Fonte de Alimentação

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fonte de Alimentação

Mensagempor badboi » Domingo Jul 09, 2006 18:50

Boas a todos,

Aviso já todos os participantes que isto poderá ser um tópico bastante polémico e não é isso que se pretende, mas sim chegar a uma possível conclusão.

Devemos comprar um fonte dita "normal" ou devemos usar um fonte como valores superiores a 50 euros em sistemas normais?

Consideram-se sistemas normais, 1 sistema com 2 DVD-ROM, 2 Discos, 1 VGA e Board e 1 Processador (Não me venham com a história do modelo x ou do y porque a diferença de consumos não são significativas, tirando raras excepções mas ai o sistema nao se chamava normal).

Reservo a minha opinião para mais tarde.

Sem mais,
Badboi
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor Genius » Domingo Jul 09, 2006 18:55

Acho que vale a pena investir mais de 50€ já que a fonte é um componente fundamental para a estabilidade do sistema. É certo que há muito boas fontes por menos que isso, mas se tivermos em conta futuras alterações na maquina, overclock, etc penso que é mais viavel comprar uma fonte mais cara do que ter uma dita "normal".

Cumps
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor cigano » Domingo Jul 09, 2006 19:14

Há fontes e fontes...

O meu sistema está na sig, e até é um sistema algo mamao...

Uso uma Lc Power que me custou 55€, e que até a data tem aguentado com o meu sistema com a máxima estabilidade. Só noto variações na linha de +5v, oscilações de 0.1v no máximo.

Poderia ter comprado uma fonte mais potente, o dinheiro nao era problema neste caso, mas ver que esta estava muito próxima de fontes mais caras, mas a metade do preço, não hesitei.

Estou de facto satisfeito, e comprei esta fonte porque ja tinha lido muitas reviews dela, e pelo preço, era (e é) excelente.

Mas mais tarde poderei vir a comprar uma fonte mais cara, se nao houver uma fonte como esta. E se a trocar, só por uma modular, que é o unico defeito a assinalar.

Se vir que esta entretanto nao cumpre as suas funções devidamente, ai gastarei mais numa fonte, nao quero vir a perder parte do pc so porque poupei na fonte.

Just my 2 cents...
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor l2k » Domingo Jul 09, 2006 20:07

Para mim é uma questão de dinheiro:

- Se se estiver a montar um sistema com um orçamento reduzido é óbvio que se vai colocar uma fonte barata (LC Power for e.g.). Mas depois também depende do que se vai fazer do PC. Se for para OC e para estar ligado 24/7, aí sim vale a pena investir mais.

- Se se estiver a montar um sistema com orçamentos na ordem dos 1500€ para cima, aí uma fonte melhor e mais cara fica sempre bem e é bem-vinda.

- Se fosse eu a comprar uma fonte, optaria por uma barata visto que dinheiro não é uma coisa que abunde por aqui e prefiro gastá-lo noutros componentes.

Basicamente é esta a minha opinião.

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor HidEaL » Domingo Jul 09, 2006 20:58

Já todos sabemos que fontes para OC ou utilizações mais extremas (sejam elas por onde forem: Multi cpu, multi gpu, RAID's, e até muitas vezes todos estes e mais em conjunto) requerem sem ponta de dúvida uma fonte de qualidade (temos como qualidade as marcas mais reputadas, sejam elas quais forem, que normalmente avançam com uma etiqueta de 100€ +).

Para além do dito acima, sinceramente vou ter de fugir um pouco aos requerimentos do post inicial, nomeadamente no que ao processador diz respeito.

Hoje em dia e cada vez mais, quem compra um novo processador já compra dual-core. Não há razão significativa para não o fazer e as vantagens são mais que muitas. Uma das questões que diz respeito aos dual-core é a vantagem de lhes ser fornecida energia mais "limpa", e a Intel até fez questão de criar um standard devido a essa questão, onde as fontes multi-rail entrariam em destaque.

Portanto temos que, daqui em diante, as fontes dual-rail (ou mais rails, até) estão a ser as mais adoptadas no mercado. E enquanto que algumas (como a LC preferida das multidões) estão abaixo da fasquia dos 50€, a verdade é que pelo preço não se lhe podem pedir "milagres". Os requisitos energéticos do hardware estão em constante crescimento, e as fontes dual-rail mais baratas, regra geral, sofrem mais na potência disponível para os dois rails, e na potência que podem disponibilizar por rail ao mesmo tempo.

Aqui entram as fontes mais caras, muitas vezes acima da fasquia dos 100€, onde a maioria tem este mal atenuado, já para não falar na qualidade geral dos componentes, assegurando no geral um maior tempo de vida útil. Neste parâmetro do tempo de vida útil, é importante realçar que normalmente até os computadores mais baratuchos são para durar (acho que nao falo só por mim)... E nesta questão da durabilidade, temos a questão dos PFC, temos as questões de over voltage protection, temos a questão das EMI... Enfim, um número de parametros importantes que contribuem para a durabilidade e segurança do sistema, e onde as fontes mais caras também entram com padrões bem mais elevados, sem dúvida.

Resumindo e concluindo, gastar mais de 50€ numa fonte, quanto a mim, acaba por ser uma necessidade incontornável.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor jccgold » Domingo Jul 09, 2006 21:51

Genius Escreveu:... mas se tivermos em conta futuras alterações na maquina, overclock, etc penso que é mais viavel comprar uma fonte mais cara do que ter uma dita "normal".

Cumps

Entao no futuro qdo isso acontecer, se acontecer, logo hao-de haver fontes a venda, bem melhores q as q hoje se vendem
Gak Escreveu:Sim poderei voltar a pôr a review. Mas noutra thread limpa e com o acordo prévio que o jccgold não a use para voltar a fazer estragos.

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 07, 2005 4:42

Mensagempor Genius » Domingo Jul 09, 2006 22:32

jccgold Escreveu:
Genius Escreveu:... mas se tivermos em conta futuras alterações na maquina, overclock, etc penso que é mais viavel comprar uma fonte mais cara do que ter uma dita "normal".

Cumps

Entao no futuro qdo isso acontecer, se acontecer, logo hao-de haver fontes a venda, bem melhores q as q hoje se vendem

Nem por isso. Nos casos em que se preve fazer alterações na maquina em questao a curto-medio prazo tem de se ponderar a escolha inicial da fonte para uma melhor para nao andar sempre a trocar. Além disso as fontes de alimentação são dos componentes informaticos que menos evoluem no mercado.

Just my opinion
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor G@rlink » Segunda Jul 10, 2006 0:05

Boas,

badboi Escreveu:Devemos comprar um fonte dita "normal" ou devemos usar um fonte como valores superiores a 50 euros em sistemas normais?

Tendo em conta a pergunta...

Para um sistema normal (como referiste), em que o uso que o utilizador vai dar é o mais normal (nada de OC, nem "stress constante" sobre a fonte, etc...), e que os requisitos do utilizador são normais (não tem preferência por fontes silenciosas, modulares, com ou sem Led's, etc...) e que não se pertenda fazer um upgrade "revolucionário" brevemente... Aconselho uma fonte "normal", na ordem dos 50€...

Agora nos casos em que o utilizador vai dar um uso mais "intensivo", seje pelo OC, seje pelo próprio sistema que mereça uma fonte melhor e principalmente pelos requisitos do utilizador, bem como o aspecto financeiro... Aconselho fontes de categoria superior...

A fonte é a "base" do sistema. :wink:

Cada caso é um caso... Eu por exemplo, sou um utilizador um tanto ou quanto "normal"... Ora não faço OC, o meu sistema pode-se considerar de normal, etc... Optei por uma fonte "normal"... Com uma boa relação preço/qualidade e que preenchia todos os meus requisitos...

Mas claro que, se a minha situação fosse diferente... Por exemplo, se eu fizesse OC e/ou tivesse um sistema que merecê-se uma fonte "decente", e/ou tencionasse fazer um bom upgrade brevemente e/ou que a minha situação financeira o permitisse... Optava por uma fonte melhor... Uma fonte de categoria superior...

Espero ter sido claro. :roll:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor jccgold » Segunda Jul 10, 2006 0:25

Eu tenho um PC actualizado, com a grafica em overclock, o SD 3700+ amd64 em overclock as memorias em overclock, e o PC em full n passa dos 180W. N entendo as vossas configuracoes sinceramente
Gak Escreveu:Sim poderei voltar a pôr a review. Mas noutra thread limpa e com o acordo prévio que o jccgold não a use para voltar a fazer estragos.

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Gak » Segunda Jul 10, 2006 1:36

..
Editado pela última vez por Gak em Segunda Mar 22, 2010 23:43, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor jccgold » Segunda Jul 10, 2006 1:52

Eu fiz as contas no site pra esse teu PC. Isso n da 470W.
E preciso trazer 1 a 1 os watts q cada um desses componentes consome?

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor tntnt » Segunda Jul 10, 2006 2:17

jccgold Escreveu:Eu fiz as contas no site pra esse teu PC. Isso n da 470W.
E preciso trazer 1 a 1 os watts q cada um desses componentes consome?

Julgo q ele n disse q dava 470W... disse q a de 470W ja n lhe chegava (axo q tava a ter em conta as amperagens, variações, estabilidade, etc).

Na minha opinião, depende da maquina e do uso q lhe é dado. No meu caso, como n tinha mto $$ pra dar, optei pela LCPower, visto ter lido optimas opiniões de users e ser mto boa em qualidade/preço (confirmo).
Mas se tivesse $$ pra dar, então certamente q não hesitaria em comprar do melhor. Na minha opinião, n se deve poupar e comprar rasca em 3 componentes: fonte, monitor e eventualmente board.
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jul 10, 2006 8:48

Sinceramente já tive fontes de 30 € OEM's e neste momento fonte de 60 ... 70 € nunca notei Absolutamente diferença nenhuma a nivel de desempenho (nada que seja notorio) sempre tive tudo estável , a unica razão pela qual mudei foi mesmo pelo barulho.
Note-se que praticamente nao faço OC e o Pc está ligado 24/7 .
Contudo acho que se deve ter uma boa fonte mas acima dos 50 € é exagero a meu ver .
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor __MARS__ » Segunda Jul 10, 2006 11:39

eu comprei a cerca de 3 meses uma tacens valeo smart de 560W..
ja e uma fonte modular e custou cerca de 75€ n tava a pensar dar tanto mas dpois de algumas opinioes axei k seria uma boa compra visto ter algumas tretas a mais no pc e a k tinha anteriormente ja n se aguentava...
mas num pc dito normal sem grandes cenas k puxem pla fonte axo k n vale a pena gastar tanto
n tou a dizer k o meu pc e grande makina mas como tem 4HDD axo k ja merecia uma fonte melhorzita.

cumps
__MARS__
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 27, 2006 18:32

Mensagempor jccgold » Segunda Jul 10, 2006 13:27

E __MARS__ tiveste algum problema?

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes