[Modding] Iniciação ao modding*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Modding] Iniciação ao modding*

Mensagempor 4ndr3 » Quinta Jul 13, 2006 17:35

Boas, como não se encontra facilmente na internet guias que nos ajudem a explicar como inicia-se o modding, decidi fazer um, espero que gostem!

Introdução

Bem, o modding parece ser complicado mas é mais fácil do que parece, temos é de ter espírito e confiança na nossa criatividade. É claro que é preciso ter alguns conhecimentos informáticos, principalmente quanto à disposição dos componentes. Podemos definir modding como pintar, cortar, colar, modificar, criar, etc.

Para iniciarmo-nos ao modding, e caso queiramos fazer um projecto, devemos ter as seguintes noções:

:arrow: Ter um projecto com base e fundamentos.
:arrow: Fazer uma lista pormenorizada dos materiais que será necessário comprar.
:arrow: Fazer uma lista do material de construção e manuseamento da caixa
:arrow: Ter em mente um orçamento para comprar todo material.
:arrow: Possuir um bom local de trabalho.

Como um bom programa para fazer projectos aconcelho o Sketchup.
Um exemplo de uma projecto feito nele:
Imagem

Materiais de manuseamento básicos para a aplicação do modding:

:arrow: Uma caneta de alcool (para desenhar as medidas na caixa).
:arrow: Um alicate (para colocar o arranjar alguma coisa que esteja na caixa)
:arrow: Uma chave de fendas de cruz ou de pontas (ou atarrachador como chamam, para abrir a caixa).
:arrow: Uma serra de metais, ou uma rebarbadora (ramona), ou um tico-tico para cortar alguma coisa que seja necessária.
:arrow: Lixas de água (caso queira pintar a caixa)
:arrow: Limas (caso esteja a utilizar o serrote de metais, servem para limar as bordas do corte)
:arrow: Tintas de spray (caso queiras pintar a caixa, se pintares deves manter-te a um distância razoável da caixa, não muito perto)

Imagem

Para quem não sabe do que isto se trata, deixo aqui uma imagem:
Imagem

Agora que já possuis as noções anteriores deves pensar na maneira de como irás aplicar à tua caixa (se vai cortar isto a partir daqui e acolá, etc).

Cortes nas laterais:

Imagem
Bem, se quiseres fazer um simples corte na lateral deve utilizar uma rebarbadora, uma serra de metais ou um tico-tico.
Caso queiras cortar com uma rebarbadora, que fica mais perfeito, encontram-se a vender em lojas de material de construção ou mesmo em alguns supermercados a 14 euros, as de 14 euros costumam ser mais pequenas, mas no entanto não precisas de maior.
Agora que já acabaste de cortar deves comprar um acrílico que custam por volta dos 15 euros para o tamanho médio dos cortes em laterais.
Para a fixares à lateral deves utilizar parafusos sextavados, são parafusos que que não tem aquela cruz o fenda que os parafusos normais têm, para aparafusar tem uma furo quadrado.
Aconcelho orque se alguma vez quiseres tirar o acrílico para mudar, podes tirá-o sem grande esforço. Não aconcelho muito a cola.

Pintura da caixa:

Imagem
O local deve estar insento de poeiras, e estar livre de qualquer coisa que poderá estragar a pintura da caixa.
Cobre o local com jornais e com fitas colas de pintor para colocar os jornais.

Se já a modificaste podes acrescentar alguns neons, um kit de watercooling, o que desejares!
Agora que já acabaste o teu projecto aproveita e disfruta da tua magnífica criação!

Existe no meu ponto de vista três tipos de modding:

:arrow: O superficial:
Imagem

:arrow: O geral:
Imagem

:arrow: O total ou de raíz:
Imagem

:arrow: O alternativo:
Imagem

Dúvidas?

O modding superficial basea-se na alteração dos paineis laterais ou frontal.
O geral baseia em alterar quase toda a caixa, como juntar duas caixas, adicionar compartimentos, etc
O de raíz é criar uma caixa a partir do nada, com acrílico, alumínio, etc.
O alternativo são modificações fora do normal, como um computador dentro de uma garrafa de whisky.

Espero que divirtam-se a fazer modding!!!

O guia fica por aqui, poderei acrescentar alguma coisa.
Cumprimentos. :D

Tutorial Aprovado
Editado pela última vez por 4ndr3 em Quinta Jul 13, 2006 20:01, num total de 1 vez.
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor __MARS__ » Quinta Jul 13, 2006 17:51

bem como disseram k eu n tinha bom senso e devia ter postado noutro lado eu tiro daki as fotos apenas keria dar um exemplo do k e o modding mas sendo assim..fotos tiradas e desculpem la

cumps
Editado pela última vez por __MARS__ em Sexta Jul 14, 2006 12:34, num total de 1 vez.
__MARS__
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 27, 2006 18:32

Mensagempor nunoemanuel » Quinta Jul 13, 2006 19:07

excelente guia!!
mas só uma correcção, a ferramenta chama-se tico-tico, e nao tico-taco!
lol
Cumps
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor 4ndr3 » Quinta Jul 13, 2006 19:54

Ok, já não me lembrava!!
Mars, excelente modding, acho que está muito bem feito! :lol:
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor d@vidream » Quinta Jul 13, 2006 20:17

Nice :wink:
Nada como ter um tópico destes para se poder iniciar á arte :P
Agora claro podes ainda incluir muita mais info,para poder enriquecer o tópico,desde técnicas de corte/desenho no acrilico,técnicas de pintura solda até, enfim várias cenas.
E falta referir o utensilio nº1 do modder :mrgreen:
Dremel powa :idea:
Imagem

Com a ajuda do ppl pode-se fazer qq coisa bem catita :wink:
Check PM's

Nice one 4ndr3
Cumps
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Electrico » Quinta Jul 13, 2006 22:17

Offtopic: eu tenho visto muito por aqui a chamarem "tico-taco" à máquina de cortar, eu nunca vi na minha vida chamarem tico-taco a essa máquina sempre vi TICO-TICO... isso é no gozo, ou é noutra língua ou é tipo louça / loiça lol

Ex:
SERRA (marca) TICO-TICO HST 513 400W
Lâmina p/ serra tico-tico
serra tico-tico manual

Sorry pelo offtopic
Intel i7 860 cooled by Noctua NH-U12P SE2
2X2GB G.Skill Ripjaw 7-7-7-24 1600mhz
Sapphire HD5850
Asus Maximus III Formula
Intel x25-M 80Gb G2
2x WD 320gb 16mb Cache
X-FI Fatal1ty FPS
Lancool PC-K62
Seasonic 600W
Electrico
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 9:13

Mensagempor HidEaL » Quinta Jul 13, 2006 22:59

Bem, antes de mais, a iniciativa é de louvar. Kudos for that 4ndr3.

Mas no que se refere ao guia em si... Não gostei. E porquê?

- "não se encontra facilmente na internet guias..." - Impossível. Quem procura sempre encontra. Existe um site nacional dedicado ao assunto (casemodding-pt.net), uma grande quantidade de projectos espalhados por foruns diversos, e tutorials. Aliás, ás vezes até encontro tutorials sem procurar por eles...

- Porque é que se devem usar parafusos sextavados para segurar o acrílico de uma janela? Eu nesse caso nunca os uso... (btw, são parafusos sextavados não porque têm "um furo quadrado", mas sim um furo hexagonal. E os que têm um "furo" hexagonal são sextavados interiores, porque há parafusos sextavados sem furo, para apertar com chave inglesa ou whatever).
Até acho que ficam bem feios e menos úteis que os parafusos regulares (phillips, fenda) de cabeça mais rasa. Mas há quem goste e portanto nada a dizer. Só para ressaltar que não precisam de ser necessariamente parafusos sextavados, como estás a fazer parecer.
Já agora, porque não silicone? Tira-se bem...

- Rebarbadora faz um corte mais preciso? 8O Na terra de quem? Quanto muito faz um corte tão preciso como... Mas nunca mais preciso. O tico-tico ou a Dremmel (um tutorial de modding sem dremmel... É morte do artista :P) são sem dúvida os mais adequados. Atenção que não estou a dizer que é a única maneira ou que não fazem um bom trabalho com a rebarbadora, estou apenas a dizer que o mais adequado para trabalhos desta evergadura são o tico-tico e a Dremmel/clone.

- Tipos de modding? Wha?! :o Bem, tudo bem que tenhas a tua visão das coisas (acho muito bem até), mas não achas que, para além de noções desnecessárias, tens algumas noções deslocadas? Explico:
:arrow: A Orac3 como modding "total ou de raíz"? A Orac3 é uma caixa de acrilico modificada, não foi feita de raíz.
:arrow: Da imagem que apresentas do superficial para o geral... Vai dar ao mesmo. E nas definições em si, tu lá terás a tua, mas pensa nesta: Modding superficial - Não se efectuam quaisqueres alterações estruturais na caixa, exceptuando talvez o mod mais básico e eficaz (design-wise) - window mod.
:arrow: Alternativo?.. Porquê? Todo e qualquer mod é alternativo... Mas aqui pronto, ainda compreendo.

- Nos materiais, estás a generalizar imenso. Há mods que não precisam disso tudo, e no entanto há materiais que dão muitissimo jeito que não estão aí: grampos rápidos (quick clamps), berbequim (Dremmel também substitui em grande parte, mas não totalmente), régua/fita métrica, e alguns mais, para não me alongar.

E no geral... Faltam aí cenas básicas. Fazer os cortes pelo interior para evitar estragar o exterior, a pintura leva primário e não precisa de ser com spray, tutorial para pintura, o furo inicial para fazer um corte como o de uma lateral, espessura do acrílico, blowholes para fans... E so on.

Resumindo e concluindo... Queres fazer um tutorial de modding, ganha mais experiência e abrange mais áreas básicas, de corte, pintura, e projecção.

__MARS__, podias ter tido o bom senso de postar noutro lado...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor havOc^ » Sexta Jul 14, 2006 6:02

Electrico Escreveu:Offtopic: eu tenho visto muito por aqui a chamarem "tico-taco" à máquina de cortar, eu nunca vi na minha vida chamarem tico-taco a essa máquina sempre vi TICO-TICO... isso é no gozo, ou é noutra língua ou é tipo louça / loiça lol

Ex:
serra tico-tico manual

Sorry pelo offtopic

Isto é o bom portugues a falar caro amigo!
Anda tudo na escolinha a aprender para depois descair-se com estas! :lol:

Aproveito para anunciar que em breve(nao se sabe ao certo) vou começar o meu próprio modding, isto, quando eu tiver uns €uritos de parte que chegue para trabalhar nisto.

:wink: CUMPS:
havOc^
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 01, 2006 5:49

Mensagempor Electrico » Sexta Jul 14, 2006 11:58

havOc^ Escreveu:
Electrico Escreveu:Offtopic: eu tenho visto muito por aqui a chamarem "tico-taco" à máquina de cortar, eu nunca vi na minha vida chamarem tico-taco a essa máquina sempre vi TICO-TICO... isso é no gozo, ou é noutra língua ou é tipo louça / loiça lol

Ex:
serra tico-tico manual

Sorry pelo offtopic

Isto é o bom portugues a falar caro amigo!
Anda tudo na escolinha a aprender para depois descair-se com estas! :lol:

Aproveito para anunciar que em breve(nao se sabe ao certo) vou começar o meu próprio modding, isto, quando eu tiver uns €uritos de parte que chegue para trabalhar nisto.

:wink: CUMPS:

lol tanta coisa e fikei sem saber na mesma como era, e na escola nao ensinam a escrever tico tico =/

edit: pelomenos o hideal escreve tico-tico
Intel i7 860 cooled by Noctua NH-U12P SE2
2X2GB G.Skill Ripjaw 7-7-7-24 1600mhz
Sapphire HD5850
Asus Maximus III Formula
Intel x25-M 80Gb G2
2x WD 320gb 16mb Cache
X-FI Fatal1ty FPS
Lancool PC-K62
Seasonic 600W
Electrico
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 9:13

Mensagempor Genius » Sexta Jul 14, 2006 13:46

4 ndr3 uma rectificação: dizes que existem 3 tipos principais de modding e depois expoes 4 exemplos. De resto nice work :wink: !
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor 4ndr3 » Sexta Jul 14, 2006 18:18

Lol, enganei-me, aj Hideal, quanto ao corte acho que prefiro a ramona ao tico-tico, é mais rápido. Já ouvi falar da dremmel, já agora quanto custa +/-?
Ah Hideal a ORAC é uma caixa feita de raiz, se reparares bem no projecto!
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Posturas » Sexta Jul 14, 2006 18:55

A caixa usada na ORAC^3 é da ClearComputerCase.

Aqui o link do fabricante: http://www.clearcomputercase.com/Spec/1310-1.htm
Aqui o link do projecto, que confirma o mesmo: http://www.bit-tech.net/modding/2003/09/16/orac3_part1/3.html
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor HidEaL » Sexta Jul 14, 2006 20:25

Posturas Escreveu:A caixa usada na ORAC^3 é da ClearComputerCase.

Aqui o link do fabricante: http://www.clearcomputercase.com/Spec/1310-1.htm
Aqui o link do projecto, que confirma o mesmo: http://www.bit-tech.net/modding/2003/09/16/orac3_part1/3.html

Pronto 4ndr3, aí tens a tua resposta. :)

Cortes com a rebarbadora é mais rápido, sem dúvida, mas a dimensão dos cortes que geralmente fazes num mod não justifica o uso da rebarbadora, que é menos precisa que a dremmel ou tico-tico.

Anyway, cada um com a sua... Eu já te disse o que acho.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor 4ndr3 » Domingo Jul 16, 2006 11:10

Ok, obrigado pela informação, pensava que tinha sido feito de raiz não reparei muito bem.
Já agora quanto custa +/- uma dremmel?
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor tntnt » Domingo Jul 16, 2006 15:06

Tens os ditos "clones de dremmel", q podes custar a partir de 15€, mas n têm metade da potência, o q é importante. Depois tens a ferramenta original, q ronda os 100€. Atenção q na minha opinião mais vale investir bem, até pq isto é uma tool q faz montes de cenas e n é so pra usar no pc!!
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes