kdo lá tinha 1 disco de 250 da seagte que no hdd sentinel apontava 28%saude dos dados, enkravava mal ouvia um barulho metalico (parecia algo a bater na parede do disco), chkdsk detectou 14kb em sectores danificados (consegui recuperar os dados, mas n o testei com o smartfan),retirei-o para fora ( vai pra garantia) e ultimamente está tudo bem. tenho o pc a trabalhar à 1 dia se aguentar até amanha há noite com o uso que lhe dou (emule, musica, filmes, streaming, programaçao) é porque está tudo bem.
engraçado é que este semestre um seagate de 40 com bue anos deu o berro (instalava o windows e dava 1 erro de unbootable device

) e fazia tb de vez em quando o mesmo barulho. comprei 1 maxtor de 300 tb m criava instablidade no sistema e ouvia-o a fazer esse mesmo barulho, trokeio-o e depois foi o de 250 k começou a criar instablidade no sistema (se calhar sempre foi, n sei) a encravar no arranke,encravar no acesso a ficheiros no disco, encravar quando lia musicas que estavam nesse disco, demoras a aparecer as propriedades das drives no "meu computador",...
Vamos a ver como ele se porta agora.
já agora cabos artesanais para as fans aproveitados de fontes velhas criam alguma especie de problemas a nivel de voltagens e assim?
eu tenho 2 ventoinhas em que aproveitei cabos velhos e fans de fontes para ventilar a caixa e o fio descarnado tá so protegido com fita isoladora preta da tesa.