (pró ano estudar á noite), é uma festa :D
Alex_MSF
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante